Page 152

DROGA

Portugal – Foi um dos primeiros países do mundo a adotar uma polêmica mudança na lei sobre as drogas. Desde 2001, ninguém pode ser preso por usar drogas. Até o início do ano, era possível comprar drogas alucinógenas em mais de 40 lojas do país, mas, após as mortes de alguns clientes, os produtos foram proibidos em alguns locais. Atualmente, a posse de maconha é limitada a 25 gramas de erva. Os limites são definidos por dez doses diárias e, se forem excedidos, é considerado que existe tráfico de drogas. Espanha – Desde a década de 1990, foram criadas associações sem fins lucrativos para distribuição de maconha e os associados podem retirar aproximadamente 20 gramas por semana. Nesses locais, só podem se cadastrar pessoas maiores de 18 anos, que já sejam usuários habituais da erva e que tenham sido indicados por um

edicao7_GPS_brasilia.indd 152

ou mais associados. Com esse modelo, os espanhóis têm conseguido não apenas retirar uma grande fonte de lucro dos traficantes, mas também reduzir os danos associados ao uso de maconha.

Celso Junior

em cinco gramas. Embora o uso ao ar livre seja proibido, na prática também é tolerado na maioria dos locais. A maconha não é legalizada, mas o sistema descriminalizou o usuário e regularizou a venda de pequenas quantidades em condições restritas. Por outro lado, tanto a posse quanto o comércio, o transporte e a produção de todas as outras drogas são expressamente proibidos e reprimidos com eficiência – as penas podem chegar aos 12 anos de prisão.

>> 152

Canadá – Foi o primeiro país no mundo a permitir legalmente o uso da maconha para fins medicinais. Os canadenses podem cultivar maconha e consumir a erva se tiverem receita médica e um documento de autorização emitido pelo governo. A produção comercial e a venda da maconha para outros fins que não medicinais ainda são consideradas crime. Coreia do Norte – O governo norte-coreano é muito rígido quanto à distribuição e ao uso de drogas pesadas em seu território. Mas a maconha não é considerada droga. Nos mercados negros do país, a maconha é barata e acessível. Isso fez com que a droga se tornasse popular entre as classes mais baixas da sociedade. Israel – A maconha é uma droga ilegal no país. No entanto, a utilização terapêutica foi permitida a partir de 1993, de acordo com o Ministério da Saúde. Atualmente, a erva é usada para o tratamento de milhares de pessoas que sofrem de doenças, como câncer, Parkinson, esclerose múltipla, doença de Crohn e transtorno de estresse pós-traumático, de acordo com o governo.

11-04-14 - GPS

150

Katiele Fischer com a pequena Anny

BATALHA GANHA O tormento em que vivia os pais da pequena Anny, de cinco anos, pode ter terminado. A menina ficou conhecida nacionalmente por utilizar um composto à base de maconha para tratar uma síndrome rara, denominada encefalopatia epilética infantil, que provoca convulsões de duas em duas horas. Por causa das crises, a

menina não consegue falar e, ainda que tenha aprendido a andar aos três anos, regrediu à estaca zero quando as convulsões pioraram, em 2013. Após o uso do composto, os resultados foram estupendos: de 60 convulsões semanais em outubro, Anny passou por três semanas inteiras sem uma única crise em janeiro deste ano.

10/04/14 12:31

Gps Brasília 7  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you