Page 78

DIGITALIZE

>> 78

POR GIAN MARCO UCCELLO gian.uccello@gmail.com

Daft Punk

E o Daft Punk dominou o mundo! Em todos os países, em todas as rádios e pistas de dança, a trilha sonora comum é o Daft Punk. O primeiro single Get Lucky já anunciava que o disco seria uma obra-prima e o duo francês não decepcionou. O estouro teve a uma mão dos anos 70. Nile Rodgers, o guitarrista e leader da banda Chic, colabora com um riff de guitarra irresistível. Agora, os franceses vão ajudar Nile a colocar novo disco no mercado. Vem coisa boa por aí! E nesse mundo pequeno a banda Caraivana, que começou com a reunião de músicos no paraíso de Caraíva, em Porto Seguro, na Bahia, tem sua ligação com o duo francês. O pai de um Daft é o empresário e produtor da banda, que toca um chorinho de alta qualidade e já lançou dois CDs! E tudo isso se conecta com Brasília, pois dois músicos são brasilienses, Dudu Maia e o vocalista Alex Souza.

Kayne West e Jay-Z

Dois dos maiores egos da música lançaram seus discos esse ano. Um se autodenomina Jesus e colocou o nome da filha de Noroeste. O outro considera o seu disco a própria escritura bíblica, mas pelo menos é casado com uma deusa (Beyoncè)! Bem, a dupla Kayne West e Jay-Z lançaram seus álbuns, no mercado brasileiro não devem alcançar grandes voos, mas com certeza marcarão o cenário americano com várias músicas nas paradas. Jay-z, por exemplo, já é o rapper com mais discos no Top 10 da Billboard americana.

Vinil

Brasiliense

O disco da Ellen Oléria demorou, mas saiu! E saiu com toda a pompa e circunstância, arrancando elogios da crítica e da classe musical em geral! Portas abertas para o mundo, e Ellen com certeza vai dominá-lo!

Holograma Independente

E tem mais holograma à vista! Depois de 2Pac e Renato Russo, estão previstos Cazuza e John Boham (baterista do Led Zeppelin). A do John foi um pedido do filho Jason, que integrou a banda no lugar do pai no último concerto na Arena O2, em Londres. Será que precisa?

A internet e toda a revolução que provocou na indústria da música começa a mostrar seus resultados. No maior mercado do mundo, o americano, as indies, como são chamadas as gravadoras que não pertencem a nenhum grande conglomerado empresarial, já têm 34,4% de participação em vendas em 2013. Artistas como Taylor Swift, Vampire Weekend, Queens of The Stone Age, Mumford & Sons juntos somavam mais de 3 milhões de discos vendidos esse ano. No Brasil, o movimento também é percebido, Charlie Brown Jr., Restart, Banda Calypso e outros nomes de importância no mercado já trilham o caminho independente.

Agora que você já comprou o seu toca discos novamente... Ainda não?!?! Como assim?!?! O vinil foi “O” assunto do verão passado!!! Vários lançamentos importantes, brasileiros e internacionais já começam a sair simultaneamente nos formatos CD, vinil e digital. Exemplos não faltam: Queens of the Stone Age, Maria Rita, Jay-Z. E não para por aí! Agora, O assunto desse verão na Inglaterra é a volta dos cassetes!!! Sim, ele, o velho e bom k7! E não somente para o álbum completo, estão de volta os cassesingles, cassetes com somente uma música. Na Inglaterra, a venda desses cassesingles triplicou em 2012, atingindo a marca de 604 unidades! E os cassetes de álbuns venderam 3.823 unidades. Mas o lance não são os números absolutos, até porque grande parte da venda não é reportada dentro dos números oficiais, mas sim o movimento pelo formato, que tem sido adorado e perseguido principalmente por colecionadores e aficionados em geral. Com certeza nunca vai ocupar lugar de destaque nas vendas populares.

Revista GPS Brasília 5  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you