Page 80

LEITURA

>> 80

Seu primeiro livro foi publicado em 1998. Desde então, qual foi a mensagem mais difícil de desenhar? Acho que teria que ser o livro que acabei de terminar. Ele será publicado em 2016. Se chama O Livro Goodbye e fala sobre as perdas da vida. Como começa seu processo criativo? A maioria dos meus livros começa com um tema ou uma mensagem e, na sequência, a arte se torna uma parte muito importante do processo de contar a história. Algumas das minhas mensagens, como a paz, a Terra e ser diferente, são complicadas para crianças de 4, 6 anos de idade entenderem, por isso tento simplificar as coisas o máximo possível e sempre brincar com um pouco de humor. E eu estou sempre pensando sobre os pais e famílias que leem juntos, quando eu escrevo. Existe algum certo ou errado no processo de criar um livro infantil? Sabe, acho que não importa o que você escolher para escrever sobre, seja um tema infantil ou não, o importante é pensar em como você pode fazer isso de um jeito diferente e único. Recebo um monte de comentários de pessoas sobre coisas que elas gostariam que eu escrevesse ou assuntos que deveria incluir em meus livros. Esse feed back ajuda na hora da criação.

edicao7_GPS_brasilia.indd 80

que os personagens dos meus livros não têm nariz. Uma observação perspicaz. Como autor, como é a sua relação com os e-readers? Amo a tecnologia e apoio qualquer coisa que inspire as crianças a ler, mas não consigo pensar em nada melhor do que sentar e ler um livro de verdade. Você é um homem envolvido com ilustração. Algum artista plástico favorito? Desenho praticamente todos os dias. Os trabalhos de Keith Haring e Jean- Michael Basquiat foram grandes inspirações para mim.

Quais são os equívocos que as pessoas ao redor do mundo costumam ter sobre um autor de livros infantis? O principal erro é acharem que você faz uma tonelada de dinheiro. Qual foi a pergunta, crítica ou comentário mais interessante que você já recebeu de uma criança sobre o seu trabalho? Já ouvi de uma criança que eu desenho como alguém que tem seis anos de idade e também já perguntaram por

11-04-14 - GPS

78

Em abril, antes de visitar o Brasil, você foi agraciado com o Prêmio Mills-Tannenbaum para Alfabetização de Crianças, apresentado em Nova York. Você se vê como uma celebridade? Não, sou praticamente a mesma pessoa que sempre fui. Gosto de dizer que eu sou tão simples como os meus livros. Tenho a honra de receber prêmios como este, mas sou muito mais recompensado por saber que ajudei a fazer a diferença na vida de alguém. Gostaria de enviar uma mensagem para as crianças brasileiras? A vida é cheia de dias bons e dias ruins. Sempre acredite em si mesmo e lembre-se: você é especial e importante apenas por ser quem você é.

10/04/14 12:24

Gps Brasília 7  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you