Page 1

estou com o SUSTENTÁVEL Informativo GRAACC • Ano 8 • Outubro/Novembro/Dezembro • 2012 • nº 33

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

GRAACC: cada real vale muito.

GRAACC é premiado em 2012 Conheça a Residência Multiprofissional do Hospital do GRAACC


entre nós 2012 foi um ano de grandes conquistas e realizações para o GRAACC. Consolidamos a expansão do nosso novo hospital, obtivemos grandes progressos nas áreas de ensino e pesquisa, além do reconhecimento do trabalho da instituição através da conquista de diversos prêmios em várias áreas. Seu apoio ao GRAACC foi essencial para que tudo isso acontecesse, afinal, são estímulos como esse, que nos impulsionam e nos mantém em nossas metas de contínuo aprimoramento no combater ao câncer infantojuvenil. Enfim, encerrado este ano, em breve teremos muitas novidades como a inauguração do Anexo 1 do Hospital do GRAACC, o calendário de eventos e muito mais. Obrigada por mais um ano abraçando nossa causa! Boa leitura! Conselho Administrativo Presidente Sergio Antonio Garcia Amoroso Vice-presidente Fernando de Castro Marques Conselheiros Paulo Anthero Soares Barbosa Jacinto Antonio Guidolin Isaura Maria Wrigth Pipponzi André Guper Ronaldo Sergio Ribas Marques Superintendência Médica Dr. Antonio Sergio Petrilli Superintendência Administrativa e Financeira Valdesir Galvan

agenda American Express - Bradesco O programa de fidelidade MemberShip Rewards, da American Express – Bradesco, permite aos associados doar pontos acumulados nas compras com o cartão de crédito a diversas instituições sociais brasileiras, entre elas o GRAACC. Colabore, doe seus pontos.

Superintendência Voluntariado Lea Matilde Della Costa Mingione Conselho Fiscal Presidente Gilberto Cipullo Carlos Eduardo Pecoraro Gilberto Antônio Giuzio Diretoria Clínica Dr. Flávio Luisi Jornalista responsável Amanda Kartanas Torres (Mtb 27.851) Este jornal é uma publicação trimestral do GRAACC, realizado com o apoio e doação das seguintes empresas voluntárias:

Papel:

Contribua com o GRAACC pelo débito automático Agora é possível fazer a sua contribuição ao GRAACC diretamente pelo débito automático de sua conta corrente. Os bancos Itaú e Bradesco já disponibilizaram esse serviço. Para passar a contribuir via débito automático, basta entrar em contato pelo e-mail socio@graacc.org.br ou pelo telefone (11) 5908-9100 e solicitar a transferência periódica. Participe e ganhe praticidade na doação!

e-stou com o Impressão:

2

Segunda Solidária Na Segunda Solidária, iniciativa do Shopping Eldorado, toda a renda líquida dos tickets do estacionamento na primeira segunda feira de cada mês é doada ao GRAACC. A ação envolve lojistas, funcionários e freqüentadores do shopping. Participe!

na ponta do lápis Números GRAACC 2012 1º Consulta

662

Casos Novos

324

Consultas Médicas

25.787

Quimioterapias

14.144

Internações

1.325

Procedimentos Cirúrgicos

1.591

Transplantes De Medúla Óssea Taxa De Ocupação Média De Permanência (Dias)

58 84% 9

Receba o Estou com o GRAACC, o jornal trimestral da instituição em seu e-mail. Assim você ajuda o GRAACC a reduzir consumo de papel, sustentável custos de postagem e colabora com a sustentabilidade do planeta. Você só precisa acessar o hotsite www.jornal. graacc.org.br e utilizar os dados de acesso enviados para você pelo GRAACC. O próximo Estou com o GRAACC será entregue diretamente em seu e-mail. Participe desta campanha de sustentabilidade do GRAACC.


