3 minute read

CENTRO DE APOIO TÉCNICO À DELEGACIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

PROJETO GURI

SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

Meta 4.7: Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Localização no PPA: Programa 1201 Produto Não identificado Ação 4779

Metas impactadas indiretamente: 1.a | 3.5 | 4.5

Link: www.projetoguri.org.br O QUE É

O Projeto Guri é um programa da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, que oferece aos alunos e familiares – em sua maioria moradores de regiões de alta vulnerabilidade social – apoio e experiências capazes de transformar a realidade em que vivem. O acesso ao programa é universal e gratuito.

O projeto disponibiliza, nos períodos de contraturno escolar, cursos gratuitos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, percussão, teclado, tecnologia musical, luteria e piano. Atende a crianças, adolescentes e jovens (entre 6 e 18 anos nos Polos Regionais e de 12 a 21 anos nos Polos Fundação CASA), que são beneficiados com 2 a 5 horas semanais de aulas coletivas, dependendo do estágio de aprendizagem em que se encontram.

O programa possui metas específicas relativas ao acompanhamento social do aluno, observando todas as condições que afetam a vida e o bem-estar de cada um – incluindo educação, assistência social, saúde, habitação, cultura, lazer, trabalho e outros. Para tanto, as áreas de educação e de desenvolvimento social atuam de forma integrada, por meio de ações complementares à prática musical, promovendo a integração dos alunos dentro de suas comunidades.

O Projeto Guri é gerenciado por duas Organizações Sociais parceiras: a Sustenidos, que opera no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA; e a Santa Marcelina Cultura, na capital e Grande São Paulo. RESULTADOS

O Projeto Guri é composto de cerca de 400 polos, distribuídos pela capital, Grande São Paulo, interior e litoral do Estado de São Paulo. Também está presente em algumas unidades da Fundação CASA.

Com todo o suporte que o programa oferece, os alunos e familiares encontram um novo caminho na busca de oportunidades e na construção da autonomia. Mais de 50 mil alunos são atendidos por ano. Desde seu início, em 1995, o Projeto Guri já atendeu cerca de 770 mil jovens na cidade de São Paulo, região da Grande São Paulo, interior e litoral.

APLICATIVO SOS MULHER

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA – SSP

Meta 5.2: Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

Localização no PPA:

Não identificada

Metas impactadas indiretamente:

Não identificadas

https://www.sosmulher.sp.gov.br/ O QUE É

O aplicativo (App) “SOS Mulher” é uma parceria entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O App foi desenvolvido pela Polícia Militar para que mulheres que possuem medidas protetivas concedidas pelo TJSP possam acionar socorro quando estiverem em situação de risco.

As pessoas devidamente cadastradas podem pedir ajuda no momento em que estiverem em perigo. Basta apertar o botão disponível em seu smartphone por cinco segundos. Logo após, será gerada uma ocorrência de risco à integridade física pelos Centros de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (COPOM). Com isso, o atendimento será priorizado e a Polícia Militar utilizará as coordenadas geográficas da pessoa, para efetivamente encaminhar a viatura policial mais próxima para o local da ocorrência.

A iniciativa também envolve acordo de cooperação com o TJSP, que compartilha e atualiza diariamente banco de dados contendo todas as medidas protetivas emitidas pelo Órgão Judiciário. O efetivo policial também recebeu treinamentos para o eficaz atendimento de ocorrências geradas pelo aplicativo. Por fim, houve criação de novo código de ocorrência para registro e controle de situações ou de pedido de apoio acionados pelo aplicativo para subsidiar a tomada de decisão.

RESULTADOS

O App “SOS Mulher” tem registrado dados expressivos no Estado de São Paulo. Até 25 de setembro de 2020, foram registrados os seguintes números:

• Medidas protetivas concedidas (TJ): 333.135; • Downloads ativos (instalados): 15.976; • Usuárias cadastradas no App: 25.614; • Pessoas aptas a realizarem o chamado de emergência (medida protetiva concedida + cadastrada no

App): 15.986; • Acionamentos da PMESP via App: 1.311; • Atendimentos efetivos gerados pelo APP (deslocamento de viaturas ao local): 1.151; • Pessoas conduzidas ao Distrito Policial: 73; e • Pessoas presas: 24.

This article is from: