Page 1

Script

Definiçãodo Espetáculo

ESTILOS: Conheça;

ORIGINAL

FontScript, durante muito tempo, estabeleceu suas formas de trabalho, de forma pessoal, e desligada de conceitos, terminologias e denominações comumente utilizadas ou padrões estabelecidos. Isso não se deu por algum motivo especial, mas tão somente pela introspecção própria deste trabalho, e a tendência a se manter um tanto alienado para promover caminhos próprios e estilo diferenciado. Desta situação, vieram surgindo a criação e aplicação de recursos, a avaliação de tendências e a experimentação de estilo, que resultaram em uma nomenclatura exclusiva, própria, e que hoje norteia a “foundry”e os que participam dos projetos e desenvolvimento dos produtos FONTSCRIPT. VEJAM OS ESTILOS UTILIZADOS NA FONTSCRIPT:

categoria: ORIGINAL

É a categoria da tipologia - básica - desenvolvida para uma determinada fonte. Esta é a fonte original, sem recursos, o design puro, e sem aplicação de qualquer técnica. Tem sim, seus estilos; compacta (mais estreita) Inclinada (consideramos como “itálico” apenas a aplicação das ferramentas dos editores de texto, ou seja; uma letra inclinada, pode ainda ter a aplicação nestes editores, de negrito, sublinhado e “itálico” - aplicações independentes do trabalho da “foundry”.)

E a expandida. Destes caractéres - originais - é que surgirão todos os outros.


Script

Definiçãodo Espetáculo

FILETADA OUTLINE BLACK

categoria: FILETADA

A técnica que identificamos como FILETADA, parte de um conceito próprio de não chamar o “contorno simples” de “outline”. Trata-se da forma original da fonte, apresentada apenas em seu contorno.

categoria: OUTLINE BLACK

A técnica que identificamos como OUTLINE BLACK, passa pelo conceito de minha “Foundry” de que o “contorno simples” não é chamado de “outline”. Para ser uma “outline” nas normas do nosso trabalho, é preciso que o contorno do caractér, seja completamente desprendido dele, que seja respeitado um espaço entre o caractér e o “outline”. O Outline Black, se diferencia de qualquer outro, ao se apresentar contornando um caractér que esteja em uma cor chapada.


Script

Definiçãodo Espetáculo

OUTLINE DOUBLE TRI-OUTLINE

categoria: OUTLINE DOUBLE

Esta técnica leva o nome “outline” por possuir o contorno independente de todo o caractér. E se chama “outline double” porque este contorno externo, acompanha sempre o contorno do caractér que na nossa “foundry” chamamos de “FILETADO”. No modelo acima, o contorno externo é apresentado com maior espessura, mas pode ser também da mesma espessura ou até mais fino, que se manterá a mesma denominação do estilo.

categoria: TRI-OUTLINE

O Estilo TRI-OUTLINE se constitui de dois filetes que contornam o caractér, paralelamente ao filete do próprio design, ou forma do tipo. A TRI-OUTLINE aqui apresentada possui os três filetes na mesma espessura, mas poderiam variar à vontade. Desde que sejam em três, e absolutamente paralelos e sem se tocarem, ( apenas em algumas aberturas não conseguem manter esta característica) estarão categorizados neste estilo.


Script

Definiçãodo Espetáculo

INSINUE RELEVO

categoria: INSINUE

INSINUE é uma sutil variação da técnica sombreada. Neste estilo, os caractéres possuem a sombra, e é esta que determina, (ou “insinua”) o design original do tipo. Os elementos gráficos são como “inexistentes”, e como numa dependência completa da sombra, que define a forma e a aparência, (real) da tipologia. Nesta técnica, nenhum tipo de linha é utilizada.

categoria: RELEVO RELEVO FILETADO

Este efeito; RELEVO, é diferente do sombreado. É “como se fosse uma sombra, mas ele não se desprende do design original como o sombreado. Ao final, é como se os caractéres fossem deslocados. Este efeito tem o mesmo nome, mesmo que as formas ao fundo sejam na cor preto, como este exemplo, ou branco e apenas filetado, como os caractéres em destaque.


Script

Definiçãodo Espetáculo

FILETADA SOMBREADA SOMBREADA

categoria: FILETADA SOMBREADA

Só é denominada “FILETADA SOMBREADA” a tipologia que misturar elementos chapados com filetados. Se a letra for apenas um filete e nela for aplicado um sombreado, ela será tão somente sombreada. No caso da letra acima, a sua parte superior é filetada apenas, e a parte de baixo é chapada ( e sem filete) só nestes casos se caracteriza uma tipologia como... “FILETADA SOMBREADA”

categoria: SOMBREADA

Na característica da técnica “sombreada”, o que a difere da Relevo, é a sombra se desprender da forma do caractér original. Como se vê, o sombreado preto, se desloca para um dos lados (direito) e para o alto, mas as linhas do original ficam bem definidas. A “sombra” não se desgarra do elemento em primeiro plano, como no “Relevo”.


