Page 1

2,50€

Julho 2012

Edição nº 2


ÍNDICE ....................................................................................................................................... 3 Take a Look................................................................................................................................ 4 A Rúbrica “Take a Look” deste mês mostra-nos ao pormenor o que é uma Reserva Mundial de Surf. Especial ...................................................................................................................................... 8 Nesta edição especial, temos a única Reserva Mundial de Surf da Europa e a 2ª no Mundo a receber esse estatuto. A Ericeira é o local que falamos, vamos fazer uma viagem e lembrar-mo-nos de como foi à quase um ano atrás. Nas Curtas ................................................................................................................................. 16 as sC Cu urta ta as ........ .. Nas curtas é uma rúbrica onde se mostra o que se passou no mundo da música, do surf e do skateboarding. Nesta Edição fala-se do Volcom Fiji Pro, da 2ª Etapa da SLs e do festival de Reggae, Sumol Summer Fest que aconteceu na Ericeira no mês de Julho.

À Lupa com... ............................................................................................................................ 18 “À Lupa com … “ é uma rubrica de entrevistas, nesta edição estivemos ‘À Lupa com...’ o Surfista Português Tiago Pires, onde recordamos a atribuição do estatudo de Reserva Mundial de Surf à Ericeira.

A trade é a tua nova revista sobre Skateboarding e Surf, podes encontrar revistas com Skateboarders e Surfistas Portugueses e noticias sobre tudo o que se passou pelo mundo do Skateboarding e do Surf, a nível Nacional como Internacional. Podes esperar as curtas da Música, do Skate e do Surf, descobre tudo o que há de novo.

www.trademag.pt - trademag@gmail.com

Junho 2012


TAKE A LOOK

INSIDE OF Reservas Mundiais de Surf (World Surfing Reserve)

O que é uma reserva mundial de Surf e qual a sua missão? Uma Reserva Mundial de Surf (World Surfing Reserve) consiste na identificação, designação e preservação de onda ou faixa costeira que se destaca pela sua qualidade, reconhecida a nível internacional, para a prática do surf e demais desportos de ondas, com o objectivo de a promover e preservar. As reservas Mundiais de surf constituem uma figura inovadora, que pretende – à semelhança do que a UNESCO faz ao classificar determinados locais como património da humanidade – demonstrar à comunidade internacional o valor de certas ondas e respectivas orlas costeiras em termos ambientais, sociais, culturais e económicos.

Como nasceu a World Surfing Reserves? Save The Waves Coalition, juntamente com os principais parceiros, National Surfing Reserves (NSR) Australia e a International Surfing Association (ISA), lançaram a World Surfing Reserve (Reservas Mundiais de Surf) em 2009. A iniciativa cria uma rede global de reservas de surf destinadas a educar o mundo sobre o enorme valor universal desses locais especiais e fornecer ferramentas para ajudar as comunidades locais a protegerem melhor as zonas marcantes para a prática do Surf.

Junho 2012

página 4


Como funciona a World Surfing Reserve (Reservas Mundiais de Surf)? O programa é dividido por 4 fases

local cria um Conselho de gestão para

principais: o processo de nomeação/

implementar e gerenciar essa reserva.

aplicação, o processo de seleção,

Fica ao cabo da STWC (Save the Waves

dedicatórias e monitoramento contínuo

Coalition) à atribuição da catagoria de

e gestão. Após a aplicação do processo

Reserva Mundial de Surf.

e sendo selecionado cada local, a WSR

O que é Preciso para uma onda ou faixa costeira ser Reserva Mundial de Surf? •

Alta Qualidade e consistência da onda ou faixa Costeira;

Caracteristicas ambientais favoráveis da orla costeira circundante

Riqueza da cultura de surf local e tradições da zona

Forte apoio da comunidade local

Se uma onda ou uma faixa costeira tiver estas qualidades está apta para ser classificada como Reserva Mundial de Surf.

O que é uma boa onda? Explicar o que é uma boa onda é tão difícil como definir a beleza feminina. Cada surfista tem o seu tipo de onda favorita. Uns preferem surfar para a direita e outros para a esquerda. Se existe quem goste mais de ondas que partem sobre o fundo de areia, há quem seja adepto das que quebram sobre fundos rochosos. E os gostos variam tabem quanto à dimensão, rapidez, formação e potencia das ondas. Costuma dizer.se que o melhor surfista é aquele que se diverte mais, por isso uma boa onda será a que permite aos surfistas saírem da agua com um sorriso estampado no rosto.

página 5

Junho 2012


Quantas Reservas Mundiais de Surf existem? E quais são? Existem apenas quatro locais em todo o mundo com o estatuto aprovado de Reserva Mundial de Surf. São eles: Malibu, California, nos Estados Unidos da América, a costa da Ericeira em Portugal, Manly Beach na Australia e Santa Cruz, California nos Estados Unidos da América.

