Page 25

25 <<

www.gpsbrasilia.com.br

lEMBrançaS do aVô quando Jk morreu, anna christina tinha apenas dez anos. Mas os intensos momentos que viveu com o avô foram inesquecíveis para ela. “no dia em que ele morreu, lembro que estava sozinha na casa do meu pai, quando entrou o plantão na televisão. Fui até a casa da minha avó e a vi sentada, já de preto, sozinha. nós viajamos para Belo horizonte, Brasília, São Paulo e voltamos para o rio. todos queriam homenageá-lo. Foi lindo ver aquilo tudo”, lembra.

Para anna christina, o “vovô Juscelino” era muito carinhoso. “quando dormíamos na casa dele, ele nos acordava muito cedo para aproveitarmos o dia, tocando um sino na varanda. nos levava para andar a cavalo e pescar. lembro com muito carinho de tudo isso”, revela a neta. além do jeito bem-humorado do avô, anna lembra ainda de uma outra característica: apaziguador da família. “Qualquer conflito, ele chegava para acalmar. era uma presença muito boa”, conta.

Entrada do museu

a adMiniStração atualmente, o Memorial Jk está sob direção da terceira geração da família kubitschek. a neta de Jk e d. Sarah, anna christina, assumiu a presidência em outubro de 2000, após a morte de sua mãe, Márcia kubitschek. dona Sarah chegou a presidir o memorial. Mudou para Brasília em 1991, quando passou a frequentar diariamente o museu. Os visitantes podiam conversar com ela e ouvir as histórias do criador de Brasília. com sua morte, em 1996, a filha Márcia passou a presidir o museu. após a morte da mãe, anna christina foi escolhida presidente do memorial. desde ou-

tubro de 2000, a neta de Jk é a responsável pelo local. “comecei um trabalho de resgatar e revitalizar todo o acervo, catalogar. reformei o auditório, fizemos projetos de iluminação, tudo para tornar o ambiente mais aconchegante”, revela anna christina. Preocupada com a modernização, a neta de Jk já planeja um projeto para levar atrações multimídias e interativas para o museu. além disso, os 34 funcionários frequentam duas vezes por semana aulas de inglês, para não fazer feio ao receber os turistas durante os grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil.

acervo das roupas de Dona Sarah

Fotografias e objetos pessoais de JK

Revista GPS Brasília  

A REVISTA PREMIUM DE BRASÍLIA

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you