capa Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil Em 23 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil e, para marcar esta data, o GRAACC lançou a campanha “Cada Real Vale”, em que solicitava a doação de R$1,00 via ligação telefônica. “Pensamos em uma campanha diferente em que todos pudessem ajudar. Essa campanha deu oportunidade para que pessoas de todas as classes sociais fizessem sua doaçã0, já que um real sozinho não faz nada, não muda nada. Um real sozinho não pesa no bolso, não te deixa pobre nem rico, mas com ‘um monte de real’ o GRAACC consegue oferecer todas as chances de cura para as crianças que nos procuram. Foi com este espírito que as pessoas a participaram da campanha e ajudaram o GRAACC” de 23 de novembro a 22 de dezembro, afirma Tammy Allersdorfer, gerente geral da área de Desenvolvimento Institucional do GRAACC. Além do grande esforço de divulgação e de milhares de pessoas que se mobilizaram pela campanha, o GRAACC contou também com o apoio de vários artistas do cenário da música brasileira, que se engajaram doando canções em versões exclusivas para o “Festival de Música”. Os vídeos circularam na internet e nas redes sociais com o

intuito de estimular o grande público a abraçar a causa. Detonator, Samuel Rosa, Paulo Miklos, Emicida, Gaby Amarantos, Jair Oliveira, Max de Castro, Lenine, Jô Soares, Fabio Jr e Fiuk foram alguns dos artistas que participaram da campanha.

Graacc Futebol Clube: Craques durante a partida; Zico exibe o escudo do evento; equipes posam para a foto oficial.

Fotos: Gustavo Scatena

E não foram só artistas e as grandes personalidades da música que apoiaram a campanha: craques do futebol brasileiro também se mobilizaram em prol do GRAACC e vestiram a camisa pelo combate ao câncer infantil. A partida de futebol GRAACC Futebol Clube aconteceu em dezembro no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil. Denílson, Roque Jr., Bernard, o apresentador e exjogador Neto da BAND e o veterano Zico foram algumas das estrelas que participaram deste jogo e alegraram a torcida presente no estádio.

3


novidade

Foto: Arnaldo Pires e Luciana Leão

O ano de 2012, também foi marcado por prêmios de grande relevância, colocando o GRAACC em posição de destaque pelo trabalho realizado pela instituição. Confira alguns deles:

Prêmio Empreendedor Social – Folha de São Paulo Dr. Sérgio Petrilli, um dos fundadores na nossa instituição e Superintendente Médico do GRAACC, foi premiado na categoria “Escolha do Leitor”, em vista da grande luta no combate ao câncer infantil e sua forte atuação para garantir às crianças e adolescentes o tratamento adequado e de qualidade no nosso país. A divulgação e entrega do prêmio aconteceu em novembro no

Prêmio Dr. Cidadão - APM Associação Paulista de Medicina

Museu de Arte de São Paulo (MASP). O prêmio é o principal concurso de empreendedorismo socioambiental na América Latina e um dos mais concorridos do mundo, tem como objetivo dar visibilidade e capacitação a líderes que desenvolveram iniciativas inovadoras e sustentáveis para benefício direto da coletividade.

Abaixo, Dr. Petrilli (à esq.) orgulhosamente recebe o prêmio, acompanhado pelas coordenadoras do voluntariado Maria Luisa, Irene e Marina.

Dr. Sergio Petrilli foi o vencedor e homenageado do Prêmio Dr. Cidadão. Iniciativa da APM - Associação Paulista de Medicina, o prêmio reconhece aqueles que, além de suas atividades profissionais, reservam parte do tempo a outros serviços importantes para a sociedade.

Prêmio Mobiliza - Revista Filantropia, Resource Alliance/IDIS e ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos O GRAACC, através de seu departamento de Desenvolvimento Social, ganhou o Prêmio Mobiliza, na categoria “Grande Idéia, Baixo Orçamento”, voltado para a área de captação de recursos, conquistado através da campanha “Doe seu Site”. Criada voluntariamente pela agência de publicidade OgilvyOne, a campanha pedia para empresas doarem o 1º acesso de seu site para o GRAACC.

4

Prêmio Criança 2012 - Fundação Abrinq Save the Children A Escola Móvel conquistou o Prêmio Criança 2012, categoria educação infantil. Para esta edição foram avaliadas 202 iniciativas de várias regiões do Brasil. O objetivo do prêmio é reconhecer boas práticas que se evidenciam por contribuir com a Primeira Infância e servirem de exemplo para outros projetos em território nacional.

