Page 267

267 <<

www.gpsbrasilia.com.br

o judiCiáRio em sua melhoR foRma Por Raquel Jones Fotos: Celso Junior

não só de leis são feitos os tribunais de Brasília. Por trás das paredes, eles guardam muita história, com obras de arte, exposições, museus e mobiliário especial. são detalhes que humanizam a obra do arquiteto oscar niemeyer, autor dos quatro projetos arquitetônicos que a GPs|Brasília destacou. Cada tribunal carrega uma fase do arquiteto. os prédios são abertos à visitação, mas pouca gente conhece o que tem lá dentro. os objetos espalhados pelos tribunais parecem ter memória. o sóbrio ambiente jurídico transforma-se em uma atmosfera de arquitetura arrojada, repleto de arte e cultura.

Supremo Tribunal de Justiça (STJ) no complexo do sTj, pode-se observar a fase anos 1980 de niemeyer. ele explora o concreto e os vãos livres. são seis prédios que se unem por meio de um corredor que forma a espinha dorsal. o sTj tem as formas piramidais e lembram as superquadras de Brasília por ser amplo e envolver prédios menores e horizontais. destacam-se obras de marianne Perretti, Valandro Keating, Tomie othake, inima de Paula, Wesley duke lee. o tribunal abriga o museu do extinto Tribunal federal de Recursos e o espaço memória e ação apresenta exposições permanentes. o espaço Cultural do sTj traz exposições temporárias.

Tribunal Superior do Trabalho (TST) a arquitetura do TsT é imponente. são seis pavimentos que abrigam os gabinetes dos 27 ministros, incluindo o auditório e o salão nobre. os espaços são bem distribuídos e devem refletir o ideal de justiça social que se busca alcançar. o prédio tem o formato da letra K. Curiosamente, em vista panorâmica, forma com o Tse as iniciais do nome do ex-presidente juscelino Kubitscheck. na entrada do tribunal e no salão de recepções, há dois painéis de athos Bulcão. o memorial da justiça do Trabalho traz um pouco da história do ex-presidente Getúlio Vargas, do primeiro ministro do Trabalho e idealizador da legislação Trabalhista do Brasil, lindolfo Collor, e as primeiras carteiras de trabalho confeccionadas no Brasil.

Revista Gps Brasília 2  

REVISTA GPS BRASÍLIA 2

Advertisement