Issuu on Google+

>> 64

CINERAMA POR LUIZ ESTEVÃO

A PRINCESA RETORNA À RIVIERA

CRIADOR VS. CRIATURA

O filme que abrirá o Festival de Cannes de 2014 será Grace of Monaco. Estrelado por Nicole Kidman, o filme de Olivier Dahan (Piaf – Um Hino ao Amor) conta a história da atriz ganhadora do Oscar Grace Kelly, que largou a vida de Hollywood para se casar com o príncipe Rainier e tornar-se princesa de Monaco (talvez a única coisa mais glamorosa que estrela de cinema). O ambiente é convidativo, pois o Festival de Cannes ocorre a 55 km do famoso principiado. Grace of Monaco é o oitavo filme americano seguido a abrir o festival, que normalmente é criticado por ser “muito europeu”.

Steven Spielberg e George Lucas, que estabeleceram o blockbuster como evento cultural, com as sagas Indiana Jones, Guerra nas Estrelas e Tubarão, disseram em junho de 2013 que este modelo de se fazer cinema está fadado ao fracasso. Segundo eles, uma série de filmes com orçamento maior que USD 250 milhões terá prejuízo, resultando numa mudança de paradigma na indústria. Resta saber se ocorrerá em 2015, o ano do blockbuster, quando 33 lançamentos serão continuações, adaptações ou reboots de grandes franquias, como Os Vingadores, Jurassic Park, O Exterminador do Futuro, Velozes e Furiosos, Independence Day, James Bond, Jogos Vorazes, Guerra nas Estrelas, Batman vs. Superman, Piratas do Caribe, Procurando Nemo etc., etc., etc...

ATUAÇÃO APÓS A MORTE O estúdio Universal decidiu continuar as filmagens de Velozes e Furiosos 7, após a morte de uma de suas estrelas, o astro Paul Walker, morto aos 40 anos em um acidente de automóvel. Mais de 60% das filmagens já estavam completadas e para filmar o restante a equipe contará com um dublê de corpo, em cujo rosto será suplantado o de Walker, via computação gráfica. A mesma técnica deverá ser usada com o papel de Philip Seymour Hoffman, vítima de overdose, no último filme da saga Jogos Vorazes. Com o aprimoramento da tecnologia, é bem provável que contratos para atores que queiram participar de grandes franquias cinematográficas tenham cláusulas de escaneamento corporal, como um meio de minimizar perdas ocorrentes de tragédias como essas. Com um banco de atores virtuais nos estúdios, será que daqui a cem anos Angelina Jolie ainda estará atuando?

edicao7_GPS_brasilia.indd 64

11-04-14 - GPS

62

10/04/14 12:23


Gps Brasília 7