Revista PARAR Review - Edição 14

Page 65

Edição 14 | Julho de 2018

PARAR: Como nasceu a ideia de ter a mobilidade como um pilar da VITACON? ALEXANDRE FRANKEL (AF): A VITACON nasceu por causa da mobilidade. Entendemos que o trânsito é a principal dor de quem mora nas grandes cidades. E vamos mudar isso reinventando a forma como vivemos. Minha experiência pessoal de morar perto e ter abandonado o carro me inspiraram nesta jornada. P: Enfrentamos um período complicado, em que a demanda de produtos e serviços era tão alta que SER tornou-se sinônimo de TER. Quando mais, melhor. Hoje, em razão de inúmeros fatores, como a tecnologia, a internet, etc, parece que está havendo uma mudança positiva e valores que antes eram admirados (como pegar uma carona, compartilhar uma refeição, caminhar e aproveitar os espaços públicos da cidade) estão sendo retomados. E a Vitacon foi altamente disruptiva quando resgatou esses valores como parte do negócio da empresa. Para você, como o mundo corporativo pode atuar positivamente nas transformações desse novo mundo compartilhado? AF: Acredito que a transformação deve ser praticada a todo momento. Conheço empresas que poluem os oceanos e tentam zerar a conta doando dinheiro para uma instituição que protege golfinhos. Não acredito neste tipo de ação. Nossos produtos promovem a mobilidade e o compartilhamento de espaços como coworking, lounge coletivo, cozinha compartilhada e sala de ferramentas compartilhadas. Carros, bicicletas, motocicletas também são compartilhadas. Além de melhorar a vida dos nossos membros, produzimos muito menos pegadas ecológicas. P: Dá a impressão que a nova geração está aberta para viver esse mundo compartilhado, compacto, disruptivo. Mas, pensando em pessoas com mais de 50 ou 60 anos, parece que a maioria descredibiliza esses conceitos e não aceitaria fazer parte dessa economia compartilhada, ou trocar uma casa grande de bairro (mesmo considerando o alto custo com reformas e deslocamentos) por um espaço menor, mais econômico e muito mais funcional. Como a Vitacon sente isso no mercado? AF: Isso está mudando. Muitas pessoas com mais de 50 anos buscam as soluções da Vitacon. Uma vida mais prática, mais econômica com mais serviços e segurança e morar perto faz todo sentido. Todos querem viver mais leves e a nova etapa sem filhos (que já saíram de casa) estão super alinhadas com a nossa proposta. P: Ao conhecer cases de cidades inteligentes, como Singapura, por exemplo, a maioria das pessoas tende a pensar que "no Brasil, nada funcionaria". Porém, temos exemplos positivos de cidades menos desenvolvidas que se reinventaram por meio da Mobilidade, como Medellín, por exemplo. Você acha possível que haja uma transformação definitiva no Brasil? AF: Acho que pode melhorar muito. Mas o grande agente transformador das cidades é o mercado imobiliário. Precisamos pensar de forma integrada com os agentes públicos e provedores de transporte coletivo.

P: Levando em conta essa previsão de que as pessoas vão comprar menos e compartilhar mais, como a Vitacon enxerga o futuro do negócio imobiliário no Brasil? AF: Nossa visão de longo prazo é que as pessoas vão comprar cada vez menos. Não faz sentido imobilizar boa parte do patrimônio sendo que a nossa vida muda a cada etapa. Morar sozinho, casar, ter filhos, os filhos saem de casa, mudança de trabalho e entrada na melhor idade são fatores que demandam novas soluções e novas formas de morar. Teremos um aluguel que será reinventado com muito mais serviços, tecnologia e administrado profissionalmente. P: Tem algum projeto novo que vocês estão apostando para os próximos anos? AF: Sim. Escalar a nossa produção e avançar muito nas unidades compartilhadas. Estamos avançando muito no campo da tecnologia agregada ao tijolo através de uma plataforma em parceria com a Intel e a IBM. Nossos clientes vão consumir a moradia como um serviço e não mais como um bem durável. Aguardem, muita coisa nova está por vir para reinventar as nossas vidas na cidade!

institutoparar.com.br

65


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.