Page 39

39 <<

www.gpsbrasilia.com.br

Portugal Falamos a mesma língua. Eles têm importância histórica para o Brasil por serem nossos colonizadores. Começou em setembro o Ano Brasil-Portugal, que se estende até junho de 2013. Uma série de eventos simultâneos entre os países aproximará ainda mais as duas nações. Para o embaixador Francisco Ribeiro Telles, o momento da relação é positivo, no aspecto político, econômico, social e cultural.

A fachada da embaixada portuguesa

A entrada do prédio principal

É para isso que o embaixador trabalha diariamente na Embaixada de Portugal. A construção foi inaugurada em 1977, projeto do arquiteto português Raul Chorão Ramalho. São largas varandas cobertas, pátios ajardinados, um jardim alagado na entrada, e ainda lambris de azulejo decorativo, que foram executados

A iluminação natural

em Portugal, com a técnica tradicional. Os pavimentos exteriores têm a calçada portuguesa, em pedra preta e branca. A embaixada conta com o Instituto Camões, que conta com uma biblioteca, galeria de exposições e uma sala para realização de eventos. Pela embaixada, quadros e esculturas portuguesas, de

artistas plásticos como José Aurélio, Eduardo Nery. A biblioteca tem mais de 10 mil títulos, a maioria de autores portugueses clássicos, como Luís Vaz de Camões, Eça de Queirós, José Saramago e Fernando Pessoa, e também modernos, como Valter Hugo Mãe, Miguel Sousa Tavares, José Luis Peixoto e Gonçalo M. Tavares.

No Distrito Federal, vivem cerca de 1,5 mil portugueses. É uma das maiores comunidades estrangeiras na capital do País. Na embaixada, o embaixador mantém tradições também à mesa. Um típico bacalhau acompanhado de um vinho do Porto mostra o que os nossos colonizadores sabem fazer como ninguém.

Revista GPS 3  

news,events

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you