Issuu on Google+

Digital

A MUNIC RD I

L PA

GU A

Janeiro 2017

RIO

RIO

GM NOTÍCIAS

Inspetora Tatiana é a primeira guarda municipal de carreira a ocupar cargo de comando na GM-Rio de dar vida ao Grupamento de Ronda Escolar (GRE). No dia a dia de patrulhamento em escolas do município, ela identificou a necessidade de maior interação com alunos, familiares e até educadores, criando o roteiro de palestras para tratar de temas como os ligados à prevenção de drogas. Aos 55 anos, a nova comandante terá como uma de suas muitas missões à frente da GM-Rio aumentar a presença ostensiva e preventiva dos guardas nas ruas para promover a sensação de segurança à população, ao mesmo tempo priorizando o cuidar das pessoas. Para tanto, a GM conta com 7.500 agentes distribuídos em oito grupamentos especiais, 15 inspetorias, quatro coordenadorias regionais e 11 Unidades de Ordem Pública (UOPs). Maior guarda desarmada do Brasil, a Guarda do Rio foi a primeira do país a implantar sua própria Academia de Formação de Guardas, onde o efetivo passa por treinamento permanente, tendo ainda cursos de capacitação para se manter atualizado com as ações de segurança pública. Cerimônia de posse contou com a presença do prefeito Marcelo Crivella .O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, deu posse à nova comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), inspetora regional Tatiana Mendes, em cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 12, na sede da corporação, em São Cristóvão. Tatiana recebeu o cargo do comandante anterior, coronel PM Luís Cláudio Laviano, na solenidade que contou também com o coronel PM Paulo Cesar Amendola, que implantou a GM há quase 24 anos e acaba de assumir a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), pasta que tem a Guarda em sua estrutura. A nomeação de Tatiana para o comando da GM-Rio é um marco na história da corporação, que no próximo dia 30 de março completa 24 anos e pela primeira vez é dirigida por uma guarda de carreira e também por uma mulher. O feito foi destacado pelo prefeito em seu discurso, ao falar da escolha da inspetora regional para a função. - Tatiana é a perfeita representação do coração e da alma da Guarda. Como guarda municipal de carreira, ela é capacitada e será uma líder que conhece de perto as justas e legítimas aspirações do efetivo, que tem a experiência do dia a dia na rua e compartilhou as mesmas aspirações, anseios e dificuldades dos integrantes da corporação – afirmou o prefeito.

Experiência em segurança pública Formada em pedagogia e com especialização em segurança pública, a inspetora Tatiana é uma das 12 mulheres que prestaram o primeiro concurso da GM-Rio em 1993, com 1.200 novos guardas contratados. Com a experiência de 18 anos de magistério, coube à então GM Tatiana a missão

- Ser a primeira mulher a chegar ao posto máximo na nossa querida Guarda Municipal me traz uma responsabilidade ainda maior com o nosso efetivo em prol da nossa cidade. Temos hoje mais um desafio, que é enfatizar nossa vocação original de cuidar das pessoas, só que com um viés mais focado na segurança, papel que nunca foi negado pela Guarda. Ao contrário, sempre o fizemos de forma discreta, mas eficiente, e iremos nos preparar para fazer ainda melhor – destacou Tatiana. Como parte dos projetos que visam ampliar a presença ostensiva da GMRio nas ruas, a Seop criou o Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias da Cidade, que busca integrar nas ruas as atuações da Guarda com as Polícias Civil e Militar. Para tanto, o secretário Municipal de Ordem Pública, Paulo Cesar Amendola, vem se reunindo com autoridades de diversos órgãos de segurança, com alguns dos resultados por ele citados na cerimônia de passagem de comando. Um exemplo é o novo formato de parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar que começa nesse fim de semana nas praias da cidade, com o uso da mesma frequência de rádio para integrar ações entre as duas corporações e prevenir arrastões e pequenos delitos. - A Guarda tem grande responsabilidade com a segurança pública. Ela é fundamental para as ações de proteção nas ruas, como bem disse o delegado Roberto Sá, secretário de segurança pública do estado. E caminhamos bem para esse reconhecimento, com um momento histórico em que a Guarda passa a ter comando próprio, assumindo definitivamente seu papel no campo da segurança pública da nossa cidade, como direcionamento do prefeito. E agora é seguir atuando dentro de suas competências, mas de forma integrada com os demais órgãos de segurança existentes – disse Amendola.

