Page 1

Estúdio Multimídia “Adalberto Bottini”


3

Prezados, O estúdio multimídia do Palácio dos Bandeirantes é um poderoso instrumento para a excelência que o Governo do Estado de São Paulo persegue em todas as instâncias da gestão pública e, naturalmente, em sua comunicação com a sociedade. Os equipamentos de ponta e a configuração do novo espaço nos permitem interagir com todos os tipos de veículos de comunicação, sejam rádios, televisões, plataformas web, mídias impressas ou redes sociais, disponibilizando as informações mais precisas em tempo real. Entendemos que a comunicação é uma ferramenta de gestão pública. Como tal, deve ser aprimorada continuamente. Este estúdio é mais um canal para a prestação de serviços de qualidade aos cidadãos, em sintonia com as novas demandas da sociedade e com a velocidade que o nosso tempo exige. A partir dessa nova ferramenta, os agentes públicos poderão falar de maneira rápida com veículos do interior evitando deslocamentos e, literalmente, encurtando distâncias. Sejam bem-vindos. Tenham todos, neste espaço, as melhores e mais valiosas experiências profissionais.

Cleber Mata Secretário de Comunicação


4


ÍNDICE

Introdução

6

Uso do estúdio de vídeo

7

Uso do estúdio de rádio

12


6

INTRODUÇÃO O estúdio multimídia “Adalberto Bottini” é um espaço destinado à produção de materiais que informem as ações do Governo, dando transparência e prestando contas à população, seja por meio de imagens para vídeo/TV ou gravações de áudio com destinação a rádios. O seu uso é estritamente institucional a serviço do Governo de São Paulo.


USO DO ESTÚDIO DE VÍDEO


8

USO DO ESTÚDIO DE VÍDEO a. Serviços Disponíveis ‒ Gravação de boletins informativos de serviços ‒ Gravação de programetes: spots e quadros de temas de interesse público ‒ Gravação de entrevistas com teor informativo, especialmente de serviços voltados à população ‒ Entrevistas ao vivo: com avaliação prévia de pauta, perfil do programa/entrevistador, assim como interesse público ‒ Entradas ao vivo em programas de televisão ou transmitidos na internet. Vale as mesmas indicações acima ‒ Lives no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter: possibilidade de realização com mais de um entrevistado e transmissão em múltipla plataforma ‒ Interatividade com público por meio de chat ‒ Rodada de entrevistas do estúdio com outros locais fora do Palácio dos Bandeirantes ‒ Rodada de entrevista e repórteres em regiões diferentes da cidade e do Estado ‒ Edição e finalização de programas b. Pauta / Veículo As pautas são de responsabilidade das assessorias das secretarias, com aprovação prévia da SECOM.


9

USO DO ESTÚDIO DE VÍDEO O veículo pautado para a transmissão da reportagem, entrevista, boletim, entre outros, também deve ter a aprovação da SECOM. c. Horário de Funcionamento O estúdio funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, conforme agendamento prévio (item abaixo). d. Agendamento O estúdio multimídia poderá ser utilizado mediante agendamento prévio. Assessores das secretarias de Estado que desejarem usar os espaços podem requisitar o agendamento por meio do e-mail estudio@comunicacao.sp.gov.br. É recomendado ao interessado averiguar as necessidades do conteúdo e esclarecer se há recursos técnicos para a realização e produção do produto. A produção deve seguir rigorosamente o prazo previsto no agendamento para que não haja interferência em outros possíveis agendamentos na sequência. e. Traje para gravação Não usar nunca camisa, calça ou saia azul ou verde por causa do Chroma Key. Use peças únicas e em cores lisas.


10

USO DO ESTÚDIO DE VÍDEO O que evitar: ‒ Listras: camisas de listras fininhas provocam efeito ruim na tela. Caso seja uma opção, escolha as listras mais largas ‒ Estampas: por chamar muito a atenção, elas atrapalham a concentração da audiência ‒ Decotes: O decote pode alongar uma silhueta, mas evite decotes profundos ‒ Transparências: roupas transparentes Óculos Se não for imprescindível, evite óculos por causa do reflexo da iluminação. f. Equipamentos O estúdio de vídeo tem capacidade técnica para gravações e transmissões ao vivo, via internet “streaming”, com emissoras de TV de qualquer parte do país ou do exterior e conexões de vários tipos de sinais IP, HD e 4K. O estúdio de vídeo é equipado com fundo infinito, para uso de chroma-key e cenários virtuais previamente desenvolvidos pelo Departamento de Design Gráfico do Palácio dos Bandeirantes e aprovados pela SECOM. A tecnologia do software usada para gravação permite a interatividade com a audiência, por meio de chats com moderador. Todo o material ao vivo ou gravado será armazenado em “storage” alocado no switcher para posterior arquivamento.


