Issuu on Google+

37 <<

www.gpsbrasilia.com.br

❍ Sala das Origens – São 431 fotografias de época em quadros expostos nas paredes, do chão até o teto. É possível passar horas ali, analisando as fotos, vendo o que existia por trás do esporte. “Para contar a história do futebol, é preciso mostrar como era a sociedade na época, as primeiras fábricas, a parte cultural, como as pessoas se vestiam, os primeiros estádios”, conta Daniela. Mostra ainda a popularização do esporte, passando pela aceitação dos negros nos clubes, como ele se profissionalizou e se tornou a paixão nacional. ❍ Sala dos Heróis – É uma homenagem a personalidades brasileiras que dão a cara ao Brasil de 1930 e 1940, não apenas no futebol. Cândido Portinari, Carlos Drummond de Andrade, Villa Lobos, Monteiro Lobato, Carmem Miranda, Jorge Amado, Getúlio Vargas, Oscar Niemeyer e Nelson Rodrigues são algumas dessas personalidades. ❍ Rito de Passagem – a Copa de 50 – Vai lá no passado relembrar um momento difícil para o torcedor brasileiro: quando a seleção perde a final da Copa de 1950 para o Uruguai, no Maracanã. Um texto narrado por Arnaldo Antunes descreve os

edicao7_GPS_brasilia.indd 37

entra em bolas gigantescas e ouve diferentes crônicas sobre o futebol. No total, são 20 minutos de histórias. ❍ Sala Jogo de Corpo – 128 placas trazem a história dos times que pelo menos uma vez participaram do campeonato brasileiro. O visitante pode ainda brincar com uma bola virtual. E, para finalizar, é convidado a dar um chute a gol. Após o chute, ao atingir uma tela, sensores calculam a posição do arremesso, se o goleiro defendeu o pênalti e ainda a velocidade média. Antes de ir embora, o visitante pode comprar a foto que foi feita no momento. momentos antes da partida. Quando o jogo termina, as imagens continuam passando sem áudio, para lembrar o silêncio que calou o País naquele momento.

instalações circulares exibem vídeos dos dois maiores jogadores da história do futebol brasileiro.

❍ Sala das Copas do Mundo – “É a sala preferida de muitos visitantes, afinal, somos o único país que participou de todas as copas do mundo”, afirma a diretora. Conta a história de todas as 19 copas já realizadas até hoje. São vídeos, fotos, ilustrações e recortes de jornais que mostram o que o mundo vivia em cada época.

❍ Sala dos Números e Curiosidades – Aqui começa a diversão. A sala é bem colorida, traz placas gigantes com informações como a linguagem do futebol, estatísticas, datas, placares curiosos, superstições, uniformes, chuteiras, apelidos estranhos, hinos de clubes. E ainda tem cinco mesas de pebolim, cada uma com um esquema tático diferente.

❍ Sala Experiência Pelé – Garrincha – Duas

❍ Sala da Dança do Futebol – O visitante

11-04-14 - GPS

35

❍ Sala Pacaembu – A visita termina com uma homenagem ao estádio, em uma sala onde se conhece um pouco da história do Pacaembu. Um vídeo de oito minutos mostra a construção de um dos estádios mais antigos do País. SERVIÇO Museu do Futebol Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/n, São Paulo. Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h (permanência até 18h). De 13 de maio a 13 de julho, até às 21h. Preço: R$ 6 (inteira). Meia-entrada para estudantes, professores e idosos. Todas as quintas-feiras a entrada é gratuita. Informações: www. museudofutebol.org.br

10/04/14 12:21


Gps Brasília 7