Page 1

Docentes do DMA Relatório aprovado em reunião no dia 16/04/2012 – Ata 022

Introdução Durante todo o ano de 2011 e o começo do ano de 2012, o grupo PET Matemática realizou uma pesquisa sobre os professores do Departamento de Matemática da UEM (DMA), buscando informações da sua vida profissional através dos currículos divulgados na Plataforma Lattes. O intuito da pesquisa foi conhecer melhor os professores e suas áreas de pesquisa para que se possa promover uma melhor interação entre docentes e alunos com relação a futuros projetos, eventos e orientações.

Desenvolvimento Para a realização da pesquisa foram selecionados alguns tópicos com informações consideradas importantes na carreira profissional dos professores do DMA, sendo eles:  área e subárea de atuação;  instituições de formação;  linha de pesquisa;  projetos desenvolvidos;  titulação;  artigos, livros e capítulos publicados. A pesquisa foi realizada com base nos dados fornecidos pelo currículo Lattes.

Resultados Professores De acordo com a pesquisa realizada temos que o DMA conta com 70 professores, sendo desses 50 efetivos e 20 temporários. Pudemos observar que a maior parte dos docentes efetivos possui doutorado ou pós-doutorado e a grande maioria dos temporários têm ao menos mestrado.A UEM se destacana formação de graduados e mestres enquanto que a UNICAMP e a USP são as principais fontes de doutores.


Áreas e atividades de Atuação Todas as grandes áreas da Matemática estão representadas no departamento. Há uma predominância de docentes que atuam na área de Análise enquanto que há poucos que trabalham com Matemática Discreta e Computacional. (Educação). Pesquisadores são maioria dentre o corpo docente, embora o departamento também desenvolva atividades relevantes em ensino e extensão. Além da PósGraduação, professores orientam alunos nos projetos PIBID, PIBIC, PIC, PIC-ME, e PET. Há também exposições de divulgação da matemática, seminários e outros eventos. Constatamos que mais de 85% dos professores efetivos têm artigos publicados e mais de 65% têm artigos publicados nos últimos três anos. Além disso, vários dos professores são autores de livros ou capítulos de livros, sendo 22 livros e 8 capítulos publicados nos últimos três anos.


As subáreas de atuação encontradas são as seguintes: ÁLGEBRA COMUTATIVA ANÁLISE COMPLEXA ANÁLISE FUNCIONAL ANÁLISE FUNCIONAL NÃOLINEAR ANÁLISE NUMÉRICA CONJUNTOS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS FUNCIONAIS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS

FÍSICA MATEMÁTICA GEOMETRIA ALGÉBRICA GEOMETRIA DIFERENCIAL LÓGICA MATEMÁTICA TEORIA DOS CÓDIGOS SISTEMAS DINÂMICOS TEORIA DAS FOLHEAÇÕES TEORIA DE RAMSEY TEORIA DAS SINGULARIDADES E TEORIA DAS CATÁSTROFES TEORIA DOS NÚMEROS TOPOLOGIA ALGÉBRICA TOPOLOGIA DAS VARIEDADES

Considerações Finais A pesquisa foi importante para que os petianos pudessem conhecer melhor os diferentes aspectos e aplicações da Matemática, bem como a carreira de professor universitário, que é o principal destino dos alunos de bacharelado. Pretendemos compartilhar os conhecimentos com o restante do departamento, em especial com alunos de graduação e mestrado. A atualização do banco de dados será feita anualmente. Para o ano de 2012, planejamos complementar e refinar a pesquisa, contando inclusive com a contribuição dos professores.Também publicaremos a nova versão no site do PET, de modo que a comunidade acadêmica posso facilmente ter acesso aos dados. Esperamos dessa forma contribuir para a integração do departamento e facilitar a construção e disseminação do conhecimento.

2011 - Relatório de Docentes do DMA-UEM  

Relatório de docentes do DMA-UEM em 2011 feito pelos petianos de Matemática da UEM.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you