Page 1

III Semana de Integração Relatório aprovado em reunião no dia 26/07/2012 – Ata 028

Introdução O Centro de Ciências Exatas (CCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoveu nos dias um, dois e três do mês de fevereiro de 2012, a III Semana de Integração das Ciências Exatas. O evento que é dirigido aos professores e alunos do ensino básico e acadêmicos dos cursos ligados ao CCE, Ciências, Estatística, Física, Matemática e Química contou com minicursos de Matemática básica, palestras, exposição e interação entre alunos.

Abrangência: (X) Local ( ) Micro Regional ( ) Regional ( ) Nacional

Desenvolvimento Dentre as atividades previstas, o PET Matemática estaria à frente da exposição Matemativa que tinha como objetivo mostrar aos calouros a diferença entre a graduação e o ensino básico e também um pouco do que seria visto no curso, de forma que estivessem cientes das mudanças que seriam necessárias para a adaptação. Outra atividade prevista seria o chamado ‘cantinho da matemática’, local destinado para um bate papo entre calouros e veteranos onde algumas informações sobre o curso, os professores e o departamento seriam repassadas e discutidas. Algumas dessas informações se refeririam às matérias, projetos existentes e sua forma de ingresso, estrutura física e ainda, algumas dicas para facilitar e tornar mais eficiente os estudos. O PET Matemática ficaria responsável também por organizar e preparar o Coffee Break. O Evento aconteceu exatamente dentro do previsto.

Contribuição da Ação para o ensino de graduação Diferentemente dos anos anteriores, as atividades que foram realizadas pelo PET propiciaram aos calouros maior contato com os veteranos e ainda uma base para que ao iniciarem o curso, não estivessem totalmente desinformados sobre o que seria visto e aprendido.

Participantes que efetivamente atuaram na atividade Nome Bruna Lovato de Carvalho Dário Sodré

Categoria Respon

CH 10 2 Página 1


Felipe Matheus Magalhães Jéssica Cristina de Sousa Jéssica BuzattoPrudencio João Augusto Cossich José Roberto Feitosa Filho Jusley Talita Grimes de Sousa Juniormar Organista NaiadyBandiera Lopes Sidney DaleCrode

2 10 10 2 2 10 2 2 2

Clientela beneficiária/local de abrangência Tipo de Beneficiário Calouros do curso de matemática da UEM

Local de abrangência UEM

TOTAL

Quantidade 66 66

Conclusão e Avaliação dos Resultados Em geral, o trabalho que foi feito esse ano pode ser avaliado de forma positiva, pois os alunos participaram, e até tiraram dúvidas, portanto, acredita-se que o objetivo principal foi alcançado.

Avaliação Quantitativa (produção relacionada a atividade) Descrição

Qtdade

1) 2) 3) 4)

Livros - títulos editados (não incluir no prelo) Anais - títulos editados Manuais - cartilhas, livrete ou libreto, fascículos, cadernos e boletins 1 Jornal - periódico de divulgação de notícias, entrevistas, comentários e informações; inclui boletim. Indicadores: total de títulos de jornais e boletins editados 5) Revistas - títulos editados 6) Capítulos de Livros - capítulos publicados 7) Artigos - artigos em periódicos e trabalhos completos em congressos (publicados) 8) Comunicações - resumos e temas livres publicados em anais de congressos 9) Relatórios Técnicos - publicações ou relatórios de produção, relatório de tecnologias e de metodologias de extensão 10) Produtos Audiovisuais - filmes, vídeos, fitas cassetes, discos, cd, cdrom, títulos 11) Espetáculos Produzidos 12) Nº apresentações do espetáculo 13) Público que assistiu o espetáculo Página 2


14) Mostras e Exposições realizadas 15) Público beneficiado com as mostras e exposições 16) Palestras em eventos 17) Público atingido nas palestras em eventos 18) Palestras para a comunidade 19) Público atingido com palestras para a comunidade 20) Público beneficiado com visitas monitoradas 21) Público que acessou o site (quando tratar de página eletrônica) 

Numa escala de 0 a 100, a ação atingiu o público que pretendia? 0

1 66

10

20

30

40

50

60

70

80 X

90

100

Numa escala de 0 a 100, a ação alcançou os seus objetivos? 0

10

20

30

40

50

60

70

80

90 X

100

Aspectos positivos: O cantinho da matemática foi observado como vantajoso não apenas por nós, alunos do PET, mas pelo departamento em geral, por aproximar alunos da graduação e até mesmo instruir calouros em relação ao curso. Os alunos presentes foram participativos e demonstraram grande interesse pelo trabalho. O apoio necessário do departamento foi concedido, o que facilitou na organização.

Aspectos negativos: Devido ao fato da má divulgação do trabalho, muitos alunos deixaram de participar o que acarretou em uma pequena quantidade de alunos presente no evento.

Dificuldades Encontradas: Alguns monitores da exposição não sabiam exatamente o que devia ser explicado de cada peça, o que dificultou o entendimento por parte dos alunos.

Perspectivas para próximos eventos deste tipo Acreditamos que o ‘cantinho da matemática’ pode ser aprimorado ainda mais, inovando a dinâmica de forma que a ideia central de envolver calouros e veteranos permaneça. A exposição Matemativaque despertou interesse dos alunos presentes pode ser aprimorada com melhores explicações de cada peça fazendo com que os alunos compreendam os problemas matemáticos envolvidos e não apenas veja a peça como um objeto interessante.

Bibliografia: http://issuu.com/graduadosmatematicauem/docs/semana_de_integra__o_do_cce__2012?mode=window&viewMode=singlePage

Página 3

2012 - Semana de Integração  

Relatório das atividades do PET

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you