Meus Prêmios Nick - Canal Nickelodeon

Prêmio hospital Best 2012

Organizado pelo canal de TV paga Nickelodeon é a versão brasileira do maior prêmio de TV infantil mundial. O GRAACC foi premiado na categoria “Ajude seu Mundo”.

No início de dezembro, o GRAACC recebeu o Prêmio Hospital Best 2012, na categoria Instituição Filantrópica do Ano. Na ocasião o GRAACC foi representado por seu Superintendente Administrativo Financeiro, Valdecir Galvan.


Residência Multiprofissional no Hospital do GRAACC Nos últimos anos foi grande o apoio e incentivo do Ministério da Saúde e da Educação para a criação das chamadas Residências Multiprofissionais, que tem por objetivo o treinamento do profissional em serviço da mesma forma como acontece com a residência médica. Os programas de residência na área da saúde ocupam um papel fundamental na formação dos novos profissionais pela característica de seu treinamento em serviço, ou seja, uma capacitação baseada na atividade prática. Trata-se de uma pós-graduação lato sensu, no nível de especialização, com carga horária de 60 horas semanais por 2 anos. A primeira residência multiprofissional em oncologia pediátrica no Brasil teve início em março de 2012, no Hospital do GRAACC (instituição executora), em parceria com a UNIFESP (instituição formadora), através do convênio tecno-científico. A importância deste programa é o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos residentes e a melhoria da assistência à saúde da comunidade nas áreas profissionalizantes. No Hospital do GRAACC a Residência Multiprofissional é constituída de quatro áreas de atuação: Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Com a residência multiprofissional, além de melhorar a qualidade do atendimento dos pacientes em tratamento no Hospital do GRAACC, ela também forma profissionais qualificados para outras instituições de saúde no Brasil.

gente do bem

Foto: Gustavo Scatena

novidade

Em 2011 o ator Reynaldo Gianecchini foi diagnosticado com um linfoma raro. A partir de então, além de cuidar da saúde, Giane passou a dedicar grande parte do seu tempo a apoiar instituições que combatem os mais variados tipos de câncer. Sua história com o GRAACC começou em junho de 2011, com uma visita ao Hospital e aos pacientes. Pouco tempo depois, ao ser diagnosticado com a doença, fez pausa em sua carreira para tratar da saúde. Um exemplo de força e solidariedade, mesmo em tratamento, Giane voltou a visitar os pacientes do GRAACC e emprestou seu carisma e credibilidade à várias campanhas institucionais e de arrecadação de recursos, tornando-se embaixador oficial da instituição. Agora curado, Giane segue muito próximo do GRAACC. Sempre atento

Em 2012, o GRAACC lançou um novo programa voltado para empresas que desejam colaborar mensalmente com a instituição e investir no combate do câncer infantojuvenil. Trata-se do Sócio Investidor, onde empresas podem escolher realizar doações nos valores de R$ 1.000, R$ 2.000, R$ 3.000, R$ 5.000 ou R$ 8.000 pelo período mínimo de 12 meses e ajudar diretamente na manutenção das atividades do hospital investindo na pesquisa, na formação de novos

às necessidades e ciente do alto custo do tratamento oferecido pelo hospital, sua ação mais recente foi inspirar e motivar seus amigos e familiares a também abraçar a causa: para tanto, ele resolveu inovar em sua festa de 40 anos, pedindo que os convidados não lhe oferecessem presentes, mas sim, doações de recursos à instituição. A ação foi muito bem recebida por seus convidados, que participaram fazendo doações no total de R$ 11.560,00. “O trabalho desenvolvido pelo GRAACC é muito importante e precisa contar com o apoio de toda a sociedade. Por isso, fico muito orgulhoso de ser embaixador oficial da instituição e estou ansioso pra ver o novo complexo pronto, atendendo mais crianças e adolescentes. Sempre que puder, vou ajudar a instituição”. Obrigada Gianecchini pelo carinho e apoio à nossa instituição.

profissionais e na busca da cura de crianças e adolescentes com câncer. Para saber mais sobre o programa entre em contato pelo email: graacc@graacc.org.br Veja as empresas que já são Sócias Investidoras do GRAACC:

