Page 86

Cabelo

Queda de cabelo temporária Eflúvio telógeno. Esse nome significa uma intensa queda de cabelo. É temporária e tem sido muito comum entre as mulheres. Um dos causadores da queda é o estresse orgânico, uma alteração no funcionamento normal do organismo. Quem enfrentou um forte trauma pode passar por um período de redução dos fios de cabelo cerca de três a seis meses depois. A queda de cabelo também está relacionada à gravidez. Mulheres após o parto têm maior perda capilar, alteração ovariana, alteração

Mitos e verdades

* Lavar o cabelo todo dia faz cair? MITO Pelo contrário, lavar o cabelo mantém o couro cabeludo saudável e menos oleoso. * A raiz mais oleosa aumenta a chance de queda de cabelo temporária? VERDADE O couro cabeludo oleoso significa raiz úmida e mais suscetível à proliferação de fungos. * Cortar o cabelo ajuda a crescer mais rápido? MITO Os fios crescem cerca de um centímetro por mês, cortando-os ou não. Mas não tem poder de acelerar o crescimento.

>> 86

na tireoide, anemia e falta de nutrientes, como cobre, zinco, iodo, ácido fólico, aminoácidos, vitaminas B2 / B5 / B6, ácidos graxos e ferritina. Segundo Carolina, a maioria das mulheres está com baixa de ferritina no sangue e não sabe disso. “Essa carência é muito comum por causa da menstruação, e é preciso repor. O organismo usa o ferro para ‘fazer o cabelo’”, explica a médica. Outra questão a que é preciso ficar atenta é quanto ao uso de suplementos alimentares. “Eles têm hormônios masculinos, principalmente testosterona, que faz o cabelo cair. Sou totalmente

contra o uso dessas substâncias”, alerta Carolina. O médico ortomolecular Ícaro Alcântara também alerta: a falta de água no organismo pode desencadear a perda temporária do fio. “Quanto mais desidratada a pessoa estiver, menos água vai para o couro cabeludo e, assim, não haverá viabilidade do cabelo”, explica. A notícia boa sobre a ocorrência de eflúvio telógeno ou queda de cabelo temporária é que as madeixas voltam a nascer onde ocorreram as falhas. O fio retoma o seu estágio de crescimento normal, que tem duração média de quatro anos.

* O uso de químicas no cabelo faz o fio cair? MITO O uso de químicas não faz o cabelo cair, mas enfraquece o fio. É recomendado o intervalo de seis meses entre uma química e outra.

capilar, local de origem e crescimento dos fios de cabelo, em nada interfere no crescimento. Essa tração pode inclusive causar queda traumática pelo ato de puxar dos fios, principalmente se realizada com frequência e se o fio for muito esticado.

* Shampoo antiqueda ajuda no tratamento contra a queda de cabelo? MITO Alguns shampoos podem ser utilizados como coadjuvantes nos tratamentos, potencializando os efeitos, mas não há comprovação de que funcionam. * Usar rabo de cavalo apertado estimula o crescimento do cabelo? MITO A tração efetuada pelo rabo de cavalo sob o bulbo

* As fases da lua influenciam, de alguma forma, no crescimento dos cabelos? MITO Não existe nenhuma evidência científica que comprove isso. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente. Por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno,

Queda de cabelo permanente Existem situações nas quais a queda do cabelo é irreversível. É o caso da alopecia androgenética (calvície). “Não tem cura, mas pode-se interromper a progressão da queda por meio do uso de medicação. A definição da possibilidade de cura, ou não, depende do diagnóstico”, explica Carolina. O diagnóstico é feito com o exame físico, história clínica, dermatoscopia capilar e exames laboratoriais. O primeiro sinal é quando existem casos de calvície feminina na família. O quanto antes for tratado, melhor será o resultado.

principalmente nos países localizados mais ao norte ou sul da Linha do Equador. * Água gelada ajuda fazer o cabelo crescer mais rápido? Tomar banho quente prejudica o crescimento? MITO e VERDADE A água excessivamente quente prejudica a saúde dos fios, estimula a produção das glândulas sebáceas e, consequentemente, propicia o aumento da oleosidade do couro cabeludo e a dermatite seborreica. A água quente também resseca os fios e elimina a sua proteção natural. Quanto à água gelada, não existe uma relação com o crescimento dos fios.

Revista GPS Brasilia 4  

GPS Brasília 4 Magazine

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you