Page 161

161 <<

www.gpsbrasilia.com.br

Quais foram as primeiras dificuldades? O vlt, por exemplo. Só em outubro de 2011, depois de dez meses parado, conseguimos na Justiça a liberação da obra. de anulação de contrato à nova licitação. E o transporte público? É ruim, um dos piores do País. Mas em 15 meses fizemos o que jamais foi feito, como a bilhetagem automática, composição com o metrô. rompemos a relação das empresas que atuavam nesse segmento há cinquenta anos. elas podem permanecer como prestadoras do serviço, desde que passem por todo o trâmite. As regras são outras.  A Saúde era uma área que a comunidade esperava melhorias expressivas, mas ela tem dado bastante trabalho. É uma dificuldade, um enorme desafio sua reestruturação. O governo não tem domínio sobre a resposta do que é ofertado. a ampliação de unidades amortecedoras é um caminho. Fizemos melhorias nas instalações, mas não há mão-de-obra suficiente. Defendo a legalização do diploma estrangeiro no Brasil.  E os professores, nossos eternos mestres, que reivindicam salários melhores? tiveram 14% de aumento. É três vezes o piso salarial da categoria. de 650 escolas públicas, 350 passaram por reformas ao longo do último ano. estamos implementando um novo sistema de gestão escolar vindo de demandas represadas ao longo do tempo.  A Segurança Pública está com um problema pontual ou, de fato, estamos desamparados? a Polícia Militar está retomando sua normalidade. você está se referindo a casos pontuais que ocorreram com a Operação tartaruga. tenho plena convicção de que ela é a melhor do Brasil. temos os melhores equipamentos. E fizemos novas compras para PM e Corpo de Bombeiros. a crise acabou. Brasília clama por melhorias, respira obras. O que está sendo realizado neste momento? estamos com 300 obras em andamento. É importante dizer que priorizamos obras necessárias. São quatro projetos que abordam a mobilidade do dF. não são obras faraônicas, mas têm qualidade e envergadura.  Quais são elas? Saída do eixo norte rumo à Planaltina e Sobradinho. nunca foi feito nada nessa região. haverá Brt (bus rapid transit). O percurso que era feito em 1h40 diminuirá para quarenta minutos. a Ponte do Braguetto terá um trevo e mais duas pontes, de entrada e saída. isso deixará o lago norte isolado do tráfego.

estádio nacional É um legado. estamos vivendo o estádio, vendo-o crescer a cada dia. São três mil empregos numa obra que não para um minuto sequer. O conjunto da obra é fantástico. um túnel ligará o centro de convenções até o estádio. haverá várias edificações e uma área multiuso.

vlt estamos negociando a dívida pregressa na Justiça. São seis veículos. eles serão concluídos de forma organizada. a população deseja vê-los em atividade. assim como o Brt, a segunda maior obra em volume de Brasília.

torre digital um belo mirante. um paliteiro, uma antena só. este será o maior ponto turístico da capital. O assédio é imenso. haverá lojas ao redor. e o parque digital fica no subsolo.

Parques estamos atentos e levando muito a sério esta questão. quero que todos os parques saiam do papel. São quase 70 projetos, e 30% deles estão implantados. É uma necessidade. O brasiliense ama parques.

noroeste Ele vai nascer sem as dificuldades vividas pelo Sudoeste. É uma bela solução para a classe média-alta. São 300 obras em andamento. vamos ter o Parque Burle Marx, cujo investimento é de r$ 35 milhões.

Ponte do lago norte ainda está em estudo. há um grande projeto para aquela região.

Revista GPS Brasília  

A REVISTA PREMIUM DE BRASÍLIA