Issuu on Google+

85 <<

www.gpsbrasilia.com.br

Por raquel Jones

 

n

ovo hot spot do caribe, tulum é uma das últimas praias da riviera Maia, que desponta para quem quer redescobrir um paraíso repleto de ruínas, areia branca e sol intenso. com instalações ecológicas em ambiente boêmio, a cidade reúne o que há de melhor no litoral mexicano. cercada por muros de pedras, tulum é um sítio arqueológico habitado pelos maias, que se transformou em ruínas próximas às praias. apesar de antiga,

foi na última década que migraram para lá resorts, atraindo os apreciadores de roteiros de luxo. de acordo com a agente de viagem da designer tours, carla cecchele, surgiram outras possibilidades de explorar as praias do México. “a riviera Maia era uma região com muita vegetação e pouca infraestrutura. com o tempo, foram surgindo os resorts e atraindo gente”, conta. a riviera Maia é uma extensão de praia dividida entre Puerto Morelos, Playa del carmen, Puerto aventuras, tulum, dentre outros. São 120 km de

litoral. uma das vantagens de se hospedar em tulum é que a região está a 15 minutos da Playa del carmen, que oferece vida noturna aos jovens.  “há diversas opções de boates, bares, festas com tequila e saídas para cozumel. Próximo a tulum, há ainda a Praia da Maroma, que está entre as dez praias mais bonitas do mundo”, revela carla. há, ainda, uma cozinha que engloba sabores da itália, França e alemanha. kelly Piquet, colaboradora da revista GPS|Brasília, é frequentadora da praia. Mora-

dora de nova york, sempre que pode, dá uma escapadinha. “O lugar é simplesmente mágico. Sugiro a Pousada cesiak e o restaurante hechizo para apreciar o pôr-do-sol”, diz. tulum é muralhada no nível do mar e mantém uma avenida central com artesanatos e comércio local. O jornal The New York Times a define como uma faixa de praia e floresta temperada com elegante boêmia. tudo reunido dentro dessa fortaleza maia, com três lados de pedras e um quarto lado que se abre para o mar do caribe.

na riviera Maia, tulum é o refúgio de nova-iorquinos cool que fogem da metrópole em busca de sossego e sol. hotéis boutique são a atração à parte em meio a ruínas e muros onde ficar

restaurantes

passeios ecológicos

roteiros arqueológicos

casa violeta (www.casavioletatulum.com). experimente o carpaccio e o peixe. Jantar para dois custa a partir de uSd 65.

ocho tulum (www.ochotulum.com). É o restaurante do resort Ocho tulum. a especialidade da casa e o ceviche. um jantar custa entre uSd 135 e uSd 320, o casal.

posada margherita (www.posadamargherita.com). O restaurante oferece alta gastronomia italiana com um preço acessível. O jantar para o casal sai por uSd 70.

dreams tulum: Situado na floresta de Tulum, este resort de luxo tem vistas fantásticas para o mar e acesso direto à praia. inclui uma piscina, um spa e quartos espaçosos com um terraço privativo. diárias a partir de USD 250. 

las ranitas (www.lasranitas.com): a partir de uSd 200 a diária.

ocho tulum (www.ochotulum.com): a partir de uSd 175, diária.

dica da kelly • coqui-coqui, Posada dos ceibas, ana y Jose hotel Spa, hip hotel tulum, hotel Posadas 06, azulik

dica da kelly • casa Banana (argentina), el tabano (mex fusion), el chivo rojo.

Passear pelo Grand Cenote, rios subterrâneos com água cristalina. está localizado a 20 minutos de tulum, em direção a coba. no passeio, o turista encontra a opção de fazer mergulho e snorkel. em xcaret, há parques temáticos com muitas opções de lazer.

não pode deixar de visitar chichén itzá, as pirâmides maias,  três horas de carro de tulum. há ainda as famosas ruínas, que são o antigo porto maia, localizadas uma hora de tulum.


Revista GPS Brasília