Page 1

MEMO RIAS DE CABO DELGADO COLONIAL LEMBRANDO OS ÚLTIMOS ANOS DA ADMINISTRAÇÃO PORTUGUESA NO CONCELHO DO IBO (1969 / 1974 – CONTINUAÇÃO)

ANO DE 1972

© ForEver PEMBA 2012

Por Carlos Lopes Bento


MEMÓRIAS DE CABO DELGADO COLONIAL LEMBRANDO OS ÚLTIMOS ANOS DA ADMINISTRAÇÃO PORTUGUESA NO CONCELHO DO IBO (1969-1974) Carlos Lopes Bento1 (Continuação) Ano de 1972 Inicio as notícias do ano de 1972 com a costumada e tradicional saudação do presidente da C: Municipal do Ibo.

1

- Doutorado em História dos Factos Socias pelo ISCSP, da U.T.Lisboa. Antigo presidente da CM do Ibo. Antropólogo. Tesoureiro da SG de Lisboa.

1


No Notícias de Lourenço Marques, de 23 de Junho de 1972, o seu delegado em Cabo Delgado, o ilustre jornalista Luís Fernandes, fez um retrato do concelho do Ibo, descrevendo o que havia sido feito, o que se pensava fazer e o que era necessário fazer, nas suas várias áreas:

2


3


2

A Saudação que o citado Jornal prestou ao Concelho do Ibo e às suas gentes, na pessoa do geronta, filho do Ibo, Rodrigo José Carrilho:

2

O trabalho referenciado e elogiado pelos órgãos de comunicação social, viria a ser reconhecido pelo Governo Geral de Moçambique, ao louvar o administrador Carlos Lopes Bento e a considerar os seus serviços distintos e relevantes, pela sua acção desenvolvida em prol da promoção socioeconómica e cultural das populações do concelho(BOM 104, IIªsérie, de 7.9.1972) e a conceder-lhe a medalha de prata de dedicação e mérito “pelo seu excepcional zelo, lealdade, dedicação, elevado bom senso e capacidade organizadora”(BOM 67, IIª série, de 7.6.1973).

4


Também o comerciante Wong Jan, figura típica da Vila do Ibo e de Cabo Delgado, mereceu, por parte do Noticias de Lourenço Marques, uma merecida referência:

5


O Clube Desportivo do Ibo e as suas dificuldades não foram esquecidas pelo dito jornal Notícias de Lourenço Marques:

6


7


Empresas nos Festejos de 1972

8


Para além dos Festejos do

são de assinalar, em 1972, mais dois acontecimentos: a visita ao Ibo, de Miss Moçambique/Portugal, Iris Maria, com raízes familiares nesta histórica ilha; e a homenagem e festa de despedida prestada, pela população do Ibo, ao casal Maria Augusta Alves, professora do ensino primário e a Carlos Bento, administrador de concelho e presidente da C.Municipal, por terem deixado, a seu pedido, de exercer funções no concelho. Visita de Miss Moçambique/Portugal à Vila do Ibo, em 26 de Fevereiro de 1972 Excerto do jornal Notícias da Beira, de 28 de fevereiro de 1972, que noticia o evento:

9


IMAGENS

Iris Maria é recebida, carinhosamente, no campo de aviação do Ibo

Iris Maria saudada pela população e no almoço no Clube Desportivo do Ibo.

10


Festa de despedida do Casal Lopes Bento, em 19 de Agosto de 1972. Este acontecimento foi noticiado, pelo jornal Diรกrio de Lourenรงo Marques, de 25 de Agosto de 1972:

11


3

3

-Lembra-se que o senhor Governador Geral de Moรงambique, visitou a ilha do Ibo, em 1.1.1971, tendo

12


A promessa que então fez o administrador Lopes Bento, de estar, espiritualmente, sempre no Ibo e de escrever alguma coisa sobre a história e gentes das ilhas de Querimba, até agora, não deixou de ser cumprida. IMAGENS

Um abraço de agradecimento do filho do Ibo, Filipe de Oliveira

O comerciante Mussa Ali Momade saúda o homenageado

sido, calorosamente, recebido por toda a população.

13


O filho do Ibo, Carlos Alberto Soares, no uso da palavra

O regedor Muaba Bonga, Ali Amo, proferindo o seu discurso

14


O adm. Carlos Bento agradece, em seu nome e de sua Esposa, a festa de despedida

(Continua)

15


O trabalho continuará em breve com o ano de 1973 © ForEver PEMBA 2012

16

MEMORIAS DECABO DELGADO COLONIAL - 1972  

MEMÓRIAS DE CABO DELGADO COLONIAL LEMBRANDO OS ÚLTIMOS ANOS DA ADMINISTRAÇÃO PORTUGUESA NO CONCELHO DO IBO (1969-1974) - Carlos Lopes Bento1...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you