Issuu on Google+

Programação Cultural março | abril 2014

FOTO SANDRA BECKER

GOETHE-INSTITUT PORTO ALEGRE


SER FÃ VALE A PENA!

Curta nossa página no Facebook e concorra a brindes! Para participar: 1. Curta nossa página no Facebook 2. Envie uma mensagem (inbox) com a frase “Ich möchte ein Geschenk!” até 21.03.2014 3. Aguarde pelo sorteio* e torça para que você seja um dos contemplados! *Data do sorteio e resultados serão divulgados pelo Facebook

www.facebook.com/GoetheInstitutPortoAlegre


Programação 14.3 a 16.5

Artes Visuais: social dissolve, exposição de Sandra Becker 01

Galeria do Goethe

21.3

DJ Karsten John*

Bar Ocidente

23.3 a 29.3

Teatro: Semana do Teatro Alemão

Auditório do Goethe

2.4 a 4.4

Humboldt-Kolleg: Ciência e Sociedade: Paradigmas e Perspectivas*

Auditório do Goethe

7.4 a 12.4

Cinema: Mostra Encontro com o Cinema Alemão

Auditório do SESC

28.4 a 30.4

3° Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social*

PUCRS * eventos apoiados

Programação sujeita a alterações. Confira datas e horários pelo tel.: 2118.7800 ou pelo site: www.goethe.de/portoalegre


Em residência

Um quarto, um apartamento, um estúdio, um lugar de passagem. Uma residência artística é um local que propicia o espaço de criação, mas é também um tempo a ser vivido em outra paisagem, outro clima. O artista em residência é um estrangeiro e seu território é o seu próprio trabalho. Território livre que solicita do artista o papel similar ao de um diplomata. O programa Intercâmbio de Artistas Porto Alegre/Berlim centrado na proposta de residência artística está ancorado em três eixos: intercâmbio, exposição, publicação. Inicia em 2014 tendo como foco Arte & mídia. Eu e Sandra Becker fomos convidadas a participar do Intercâmbio realizando processos artísticos nos quais refletimos sobre o uso de tecnologias da imagem na arte e na cultura.


Para nós, o aspecto mais inspirador desse Intercâmbio é a intenção de que essas residências proporcionem a realização de processos de criação, trocas, reflexões e também favoreçam um ambiente de convívio e integração do artista estrangeiro com a comunidade local. Na perspectiva do desenvolvimento de projetos colaborativos, por meio do LIT (Laboratório de Imagem e Tecnologia, DAV/UFRGS), convidamos alunos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS a acompanharem a realização do trabalho de Sandra para a exposição na Galeria do Goethe-Institut. Transitamos por diferentes paisagens, em relações de conhecimento, descobertas, aproximações e estranhamentos, desenhando num mapa imaginário, um lugar entre Porto Alegre e Berlim.

Texto e Imagem: Elaine Tedesco (artista plástica e professora do Instituto de Artes da UFRGS)


ARTES VISU Sandra Becker 01 Artist in Residence social dissolve 14 de março a 16 de maio Exposição Goethe-Institut Porto Alegre, Galeria Visitação: 2ª a 6ª, das 10h às 20h, sábados das 10h às 16h Abertura: 14 de março, 18h Entrada franca Este trabalho é um projeto de pesquisa visual na área da interação interpessoal não verbal e midiática. Como a vida social se transformou em função da transformação da comunicação? Qual o significado disso para nosso comportamento? Como lidamos com as tendências de dissolução da agregação social? Olá mundo, você ficou completamente diferente do que era antes. Realidade e virtualidade não são mais distinguíveis. Logo será algo muito especial o fato de alguém ainda possuir experiência de vida real. Olá mundo, o que você está fazendo conosco? Por que você está se dissolvendo? E para onde nos desvanecemos, então, repentinamente? Olá mundo, por que você se tornou assim tão grande e anônimo? Nosso trabalho você acelera da mesma forma como nossos encontros. Você nos leva a alturas e profundidades.


UAIS

ARTES VISUAIS

Olá mundo, nós estamos deslizando vertiginosamente. Flutuando pelas esferas da imaginação. O cinto de segurança nos mantém presos. Olá mundo, nós não queremos cair no buraco negro. Queremos ficar, viver e ser felizes aqui. Gostamos de nos encontrar na realidade. Olá mundo, segure-nos bem firme em seus braços, acompanhe-nos nas longas jornadas. Nós, nômades, amamos a chegada, pelo menos às vezes, no aqui e agora. Olá mundo, por favor, fique conosco e nos reúna novamente. Acabe com a paralisia e nos conceda asas gigantescas para as próximas viagens. Olá mundo, conjugue todas as diferenças. Mostre-nos o que recebemos um do outro. Não nos dissolva em copiabilidade infinita, mantenha-nos como o original. Olá mundo, preserve-se também para nós, pois precisamos de você. Você é a força e a glória. Revele-nos sua beleza específica. Fale bastante conosco e nos mostre suas maravilhas.

