Issuu on Google+

Curiosidades sobre a água: A Terra é chamada o Planeta azul quando vista do espaço porque apresenta uma tonalidade azulada, isto acontece porque cerca de 71% da superfície da Terra é constituída por água. -O Homem pode sobreviver cerca de 50 dias sem comer, mas pode morrer em poucos dias (em média 4), por falta de água no seu organismo. -Um autoclismo que esteja a perder água pode desperdiçar, em seis meses, 171.000 litros de água.

Doenças provocadas pela contaminação da água:

Água

-Cólera: diarreia, vómitos, cãibras e rápida desidratação. -Gastroenterite vital: diarreia, vómitos, desidratação grave. -Hepatite: febre, mal-estar geral, falta de apetite.

-Uma torneira a pingar pode desperdiçar cerca de 190.000 litros por ano. -É verdade que existe muita água no planeta, mas apenas 2.5% é doce.

Trabalho realizado por: -Gonçalo Ramos nº14 9ºA -Beatriz Cortês nº8 9ºA -Andreia Marteniano nº6 9ºA

“A água é um bem precioso, por isso sê generoso ”


Dicas para poupar água A água é um recurso natural limitado e essencial à vida. A sua distribuição no planeta, e no nosso país, não é uniforme. A sua falta é um problema mundial.

Cozinha: -Antes de lavar pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo. -Mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças.

Casa de banho: -Evite os banhos de imersão; -Tome duches rápidos e não deixe a água a correr enquanto se ensaboa; -Feche a torneira enquanto escova os dentes; -Use o autoclismo quando só for necessário. -Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada. -Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia.

No jardim: -A relva é uma planta que necessita de enormes quantidades de água. Por isso se tem um jardim relvado, regue de manhã cedo ou ao fim da tarde, por forma a reduzir a evaporação. -Água não utilizada ou levemente utilizada pode ainda servir. Por isso regue as plantas da casa com a água recuperada da chuva ou com a que sobra na panela depois de alguém ferver ou aquecer vegetais. Esta será mais rica em nutrientes, embora seja necessário deixá-la arrefecer antes da rega.


A água