Issuu on Google+

AVENIDA MAMÉDIO TAMBUQUE

PRAÇAS E RUAS GANHAM OBRAS DE INFRAESTRUTURA E REVITALIZAÇÃO A Rua Mamédio Oliveira Tambuque foi pavimentada em toda a sua extensão. Esta é uma importante via na Chácara das Tâmaras, na região do Belas Artes. Com a pavimentação, se tornou uma alternativa importante para a movimentada Avenida Harry Forssell (antiga 31 de Março), no Jardim Sabaúna, próxima ao Terminal Rodoviário de Itanhaém. E as praças Ângelo Guerra, Januário Carrechel Guerra e Kardec Rangel Velloso (Centenário Japonês) receberam serviços de revitalização e são pontos de referência importantes no bairro.

SERVIÇOS ESCOLAS MUNICIPAIS E.M. Maria Graciette Dias Endereço: Rua Antonio Parreira, 202 Tel.: 3426-7624

SUPLEMENTO INTEGRANTE DO BOLETIM OFICIAL DO MUNICÍPIO DE ITANHAÉM - Nº 197

BAIRROS EM DESENVOLVIMENTO s e t r A s a l Be

E.M. Prof. Carlos Augusto Guimarães da Silva Endereço: Rua Antonio Parreira, 650 Tel.: 3426-4744 / 3426-0277 (orelhão) ESCOLA ESTADUAL E.E. Profª Silvia Jorge Pollastrini Endereço: Rua Professora Alice T. C. Saraiva, 32 Tel.: 3422-4814 / 3422-4977

PRAÇA JANUÁRIO CARRECHEL

UNIDADE DE SAÚDE Endereço: Rua Henrique Júlio Lima, 112 Tel.: 3426-1402

BELAS ARTES: UM BAIRRO EM CRESCIMENTO

ÔNIBUS MUNICIPAIS Belas Artes – com intervalos de hora em hora a partir das 6 horas FALE COM A PREFEITURA Acesse a internet e se cadastre nas redes sociais: Twitter (www.twitter.com/pref_itanhaem) Facebook(www.facebook.com/governomunicipaldeitanhaem) YouTube (www.youtube.com/governomunicipal) Flickr (www.flickr.com/governomunicipaldeitanhaem) Para receber as informações da Prefeitura por e-mail envie mensagem para imprensa@itanhaem.sp.gov.br

PRAÇA CENTENÁRIO JAPONÊS

Muitos munícipes que veem o bairro Belas Artes nos dias de hoje podem não imaginar, mas todo seu crescimento aconteceu em pouco mais de 60 anos. Seu curioso nome se deve ao fato de o bairro ter surgido em volta do terreno de uma antiga sede da Associação Paulista de Belas Artes, onde hoje se situa a Garagem Municipal e a Casa da Música. A influência dos artistas que frequentavam a Cidade foi tanta que os nomes de muitas de suas ruas remetem a grandes artistas brasileiros, como Oscar Pereira da Silva, Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo, Victor Meirelles, entre outros.


USF BELAS ARTES

Uma equipe de três médicos, três enfermeiros e três agentes de saúde. Esse é o grupo que atende a população de cerca de 14 mil pessoas de seis bairros que a Unidade de Saúde da Família do Belas Artes cobre: Praia do Sonho, Cibratel I e II, Jardim Ieda, Jardim Sabaúna e o próprio Belas Artes. Os atendimentos vão da infância à terceira idade, passando por alguns atendimentos especiais como é o caso da saúde da mulher, atendimento ginecológico e coleta de preventivo, e o grupo de hipertensos e diabéticos, também conhecido como “hiperdia”.

PAINEL HISTÓRICO É DESCOBERTO NA GARAGEM MUNICIPAL Um painel de azulejos pintado à mão reunindo índios, jesuíta e colonizadores no mesmo cenário foi descoberto na Garagem Municipal. A obra, até então ignorada por quem trabalha no local, está assinada, com data de 1955, e faz alusão ao período colonial do Brasil e foi descoberta recentemente, mas ainda não tem identificação do autor. O painel está sendo estudado para possível restauração

PREFEITURA E SEBRAE MÓVEL REALIZAM ATENDIMENTO Com o objetivo de orientar empresários e futuros empreendedores da Cidade, a Prefeitura de Itanhaém formalizou parceria com o Sebrae para realizar um plantão de atendimento gratuito à população. O projeto Sebrae Móvel esteve em março deste ano no Município para prestar esclarecimentos sobre como abrir uma nova empresa, ampliar negócios, financiamentos, entre outras orientações empresariais.

