Issuu on Google+

SEMAT 2011 Relatório aprovado em reunião no dia 28/05/2012 – Ata 027

Introdução A XXII Semana da Matemática da UEM (Processo No. 8644/2011), organizada pelo Departamento de Matemática (DMA) aconteceu de 26 a 30 de Setembro de 2011, contando com a participação de pesquisadores, professores e acadêmicos do DMA e de outros departamentos da UEM, além de alunos e professores do ensino básico. Tradicionalmente, o evento conta com a participação de pesquisadores e educadores renomados do Brasil, proporcionando aos participantes uma interação científica importante no desenvolvimento da pesquisa em matemática. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e de conhecer várias linhas de pesquisas. Esse ano foi a primeira vez em que um acadêmico participante do PET fez parte da comissão organizadora da Semana da Matemática.

Desenvolvimento O fato de o PET contar com um representante na comissão organizadora trouxe responsabilidade ao grupo, pois com isso, tivemos que estar preparados para qualquer tarefa que nos fosse passada. E mais, cuidamos do Coffe Break juntamente com o CAM (Centro Acadêmico de Matemática), da Exposição Matemativa, participamos da mesa redonda e também ministramos o mini-curso: “As Cônicas no Geogebra”, com a participação do acadêmico Juniormar Organista. Como o Coffe Break também era uma responsabilidade do Centro Acadêmico de Matemática decidimos fazer um encontro entre petianos e integrantes do CAM, ao qual ficou decidido qual seria a responsabilidade de cada um, sendo dividida a responsabilidade de determinados horários para cada pessoa. No primeiro dia do evento, recebemos todo o estoque de mantimentos para a semana, então dividimos o mesmo proporcionalmente em todos os horários, distribuídos conforme a quantidade de pessoas inscritas nos mini-cursos em cada período. A exposição foi oferecida para todos os participantes da Semana, estando disponíveis todos os dias em um horário e local reservado a ela. O PET juntamente com os professores colaboradores envolvidos na exposição, monitorou e organizou a mesma. Não houve um fluxo muito grande de pessoas, mas aquelas que visitaram demonstraram grande interesse. A mesa redonda contou com a participação de quatro acadêmicos de diversos anos do curso, os quais compartilharam sobre as dificuldades e experiências dos anos já decorridos. Ajudamos a fazer as inscrições no primeiro dia do evento, com as listas de presença e na entrega dos materiais aos inscritos.

Conclusão Ao final da semana, pudemos analisar os pontos positivos e negativos, e ainda o que pode ser melhorado para os próximos eventos. Dentre os pontos positivos, por ser a primeira participação do PET na organização da Semana da Matemática, acreditamos que fizemos um bom trabalho, estando presente em todos os horários com pelo menos


um integrante. Por outro lado, notamos que a falta de organização implicou em pouca participação do nosso público alvo nos mini-cursos e até mesmo na Semana da Matemática em si, e grande parte disso se deu pela falta de divulgação. Outro fator que colaborou para a ausência especificamente nos mini-cursos ministrados na segundafeira, foi à realização dos mesmos antes que fosse feita a abertura da semana. Com essa bagagem, o PET pretende estar presente e colaborar com o que for necessário nos anos seguintes para que a Semana da Matemática continue ocorrendo e sendo parte de um grande aprendizado para todos que dela participam. Para o próximo evento o PET, com novos integrantes (8 bolsistas) disponibilizará 3 integrantes para participação na Comissão Organizadora e apresentará a proposta de ser responsável pela organização das Semanas a partir de 2013.

Anexos: - Folder


- Fotos


2011 - Semana da Matemática UEM