Page 155

155 <<

www.gpsbrasilia.com.br

mo e fumo um charuto atrás do outro. É por isto que estou duzentos por cento em boas condições físicas e mentais”, dizia. Já para o guerrilheiro cubano che guevara, o charuto era como um amigo. “O fumo é um ótimo companheiro para a solidão do soldado”, dizia. apesar de ser uma inspiração para muitos, o fumo está cada vez mais limitado a ambientes fechados. de acordo com daniel, em Brasília não há uma tabacaria onde se possa fumar. “Os grupos de apreciadores de charuto estão ficando mais seletos. ao invés de irem a restaurantes, bares, eles estão indo a lugares privados, casas de amigos”, conta guerra, que se reúne no mínimo quatro vezes por semana com companheiros para apreciar o legítimo cubano.

Marcas Os charutos cubanos mais conhecidos são o cohiba, Partagás, romeu e Julieta e Monte cristo. devido ao embargo comercial imposto a cuba pelos estados unidos, essas mesmas marcas passaram a ser produzidas também em outros países, como honduras e a república Dominicana, a fim de atender à demanda norte-americana, o maior mercado do mundo.  hoje em dia é considerado o melhor charuto do mundo o cubano cohiba Behike. uma unidade custa r$ 150. no Brasil, as marcas mais conhecidas são dona Flor, alonso Menendez e angelina. todas elas fabricadas na Bahia.  

independentemente da marca, o mais importante é o ritual, a companhia e o prazer do momento. “O tabaco é a planta que transforma pensamentos em sonhos”, dizia victor hugo.

Edição limitada

Conservação charuto não pode ser conservado em locais quentes. a temperatura não pode ultrapassar 25 graus e a perfeita conservação exige que esteja entre 18ºc e 20ºc. a umidade do ar deve estar entre 60% e 70%. O umidor é uma caixa que propicia a correta armazenagem dos charutos mesmo por longo tempo.

Os charutos mais especiais são as edições limitadas. Todo ano, se realiza a Feira Internacional de Del Habano, em cuba, onde são lançadas três edições limitadas de charutos. eles escolhem algumas fábricas, todas estatais, e desenvolvem um formato de charuto para cada uma delas. esse conceito é o que mais se assemelha ao de safra no universo dos vinhos.

Revista GPS Brasília  

A REVISTA PREMIUM DE BRASÍLIA

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you