11

USO DO ESTÚDIO DE VÍDEO Um profissional técnico será o responsável por operar as mesas de corte e de áudio, dando suporte a realização dos vídeos e transmissões durante os programas no horário agendado.


USO DO ESTÚDIO DE RÁDIO


13

USO DO ESTÚDIO DE RÁDIO a. Serviços Disponíveis b. Pauta / Veículo c. Horário de Funcionamento d. Agendamento e. Equipamentos


14

USO DO ESTÚDIO DE RÁDIO a. Serviços Disponíveis ‒ Gravação de boletins/matérias: produção de reportagem em áudio com voz do repórter e entrevista da fonte. Tempo médio de dois minutos por ser a duração adequada para programação das emissoras de rádio ‒ Distribuição de boletins: disponibilização do boletim pronto para utilização das emissoras ‒ Gravação de entrevistas: gravação de entrevistas com fontes indicadas pelo cliente. Sugere-se tempo entre 5 e 15 minutos. Este conteúdo pode ser aproveitado internamente, pode gerar matéria/boletim ou ser distribuído às emissoras de São Paulo ou do Brasil, dependendo da abordagem, se regional ou nacional ‒ Gravação de podcast: serviços de captação de áudio sem edição. Acompanhamento da fonte e gravação de todo o conteúdo (coletiva, discurso, sonora, manifestação) ‒ Entrevistas com emissoras de rádios: marcação de entrevista de interesse do cliente com emissoras, programas ou apresentadores de grande relevância e audiência em rádios do Estado de São Paulo. Esta entrevista pode ser no horário do programa ou gravada anteriormente, a combinar com a agenda do estúdio de rádio ‒ Edição e finalização de áudios: edição com seleção de trechos de interesse do cliente em software específico


15

USO DO ESTÚDIO DE RÁDIO ‒ Programetes: produção de conteúdo sobre tema específico com vinheta de abertura e fechamento. Tempo variável, não recomendado que seja superior a cinco minutos ‒ Produção de vinhetas e trilhas: produção, gravação e edição de vinhetas de rádio para utilização em programetes. Pode ser vinheta de abertura, encerramento ou de passagem. b. Pauta / Veículo Cabe ao assessor da pasta definir a pauta junto ao entrevistado com prévia aprovação da SECOM O veículo pautado para a transmissão da matéria, entrevista, boletim, entre outros, também deve passar por aprovação da SECOM. c. Horário de Funcionamento O estúdio funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 13h, conforme agendamento prévio (item abaixo). d. Agendamento Para utilização do estúdio, deverá ser realizado agendamento prévio. Assessores das secretarias que desejam utilizar o estúdio podem requisitar um agendamento por meio do e-mail estudio@comunicacao.sp.gov.br. Também é indicado aos interessados averiguar as necessidades e esclarecer as condições técnicas que o estúdio pode oferecer na realização e produção dos recursos de áudio.


16

USO DO ESTÚDIO DE RÁDIO É importante atentar aos prazos e ao planejamento do uso do espaço, para que a produção possa acontecer no horário programado. e. Equipamentos ‒ O estúdio de rádio possui tratamento acústico e conta com um operador da área técnica para manter em pleno funcionamento a relação dos equipamentos.


www.sp.gov.br

Guia atualizado em Janeiro de 2019.

Profile for Governo do Estado de São Paulo

Manual de utilização do Estúdio Multimídia Adalberto Bottini  

A comunicação é uma importante ferramenta de gestão pública. Como tal, deve ser aprimorada continuamente. O estúdio multimídia Adalberto Bot...

Manual de utilização do Estúdio Multimídia Adalberto Bottini  

A comunicação é uma importante ferramenta de gestão pública. Como tal, deve ser aprimorada continuamente. O estúdio multimídia Adalberto Bot...

Profile for governosp