Texto e imagens: Sandra Becker


TEATRO TEATRO

Semana do Teatro Alemão 2014 23 a 27 de março Espetáculos teatrais 24 a 29 de março Workshop 28 de março Seleção Concurso Novos Diretores

A Semana do Teatro Alemão é uma parceria do Goethe-Institut e da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, que conta com diversas atividades: espetáculos teatrais com entrada franca, workshop e seleção do “Concurso para Novos Diretores de Teatro”. Os espetáculos integram as atividades do aniversário de Porto Alegre. O workshop é voltado para jovens diretores de teatro ministrado pelo especialista alemão Jürgen Berger, que permanecerá em nossa cidade por aproximadamente 10 dias. Jürgen Berger também fará parte da comissão julgadora da 5ª edição do “Concurso para Novos Diretores”, mais uma parceria do Goethe-Institut e SMC. A iniciativa visa ajudar novos diretores a colecionar experiências e realizar seus projetos em teatros que têm histórico de apoiar iniciativas ousadas, assim como tornar conhecidos no Brasil autores alemães contemporâneos, como Roland Schimmelpfennig, Dieter Gieselmann, Marius von Mayenburg, Rebekka Kricheldorf, Philipp Löhle.


TEATRO 23 de março, 20h A Noite Árabe, de Roland Schimmelpfennig Auditório do Goethe Entrada franca* Direção: Alexandre Dill A Noite Árabe cria uma conexão entre a fantasia e a realidade, na noite mais quente do ano no meio de uma cidade qualquer. Duas mulheres, três homens e um edifício residencial. Muitos átomos cruzando e colidindo desesperadamente, tentando anexar os seus desejos, sua solidão e semear seus destinos menos anônimos. Mas o que realmente faz o corriqueiro, o habitual, ser quebrado? Um beijo seria suficiente. Mas como encontrar os melhores lábios no labirinto dos corredores, do elevador... pequenos pensamentos obsessivos concretos, que desnecessariamente se segregam.

Jürgen Berger, Heidelberg Estudou Germanistica e Ciências Politicas em Heidelberg. Atua como crítico de teatro e literatura e escreve para importantes jornais alemães, como o “Süddeutsche Zeitung”, “Theater heute” e “TAZ”.

Vencedor do Prêmio para Novos Diretores (2013) DIEGO BREGOLIN

De 2003 a 2007 fez parte da comissão julgador da renomada premiação “Mülheimer Dramatikerpreis” (Prêmio de dramaturgia da cidade de Mühlheim). De 2007 a 2010 foi membro da comissão de jurados do “Berliner Theatertreffen” (Festival de Teatro de Berlim). Desde 2006 é docente de crítica teatral na Universidade de Mannheim e vem fazendo parte de importantes comissões julgadoras do universo teatral.

*Distribuição de senhas a partir das 19h


TEATRO

DIEGO BREGOLIN

TEATRO

27 de março, 20h Descrição de Uma Imagem, de Heiner Müller Auditório do Goethe Entrada franca* Direção: Júlia Rodrigues Um ator descreve uma paisagem – neste espaço imaginário revelam-se as figuras da Mulher, do Pássaro e do Homem. Este espaço é carregado de indícios de que algo grave aconteceu ou acontece repetidamente entre estas figuras, neste lugar fora do tempo. A partir do que se vê imagina-se o que aconteceu ou acontecerá. Como num sonho ou lembrança acompanhamos um fluxo de signos que se transformam velozmente. Dentro da multiplicidade de histórias oferecidas, o ponto de vista do espectador é o elemento fundamental para dar sentido a esta obra.

24 de março, 20h O Feio, de Marius von Mayenburg Auditório do Goethe Entrada franca* Direção: Mirah Laline Eu continuo sendo eu se me vejo como outro? O Feio é uma ousada comédia que se propõe a refletir sobre o culto à beleza na sociedade de consumo. Privado do sucesso profissional por ser feio, Lette encontra na cirurgia plástica a solução para ascender socialmente. Uma sequência de fatos, porém, o deixa perdido em indagações acerca de sua própria identidade.

*Distribuição de senhas a partir das 19h

RIQUE BARBO

Vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro 2012 nas categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Ator Coadjuvante e o Troféu RBS Cultura de melhor espetáculo pelo Juri Popular.

