Page 1

Recepção de Calouros 2012 Relatório aprovado em reunião no dia 23/04/2012 – Ata 023

Introdução No dia 06 de Fevereiro de 2012, primeiro dia de aula, o grupo PET Matemática, participou da recepção dos calouros do curso. A recepção consistia em apresentar o Departamento de Matemática e na aplicação de uma prova para medir o nível de conhecimento dos novos alunos. Essas atividades aconteceram no período matutino e noturno.

Abrangência: ( X ) Local

( ) Micro Regional ( ) Regional ( ) Nacional

Desenvolvimento Nos dias da preparação do evento, o grupo PET estava empenhado em preparar um recepção acolhedora, por meio da entrega de um guia, uma breve apresentação do curso e do projeto PET e também através de uma caminhada pelo Departamento de Matemática. Tínhamos também a intenção de verificar, por meio da aplicação de uma provinha, os conhecimentos de cada um na área. A recepção iniciou-se, no anfiteatro do bloco de matemática, com uma apresentação do coordenador do curso, Professor Marcos Roberto Teixeira Primo. Logo após a chefe-adjunta do curso, Professora Lilian Akemi Kato, aproveitou a ocasião para apresentar o Programa de Ciências Exatas (PICE) e já fazer o convite para que os novos alunos participem das preceptorias. Dando continuidade à programação, o Professor João Roberto Gerônimo, tutor do PET, apresentou o projeto e parte de seus integrantes. Falou também sobre o não ao trote violento e frisou a importância de uma recepção solidária aos calouros. Nesse momento, entregamos folhetos sobre o não ao trote, e o guia do curso de matemática. Após as apresentações, o grupo PET encaminhou os calouros, para a caminhada no departamento. Levamos os alunos para conhecerem o laboratório de divulgação da matemática, o corredor da estatística, as salas de estudo da pós graduação, as salas de seminários, o Laboratório de ensino de Matemática(LEM), os almoxarifados da exposição e do DMA, os gabinetes dos professores, a secretaria e a sala de aula do PMA, a secretaria e o auditório do DMA, o laboratório de informática e a sala do PET. O passeio durou uns 40 minutos aproximadamente.

Página 1


Terminada a caminhada, os calouros voltaram para o auditório, onde aplicamos uma prova de matemática básica. A avaliação aconteceu durante duas horas aproximadamente. E assim os novos alunos foram dispensados. No período da noite, a programação foi a mesma, com a diferença, da ordem dos acontecimentos, ou seja, aplicamos a prova antes de caminhar com os alunos. E também a quantidade de calouros no período noturno, foi bem maior, do que no matutino. Desta forma, todas as atividades previstas foram realizadas.

Contribuição da Ação para o ensino de graduação O evento gerou uma grande interação entre os novos alunos e os petianos, dando oportunidade, para os calouros, de conhecer um pouco mais sobre o curso, como funciona e seu espaço físico. O evento também contribuiu para sabermos quais as condições em que os alunos se encontram, levando em consideração o nível de conhecimento básico, para assim posteriormente fazermos um estudo com essas informações.

Participantes que efetivamente atuaram na atividade Nome

Categoria discente discente

Bruna Lovato de Carvalho Jéssica BuzattoPrudencio

CH 8h 8h

Jéssica Cristina de Souza

discente

8h

Jusley Talita Grimes de Souza

discente

8h

Clientela beneficiária/local de abrangência Tipo de Beneficiário Acadêmicos do 1º ano de matemática (integral) Acadêmicos do 1° ano de matemática (noturno) TOTAL

Página 2

Local de abrangência UEM UEM

Quantidade 11 31 42


Conclusão e Avaliação dos Resultados Avaliação Quantitativa (produção relacionada a atividade) Descrição

Qtdade

1) 2) 3) 4)

