Issuu on Google+

|1

Vice: Francisco Favoto

PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|2

APRESENTAÇÃO PRESENTAÇÃO

Ser candidata a Prefeita de Maringá é um grande desafio. É vencer obstáculos que a vida nos impõe. Para vencer este desafio, o primeiro passo é responder a seguinte questão: por que lançamos a candidatura à Prefeitura de Maringá? A resposta é simples e direta: queremos e faremos a diferença na administração de Maringá. Para isto, discutiremos e implementaremos políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo como prioridade a transparência, eficiência administrativa e respeito aos cidadãos. Esta é a nossa missão: oportunizar condições que facilitem o crescimento econômico, ico, desenvolvimento social, cultural e sustentável para as diferentes classes sociais. O plano de governo reúne as ideias, resultados de várias discussões iniciais com a sociedade civil organizada e também fruto de pesquisas, debates e vivências realizadas realizada pelo Democratas ao longo dos últimos anos em Maringá. Estas ações permitiram a identificação e discussão dos principais problemas da cidade, ao mesmo tempo em que foram pensadas possíveis soluções práticas que foram e estão sendo objeto de discussão com a sociedade. A candidata Maria Iraclézia de Araújo desde cedo lutou em busca de seus ideais. Foi através da fé em Deus, dedicação e competência, que trabalhou e estudou simultaneamente, como a maioria dos brasileiros que querem vencer na vida. De forma digna, gna, honesta e humilde, sempre praticando os valores de respeito ao próximo, que aprendeu com sua família, pode construir grandes amizades e acumular experiências de vida, trabalho e formação profissional, habilitando-se habilitando se para o desafio de administrar

PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|3

Maringá, gá, juntamente com aqueles que também acreditam que é possível fazer diferente e melhor. Maria Iraclézia de Araújo foi a primeira mulher eleita (e reeleita) como presidente de uma Sociedade Rural no Brasil. É Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual Estad de Maringá (UEM), e também em Gestão de Agronegócio pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) e Pós-graduada Pós graduada pela Universidade Estadual de Londrina. Londrina Sua formação acadêmica e experiência profissional em agronegócio e empreendedorismo permitiu-lhe exercer xercer a função de professora universitária no CESUMAR. Se afastou da docência para priorizar as demandas inerentes ao ofício de ser esposa e mãe, as atividades como produtora rural e a presidência da Sociedade Rural de Maringá. O vice, Francisco Favoto, é cidadão maringaense de grande experiência empresarial, formado em Administração de Empresas, participa ativamente de entidades como Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Rotary Club, Pastoral Familiar, Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindvest), (Sindvest), tendo atuado como Juiz Classista na Junta de Conciliação e Trabalho, entre outras atividades desenvolvidas. Desta forma, estamos apresentando as diretrizes e objetivos do nosso Programa de Governo, que será submetido à apreciação dos eleitores e cidadãos cidadã durante a campanha eleitoral para que estes possam comparar e debater ideias, frisando que este é um documento dinâmico, sujeito à adequações, não estruturais, mas sim em possíveis demandas não identificadas até então pela sociedade. Maringá, 28 de Junho de 2012. Maria Iraclézia de Araujo Candidata a Prefeita de Maringá Francisco Favoto Candidato a vice-prefeito vice de Maringá

PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|4

DIRETRIZES

1. Planejamento Todas as ações de governo serão resultados de planejamento prévio, ferramenta fer essencial para um projeto de desenvolvimento sustentado. O planejamento é necessário para que o corpo administrativo não tenha necessidade de improvisação, para que saiba onde se quer chegar e de que forma chegar. Planejar é tarefa básica em todo empreendimento mento e, observando a Prefeitura como uma grande empresa, torna-se torna imprescindível planejar para uma gestão eficaz da máquina administrativa e para que possamos atingir as metas previstas.

2. Economia de recursos Todos os gastos do governo – investimento e custeio – terão que observar principalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal, o preceito da máxima economia dos recursos públicos, aliada à qualidade dade dos serviços ofertados à população. Nosso compromisso é não desperdiçar, investindo mais (e melhor) os recursos recursos disponíveis na administração local.

3. Qualidade de Vida Qualidade. Esta palavra é primordial para o exercício da função pública. Já não aceitamos mais o desperdício de recursos em obras superfaturadas, em serviços que não cumprem com suas funções.. Vamos implantar atendimento e serviços públicos de qualidade e diretamente proporcionais aos tributos pagos. Tal política conduz à qualidade de vida, a marca do compromisso do nosso governo.

PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|5

NOSSO COMPROMISSO

1. Liberdade e Democracia Enquanto DEMOCRATAS, TAS, reafirmamos o compromisso com a liberdade nos seus mais profundos conceitos estabelecidos por uma democracia plena. Ser democrata é respeitar as diferenças e dar oportunidade a TODOS, sem distinção.

2. Uma nova administração Administrar Maringá exige excelência em gestão. O nosso compromisso é ofertar serviços públicos, oferecendo aquilo que deve ser condição básica: atendimento de qualidade e agilidade, cumprindo as exigências da lei e, consequentemente, proporcionando qualidade de vida à população, tendo como referência os preceitos definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMC).

3. Uma nova política Uma nova prática de fazer política. Este é nosso compromisso: uma política séria, honesta e acima de tudo ética. Uma política onde o cidadão é valorizado valorizado e independente da classe social, seja ouvido. Uma política sem truculência, do debate e da participação dos cidadãos. Com a independência e respeito entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A nova política do Democratas, com a força das novas ideias.

PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|6

OBJETIVOS DO PLANO DE GOVERNO

1.

Ampliar as ações de governo no âmbito social;

2.

Otimizar o uso dos recursos públicos;

3.

Aumentar a capacidade de investimento do Município;

4.

Investir no desenvolvimento do servidor público (zelar pela saúde, qualificação e

educação continuada dos servidores); 5.

Redução dos cargos em comissão;

6.

Promover justiça fiscal;

7.

Organizar de forma racional a máquina administrativa do Município;

8.

Melhorar a qualidade dos serviços das secretarias;

9.

Promover a melhoria das relações relações interpessoais no ambiente de trabalho;

10.

Estabelecer metas de resultados para secretarias e autarquias;

11.

Reestruturar a atuação do Município em nível distrital, atendendo as

necessidades da população local; 12.

Aumentar a transparência e o controle das Contas Públicas do Município,

aproximando governo e cidadão; 13.

Aglutinar as forças políticas e empresariais do Município, Município melhorando a

capacidade reivindicatória perante instâncias superiores;

PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|7

AGRICULTURA E AGROINDÚSTRIA 1. Criação da Secretaria de Agropecuária e Agroindústria de Maringá; 2. Valorização das propostas e ações planejadas pelo Conselho Municipal de Agricultura e pecuária; 3. Incentivar a geração e utilização de energia alternativa no campo e na cidade; 4. Promover o uso sustentável dos recursos naturais; 5. Promover a integração e atenção ao escoamento da produção; 6. Fomentar e valorizar a agricultura familiar; 7. Promover políticas públicas de segurança alimentar; 8. Manutenção, adequação e melhorias nas estradas rurais; 9. Implementação de políticas ticas públicas de incentivo à implantação do cinturão verde de Maringá; 10. Aquisição e valorização da produção local de hortifrutigranjeiro para atender as demandas das escolas, centros de educação infantil, creches e hospitais municipais; 11. Estimular o desenvolvimento lvimento através do apoio logístico e estrutural aos associados da feira do produtor de Maringá; 12. Aumento e modernização da patrulha rural; 13. Estabelecimento de parcerias para aumento da segurança no meio rural.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

1. Melhorar as políticas sociais ais do município; 2. Estabelecer parcerias e estimular a adoção de políticas públicas de combate às drogas, com ações fortes voltadas às áreas da Educação, Esportes, Saúde, Cultura, Ação Social e capacitação de jovens; PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|8

3. Incentivar a criação de cursos profissionalizantes profissionalizantes para jovens e adultos como forma de inserção no mercado de trabalho e/ou melhoria da autoestima e renda; 4. Amparar as entidades assistenciais do município, estabelecendo parcerias para disponibilizar profissionais especializados no auxílio da gestão de novos projetos; 5. Fomentar parcerias com ONG’s para as atividades de assistência social; 6. Dar maior qualidade ao atendimento do Restaurante Popular e ampliar o número de refeições servidas diariamente.

CULTURA

1. Criar oficinas de cultura nos bairros, bairros atendendo a população jovem; 2. Readequar os teatros tipo “barracão”, modernizando-os modernizando os para uma melhor utilização; 3. Estimular a criação de uma Escola Municipal de Música e Teatro em Maringá; 4. Estimular a criação de eventos culturais nas escolas municipais (música, (música, fanfarras, dança, teatro, entre outros); 5. Promover políticas públicas para incentivo de eventos culturais já existentes ou criação de novas ações que promovam a cultura local e formação de público com visão crítica.