• Anna Pegova • ANJ Negócios • BKBG • Cevilha • Dextron • Emissoras Assessoria • Gabmed • JSL • LCV • Mileno

• Minas de Presentes • Net Educação • Ondina • Pernambucanas • Protege • Taimes • TEB – Transmissoras Brasileira de Energia • Verbo Empreendimentos • You, Inc

5


expansão Centro de Radioterapia Pediátrica do Hospital do GRAACC

Já chegaram os equipamentos para o novo Centro de Radioterapia Pediátrica do Hospital do GRAACC. Importado da Inglaterra, ele custou aproximadamente R$ 5 milhões, obtidos através de doações via FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente). Com a expansão do Hospital do GRAACC, o serviço radioterápico pediátrico será mais um diferencial na qualidade do tratamento prestado, garantindo mais comodidade e facilidade aos pacientes, que terão acesso a radioterapia com mesmo nível de qualidade de instituições da Europa e dos Estados Unidos.

veja quem está ajudando o GRAACC a expandir seu hospital: • ABB Ltda • ABBOTT LABORATÓRIOS • ACÚSTICA & SÔNICA • ADELBRÁS • ALCOA • AMBEV • APSEN FARMACÊUTICA • ATLAS SCHINDLER • BANCO ALFA • BANCO BNP Paribas • BANCO BPN BRASIL banco múltiplo • BANCO BRADESCO • BANCO BTG PACTUAL • BANCO DAYCOVAL • BANCO DO BRASIL • BANCO ITAÚ • BANCO PINE • BANCO RABOBANK • BANCO SANTANDER • BANCO SOFISA • BANCO VOLKSWAGEN • BAUDUCCO • BIC BANCO • BIOLAB SANUS FARMACÊUTICA • BRAND CONNECT • CAMARGO CORRÊA • CARLOS FREIRE ESCRITÓRIO TECNICO

• CARLOS GERDAU JOHANNEPETER E INSTITUTO GERDAU • CEBRACE • Central Nacional Unimed • Cielo • CIMENTOS LIZ • CMDCA • COLDMIX • COLGATE PALMOLIVE • COMEXPORT • CORAL • CREDIT SUISSE HEDGINGGRIFFO • CSN • DATORA TELECOMUNICAÇÕES • DECA • DELAMANO • DELOITTE • DI MARMORE • DISCOU CHEGOU • DISPAN • DORMA SISTEMAS • Dow Corning • DUPONT • EMS • ESPM e ESPM SOCIAL • EUROFARMA LABORATÓRIOS • FASA • FISE

• FSB FOODS • FUMCAD • FUNDAÇÃO FILANTRÓPICA VICKY E JOSEPH SAFRA • GlassecViracon • GRUPO CCR • GRUPO FLEURY • GRUPO ORSA • HERSHEY'S • HP • IBM BRASIL • IMPLAMED • ING BANK • INSTITUTO ALGAR • INSTITUTO JOSÉ AURIEMO • Intercam Corretora de Câmbio • ITAIM ILUMINAÇÃO • JHSF • JONHSON & JONHSON • JSL • KIMBERLY & CLARK • KITS AERO • KRAFT FOODS • LAMPADAS GOLDEN • LOCAL FRIOS • MAN LATIN AMERICA • MARMORaria STONEARTe • MEDLEY

• MEGABARRE • MILTON TAUFIC SCHAHIN • Mirage Portas Corta-Fogo • MOINHO PACÍFICO • Monsanto • MONTANA QUÍMICA • MONTCALM • NAKRAM • NATURA • Nestlé • OWA BRASIL • PAPAIZ • Piraquê • PORTELLA & ALLARCON • PORTOBELLO • PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI • PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO • PROCTER & GAMBLE • PRODECNET • PSA FINANCE ARRENDAMENTO MERCANTIL • RASSINI-NHK AUTOMOTIVE • RAZZO • RECKITT BENKISER • REDECARD • Reed Exhibitions Alcantara Machado

