Issuu on Google+

61 <<

www.gpsbrasilia.com.br

Composição com amarelo, azul e vermelho, óleo sobre tela, 1937-42

que a torna arte. É o pensamento fora do padrão, inovador, diferente e que, muitas vezes, incomoda. só ela poderá gerar algum tipo de influência e modificação no meio em que vivemos. E pode ter certeza, a arte exerce influência sobre praticamente tudo. Para melhor ilustrar essa afirmação, pode-se utilizar o trabalho do artista Pieter cornelis Mondrian (1872-1944), mais conhecido como Pieter Mondrian. Provavelmente você já teve contato com a obra dele. Se não, essa será uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre esse importante artista.

Composição 10, óleo sobre tela, 1939-42

com medo de enfrentar o pai, que era um pastor calvinista muito rígido e que desejava que o filho seguisse a carreira clerical, Mondrian usou como desculpa, para justificar seus estudos em arte, uma suposta vontade de ser professor. No entanto, sua inquietude e vontade de se aprofundar na arte o deixou insatisfeito com o magistério. Mais tarde, Mondrian entrou em contato com a Teosofia – doutrina que acredita na integração da Filosofia, Religião e Ciência para trilhar um processo evolutivo pessoal – e percebeu que a arte encaixava-se nesse caminho. com isso, ele conseguiu a aceitação do pai e de si próprio, abrançando por completo a vida de artista. após passar por alguns estilos, Mondrian tornou-se o principal expoente do Neoplasticismo. esse movimento artístico defendia uma limpeza espacial da pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros, utilizando apenas as cores primárias em seus tons mais saturados, assim como o branco e preto absolutos, que inexistem nessa forma na natureza, dando um aspecto artificial proposital, por se tratar de uma criação humana – não natural.

Mesmo que para alguns suas obras estejam entre aquelas sobre as quais se costuma ouvir o comentário “eu também consigo fazer isso”, e que na verdade deveria ser “eu consigo copiar isso”, é preciso lembrar que, na época em que foram desenvolvidas, elas fugiam completamente de um padrão que hoje, por influência dessas obras, estamos acostumados a ver. o movimento artístico Neoplasticismo e a obra de Mondrian influenciaram várias áreas do conhecimento, tais como a arquitetura, moda, design de interior, publicidade, mobiliário, paisagismo entre outra.

arquitetura Por defender a total limpeza espacial, o Neoplasticismo e seus princípios influenciaram muitos arquitetos que aderiram ao estilo. dentre eles destaca-se Jacobus Johannes Pieter oud, conhecido como J.J.P. oud, que desenvolveu o planejamento urbano de rotterdam, na Holanda. Para ele, era necessária uma rigorosa junção do racional com o científico, que trazia uma construção com custo-benefício eficiente, ao contrário dos projetos da época, que apenas atendiam às necessidades psicológicas e estéticas dos usuários. Na casa neoplástica, observa-se que planos formam “caixas ocas”, com clareza linear e plana. oud foi um dos primeiros auto-


Revista Gps Brasília 2