Page 162

entreviSta

>> 162

Quadra 901 É um projeto casado com a copa do Mundo, mas não existiu só por causa dela. esta é a última área nobre para construir um empreedimento de porte. não se trata da expansão do Setor hoteleiro. nada a ver. É um espaço para suportar a demanda das atividades empresariais. um projeto integrado.

condomínios irregulares Falta ação do governo. Precisamos equacionar o problema dessa classe, que em diversas situações fica nas mãos de entes criminosos.

vila Planalto Minha querida vila Planalto. tem que haver um pacto entre moradores da vila e o governo. É a história de Brasília que precisa ser preservada, precisa ser mantido seu aspecto bucólico. quanto mais demorar essa ausência do estado na aproximação com o morador, pior. É um jogo onde todos perdem.

Orla anda mais devagar do que deveria. Mais uma questão onde governo e empresariado precisam se entender. O governo não tem competência para abrir casas de excelência na Orla. isso cabe à iniciativa privada. há coisas ótimas, como o calçadão do lago norte e o Pontão. e casos de difícil solução, como a Concha Acústica.

W3 não adianta trocar calçadas e deixá-la como está. ela precisa ser totalmente repensada. ali, passa um ônibus a cada oito segundos. É insuportável para o morador. ao mesmo tempo, não há estacionamento suficiente para a demanda de um comércio mais intenso. Falta gente transitando na W3.

Sede do governo O centro administrativo é a terceira maior obra de Brasília. Será ao lado do estádio de taguatinga e abrigará 15 mil pessoas. em 18 meses estaremos lá.

E as demais? O eixo Sul também terá Brt rumo ao gama e Samambaia, assim como Santa Maria. a expansão da ePtg, uma das vias mais movimentadas do dF. teremos um túnel que atravessa a parte central de taguatinga até a avenida elmo Serejo. não será mais necessário passar pelo centro da cidade. e o Metrô, que faremos muitas melhorias. O Metrô é um projeto vital para desopilar o trânsito. Quais serão as iniciativas? Fizemos um pacto de mobilidade com o governo federal. nossa proposta não é uma obra mirabolante. É para ações imediatas. O projeto ao todo custa r$ 2 bilhões para dois anos de obra. na asa norte faremos um túnel. no centro da cidade, ele será de superfície, sem a necessidade de desapropriar regiões habitadas. A ampliação do metrô é a grande melhoria funcional deste governo? O metrô está há onze anos em operação. transporta 160 mil pessoas diariamente. O dF tem 1,5 mil ônibus saindo do entorno todos os dias. É impossível organizar o trânsito em Brasília sem o metrô. Ainda mais com o aumento do transporte individual. Você acredita que o brasiliense de classe média e alta perderá o preconceito em andar de metrô quando mais linhas de acesso estiverem disponíveis? É necessário. Só em Brasília existe essa postura. Os moradores do Plano Piloto são culturalmente resolvidos para persistirem nesse preconceito. eles andam de metrô em outros países. O nosso é lindo, limpo e bastante seguro. Além da reestruturação funcional de Brasília, o que o senhor gostaria de fazer por ela? certamente a conclusão do conjunto arquitetônico. a Praça do Povo, aquela atrás do teatro nacional que segue até o primeiro ministério. isso é de grande valia para a o desenvolvimento cultural da cidade. uma bela concha acústica, com garagem subterrânea e comércio voltado para a área de cultura. 

Revista GPS Brasília  

A REVISTA PREMIUM DE BRASÍLIA

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you