Acesse a GM-Net de casa para ler o boletim e acompanhar as atividades da GM-Rio www.gm.rio.rj.gov.br/intranet


:.2

Acesse a GM-Net de casa para ler o boletim e acompanhar as atividades da GM-Rio www.gm.rio.rj.gov.br/intranet


:.3

Prevenção de delitos: Guarda Municipal e Polícia Militar passam a usar a mesma frequência de rádio Dentro das ações que visam aumentar a segurança e ordenamento nas praias da cidade, a Guarda Municipal reforçou, no dia 14 de janeiro, o patrulhamento preventivo na orla, atuando de forma integrada com a Polícia Militar por meio de radiocomunicação na mesma frequência. O sistema é uma das novidades do recém-criado Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões em Praias da Cidade, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), que já acertou também o apoio da GM nas ações de abordagem feitas por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em quatro pontos da Zona Sul (Arpoador, Corte do Cantagalo e dois em Copacabana) e na Central do Brasil. O plano de prevenção da Seop conta ainda com o suporte de câmeras do Centro de Operações Rio (COR), redirecionadas para reproduzir, por exemplo, imagens da faixa de areia. Na soma de esforços por ações preventivas de segurança pública, a Guarda passa a ter também acesso direto aos índices de criminalidade registrados pelo ISP (Instituto de Segurança Pública). Estes dois artifícios já entrarão, no planejamento operacional da GM-Rio. O plano de prevenção da Seop conta nas ruas com o efetivo da Operação Verão da GM-Rio. São 70 GMs durante a semana e 200 nos fins de semana e feriado atuando na areia, na orla e agora também nos principais corredores de acesso ao metrô e a pontos de ônibus.

Acesse a GM-Net de casa para ler o boletim e acompanhar as atividades da GM-Rio www.gm.rio.rj.gov.br/intranet


:.4

GM-Rio participa de Fórum de Segurança promovido pela Associação Brasileira de Indústria de Hotéis A Guarda Municipal participou, no dia 24 de janeiro, do Fórum de Segurança promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH), realizado no Hotel Sofitel, em Copacabana. Participaram do evento representantes e gerentes de segurança de diversos hotéis, comandantes dos batalhões da Polícia Militar de Copacabana (19º BPM), Leblon (23º BPM) , Centro e de Turismo (BPTur), delegados de polícia da área de Copacabana (12ªDP) e de Atendimento ao Turista (Deat). Acompanhada pelo diretor de Operações e de inspetores dos grupos especiais de Praia e de Apoio ao Turista, a inspetora geral Tatiana Mendes destacou a integração entre os órgãos para somar esforços e promover mais segurança aos turistas nacional e estrangeiro. “Estamos aqui para ouvir a demanda da rede hoteleira e ver de que forma a GM pode atuar mais. O guarda tem que ser cortês com a população e não pode dizer que a solicitação não é com ele. Pode não resolver de imediato, mas deve buscar a resposta e encaminhar ao órgão responsável”, afirmou. O reforço no efetivo da Operação Verão, posto em prática no início de janeiro, foi bastante elogiado pelos participantes, assim como as ações integradas implantadas no Plano de Prevenção contra Pequenos Delitos (19º e Arrastões nas Praias da Cidade, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Acesse a GM-Net de casa para ler o boletim e acompanhar as atividades da GM-Rio www.gm.rio.rj.gov.br/intranet