• REVISTA SORRIA - DROGA RAIA EDITORA MOL • RICARDO FRANÇA PROJETOS • ROCHE LABORATORIOS • ROCKFIBRAS • SECRETARIA MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E PARCERIA DE SÃO PAULO • SHOPPING CIDADE JARDIM • SIEMENS LTDA • SIKA • SOGEFI FILTRATION DO BRASIL • Sr. João Alves Veríssimo e Sra. Domitila F. G. T. da S. Veríssimo (in memoriam) • Takeda • TEGMA • TENNECO • TICKET • Tigre Tubos e Conexões Instituto Carlos Roberto Hansen • TOK & STOK • UNIÃO QUÍMICA • VALID • VERIFONE • VEYANCE / GOODYEAR • VIAPOL • Vogler Ingredients • WEBER • WHIRLPOOL

Foto: Gustavo Scatena

Foto: Gustavo Scatena

escola móvel

No topo, trabalhadores instalam vidros na fachada. Mais acima, sala pronta para receber o equipamento de Radioterapia Pediátrica.

6

A Escola Móvel, projeto do GRAACC patrocinado pela Petrobrás, lançou em 2012 o LEVI - Laboratório de Estudos das Vulnerabilidades infantojuvenil, que destina-se a estudar as rupturas que o adoecimento grave provoca na vida escolar de crianças e adolescentes.Para debater o tema foi realizado o “I Colóquio Educação e Saúde: pesquisa como objeto de estudo nas vulnerabilidades

Patrocínio

infantojuvenis”, em que palestrantes e 55 jovens pesquisadores de diferentes Universidades (USP, PUC, UNIFESP, 9 de Julho) refletiram sobre as possibilidades das realizações de estudos entre diferentes centros de pesquisas do país. Dr. Sérgio Petrilli, fundador e Superintendente Médico do GRAACC, apontou as necessidades de pesquisas multiprofissionais para a área da oncologia pediátrica e lançou questões instigante para todos, entre elas, a composição de estudos das rupturas provocadas na vida dos pacientes oncológicos infantis.


Aprendi o que é fundamental Isabel Cristina Eugenio Calixto tem 33 anos, trabalha, cuida de seus 3 filhos e leva uma vida normal. Quem a conhece não pode imaginar que sua realidade 17 anos atrás era muito diferente: aos 16 anos, grávida de 4 meses, Isabel recebeu um diagnóstico de osteossarcoma ( câncer nos ossos ) no fêmur esquerdo e viu todos os seus planos de futuro se transformarem em instantes. Após passar por alguns médicos e hospitais, Isabel chegou até o GRAACC, onde foi tratada de forma a evitar o aborto e a amputação da perna. Uma junta de especialistas do hospital recomendou o início das sessões de quimioterapia para tratar o tumor,

bastante avançado, e o cuidadoso monitoramento do estado do bebê. Após cada sessão, ela permanecia seis horas internada no hospital. “Cada vez que eu saía de lá com o meu bebê na barriga era como uma vitória”, diz. O bebê nasceu no sétimo mês de gestação para só então ser possível realizar a cirurgia da mãe para a retirada da área afetada pelo tumor, sem necessidade de amputação e dando continuidade às sessões de quimioterapia para combater a doença. Em 2004, já curada, a história de Isabel se cruza novamente com o GRAACC: ela iniciou o trabalho na área administrativa do departamento de Desenvolvimento Institucional do

Foto: Gustavo Scatena

nosso orgulho

GRAACC, onde trabalha até hoje. Ela acredita que ter vencido o câncer mudou sua maneira de encarar a vida. “Percebi que muitas das coisas que eu considerava importantes, na verdade, não eram. Fundamental mesmo é o que eu tenho hoje: o GRAACC, minha família e meus filhos”, diz.

Ao lado, pacientes do GRAACC hospedados na Casa Ronald McDonald SP participam do evento. Abaixo, a festa de Natal.

Pizza do Bem Mais de 300 pessoas participaram do evento “Pizza do Bem” da Casa Ronald McDonald SP, com o objetivo de angariar fundos para a manutenção da Casa. O evento aconteceu no dia 11 de novembro, na Pizzaria Charles, em São Paulo, e contou com a presença da apresentadora Adriana Colin e do artista Nelson di Presley, que fez um pocket show cover de Elvis Presley.

