Page 1

SUPLEMENTO INTEGRANTE DO BOLETIM OFICIAL DO MUNICÍPIO DE ITANHAÉM - Nº 201

Mosteiro • Guarau • Baixio • Ivoty tradição aliada ao progresso Uma região que vem se desenvolvendo no plano urbanístico, sem perder a sua característica original, voltada especialmente para a pesca. Assim pode ser definida a área da cidade formada pelos bairros Jardim Mosteiro, Guarau, Baixio e Ivoty. A reurbanização da área que forma o Roteiro do Pescador, o Centro de Defesa do Meio Ambiente no Ivoty, os investimentos em construção de praças para a prática de esportes e de novas unidades escolares, comprovam o potencial do bairro, que já começa a notar a expansão do setor do comércio.


Cidade tem Centro de Defesa do Meio Ambiente O Município de Itanhaém possui um Centro de Defesa do Meio Ambiente. O complexo fica na região do Baixio, próximo da divisa com o Ivoty, e conta com um centro de pesquisas do estuário do Rio Itanhaém, uma unidade de monitoramento ambiental, um posto da Fundação Florestal e um posto da Polícia Ambiental. O Centro de Pesquisa é usado por universidades para elaborar estudos sobre o ecossistema local.


Entreposto pesqueiro recebeu obras de revitalização Área de grande atividade pesqueira, o Entreposto do Baixio foi totalmente revitalizado pela Prefeitura. O trecho final da Rua Urcezino Ferreira, conhecida como Rua do Peixe, recebeu pavimentação de lajota inter travada e drenagem. Ainda foram feitas guias e sarjetas, reparos nas calçadas e rede de esgoto. Os boxes de pescado foram totalmente revitalizados pelo Governo Municipal, com todo o espaço readequado, reforma nos boxes e sanitários. A obra foi resultante de um convênio com a Caixa Econômica Federal.


Píer do Guaraú é um ponto turístico forte de Itanhaém O Roteiro do Pescador tomou forma em Itanhaém com a urbanização do Píer do Guaraú. O local, situado na Rua José Izidoro da Silva, no Jardim Mosteiro, conta com bancos, playground, além de três boxes e um banheiro, que possuem aproximadamente 40 m² e um portal de entrada. Houve também melhorias na iluminação, proporcionando maior segurança. A obra foi realizada através de um convênio entre a Prefeitura e o Departamento de Estâncias, Apoio e Desenvolvimento (DADE). O lugar se tornou um dos pontos preferidos dos turistas e da população local que aprecia a pesca amadora. Quem passar pelos dois lugares terá a oportunidade de conferir uma grande variedade de produtos, como pescada e cação, capturados em alto mar, por meio da pesca artesanal. O deck do Roteiro do Pescador atende todos os dias, das 8 às 19 horas.


MARINAS ALUGAM BARCOS Itanhaém também tem à disposição dos munícipes e turistas opções de marinas que alugam barcos para a pesca, sendo o Baixio e o Guaraú os principais pontos. Os preços podem variar de acordo com a embarcação e os serviços oferecidos.

Comércio se desenvolve na área Região de comércio tradicional, a área do Jardim Mosteiro e adjacências atraiu um número significativo de novos estabelecimentos. Nos últimos seis anos, foram 23 comércios abertos, incluindo os três boxes do entreposto do Baixio, utilizados para a venda de pescados. A feira livre montada ao lado do Campão, no Mosteiro é uma das mais tradicionais da cidade.

Confira abaixo a lista de marinas e portos na Cidade: MARINAS E PORTOS Marina do Clube Náutico (13) 3422-2527; Marina Daipré (13) 3427-5638; Marina Maitá (13) 3422-5530; Marina Morena (13) 3422-1010; PESCA ESPORTIVA (ALTO MAR) Arnaut (13) 3427-5765; Badejo (13) 3427-8453; Barco Rosa Morena (13) 34276165; Barracuda I, III, IV e VII (13) 3426-8828; Eco Pesk Tur (13) 3426-8828; Flecha (13) 3426-8828; Dourado (13) 3427-8453 / 9702-2782; Itacolomi (13) 3426-3743; Marina Pesca no Mar (13) 3427-8453; Miraguaia (13) 3427-8453; Pampo (13) 3427-8453; Pescados Rubão (13) 3426-3743; Sol Nascente 3 e 5 (13) 3427-1969; Paparyko (11) 5083-3462; Xareu (13) 3427-8453