:.5

Carnaval de rua: esquema especial de patrulhamento de blocos já está em funcionamento em toda a cidade A Guarda Municipal apresentou o esquema especial para o carnaval de rua durante coletiva de imprensa, no dia 26 de janeiro, organizada pela Riotur no Centro de Controle Operacional, na Cidade Nova. Para o ordenamento urbano e o patrulhamento em geral dos blocos oficiais de carnaval, a GM-Rio atuará com 5.493 guardas, distribuídos por diversos bairros de todas as regiões da cidade com o apoio de 407 veículos. Além deste efetivo, guardas que atuam no trânsito estarão empenhados nos pontos de bloqueios elaborados pela CET-Rio e nos principais cruzamentos de cada região para garantir a fluidez do tráfego. O esquema de trânsito envolverá 900 homens, entre guardas e controladores de tráfego, tendo o apoio de 60 carros e 50 motocicletas, que trabalharão para ordenar o trânsito, coibir o estacionamento irregular e orientar os pedestres. Para a desobstrução das vias, 30 reboques estarão posicionados em pontos estratégicos. Diretor de Operações da GM-Rio, inspetor regional José Ricardo da Silva, explicou como funcionará o esquema e deu orientações importantes para o ordenamento da via pública. "O bloco tem um tempo de desfile estipulado pela Riotur e CET-Rio que deve ser respeitado. Em virtude da necessidade de liberação das vias, as pessoas devem sair ou se dirigir a outro bloco porque o local pode servir de desvio e a Comlurb precisa fazer a limpeza. É importante que o ambulante autorizado e o folião saiam do local assim que termine o bloco", destacou o diretor. A GM-Rio também atuará em parceria com a Polícia Militar e em ações conjuntas com a Coordenadoria de Controle Urbano, para evitar que ambulantes não autorizados atrasem a passagem dos blocos, além do programa Lixo Zero, da Comlurb, para evitar que foliões urinem nas ruas. O planejamento operacional foi elaborado com base na expectativa de público e no impacto que as manifestações populares causam na cidade. Ensaios técnicos - Desde o dia 15 de janeiro estão sendo realizadas ações de fiscalização no trânsito e ordenamento urbano dos ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. No total, 120 guardas atuam no entorno do Sambódromo.

Acesse a GM-Net de casa para ler o boletim e acompanhar as atividades da GM-Rio www.gm.rio.rj.gov.br/intranet


:.6

Inspetor Jodimar deixa Unidade de Ordem Pública e é homenageado pela Associação de Moradores da Tijuca Comandante da UOP-Tijuca, inspetor Jodimar se despediu do comando da unidade no dia 25 de janeiro, recebendo homenagens de representantes da Associação Comercial e Industrial da Tijuca e do Conselho de Segurança do bairro. Participaram da confraternização o subsecretário de Ordem Pública, coronel Luís Cláudio Laviano, a comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes, o diretor de operações, inspetor regional Ricardo Silva, além de outros representantes da prefeitura e sociedade. Jodimar, que esteva à frente da UOP há três anos, vai assumir agora o comando do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA). Ele agradeceu o carinho e o empenho dos guardas da UOP-Tijuca e também a parceria com a iniciativa privada: "Fico muito feliz com a homenagem porque mostra o reconhecimento não só do nosso trabalho, mas o da Guarda como um todo. Tudo que foi realizado aqui só foi possível graças aos nossos guardas municipais e também com a ajuda de colaboradores, como as associações de moradores", afirmou o inspetor dizendo ainda que a homenagem é mais um incentivo para todos trabalharem mais para servir à população. O inspetor Ronaldo Cavacanti, que assume o comando da UOP-Tijuca, falou da importância de continuar o bom trabalho realizado por seu antecessor, "Para mim é uma honra e também muita responsabilidade e espero poder continuar com esse trabalho, por isso conto com o apoio de todo o efetivo e também de vocês que representam a sociedade civil", disse o novo comandante. Na mesma linha, a comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes, também agradeceu o empenho dos guardas, e falou da importância de trabalhar em parceria. "Vocês são moradores da região, conhecem e sabem bem das necessidades da população local, por isso contamos sempre com a colaboração para juntos continuarmos prestando um bom serviço aos moradores da Tijuca", disse destacando que cuidar das pessoas é o lema da Guarda Municipal, mas que para isso o diálogo deve sempre permanecer. Representante do Conselho de Segurança da Tijuca, Marisa Gomes elogiou bastante a convivência com o inspetor Jodimar. "Ele sempre foi muito solicito e atento às nossas reivindicações. Foi realmente um servidor dedicado, é por isso hoje estamos aqui para prestar essa simples homenagem", declarou.