Malibu recebeu o Estatuto de Reserva Mundial de Surf em Outubro de 2010, já a Ericeira recebeu o estatudo a Agosto do ano passado. Manly Beach e Santa Cruz receberam o estatuto de Reservas Mundiais de Surf em 2012, Manly Beach em Março e Santa Cruz em Abril.

Malibu beach, California, nos Estados Unidos da América. A 1ª praia a receber o estatuto de Reserva Mundial de Surf.

Junho 2012

página 6


ESPECIAL

Ericeira, a 1ª Reserva Mundial de Surf da Europa. Quase a completar um ano que recebeu o estatuto de Reserva Mundial de Surf, a trade traz até aos nossos leitores um pouco da história da Costas da Ericeira, que lhe atribuiu o estatuto de reserva Mundial de Surf, a 1ª e única na Europa até ao momento, e a 2ª a receber tal estatuto na história do Surf Mundial.

A Ericeira é uma vila pacata situada no conselho de Mafra, a cerca de 53 Km de Lisboa, é uma zona calma, o local ideal para se viver ou para se passar umas férias perto do mar.

Com mais de 8 km de costa com ondas perfeitas para a prática do surf e de outros desportos de onda, a Ericeira é constituida no total por sete ondas e praias com características próprias e excelentes para a prática do Surf, são elas: Praia da Empa/Pedra Branca, Reef, Praia de Ribeira d’ilhas, a Onda de Cave, Spot da onda Crazy Left, Spot da praia dos Coxos e a praia de São Lourenço.

Imagem da Costa da ericeira com os nomes dos locais que deram à Ericeira o título de RMS.

Junho 2012

página 8


Empa/Pedra Branca Aqui, a onda, desenrola-se com muita potência sobre fundo rochoso, chegando a ter dias em que se parece uma pipelina havaiana de tubos largos e profundos.

É uma praia ideal para a prática do surf, mas perigosa para quem não sabe nadar.

Reef

A onda nesta praia desenrola-se sobre fundo de rocha muito raso, o que origina tubos rápidos e intensos.

página 9

Junho 2012


Ribeira d’ilhas

A ‘sala de visitas’ do surf nacional: aqui a onda é longa e consistente, com as condições ideais é possível surfá-la durante cerca de 200 metros. É por isso palco de inúmeros campeonatos, portugueses e internacionais. É visitada por milhares de pessoas para a prática do surf, aqui vêm muitos surfistas amadores, profissionais, Portugueses e estrangeiros. Quem não conhece vem pela curiosidade de descobrir o que tem de especial, muitos desses visitantes voltam. É considerada por muitos surfistas da Ericeira e arredores, a ‘sua casa’. Tem bons acessos, com estacionamento, conta com um bar de apoio à praia, na época balnear é uma praia com vigia.

Junho 2012

página 10


Ribeira d’ilhas, a praia que mais surfistas atrai em toda a Ericeira.

pĂĄgina 11

Junho 2012


Cave Única no mundo: a onda mais perigosa de todas termina a cerca de 20 cm de profundidade de uma plataforma rochosa.

Crazy Left ‘Esquerda Maluca’ é uma onda tubular e com muita força que quebra sobre a bancada de pedra e ganha velocidade à medida que se vai desenrolando.

Junho 2012

página 12


Coxos Rainha da Ericeira, é uma das ondas mais famosas de Portugal e da Europa, tem tanto de potência como capacidade para dar tubos longos.

São Lourenço A irmã da Sunset havaiana, aguenta ondulações grandes e, pela sua potência e formação, apresenta semelhanças com a famosa onda havaiana.

página 13

Junho 2012


NAS CURTAS

No passado mês de junho, entre os dias 3 a 15 decorreu nas ilhas fiji o campeonato Profissional de Surf, Volcom Fiji Pro. O Campeonato contou com nomes do surf internacional tais como: John John Florence, Kelly Slater, Tas Burrow, Jeremy Flores, Joel Parkinson e o Portugues Tiago Pires.

O Volcom Fiji Pro não correu tão bem ao Portugues Tiago Pires que foi eliminado na 3ª Ronda pelo Australiano Mick Fanning que obteve uma classificação de 13.00 pts contra os 2,36 pts do Portugues.