Script

Definiçãodo Espetáculo

FANTASMA NOTURNA

categoria: FANTASMA

Este efeito, eu denominei de “Fantasma”. Porque? Porque é a mesma aplicação da letra sombreada, entretanto nesta sombra eu inverto a cor de preenchimento, de preto, para branco. Isto me sugeriu esta idéia; para que projete uma “sombra” declaradamente inversa, e ao invés de “escuro” clara... só mesmo sendo, talvez, um fantasma!

categoria: NOTURNA

A técnica identificada como “NOTURNA”, consiste sempre, do caractér em cor chapada (aqui black), com as linhas de contorno vazadas, tanto do caractér como da sua textura, (se for o caso como acima) e ladeados por uma contorno também chapado (com cor). Geralmente este contorno é de uma espessura representativa, mas poderá ser usado em um traço mais fino e ainda conservar o mesmo nome.


Script

Definiçãodo Espetáculo

categoria: EXPLODIDA A aplicação deste estilo; “EXPLODIDA”, é uma evolução do estilo “NOTURNA”. (Veja o efeito noturna nas letras ao lado”.......................>>>>>>>> Provoca-se a explosão das linhas de contorno do caractér. O resultado é o visto abaixo. V Como Nas suas famílias, V as fontes são apresentadas V em múltiplos estilos, e este V recurso, que torna a letra V interessante, porém não V apropriada para tudo, passa V a ser um recurso à mais. V V V

EXPLODIDA


Script

Definiçãodo Espetáculo

PERSIANA PERSIANA RELEVO

categoria: PERSIANA

O Estilo “PERSIANA” é tão somente a aplicação de barras verticais, que são da mesma espessura dos espaços entre elas. Estas fontes representariam também, 50% de economia em tintas nas impressões.

categoria: PERSIANA RELEVO

O Estilo “PERSIANA” com a aplicação de barras verticais, que são da mesma espessura dos espaços entre elas, e que representam economia de 50%, ainda se mantém bem perto desta marca, na variação PERSIANA RELEVO. É o design frontal filetado e as tiras repetidas em chapado ao fundo.


Script

Definiçãodo Espetáculo

FRIZADA SAIA & BLUSA

categoria: FRIZADA

O Estilo “FRIZADA” É básicamente o mesmo que o persiana, só que aplico apenas em parte do tipo, e horizontalmente. Não justificaria e nem fica tão refinado a aplicação em todo o caractér. Usado apenas em parte deles, fica com um resultado muito elegante.

categoria: SAIA & BLUSA

A Caracterização “SAIA & BLUSA” É a divisão do caractér ao meio ( basicamente) na horizontal, e a aplicação de outro recurso apenas em uma das partes, diferenciando a parte de cima da parte de baixo.


Script

Definiçãodo Espetáculo

XADREZ EXTRUSION

categoria: XADREZ

A Caracterização “XADREZ” É a interferência (sempre horizontalmente) de uma faixa xadrez. Nesta aplicação vale lembrar; ( e serve para outros estilos) “Não são todas as tipologias que se adequam a esta característica. Há caractéres que ganham valor com determinadas aplicações, outros não. Nesta hora se faz necessária a sensibilidade do designer.

categoria: EXTRUSION

Este recurso; “EXTRUSION” É geralmente utilizado apenas em fontes “CAPITULARES”, ou então em tipologias completas, mas depois de uma avaliação de que o design do corpo “real” dos tipos, sejam extremamente simples. Em tipos muito rebuscados é provável que atrapalhe a legibilidade. Já nos capitulares, estando a letra isolada, o importante é chamar a atenção. Para isso, “EXTRUSION”, é formidável.


Script

Definiçãodo Espetáculo

NOVOS ESTILOS PROJETOS ESPECIAIS

PROMOÇÂO No andamento das atividades e dos trabalhos, sempre vão surgindo estilos, e vão aparecendo recursos que são utilizados e testado exaustivamente, e depois utilizados sempre que adequados ao trabalho. Recursos que não podem ser utilizados em arquivos de fontes “executáveis” estamos criando no nosso projeto; FONTSCRIPT FOTOTYPE”, onde as letras são fornecidas - sob encomenda - compondo textos submetidos pelos interessados. Também desenvolvemos projeto onde o uso e utilização da fonte, proporciona um segundo desenvolvimento - pelos clientes - após impressas no tamanho que interessar. Podem ser reproduzidas em grandes formatos, e resulta em letras com relevo.. ...... ... Na compra de Famílias completas, a FONTSCRIPT, Veja as fontes tem como um critério FONTSCRIPT, tradicional, o fornecimento gratuíto (BRINDE!) de uma vai ver que todos os estilos fonte CAPITULAR, com as aqui mostrados estarão presentes Maiúsculas da Fonte Adquirida. FAZ PARTE DO diversificadamente PACOTE! em todas elas.

Foundry

FotoType

Personal

Contato

Rua Peperi 798 Nova Granada - BH Minas Gerais/Brasil 31-9862 2724

Letras fotográficas sobre encomenda. Modelos à escolha ou exclusivas.

Sua caligrafia pessoal, transformada em fonte

newfontscript @gmail.com webmaster: gommespertence @gmail.com

MODELOS / ESTILOS  

Idéias e sugestões para trabalhar com fontes

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you