Livros - títulos editados (não incluir no prelo) Anais - títulos editados Manuais - cartilhas, livrete ou libreto, fascículos, cadernos e boletins 1 Jornal - periódico de divulgação de notícias, entrevistas, comentários e informações; inclui boletim. Indicadores: total de títulos de jornais e boletins editados 5) Revistas - títulos editados 6) Capítulos de Livros - capítulos publicados 7) Artigos - artigos em periódicos e trabalhos completos em congressos (publicados) 8) Comunicações - resumos e temas livres publicados em anais de congressos 9) Relatórios Técnicos - publicações ou relatórios de produção, relatório de tecnologias e de metodologias de extensão 10) Produtos Audiovisuais - filmes, vídeos, fitas cassetes, discos, cd, cd-rom, títulos 11) Espetáculos Produzidos 12) Nº apresentações do espetáculo 13) Público que assistiu o espetáculo 14) Mostras e Exposições realizadas 15) Público beneficiado com as mostras e exposições 16) Palestras em eventos 3 17) Público atingido nas palestras em eventos 42 18) Palestras para a comunidade 19) Público atingido com palestras para a comunidade 20) Público beneficiado com visitas monitoradas 21) Público que acessou o site (quando tratar de página eletrônica)

Numa escala de 0 a 100, a ação atingiu o público que pretendia? 0

10

20 30 40 50 60 70 80 90 100

X Numa escala de 0 a 100, a ação alcançou os seus objetivos? 0

10

20 30 40 50 60 70 80 90 100

X Aspectos positivos: Todas as atividades planejadas foram executadas. Houve interação entre os calouros e os veteranos.

Aspectos negativos: Durante a caminhada pelo bloco, os novos alunos estavam um pouco dispersos e faltou uma maior participação dos petianos na apresentação do espaço físico. Página 3


Dificuldades Encontradas: Não foi possível aos petianos trabalharem todos juntos nos dois períodos, devido algumas dificuldades de horário.

Perspectivas para próximos eventos deste tipo É importante que para o próximo ano, a caminhada seja melhor planejada, sendo apresentado o espaço físico pelos próprios petianos. A recepção de calouros de 2012 ocorreu de forma tranquila e agradável e esperamos que nos próximos anos as atividades se repitam de forma aprimoradae também que sejam criadas ideias inovadoras, para que cada vez mais o evento se torne mais chamativo e prestigiado.

Página 4


Anexos

Pรกgina 5


Quem aceita trote é CAVALO, E sempre com alguém montado em cima...

O PET MATEMÁTICA faz caminhada! E convida você para participar

Venha conhecer

o

Departamento de Matemática

petmatematicauem.blogspot.com

Página 6


Penso, logo insisto Fazer o curso de matemática Coisa não tão simples, Um caminho delicado Exige conhecimentos, Eu não vim preparado Exige esforço fenomenal Não sei se estou disposto Mas estou aqui afinal. Com as coisas acontecendo Eu desanimo com isto Aí eu penso, logo, eu desisto Não deveria pensar Mas como? Inverto esta ordem Se estou aqui É porque aqui deverei pensar Então penso, logo insisto

Não importa o que Aconteça Aqui é o meu lugar Mas quem deve Deveria ajudar Não passei em Medicina Logo, é óbvio, Não vou acompanhar Solução, não sei, Não sou eu que devo Encontrar O caminho, não sei, Só sei que é aqui que deverei estar Esta é a minha reflexão Reflexão é pensamento, Eu insisto Novamente penso, Então Agora sim, eu existo.

Percurso da Caminhada 1. Biblioteca do DMA 2. Laboratório de divulgação da matemática 3. Os vãos da escada (sala do J.R.Gerônimo eo futuro espaço do DMA) 4. Sala de Seminários do PMA 5. Sala de aula do PMA 6. Gabinete de professores temporários 7. Laboratório de Ensino de Matemática 8. Sala de Estudos do PMA 9. Banheiros 10. Estatística - Futuro espaço do DMA 11. Os vãos da escada (Almoxarifado do LDM e o almoxarifado do DMA) 12. Sala de Café 13. Gabinetes de Professores 14. .Secretaria do DMA 15. Sala de Aula do PMA 16. Gabinete de Professores 17. Banheiros de Professorese Funcionários 18. Espaço Informal deProfessores 19. Gabinetes de Professores 20. Secretaria do DMA 21. Auditório do DMA 22. Laboratório de Informática 23. Secretaria do PCM, Sala de Estudos do PCM, PET-Física, Secretaria do CCE e Sala de Aula do PCM. 24. Sala do PICE 25. Sala de Estudos do PMA 26. Sala do PET

Página 7


Pรกgina 8

2012 - Relatório - Recepção de Calouros  

Relatório do PET-MATEMÁTICA-UEM sobre a Recepção de Calouros ocorrida no início do ano letivo de 2012.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you