Unidades escolares concentram mais de mil vagas na região Três unidades escolares, divididas entre escola municipal, estadual e creche conveniada atendem crianças dos bairros Baixio, Guaraú e Jardim Mosteiro. Ao total são disponibilizadas 1.288 vagas a alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio nas três unidades, que são as seguintes: Escola Municipal Leonor Mendes de Barros I, Escola Estadual Profº Jon Teodoresco e Creche Conveniada Promoção Humana de Itanhaém.

escola municipa

Quatro unidades escolare e creche atendem criança Ao total, são disponibiliza ensino fundamental e méd por reformas e ampliação coberta, laboratório de in atende 363 alunos da pré

Creche municipal joan Maria do nascimento

Ginásio é reformado e ampliado no Jardim Mosteiro A Prefeitura reformou e ampliou o Ginásio Poliesportivo da E.M. Leonor Mendes de Barros, no Jardim Mosteiro. A nova quadra obedece as normas para acesso universal de cadeirantes, inclusive com adaptações para vestiários e banheiros. Além disso, há uma sala de aula de educação física para crianças com necessidades especiais e uma cozinha laboratório. O investimento foi de R$ 500 mil.

A creche Joana M Nascimento inaugurada possui 51 crianças do m e II. Na unidade há um r banheiro, salas de mate administrativa e pla As crianças permane instituição em período in creche São José II que é v a E.M. Lions Clube at crianças do Berçário ao II. A unidade possui t de aula, refeitório, cozi banheiros, lavanderia, e pátio.


al lions clube

es, divididas entre escola municipal, estadual as nos bairros Jardim Ivoty e Cidade Anchieta. adas 957 vagas a alunos da educação infantil, dio. A partir de 2005, a E.M. Lions Clube passou de duas salas de aula, a construção de quadra nformática e biblioteca. Atualmente, a unidade é-escola ao 5º anos.

na

Maria do a em 2010 maternal I refeitório, ernal, sala ayground. ecem na ntegral. A vinculada tende 68 Maternal três salas inha, dois recepção

Escola Lions Clube tem quadra poliesportiva Os estudantes da Escola Municipal Lions Clube, no Jardim Ivoty, contam com um espaço para prática de esportes e lazer. Em 2010, foi entregue no local uma mini-quadra poliesportiva coberta. A obra teve o custo de R$ 266 mil provenientes de orçamento próprio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.


Passagens de nível facilitam acesso ao Centro A Prefeitura de Itanhaém construiu duas passagens para o Centro. Um novo caminho liga a marginal da linha do trem à via de acesso entre as Praças Narciso de Andrade e Carlos Botelho. O outro atalho liga a Praça Carlos Botelho à Rua Antonio Olívio de Araújo pela linha férrea.


Campão é reformado Antigo sonho dos esportistas, a tradicional Praça de Esportes Aurélio Ferrara (Campão) foi totalmente reformada, com sistema de drenagem e novo gramado. O Campo de futebol agora tem dimensões oficiais, e já recebeu serviços de aterramento do campo, construção de mureta, alambrado e portões de acesso. O local será utilizado para sediar escolinhas vinculadas ao Departamento de Esportes e aos diversos campeonatos de futebol do Município.

Grêmio Ivoty é tradição na região Atividades esportivas estão presentes na região. Atualmente em reforma, o campo do Grêmio Ivoty é palco de futebol amador. A obra de reforma do campo tem como o objetivo incentivar a prática de esportes para jovens, visando à formação de futuros jogadores de futebol.

Skate Park é referência no Ivoty Desde 2008, os skatistas de Itanhaém contam com o Skate Park. A pista tem 600 m² e conta com obstáculos e uma área que pode ser comparada a uma piscina, mais conhecida como cápsula, que possui rampas de 1,40 metros, onde os praticantes do esporte realizam diversos tipos de manobras. O empreendimento está localizado na Avenida Adutora, entre a Avenida Tiradentes e a Rua Cuba, no Jardim Ivoty. Foi realizado com recursos da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, do Governo do Estado e da Prefeitura.


Bairro ganha nova Praça de Esportes O Jardim Ivoty vai ganhar uma nova praça para prática de esportes e lazer. O novo espaço vai se chamar Praça Antonio José dos Santos e está em construção na Avenida Oswaldo Cruz, esquina com as Ruas Argentina e Venezuela, numa área de 1.038,27 m².

