Page 53

Mural pintado por Gurulino em um restaurante da Asa Sul

A GPS|Brasília conversou com três artistas expoentes da Capital Federal e conta como eles analisam a inserção do grafite pelas ruas da cidade. Eles mesmos se bancam. Compram tubos de tinta que custam entre R$ 15 e R$ 25. Aprenderam a lei da rua, que respeitar o espaço do outro é essencial para o bom convívio. E, muitas vezes, não pedem autorização para pintar para não perder o amor, a adrenalina e o tesão que o grafite proporciona. Conheça os grafiteiros Juliana Borgê, Thales Fernando (Pomb) e Pedro Sangeon (Gurulino). 

MAIS AMOR, SEM FAVOR O brasiliense Pedro Sangeon é quem está por trás do simpático Gurulino. Em um bate-papo, debaixo de um bloco da 114 Norte, o artista de 35 anos contou que se considera um aprendiz na arte do grafite e que nunca teve a pretensão de ser famoso com suas tiras e desenhos.

Após morar sete anos na Europa, onde estudou meditação e yoga, voltou ao Brasil e fez com que Gurulino se tornasse um mensageiro no concreto cinza de Brasília. O interesse pela arte aliada à vertente espiritual e mística vieram da sua mãe Yara, que lhe apresentou o mundo da arte e mostrou a diversidade religiosa de uma maneira muito natural. Seu primeiro  insight  com os desenhos foi na escola quando decidiu rabiscar os braços das carteiras. “Nas aulas, eu ficava desenhando nos braços das carteiras. Só que as carteiras foram trocadas e meus desenhos começaram a circular as outras salas. Num determinado momento, as pessoas questionaram quem era o autor daquilo e os funcionários da limpeza já não apagavam mais”, relembra. Sangeon optou por cursar Artes Visuais na Universidade de Brasília (UnB) e, apesar de ter completado todos os semestres, não entregou a monografia final. “Eu tinha um projeto muito bacana, mas queria que ele ficasse perfeito. Para isso, decidi ir para Barcelona por três meses e trazer toda a pesquisa de lá, mas acabei não voltando”, conta.  GPSBrasília « 53

revista_GPS_brasilia_edicao_11.indd 53

07/08/15 00:35

Revista GPS Brasilia 11  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you