EDUCAÇÃO

1. Rediscutir o modelo de Educação Educação ofertado pelo Município, visando colocar Maringá como uma das cidades-referência referência no setor, tendo em vista os vários testes internacionais aplicados na Educação Básica; 2. Valorização das propostas e ações discutidas pelo Conselho Municipal de Educação;

PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|9

3. Ampliar os esforços para eliminar o analfabetismo e melhorar os níveis de escolaridade da população; 4. Incentivar o empreendedorismo em todas as escolas de ensino básico do Município; 5. Incentivar parcerias com Faculdades e Universidades, para que os estagiários possam desenvolver atividades em conjunto com a Prefeitura Municipal; 6. Implementar uma política de fiscalização e controle da presença de crianças nas escolas municipais, reduzindo do a evasão escolar; 7. Estimular a especialização profissional dos professores da rede pública para a realização de cursos de pós-graduação; graduação; 8. Otimizar o uso das instalações escolares nos finais de semana, criando uma opção a mais de lazer e prática de esportes tes para a população; 9. Recuperação e modernização das escolas rurais; 10. Criação de um Centro de Educação Ambiental e de Escolas Agrotécnicas.

ESPORTES E LAZER

1. Estimular mecanismos de captação de recursos e parcerias para desenvolver o esporte local, incentivando tivando a formação de atletas; 2. Incentivar o esporte amador, sobretudo nos bairros; 3. Melhorar a logística de utilização da estrutura de esportes municipal como as quadras esportivas; 4. Incentivar a criação de campeonatos escolares, integrando os alunos da rede municipal; 5. Otimizar o atendimento nos centros esportivos municipais; 6. Promover parcerias com as instituições de ensino para incentivar o esporte e o lazer;

PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|10

7. Estabelecer parcerias visando conscientizar a população sobre o uso correto dos aparelhos das Academias da Terceira Idade (ATIS); 8. Criar mecanismos de atração de eventos de médio e grande porte para Maringá.

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO

1. Discutir com a comunidade um “Plano de Turismo, Negócios e Lazer de Maringá”; 2. Realizar esforços para garantir que que a produção do artesanato/artesão seja reconhecida como representativa da identidade cultural de Maringá; 3. Desenvolver estudos no sentido de melhorar os distritos industriais e criar distritos com estrutura adequada para implantação de novos negócios; 4. Fomentar entar a atividade empreendedora; 5. Incentivo ao turismo rural; 6. Valorização das ações do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).

MEIO AMBIENTE

1. Desenvolver estudos no sentido de revitalizar o Parque do Ingá e Parque Alfredo Nyffler, entre outros, utros, adequando o espaço às necessidades de lazer da população; 2. Fomentar as cooperativas de coleta e reciclagem de lixo; 3. Ampliar os programas e campanhas locais de sensibilização ecológica; 4. Incentivar a população na utilização da coleta seletiva; 5. Promover discussão com a comunidade sobre a destinação correta dos resíduos urbanos (lixo) em Maringá, chegando a uma solução que contemple os órgãos ambientais,

PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|11

promotoria do meio ambiente, e que contribua para a preservação da qualidade de vida da população; 6. Promover a revitalização do sistema de arborização e calçadas.

MULHER

1. Ampliar os atendimentos dos centros de referência à mulher; 2. Fomentar os programas de informações dos direitos da mulher; 3. Incentivar campanhas de combate ao câncer de mama; 4. Executarr programas de cooperação com os organismos públicos e privados voltados à implementação de políticas para as mulheres.

JUVENTUDE

1. Incentivar as ações do Conselho Municipal da Juventude e órgãos afins; 2. Incentivar as políticas municipais relativas ao primeiro prime emprego; 3. Intensificar ações municipais de conscientização contra as drogas.

OBRAS

1. Viabilizar recursos para ampliação e manutenção do Aeroporto Regional Silvio Name Junior; 2. Desenvolver políticas junto às esferas federal e estadual para viabilizar a continuidade das obras de rebaixamento da linha férrea; 3. Revitalizar os prédios públicos subutilizados; PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|12

4. Promover a reforma do Terminal Rodoviário Jamil Josepetti; 5. Conservar as praças públicas de Maringá para que sejam, efetivamente, espaço de convivência entre tre as pessoas; 6. Promover esforços no sentido de disponibilizar o Complexo Poliesportivo Poli sportivo de Maringá (Vila Olímpica) na sua plenitude; 7. Melhorar a sinalização nas vias públicas de Maringá, aumentando a sensação de segurança da população; 8. Desenvolver estudos técnicos écnicos no sentido de promover solução definitiva para otimizar os espaços do Cemitério Municipal de Maringá. 9. Modernização e melhorias dos terminais de ônibus coletivo (incluindo pontos de ônibus).