Unidade de Saúde da Família do Centro atende 16 bairros Com duas equipes, cada uma com um médico e um enfermeiro, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Centro atende 16 bairros (incluindo Baixio, Guaraú, Jardim Mosteiro e Jardim Ivoty), com um total de 8.138 pacientes, que têm à disposição atendimento nas áreas de saúde da mulher, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, dentista, psicólogo, planejamento familiar, farmácia, entre outros. Para os hipertensos e diabéticos, é formado um grupo especial, no qual fazem terapia em grupo, aferição de pressão e teste de glicemia. A unidade também oferece aos pacientes um grupo de Tai Chi Chuan, técnica chinesa de meditação em movimento. A Unidade de Saúde do Centro fica localizada na Rua Artur Bernardes, 28. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.


Cescrim Paula Vegas é referência no atendimento às gestantes e crianças O cuidado com a saúde de gestantes e crianças é o foco do trabalho do Centro Especializado na Saúde da Criança e Mulher (Cescrim Paula Vegas). O atendimento vai desde o início da gravidez, no caso de gestantes de risco, até os primeiros meses ou, dependendo do caso, os primeiros anos de vida das crianças. No local também há o posto de coleta de leite humano, que recebe doações de mulheres com leite materno excedente. A unidade ainda faz exame preventivo Papanicolau, terapia fonoaudiológica para crianças de 2 a 11 anos, encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou pela Secretaria de Educação; e planejamento familiar. Atualmente, a unidade atende 109 gestantes e 168 crianças, que contam com uma equipe de 15 profissionais, entre assistente social, pediatra, ginecologista e fonoaudiólogo. O Cescrim Paula Vegas fica localizado na Avenida Tiradentes, 184, no Jardim Mosteiro. O horário de funcionamento é das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.


População dos bairros é atendida pelo CRAS do Oásis As famílias dos bairros Baixio, Guaraú , Jardim Mosteiro e Ivoty são acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Oásis. O local auxilia famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, com vínculos afetivos frágeis, discriminados por questões de gênero, etnia, deficiência ou idade. A unidade realiza o acompanhamento socioassistencial dessas pessoas, fazendo primeiro atendimento social, além de encaminhá-los para programas do Governo Federal ou Estadual. O Centro é responsável pela organização de programas como Bolsa Família, Pró-Jovem, Renda Cidadã, Ação Jovem, entre outros serviços. O CRAS fica situado na Rua José Batista Campos, 1.572; e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone para contato é (13) 3427-7660. EscolaS MunicipaIS EM Leonor Mendes de Barros I End.: Rua Cuba, 180 – Jd. Mosteiro Tel.: 3426-3837 / 3426-0220 (orelhão) E.M. Lions Clube End.: R. Joaquim Pedro do Nascimento, 285 - Jd. Ivoty Tel.: 3426-3539 / 3426-0693 Escolas EstaduaIS E.E. Profº Jon Teodoresco End.: Av. Tiradentes, 46 – Jd. Mosteiro Tel.: 3422-4342 E.E. Milton Martins Poitena End.: R. Joaquim Pedro do Nascimento, 297 Jardim Ivoty - Tel.: 3422-2713 / 3422-2714 CrecheS Promoção Humana de Itanhaém End.: Av. José Batista Campos, 50 – Jd. Mosteiro (100 alunos) - Tel.: 3426-9376 Joana Maria do Nascimento Vinculada a EM LIONS CLUBE End.: Rua Humberto Ataulo, 540 – Jd. Ivoty Tel.: 3427-1239 SÃO JOSÉ II - Vinculada a EM LIONS CLUBE End.: Av. José Batista Campos, 473 – Anchieta Tel.: 3427-2227

SERVIÇOS Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Rua José Batista Campos, 1.572 (Jardim Oásis). Atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone é (13) 3427-7660. Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim) Paula Vegas Avenida Tira­dentes, 184, no Jardim Mosteiro. Atende de se­gunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas Coleta de lixo Jardim Mosteiro - diariamente, com início na Rua Júlio Pires às 10h30 e término na Rua Marechal Rondon às 11 horas. Jardim Ivoty – diariamente, com início na Rua Manoel Poitena (Eletro Móveis) às 14 horas e término na Rua Manoel Poitena (Escola/Campo) Coleta seletiva Quinta-feira | Bairros: Guaraú, Baixio, Jardim Mosteiro e Vila São Paulo Sexta-feira | Bairros: Suarão, Ivoty e Belas Artes (região do Jardim Ieda e Corumbá) Feira livre QUARTA-FEIRA |Ivoty – Rua Maria Antônia Lopes Leitão SEXTA-FEIRA | Jd Mosteiro – Rua Dom José Gaspar e Silva ônibus: Linha Centro/Mambú

Bairros em Desenvolvimento Mosteiro, Guaraú, Baixio e Ivoty  

Suplemento integrante do Boletim Oficial de Itanhaém nº 201

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you