Page 38

cOncertO

>> 38

Por Marina Macêdo

Juliano Coutinho

a

estrutura do teatro nacional cláudio Santoro vai receber o melhor da música erudita. atrás das enormes cortinas ou na frente dos painéis de Betty Betiol, músicos com violinos,  contrabaixos, flautas, trompetes e percussão. O mais tradicional conjunto sinfônico do País, a  Orquestra Sinfônica Brasileira traz para a capital federal uma série de concertos ao longo do ano. Fundada em 1940 pelo maestro José Siqueira, a orquestra foi a primeira a se apresentar na capital federal. Precisamente  na inauguração de Brasília, dia 21 de abril de 1960,  com a presença do presidente  Juscelino Kubitschek. com plano urbanístico assinado por lúcio costa e grandes construções projetadas por Oscar niemeyer, a cidade ganhava então sua trilha sonora. O som do coração. após 52 anos de sua grande noite, a OSB desembarca em terras brasilienses novamente com o projeto batizado de Ágata. a série traz quatro apresentações no teatro nacional, sempre com a presenca de um expressivo músico.  a estreia do projeto foi no dia 1º de abril, e teve como convidado o  pianista palestino Saleen abboud askhar, com regência do maestro titular da OSB, roberto Minczuk. na ocasião, a orquestra fez uma singela homenagem ao compositor radicado em Brasília cláudio Santoro, que dá nome ao teatro, ao interpretar a obra Frevo de sua autoria.

Orquestra Sinfônica Brasileira volta a Brasília 52 anos depois de estrear a Sala Villa-lobos

MúSica que encanta Orquestra Sinfônica Brasileira volta a Brasília 52 anos após inaugurar o teatro nacional e traz série com quatro concertos e convidados especiais dando continuidade ao projeto, dia 12 de maio, a segunda passagem da orquestra pela cidade contará com regência do maestro brasileiro Marcelo lehninger, regente assistente da Sinfônica de Boston. dia 11 de julho, os brasilienses recebem um dos grandes destaques da temporada de 2012: a homenagem ao centenário de nascimento do maestro eleazar de carvalho. vídeos

editados especialmente para o concerto comporão o projeto. a noite contará ainda com a participação especial de um dos filhos do homenageado, o violonista e maestro Sergei de carvalho. Para encerrar o primeiro ano da série em Brasília, no dia 11 de agosto, sob a batuta de roberto Minczuk, a OSB contará com a presença especial do violonista cubano Manuel Barrueco.

Marcelo Lehninger cresceu nos bastidores dos teatros brasileiros. Filho da pianista Sônia Goulart e do violinista erich lehninger, o maestro assume o cargo de regente assistente da Sinfônica de Boston.   manuel barrueco cubano, tem conhecimento internacional e está entre os guitarristas mais importantes do nosso tempo. O músico frequentou conservatório esteban Salas, e completou seus estudos no conservatório de Peabody de Música. Por três décadas, se apresenta nos eua.

Revista GPS Brasília  

A REVISTA PREMIUM DE BRASÍLIA

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you