No final do campeonato o americano Kelly Slater que regressou aos campeonatos apos lesão, recomeçou da melhor maneira, vencendo o Volcom Fiji Pro com 18.16 pts frente aos 10.87 pts do Brazileiro Gabriel Medina.

Kelly Slater, o vencedor do Volcom Fiji Pro 2012

Junho 2012

página 16

Cartaz do Volcom Fiji Pro 2012


Nos dias 15 e 16 de Junho decorreu a 2ª etapa da Street League Skateboarding, Nyjah Huston voltou a vencer a final da SLs com 47.7 pts e venceu também o prémio de melhor manobra com 9.8. O pódio ficou concluído com o 2º Lugar para Chaz Ortiz com 46.2 pts e o 3º para Sean Malto o vencedor da SLs de 2011. No fim das duas etapas o 1º classificado é Nyjah Huston que já leva 200 pts na bagagem, logo de seguida de Chaz Ortiz com 175 pts e o 3º Lugar cabe a Paul Rodriguez com 158 pts.

Esperaremos pela 3ª Etapa que vai decorrer no Arizona, nos dias 14 e 15 de Julho.

Nos passados dias 28, 29 e 30 de Junho decorreu na Ericeira mais uma edição do Sumol Summer Fest, que este ano contou com grandes nomes do Reggae Nacional e Internacional, nomes como Soldiers Of Jah Army, Gabriel o Pensador, Richie Campbell, Ponto de Equilíbrio e Alpha Blondy. Foi mais um sucesso como as edições passadas, nos na trade ficaremos à espera da próxima edição

página 17

Junho 2012


À LUPA COM..

TIAGO PIRES

O Surfista Português World Championship Tour Nome: Tiago ‘Saca’ Pires Data de Nascimento: 13 de Março de 1980 Naturalidade: Alcantara, Lisboa Portugal Vive: Ericeira, Portugal Altura: 5’6” (170 cm) Peso: 154 lbs (70 kg) Patrocinios: Quiksilver, TMN, Red Bull energy drinks, Moskova underwear and Pukas surfboards

A trade foi recordar a entrevista que o Surfista Tiago Pires

Shaper: Chilli, Christian Bradley, Eric

deu ao Expresso na altura em que a Ericeira foi considerada

Arakawa

Reserva Mundial de Surf.

Local de Treino: Ericeira Ondas Favoritas: Coxos, Cave and Safi

Tiago Pires considerado o melhor surfista português de sem-

Inspirações: Tom Carroll and Kelly

pre, tem Ribeira D’ilhas como a sua praia de eleição.

Slater Ranking Mundial: 24º

É o único representante das cores nacionais no WCT (World Championship Tour), a primeira divisão do Circuito Mundial de Surf. O atleta congratulou-se com o reconhecimento da ‘sua’, Ericeira, dizendo ao site da World Surfing Reserves que a zona ‘tem uma costa muito diversificada para o surf com um pouco de tudo para todos os praticantes’.

Junho 2012

página 18


O que pensa de uma faixa da Ericeira ter agora o estatuto de Reserva Mundial de Surf? Acho muito bom e há que saber tirar partido desse estatuto. Tanto a nível de turismo como a nível de qualidade de vida, acredito que este título é mais um passo em frente no desenvolvimento sustentado que todos querem para a Ericeira. No entanto, há que pôr mãos à obra e mostrar que merecemos ser Reserva e fazer dela um lugar verde, limpo e que se torne numa referência para o pais inteiro.

página 19

Junho 2012


Das ondas que integram a Reserva, quais são as suas preferidas e porque? Todas as ondas são muito boas, mas tenho um carinho especial por Ribeira D’ilhas. Foi lá que desenvolvi o meu surf e que conquistei alguns dos títulos mais importantes da minha carreira.

Junho 2012

página 20


Destaca Algumas sessões Clássicas em algumas destas ondas? Tenho memórias Incriveis de varias sessões em todas elas, mas é complicado descrever esses momentos.

página 21

Junho 2012


Considera que outras zonas ou ondas de Portugal poderiam ter também o estatuto de reserva Mundial de Surf? Sim, claro. Com as ondas que temos, acredito que várias zonas podiam receber este estatuto. Espero que o exemplo da Ericeira se espalhe e que em breve tenhamos várias zonas de surf protegidas para que as futuras ferações possam usufruir da nossa costa da mesma maneira que nós.


trade magazine - Edição 2  

Revista de Skateboarding e Surf - 'trade magazine'. Trabalho realizado para o Projecto Final de Curso de Design Gráfico para a Escola Técnic...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you