Issuu on Google+

CAPA: Galorapina da complexidade (acrílico sobre tela), obra do artista Ivo Maia, baseada na Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Tanto a obra como o autor estão ligados ao Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) de Ceará-Mirim/RN e ao Movimento Alternativo GOTO SECO. Frase do Mestre Chico Science, assim como ‘outros Chicos’ do nosso Brasil, esplendidos em sua reflexão diária.

BRAÇOS CRUZADOS

SALVE!!!

Goto Seco indica:

Para Ler: A Conquista do Pão, de Piotr Kropotkin, em 1892. Filosofia anarquista e revolucionária. Vale a pena conhecer e refletir. Para Ouvir: Cânticos de Terreiro, cantados pelo babalorixá Luiz da Moriçoca, líder de um centro de culto a religião afro-brasileira, Candomblé (pra quem quer conhecer mais sobre nossa cultura). Para Navegar: www.icmbio.gov.br, site pra quem procura informações sobre meio ambiente, um dos órgãos de monitoramento da nossa tão agredida fauna e flora. Para Ver: O Trem (The Train), filme em P&B de 1965, com Burt Lancaster, sobre a heroica resistência dos ferroviários franceses para salvar seu acervo cultural durante a 2ª Guerra.

O Goto Seco...

Aclamou: A condenação de 16 vereadores de Natal na operação Impacto, mostrando que ainda há luz no fim,... bem no fim do túnel. Abominou: O projeto de implantação futura de um presídio estadual em Ceará-Mirim, tendo em vista as constantes fugas nos que já existem. O povo quer geração de emprego! “A sabedoria do povo daqui, é o medo dos homens de lá”... Escreva no Goto Seco, solte sua idéia, poesia, crítica.... participe!!!

EM BUSCA DA VIDA A minha sensibilidade é ferida Por esta vida corrida A indiferença parece a melhor defesa Para essa tristeza Para essa pressa Mas a minha mente pensa E não aceita essa pobreza. Eu só quero ter a certeza que vivi Que não apenas corri Numa vida vazia, vaga e vã. Só assim, para morrer a cada dia Pra renascer a cada manhã. ZENILDO CÉSAR Poeta potiguar, poesia retirada do livro Milhões de Uns, 2010. Este zine é escrito, editado e ilustrado por Eduardo C. e C.Henrique, e colaboradores, com exceção das matérias assinadas que não correspondem necessariamente à opinião dos editores. Não possui nenhum vínculo partidário, comercial, institucional ou governamental. Envie seu texto, poesia, arte, crítica, dúvida, sugestão, para GotoSeco@yahoo.com.br ou acesse

www.GotoSeco.blogspot.com

Ceará-Mirim continua a mesma. A mesma inércia econômica, a mesma paz que eu não quero ter, como já dizia o cantor Falcão d'O Rappa. Diante de tantos gastos de campanha, o município padece diante de antigos e vindouros problemas. Definhando em educação com nossas escolas diminuindo em quantidade e em qualidade estrutural, visto que ‘desde que me entendo por gente’, a população escolar aumenta e as escolas não acompanham o mesmo ritmo, incluindo aí também, as estaduais que aqui fixam-se, como é o caso da Mons.Celso Cicco que após quase 3 anos fechada, recomeçam as obras coincidentemente em período eleitoral. Problemas no nosso aterro sanitário enlouquecem o olfato dos que aqui respiram, onde sem nenhum tratamento, nem aproveitamento ou projeto de reciclagem, resta-nos o odor do chorume que, em épocas, torna-se insuportável. A insegurança crescente que acabou com as 'cadeiras na calçada' típicas de cidades pacatas como era a nossa e de quem se aventura a sair durante a noite. Insuportável, mas não o bastante, pois vem mais por aí. O projeto do presídio estadual em Ceará-Mirim, a duplicação da BR-406 que nosso município ficará de fora e a possibilidade do fim do trem urbano Ceará-Mirim/Natal, serão a gota d'água para nossa população que fica na espera de dias melhores, porém que em(quase) nada mobiliza-se diante de tantas 'tapas na cara'. O 'quase' nada que cito, refere-se a alegria mostrada em adesivar carros, ou a disposição de ir para carreatas, ou até mesmo de sair nas ruas como saem os cabos eleitorais e os favorecido$ políticos de nossa cidade gritando candidaturas... queria sim, ver essas pessoas lutarem por dias melhores, com aquele entusiasmo, vontade, pagando sua própria gasolina, indo pra rua mesmo...utopia?! Gostaria de ver debates acalorados como os que acontecem nas redes sociais por pessoas desta cidade sobre os problemas que relatei acima e vários outros. Infelizmente o que vem por trás de tamanha disposição e vontade de ir ás ruas é o dinheiro, nem que seja momentâneo ou por quatro anos. No final, as eleições acabam, uns poucos comemoram e a maioria padece, esperando por dias melhores de braços cruzados. C.Henrique


ENQUANTO ISSO...NUMA CIDADE NÃO MUITO LONGE DAQUI.. !!!!!!

MOVIMENTO ALTERNATIVO

Edição Especial “IV Encontro de Música, Arte e Poesia”

Esta folha está reservada para seu texto, poesia, desenho, pintura, música, charge e várias outras expressões de arte que desejar publicar aqui. Aguardamos. Nos envie um e-mail. Temos muito a mostrar e a dizer, mas agora queremos ver você. Espaço livre para todos.

EM BREVE, próximas II edições...

Ano de eleição! Parada para Reflexão! "...Pois, no dia em que as antigas instituições forem despedaçadas sob o machado do proletariado, vozes serão ouvidas gritando: Pão para todos! Casa para todos! Direito para todos à uma vida confortável! E essas vozes serão ouvidas. O povo dirá para si mesmo: Vamos começar satisfazendo nossa sede pela vida, a alegria da liberdade que jamais havíamos conhecido. E então após todos experimentarem a felicidade, começaremos a trabalhar; o trabalho de demolição dos últimos vestígios do domínio da classe-média, com sua moralidade calculada, sua filosofia do débito e do crédito, suas instituições de minas e brilhantes...". Pyotr Kropotkin, A Conquista do Pão “Se você chegou a conclusão de que todo político é inútil. É porque está na hora de você votar nulo” :: Dê preferência aos que APOIAM O MOVIMENTO::::::::

& SAIBA MAIS: www.GotoSeco.blogspot.com

CURSO DECISIVO CULTURA VINHOS

POSTO PORTAL DO VALE FLASHTEC INFORMÁTICA

PONTO DA CÓPIA

PLAZA PARK AQUÁTICO

DOM OSCAR

FATEX CURSOS

“(...) Eu

pulei, eu pulei E corri no coice macio Só queria matar a fome No canavial na beira do rio.” Chico Science (O Cidadão do Mundo)

Nº 35 – Setembro/2012 ZINE INDEPENDENTE ALTERNATIVO


Zine GOTO SECO nº35 (Set-2012)