Page 50

TRADIÇÃO

JUNTOU DOIS, JUNTOU TRÊS… JÁ É SAMBA. EM BRASÍLIA TAMBÉM É ASSIM. CONHEÇA OS AUTÊNTICOS REPRESENTANTES DO AMADO GÊNERO MUSICAL QUE ESTÃO ESPALHADOS ENTRE RODAS, QUADRAS E BOTECOS DA CAPITAL POR FERNANDA TAVARES «

FOTOS ADRIANO MACHADO

DE SAMBA PRA GENTE SAMBAR M

úsica tipicamente brasileira. Aquela que encanta gringos e faz a gente ter vontade de tirar o pé do chão. O samba nasceu dos antigos tambores trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. Tradução de sons associados a elementos religiosos. Foi aí que os negros estabeleceram uma espécie de ritual por meio da percussão e de movimentos do corpo. Mas o cenário de enriquecimento da música foi mesmo no Rio de Janeiro, no século XIX. Pelas ondas do rádio, passou a ser encarado como símbolo nacional na década de 40, durante o governo de Getúlio Vargas. Era o samba entrando na casa dos brasileiros. Harmonia feita por instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão, embalado pelo surdo e pelo pandeiro. Tinha até flauta, piano e saxofone sendo incorporados.

Nomes expressivos marcam a era de ouro do samba: Noel Rosa, com a brasileiríssima Conversa de Botequim; Cartola com  As Rosas Não Falam; Dorival Caymmi de  O que É que a Baiana Tem; Ary Barroso, com a Aquarela do Brasil; Adoniram Barbosa, de Trem das Onze.  Nas décadas de 70 e 80, começa a surgir uma nova geração de sambistas: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco, Aldir Blanc. É... Lendo agora essa lista certamente você pensou: conheço um pouco de samba, não? É que o ritmo faz parte da identidade e da história do nosso País. Está ligado a nossas raízes culturais.  Em 2016, comemorou–se seu centenário. Como dizem os moradores do Méier, subúrbio carioca: “Quintal é Moa, presidente da Aruc,juntou a maior escola de samba da cidade lugar sagrado, dois, juntou três, já é samba”. 

50 « GPSBrasília

[GPS_brasilia_edicao_15 2.indd 50

04/12/16 17:39

Revista GPS Brasília 15  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you