Acesse a GM-Net de casa para ler o boletim e acompanhar as atividades da GM-Rio www.gm.rio.rj.gov.br/intranet


:.7

Inspetora Tatiana reúne 500 guardas e fala sobre nova missão à frente da corporação na sede da GM-Rio A comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes, se reuniu com cerca de 500 guardas de diversas inspetorias, grupamentos especiais, além da banda de música, no pátio do BG, no dia 24 de janeiro. A inspetora falou sobre a nova missão da GM-Rio, que passa a reforçar a segurança da cidade com patrulhamento mais ostensivo nas ruas e de forma integrada com as polícias. Ela destacou a valorização do profissional, a importância das diversificadas ações nas ruas e prometeu que sua gestão será transparente e aberta. "2017 é um ano de mudança, transformação e recomeço. Queremos ouvir as sugestões, reivindicações e anseios para construirmos uma instituição mais forte e de excelência, pois já somos exemplo para outras Guardas em todo o país", disse a inspetora pedindo que cada unidade eleja um representante para participar de uma futura reunião. No dia 20, ela visitou a base operacional de Botafogo, na da Rua Bambina, e conversou com cerca 200 guardas que atuam em unidades da Zona Sul, como 2ª e 9ª IGMs, UOP Copacabana,GET e GEP.

Dia de São Sebastião: 130 guardas atuaram em corrida e procissão em homenagem ao padroeiro da cidade A Guarda Municipal montou esquema especial com o total de 130 guardas (sendo 54 de trânsito) para atuar no patrulhamento, ordenamento urbano e controle do trânsito dos principais eventos (procissão e corrida) em comemoração ao Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, no dia 20 de janeiro. A operação contou com ações de fiscalização de trânsito nos pontos de bloqueios implantados pela CET-Rio no entorno da Paróquia de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, além do balizamento do tráfego para facilitar a passagem dos fiéis em todo o trajeto. A Corrida de São Sebastião contou com apoio de guardas ao longo do percurso, entre as ruas Cruz Lima e Tucumã. Guardas Corredores – A equipe desportiva da GM-Rio também marcou presença na Corrida de São Sebastião com a participação de 10 guardas (sendo três mulheres) inscritos como corredores. Criada em 2010, a Comissão Desportiva da GM-Rio apoia atletas da corporação em competições de diversas modalidades, de níveis amador e profissional, e também estimula a prática esportiva entre os funcionários, para promover a melhora do condicionamento físico e o bem-estar do efetivo. Entre os membros da comissão, estão campeões intermunicipais, estaduais e até com títulos internacionais.

