Page 68

COLONIAL

Pousada Villa do Comendador

PIRI DO MEU CORAÇÃO

Pireneus Café

A POUCAS HORAS DE BRASÍLIA, UMA DAS CIDADES MAIS CHARMOSAS DO PAÍS CONSERVA UM SANTUÁRIO ECOLÓGICO NATURAL E AINDA PRESERVA SUA ORIGEM ARQUITETÔNICA SECULAR. POR MARIANA ROSA

P

ara quem não conhece, segue uma breve apresentação do paraíso: um lugar no interior de Goiás, rodeado por cachoeiras exuberantes, carregado de ar puro, bucólico, habitado por um povo hospitaleiro e feliz, onde reinam sonhos e paz. O lugar idílico tem nome: Pirenópolis, o município dos Pireneus. A cidade de 285 anos passou por períodos históricos de altos e baixos. O auge foi durante o ciclo do ouro, da agricultura e do comércio. Depois veio a estagnação e o isolamento após a mudança das rotas comerciais para Anápolis. E o ressurgimento com o turismo, na metade do século passado, fortalecido com a inauguração de Brasília.

Piri apresenta toda a simplicidade do apelido carinhoso que recebeu, sem deixar de ser chique, cool e aconchegante. Vivendo a maturidade da atual fase, mantém o espírito acolhedor. Do bicho-grilo à blogueira, são todos muito bem recebidos pelos 23 mil habitantes. Sem modéstia, tem espaço para todo mundo. De  hostels  a hotéis premiados, da barraquinha de pamonha ao restaurante da Boa Lembrança. Apenas no município é possível visitar um lugar único e peculiar como a Fazenda Babilônia. Já ouviu falar em café sertanejo? Um belo exemplar é oferecido aos finais de semana. São mais de 40 itens feitos com produtos da própria fazenda, o resgate de receitas típicas do Goiás rural e antigo.

68 « GPSBrasília

[GPS_brasilia_edicao_14_final.indd 68

12/08/16 13:55

Revista GPS Brasília 14  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you