Page 54

PIONEIROS

CABELO & MAQUIAGEM DUAS HISTÓRIAS SE ENTRELAÇAM QUANDO O TEMA É SOCIEDADE, LUXO E BELEZA. JAIRA COCA E LUIZ CARLOS, EM PLENA ATIVIDADE, CELEBRAM CINCO DÉCADAS REALIZANDO O OFÍCIO QUE OS CONSAGROU EM BRASÍLIA E LHES TROUXE DINHEIRO, FAMA E MUITOS AMIGOS POR SARAH CAMPO DALL'ORTO « FOTOS SÉRGIO LIMA

“A

cabou aquele glamour da cidade”. Quem decreta é Luiz Carlos, o primeiro grande maquiador do salão comandado pelo casal Coca e Jaira, no Hotel Nacional, nos primeiros anos da Nova Capital. A cabeleireira faz coro: “Brasília e a atual geração não têm mais disposição para festas e bailes que ocorreram até os anos 80. As memórias lindíssimas de eventos black tie e tantas produções grandiosas que Brasília ostentou pertencem ao passado”.  Jaira e Luiz Carlos são egressos da mais fervilhante sociedade local. Brasília era jovem, mas, com a maturidade de uma grande mulher, sabia fazer recepções como ninguém. A cidade inacabada não era um problema, e, sim, um desafio facilmente vencido quando se tratava de estar à altura daqueles que vinham conhecer a terra do futuro, como chefes de estado, reis e príncipes; ou brasileiros que chegavam com suas famílias dispostos a fazer fortuna embarcados no sonho de JK.

O Plano Piloto era uma vila. Pouco mais de 140 mil habitantes. O high society não teve dificuldade em fincar sua bandeira, elencados pelo Itamaraty. Eram promissores empresários e diplomatas, atraindo artistas, servidores do alto escalão do governo, parlamentares e juristas. Juntos,  chacoalharam a Capital da República. Em meio a esse universo, estavam aqueles que prestavam o serviço de luxo. Tão sofisticados quanto seus clientes, Jaira e Luiz fizeram carreira que se sustenta até hoje no Lago Sul.  Cinquenta anos se passaram. A atmosfera e a dinâmica de Brasília se transformaram completamente. Mas apesar do perfume nostálgico, os legados de ambos não se deixam corromper.  A convite da revista GPS|Brasília, os dois voltaram no tempo. Pioneiros, permanecem importantes para as novas gerações que se seguiram. Afinal, o que seria do mercado de beleza local se não fossem os destemidos, ousados e criativos Jaira e Luiz?

54 « GPSBrasília

[GPS_brasilia_edicao_13.indd 54

13/04/16 22:21

Revista GPS Brasília 13  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you