Acesse a GM-Net de casa para ler o boletim e acompanhar as atividades da GM-Rio www.gm.rio.rj.gov.br/intranet


:.8

Guarda Municipal amplia sala do Centro de Controle Operacional e inicia projeto de videomonitoramento O Centro de Controle Operacional (CCO) acaba de ganhar uma estrutura mais moderna e independente no 3º andar do Centro de Operações Rio (COR). Entre as novidades, estão dez estações de videomonitoramento com acesso às mais de 800 câmeras da Prefeitura do Rio distribuídas por toda a cidade, mas por enquanto atuando com foco na orla e seus principais corredores. O projeto do novo CCO já conta, desde o dia 21 de janeiro, com duas novas câmeras específicas para cobertura completa da Praia do Arpoador. Os equipamentos permitem aos guardas monitorarem grupos suspeitos do desembarque do ônibus à Pedra do Arpoador, alcançando também a entrada e a saída do Parque Garota de Ipanema. O projeto é mais um avanço do Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias da Cidade, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O plano foi marcado pela parceria entre equipes da GM e da Polícia Militar, que passaram a atuar integradas na orla com radiotransmissores operando na mesma frequência. As novidades permitem que a GM-Rio dê uma resposta mais efetiva e rápida à população, em especial, no combate a pequenos delitos não só na orla, mas em outros pontos da cidade. Com as câmeras conseguimos acompanhar, por exemplo, diversos trechos do percurso total do ônibus 474. Temos também outras que nos garantem uma cobertura de um raio de até um quilômetro, a partir do desembarque até a chegada à areia, em boa parte da orla da Zona Sul. Tudo está ainda em implantação, mas em breve mais guardas serão selecionados e capacitados para o serviço de videomonitoramento – adiantou o diretor do CCO, inspetor Jorge Coimbra. Estrutura – O Centro de Controle Operacional funciona 24 horas e está no COR desde 2013, atendendo a demandas do telefone 1746. Para todas as ações, o CCO conta, atualmente, com um total de 75 guardas divididos em quatro turnos, sendo que a Diretoria de Operações da GM-Rio já estuda meios para aumentar o efetivo em cerca de 30 agentes. O videomonitoramento surge como diferencial da Guarda, obedecendo à nova missão da Seop, que passa a atuar tendo como prioridade integrar todas as forças de segurança. Nossa palavra de ordem é a integração, pois segurança é dever de todos. Precisamos entender isso e seguir nessa linha, pois só com a participação de todos os órgãos é que iremos reverter os índices de criminalidade em nossa cidade – garante o coronel PM Paulo Amendola, secretário de Ordem Pública.

Acesse a GM-Net de casa para ler o boletim e acompanhar as atividades da GM-Rio www.gm.rio.rj.gov.br/intranet


:.9

Operação Verão: efetivo na orla é aumentado e ganha reforço de cães no patrulhamento à noite A Operação Verão da Guarda Municipal passou a contar com um aumento substancial nas equipes que patrulham a orla das zonas Sul e Oeste. Desde 20 de janeiro, o efetivo de fins de semana e feriado saltou de 220 para 306 GMs. Do reforço de 86 agentes, 16 atuam em dupla com oito cães nas estações do metrô de Copacabana e Ipanema, além do calçadão do Arpoador. É mais um avanço trazido pelo Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias da Cidade que, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), está readequando o planejamento operacional da Guarda visando promover mais segurança a banhistas, turistas e à população em geral na areia, beira-mar e principais corredores de acesso à orla. Lançado no dia 14 de janeiro, o Plano de Prevenção trouxe importantes parcerias, como a atuação integrada com a Polícia Militar no sistema de radiocomunicação na mesma frequência e o apoio da Guarda em ações preventivas de segurança pública da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos que buscam resguardar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Em breve, o plano contará com o suporte de câmeras do Centro de Operações Rio (COR), redirecionadas para reproduzir, por exemplo, imagens da faixa de areia, o que depende apenas de ajustes técnicos. Na soma de esforços por ações preventivas de segurança pública, a Guarda começa a ter acesso direto aos índices de criminalidade registrados pelo ISP (Instituto de Segurança Pública). As imagens do COR (que amplia o espaço que desde 2010 abriga o Centro de Controle Operacional da Guarda) e as informações da mancha criminal provenientes do ISP já estão impactando no planejamento da GM-Rio. -Estamos interagindo com o prefeito para termos protocolos definidos por decreto para recebermos no COR imagens de câmeras de segurança de comércios e prédios residenciais em vias públicas - explica o coronel PM Paulo Amendola, secretário municipal de Ordem Pública que tem a GM-Rio em sua estrutura.