SAÚDE

1. Investir em políticas voltadas à saúde bucal, recuperação recuperação de drogados e saúde do idoso; 2. Melhorar o atendimento nos postos de saúde; 3. Ampliar a área de cobertura da saúde pública, construindo e/ou readequando os postos de atendimento; 4. Ampliar os programas de prevenção e combate à dengue e outras enfermidades; enfermidade 5. Ampliar o atendimento às consultas especializadas; 6. Aprimorar a capacidade de atendimento nos domicílios, em especial, aos idosos, gestantes e crianças; 7. Estimulo à implantação de programas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), em especial aos indivíduos da Terceira Idade; 8. Ampliar a celebração de convênios firmados entre a prefeitura e entidades hospitalares e laboratoriais. PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|13

SEGURANÇA

1. Reestruturar a Guarda Municipal de Maringá; 2. Ampliar a segurança no ambiente escolar, as escolas de ensino fundamental, em especial estudando a implantação de câmeras de vídeo e criação de uma central de monitoramento; 3. Debater sobre a instalação de monitoramento por câmeras nos principais pontos de Maringá chegando a uma solução definitiva que atenda aos interesses da comunidade; 4. Incentivar a criação de programas, em parceria com o Governo Estadual, de ressocialização dos egressos do sistema penitenciário; 5. Estabelecer convênios com a SEJU–Secretaria SEJU Secretaria de Estado de Justiça (DEPEN) para qualificação e ocupação pação dos internos em regime semi-aberto semi aberto de Maringá contribuindo para a ressocialização dos mesmos e para minimizar o problema da falta de mão de obra; 6. Estabelecer diálogo com os vários organismos públicos na área de segurança tendo em vista identificar as causas e minimizar os efeitos da insegurança em Maringá; 7. Ampliação das ações da Guarda Municipal para o âmbito escolar; 8. Promover o debate com a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e Região Metropolitana sobre Políticas Públicas de Segurança.

TRANSPORTES E MOBILIDADE URBANA

1. Promover ações estruturais e de conscientização da população que reduzam as causas de acidentes no trânsito de Maringá;

PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|14

2. Debater com a comunidade e apresentar soluções para melhorar a Mobilidade Urbana de Maringá, com maior fluidez do trânsito de automóveis e motocicletas, diminuição do número de acidentes, incentivo ao uso do transporte público, com qualidade, incentivo e ao uso de bicicletas (ciclovias) e maior respeito aos ciclistas e pedestres. 3. Aumentar as condições de mobilidade e acessibilidade urbana de pessoas portadoras de necessidades especiais; 4. Implementar uma política integrada (e inteligente) de transporte público, sobretudo entre os principais meios de acesso ao município – aéreo e rodoviário de d passageiros; 5. Discutir políticas de integração metropolitana, tanto no transporte de passageiros como movimentação de veículos; 6. Melhorar e ampliar a sinalização vertical em Maringá; 7. Fomentar a adoção de transporte público alternativo, em especial, o uso de d bicicletas; 8. Debater ações de implantação e melhorias dos pontos de táxi de Maringá; aringá; 9. Discutir ações práticas que facilitem a mobilidade e redução de acidentes nos Contornos Sul e Norte.

GESTÃO, PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

1. Valorizar o servidor público e melhorar as condições e ambiente de trabalho, com base em quatro focos estratégicos: saúde, relacionamento, imagem e meritocracia; 2. Estudar e adequar o plano de Carreira, Cargos e Salários dos funcionários públicos municipais de acordo com o ideal ideal de uma Gestão Pública eficiente e moderna; 3. Modernizar e otimizar o sistema de receitas e despesas do município; 4. Incentivar a participação popular na Conferência das Cidades e na elaboração do Plano Diretor. PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


|15

DISTRITOS

1. Melhorar as condições de atendimento público nos Distritos de Floriano e Iguatemi; 2. Ampliar o atendimento do transporte público para os estudantes residentes nos distritos; 3. Criar a casa mortuária no Distrito de Iguatemi; 4. Debater a instalação de um centro cultural em cada distrito; 5. Rever a estrutura da administração municipal nos distritos, no que diz respeito à subprefeitura e equipe; 6. Readequar as instalações públicas distritais; 7. Melhorar a sinalização das vias públicas nos distritos.

PLANO DE GOVERNO – 2013|2016


Proposta para Prefeita de Maringá Maria Iraclézia para os anos de 2013 á 2016.