Vencedor dos Prêmios: Novos Diretores (2011) e Açorianos de Teatro 2011 de iluminação


CINEMA

CINEMA

Encontro com o Cinema Alemão 7 a 12 de abril Mostra de filmes Teatro do SESC (Alberto Bins, 665)

A mostra nos brinda com um fragmento da safra de filmes produzidos no final do século 20 e início do século 21 na Alemanha. Por meio de uma parceria entre o Sesc e o Goethe-Institut, foram disponibilizados 10 filmes que configuram o recorte de um cinema articulado com as questões contemporâneas da sociedade ocidental (Yella, Todos os Outros, O que Permanece, Bem-vindo à Alemanha) e com dois temas de grande impacto sobre a história do país: a Segunda Guerra Mundial (4 Dias em Maio) e a vida na Alemanha Oriental com a unificação do país (Sonnenallee, Berlin is in Germany, A Vida é um Canteiro de Obras, Nenhum Lugar para Ir e Adeus Lenin!). Esse recorte nos proporciona conhecer, por intermédio da ficção, aspectos da vida cotidiana alemã, nos levando a refletir sobre uma infinidade de questões sociais e humanas. Com a presença da diretora Yasemin Samdereli, que ministra uma palestra e participa de sessão comentada do seu filme Bem-vindo à Alemanha.


EAPOIADOS VE NT OS EVENTOS APOIADOS

28 a 30 de abril 3° Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social Inscrições até 21 de abril PUCRS, Teatro do Prédio 40

21 de março, 22h DJ Karsten John Bar Ocidente R$ 25,00 até meia-noite. Depois da meia-noite R$ 35,00 Festa WAX com o DJ alemão Karsten John.

2 a 4 de abril Ciência e Sociedade: Paradigmas e Perspectivas Humboldt-Kolleg Goethe-Institut Porto Alegre – Auditório

Informações: www.pucrs.br/eventos/chis chis.2014@pucrs.br O objetivo é aprofundar as discussões que integram a sustentabilidade econômica, social e ambiental no tema da Habitação de Interesse Social, bem como desencadear a proposição de alternativas viáveis com vistas à produção de conhecimento e ao avanço do trabalho conjunto entre universidade e gestores públicos, e a difusão da produção científica nos cenários nacional e internacional nessas áreas. Realização: Núcleo de Pesquisa em Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-FAU.


SBIBLIOTECA BIBLIOTECA

12 de março Dia do Bibliotecário Informações: crb10@crb10.org.br Convidamos biliotecários, estudantes de Biblioteconomia e amigos para a comemoração no dia 12 de março.

Palestra, 8h30min UFRGS, FABICO, Auditório (Rua Ramiro Barcelos, 2705) Entrada franca Loraine Azevedo Lopes e Cláudio Nunes relatam sobre suas experiências com captação de recursos para biliotecas. À noite, Jantar por adesão no Bar Cerilo Realização: CRB10, FABICO/UFRGS com apoio do Goethe-Institut Porto Alegre

Horários de atendimento ao público: Segundas e Quintas-feiras: das 10h às 12h30min, e das 14h30min às 20h15min Terças e Quartas-feiras: das 14h30min às 20h15min Sábados: das 10h às 12h30min Sextas-feiras: não há expediente Informações:

biblioteca@portoalegre.goethe.org 51 2118.7800


ALEMÃO

ENSINO DE ALEMÃO

Cursos de Alemão PRIMEIRO SEMESTRE 2014 CURSOS SEMI-INTENSIVOS Maio a Julho um módulo em 2 meses 64 horas-aula 2 vezes por semana Confira na Secretaria de Cursos módulos oferecidos, horários e valores.

EXAMES OFICIAIS DO GOETHE-INSTITUT Realize um de nosso exames e receba uma certificação internacional. Simulados: 14 de junho (inscrições até 09 de junho) Exames: de 21 a 23 de julho (inscrições até 15 de julho)

Informações: 51 2118.7800 cursos@portoalegre.goethe.org www.goethe.de/portoalegre


++++++ Outras instituições sediadas no prédio do Goethe-Institut Porto Alegre: DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst)

daad_porto_alegre@daad.org.br Informações e aconselhamento: Quartas-feiras, das 18:00 às 20:00 Goethe-Institut Porto Alegre, Sala 55

AEBA/RS Associação de Ex-Bolsistas da Alemanha aebars@portoweb.com.br

ZfA Coordenação para o Ensino da Língua Alemã como idioma estrangeiro (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen) portoalegre@auslandsschulwesen.de

Bar do Goethe bardogoethe@gmail.com www.bardogoethe.com.br 51 8404.9356


GOETHE-INSTITUT PORTO ALEGRE INSTITUTO CULTURAL BRASILEIRO-ALEMテグ Rua 24 de Outubro, 112 90510-000 Porto Alegre - RS - Brasil Tel: (51) 2118.7800 e-mail: info@portoalegre.goethe.org www.twitter.com/goethepoa www.facebook.com/GoetheInstitutPortoAlegre www.goethe.de/portoalegre


Programação Cultural Março/Abril Goethe-Institut Porto Alegre