Comandante recebe vereadora Luciana Novaes, que pediu apoio na fiscalização de vagas de deficientes A comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes, recebeu no dia 19 de janeiro, a visita da vereadora Luciana Novaes, eleita em 2016 pelo PT. A vereadora, que é cadeirante, veio pedir apoio na fiscalização para garantia de vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência em shoppings e vias públicas da cidade. “Estou aqui não só por mim, mas por todos que necessitam de vagas especiais para estacionar o carro. Sei que a Guarda Municipal faz um trabalho muito importante na cidade e, por isso, conto com apoio na fiscalização dos maus motoristas que insistem em ocupar um espaço que não é deles”, disse a vereadora, que afirmou estar cansada de ver o direito dos deficientes sendo violado. Luciana ficou tetraplégica após ser baleada, aos 19 anos, na Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido. Ela foi atingida por um tiro disparado por traficantes do Morro do Turano em 2003. Além de destacar o trabalho da GM-Rio, a vereadora falou da importância de conscientizar as crianças. “Elas serão os motoristas de amanhã e também são os verdadeiros fiscais dos seus pais”.

Acesse a GM-Net de casa para ler o boletim e acompanhar as atividades da GM-Rio www.gm.rio.rj.gov.br/intranet


:.10

Mensagem aos valorosos Guardas Municipais Há três semanas à frente da Secretaria Municipal de Ordem Pública, me sinto extremamente motivado na difícil missão que me foi incumbida pelo nosso Prefeito Marcelo Crivella. Os resultados conquistados com nossa Operação Verão já desde o primeiro fim de semana da atual administração me trouxeram muito orgulho por estar comandando uma Secretaria de tão grande valia para nossa cidade. O sucesso do serviço prestado por nossos guardas municipais na orla marítima só confirmou o quanto estamos preparados para as novas missões que nos forame ainda serão confiadas. Reencontrar pessoas valorosas na querida Guarda Municipal que tivemos a honra de implantar há quase 24 anos me encheu de expectativa e me deu a certeza de que, juntos, iremos muito avançar nessa missão de tornar a nossa amada cidade mais segura, atuando integrada com as forças de segurança do estado. A GM-Rio vivencia um momento ímpar em sua história, tendo pela primeira vez uma servidora de carreira comandando a maior e mais capacitada Guarda Municipal de todo o nosso país. Diante disso, os desafios se mostram igualmente grandiosos. Afinal, fomos incumbidos por nosso Prefeito a cuidar ainda mais das pessoas. Mesmo com nossa cidade enfrentando momentos de extrema dificuldade, tenho a absoluta certeza de que mostraremos toda a nossa capacidade técnica e, o mais importante, nosso ânimo de fazer mais e melhor. Cuidar das pessoas é a nossa missão, mas antes de tudo temos que olhar para nossa amada Guarda Municipal e, sobretudo, para o guarda municipal. Tenham a certeza de que não medirei esforços em ombrear junto a vocês na busca por melhorias tão aguardadas e sonhadas. Nosso Prefeito não hesitou, nem por um único segundo, em atender ao pleito histórico de dar à Guarda Municipal seu comando próprio. E certamente não hesitará em se esforçar á atender aos anseios da nossa instituição em tudo o que estiver dentro de suas possibilidades. Muito há para ser feito, mas tenham a absoluta certeza de que podem contar comigo. Vamos em frente, lado a lado, juntos, lutando por uma Cidade Maravilhosa novamente, e uma Guarda Municipal ainda maior! Paulo Amendola Secretário Municipal de Ordem Pública

Acesse a GM-Net de casa para ler o boletim e acompanhar as atividades da GM-Rio www.gm.rio.rj.gov.br/intranet


Jornal digital janeiro