Festa de Natal Já em dezembro, aconteceu a esperada Festa de Natal para festejar e comemorar mais um ano de muito esforço, dedicação e vitória dos pacientes na casa. A festa contou com um churrasco, brincadeiras e, claro, a visita do Papai Noel.

aconteceu

1.657.2ac6s1

Big M os vendid Resultados

nacionais

numeros da campanha 2012

59

instituições participantes

681

0 40 0.40 tes

Tíque ados antecip

1.50 0

Voluntários R$

18.361.404,00

Arrecadados

Resultados GRAACC

Lojas

Mais uma vez agradecemos a todas as pessoas e empresas que colaboraram com esta importante campanha em prol do câncer infantil e do GRAACC. Quer conferir a lista completa das empresas que ajudaram nesta campanha? Acesse o site www.graacc.org.br e saiba mais.

R$

141

Lojas

5.318.113,1

3

ados Arrecad

7


aconteceu JANTAR Italiano Em outubro, no Moinho Eventos em São Paulo, aconteceu o tradicional Jantar Italiano do GRAACC. Os convidados dançaram e cantaram ao som da banda Brasil Itália e saborearam os pratos do Chef Viko Tangoda. Os Mestres de Cerimônias desta edição foram o ator e apresentador Luigi Barichelli e a apresentadora Ticiane Pinheiro. A arrecadação bruta do evento foi de mais de R$230 mil.

Natal Solidário Açotubo Este ano o Grupo Açotubo resolveu fazer uma campanha de final de ano diferente: ao invés de presentear seus fornecedores com brindes, prática que já é costumeira no mercado brasileiro, ela reverteu os valores desta ação ao GRAACC. Outras empresas realizaram ações similares como: Effort, Fubá Filmes e Provital. Obrigado a todos!

III Chá Beneficente e Bazar de Natal Em novembro aconteceu mais uma edição do evento realizado pelo grupo “Unidos para o Bem”, que arrecadou R$26 mil para o GRAACC, valor que será de grande importância para a manutenção e continuidade dos trabalhos realizados na instituição.

Salão lotado. Acima, o presidente da instituição Sergio Amoroso, mestre de cerimônias da noite Luigi Barichelli e Ticiane Pinheiro, os fundadores Dr. Jacinto Guidolin e Dr. Sergio Petrilli - Superintendente Médico do GRAACC - com o neto.

Instituto José Auriemo - JHSF Shopping Cidade Jardim No último trimestre o Instituto José Auriemo, JHSF e Shopping Cidade Jardim deram continuidade às ações programadas durante o ano em benefício ao GRAACC: doação de um dia de faturamento do estacionamento e das mantas do evento “Jardim de Inverno” do Shopping Cidade Jardim, além da ação com arrecadação de cofrinhos. Obrigado a todos que participaram das ações!

Recreio no Parque Em outubro, comemorando o Dia das Crianças, o GRAACC participou pelo segundo ano do evento Recreio no Parque, no Parque Villa Lobos, em

São Paulo. A tenda do GRAACC esteve lotada nos dois dias do evento, com muita música e animação nas oficinas de músicas: as crianças cantaram, dançaram e tocaram pequenos instrumentos de percussão.

Festa de Natal do GRAACC Pacientes e seus acompanhantes tiveram um manhã cheia de surpresas durante a esperada “Festa de Natal” do Hospital do GRAACC, promovida anualmente pela Brinquedoteca Terapêutica Senninha. Ancorado por Mara Bastos, o evento contou com Mara Maravilha, Leo Maia e com o show de Danny Pink e Os Ursinhos Quadrados. Ao final, todos os artistas voltaram ao palco trazendo o Papai Noel para a entrega dos presentes para a criançada.

Neste trimestre as seguintes empresas realizaram campanhas e ações em prol do GRAACC: ABCCA, ABREME, Amokids, Brazoo, Anna Pegova, Cargill, Chocolat Du Jour, CMS People, Grupo Açotubo, Hype Chic - Bazar Baby Bum, IPEM, Não + Pelo, Opaque, Prefeitura de Barueri (Câmara Municipal de Barueri, IPRESB, FIEB), Salão do Artesão, Sindepark, Sushi do Bem, TAJ, Unidos para o Bem, Vepakum Embalagens. Obrigado!

8

Estou com o GRAACC ed33  

Informativo trimestral sobre as atividades do GRAACC.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you