NOVOS COMÉRCIOS NOVOS COMÉRCIOSSE SEEXPANDEM EXPANDEM Os investimentos realizados nos últimos anos transformaram o bairro do Belas Artes e região no maior pólo de atração para novos empreendimentos comerciais em Itanhaém. Somente em 2010, foram expedidas 353 licenças de funcionamento. Dos comércios que se instalaram nos últimos anos, destacam-se os supermercados Extra e o Dia%. O Banco Bradesco abriu uma nova agência no Belas Artes, após constatar um grande crescimento econômico no local. Houve grandes investimentos em toda a região – Belas Artes, Ieda, Iemanjá, Corumbá, Sabaúna, Chácara das Tâmaras, Praia do Sonho e Cibratel I e II. Entre as obras mais importantes estão a construção de escolas, postos de saúde, pavimentação de vias e melhorias na iluminação pública.


CETPI OFERECE CURSOS GRATUITOS A escola foi inaugurada, em 30 de Setembro de 1990, por iniciativa do Governo Municipal, através da criação da Lei 2377/89 em convênio com o SENAI, para ministrar cursos, visando possibilitar aos alunos condições de inclusão social e profissional. Em 1999 a Escola PréProfissionalizante recebe o nome de Arthur Ebling de Oliveira em homenagem póstuma ao um jovem advogado integrante de uma família tradicional. Em abril de 2005, houve um enorme avanço possibilitando o desenvolvimento de diversos cursos com a criação do Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém (CETPI). O CETPI foi construído em uma área de 1095 m², sendo mantido com recursos próprios do Município e tornando-se a única instituição do Litoral que possui um grande número de cursos gratuitos. Desde sua inauguração até o 2011 o CETPI já formou 21. 870 profissionais da cidade e região.

E.M. MARIA GRACIETTE DIAS

O bairro Belas Artes conta com a Escola Municipal Professora Maria Graciette Dias, construída pela Prefeitura em 2009, na Rua Antonio Parreira, 65. O empreendimento atende cerca de 400 alunos com ensino integrado para alunos com idades entre 4 meses e 10 anos. Há ainda Escola Municipal Carlos Augusto Guimarães da Silva, também na Rua Antonio Parreira, s/nº.

PROJETO FLORES DA MATA

GINÁSIO DE ARTES MARCIAIS

O projeto Flores da Mata integra o Programa Tempo Todo, da Secretaria Municipal de Educação. É um espaço que foi desenvolvido visando os ensinamentos de preservação do meio ambiente para crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, em período alternado ao da escola em que estudam, que residam nos bairros Belas Artes, Chácara das Tâmaras, Jardim Ieda e Jardim Corumbá. O núcleo fica localizado na Avenida Harry Forssell , 338.

Itanhaém é a única cidade da Baixada Santista que conta com um ginásio específico para a prática de artes marciais. Localizado na Rua Alice Teixeira Saraiva, 65, Belas Artes, possui arquibancada para cerca de mil pessoas e foi inaugurado em abril de 2009. No local, também são ministradas aulas gratuitas de karatê e judô. Os representantes do esporte já conquistaram grandes títulos para a Cidade, como panamericanos a sulamericanos.

E.M. CARLOS AUGUSTO GUIMARÃES DA SILVA


IGREJA SANTA TERESINHA PARÓQUIA É SÍMBOLO DA RELIGIOSIDADE DO BAIRRO A igreja da Paróquia Santa Teresinha, localizada na Rua Oscar Pereira da Silva, 168, no Belas Artes, conta com um novo pároco. O Padre Emerson Rossine de Lima tomou posse em celebração eucarística realizada recentemente com a presença do Bispo Diocesano Dom Jacyr Francisco Braido. O Padre Emerson sucedeu o Padre Élcio de Assis Machado, e manteve o compromisso de continuar os projetos em

CASA DA MÚSICA

MUTIRÃO DE LIMPEZA PASSA PELA REGIÃO DO BELAS ARTES O projeto Mutirão nos Bairros percorreu o Belas Artes e região em março deste ano, na área que abrange os núcleos de Jardim Santa Teresa, Jardim Ieda e Jardim Corumbá. A ação foi desenvolvida com o objetivo de solucionar os problemas mais urgentes apontados pela população. Uma equipe formada por 100 operários executou serviços de roçada, varrição de ruas e calçadas, reparos em trechos de calçamento e pintura de sinalização de trânsito e faixas de pedestres.

Na área cultural, a Casa da Música, que fica na Rua Oscar Pereira da Silva, 202, é referência na Cidade. O espaço oferece aulas de instrumentos musicais, técnica vocal, canto coral, teoria musical, linguagem e extensão musical, além de ballet, dança de salão, dança de rua, expressão corporal, baliza, e pintura em tela. Após passar por uma ampla reforma, o prédio da Casa da Música foi reinaugurado no dia 2 de abril. A estrutura teve troca de forro, manutenção na parte elétrica e pintura em todo o prédio. Para o início das aulas, a administração admitiu os aprovados do concurso para os cursos de violão, violino, guitarra, contrabaixo, bateria, percussão, melofone, euphonium, trombone, piano, trompete, flugel, balé, trompa, baliza e corpo.


Suplemento Especial Bairros em Desenvolvimento - Belas Artes