Issuu on Google+

AUTOANÁLISE As questões abaixo têm por objetivo ajudá-lo a se compreender melhor. Procure colocar-se em cada situação e responda como se comportaria nelas e não como gostaria de se comportar.Seja sincero. Se não houver uma resposta que corresponda exatamente ao que você faria, escolha a que mais se aproxima.

1. Usualmente, quando uma pessoa comete uma injustiça com você, o que faz? a. Cala-se para evitar atrito maior, esperando uma outra ocasião para tratar do assunto. b. Expressa seu descontentamento diretamente. c. Cria um caso à altura da injustiça. 2. Você compra um queijo no supermercado e, em casa, percebe que está vencido. O que você faz? a. Fica com ele, para evitar maiores problemas, já que você sabe que não adiantará reclamar. b. Procura o supermercado e solicita a troca. Argumenta se necessário. c. Procura o supermercado, manifesta sua indignação pelo ocorrido e até pelo absurdo da prática e exige a troca. 3. Você tem um grande amigo. Para sua surpresa e raiva, ele trai sua confiança. O que faria? a. Procura-o e manifesta sua decepção e descontentamento. b. Passa a evitá-lo. c. Expressa sua raiva e rompe o relacionamento.

4. Você empresta R$200,00 a um amigo, que lhe promete pagar no final do mês. Passa o tempo e o amigo não lhe paga, provavelmente porque esqueceu. O que você faz? a. Cobra dele na primeira oportunidade. b. Corta relações com ele. c. Nada lhe fala e procura esquecer o caso.

Atividade 3 – Autoanálise


5. Você está na fila do caixa de supermercado há algum tempo e alguém fura a fila à sua frente. Cansado, você faz? a. Cala-se para não criar maior problema. b. Dirige-se ao furador e pede que procure seu lugar na fila. c. Demonstra sua irritação e obriga-o a se retirar. 6. Você não está satisfeito da forma como um profissional de outro setor está lhe atendendo. O que faz? a. Dirige-se ao líder da área dele e exige que troque o profissional. b. Chama o profissional e expõe, claramente, suas insatisfações e suas expectativas em relação ao trabalho dele. c. Usa menos os serviços e supre-os com a própria equipe. 7. Um colega de trabalho está aborrecendo você já há algum tempo. É um exemplo de indivíduo chato e irritante. O que você faz? a. Corta relações com ele de vez. b. Dirige-se a ele e revela seu aborrecimento. c. Procura evitá-lo a todo custo. 8. Chega uma nova funcionária para sua equipe. O que você faria? a. Deixaria a funcionária à vontade para ir aprendendo o serviço com o tempo. b. Diria a ela como o trabalho deve ser feito, falaria sobre as normas da empresa e sobre a obrigação de ser uma boa profissional, já que a empresa está lhe pagando. c. Explicitaria o que espera dela, esclareceria suas dúvidas e a acompanharia de perto durante o período de experiência. 9. Seu chefe lhe pede para fazer um determinado serviço que, se realizado, vai atrasar demais seus compromissos já assumidos. O que você faz? a. Mostra-lhe que ele será responsável pelo atraso em seus compromissos. b. Diz que está comprometido em outro trabalho e que é preciso que ele redefina as prioridades, já que assumir os dois no mesmo período é impraticável. c. Sobrecarrega-se e corre atrás para dar conta de tudo. Atividade 3 – Autoanálise


10. Seu subordinado é do tipo que se ofende fácil. Atualmente, o desempenho dele não está bom. Você: a. Dá algumas indiretas para que ele desconfie e delega a outra pessoa as tarefas que podem comprometer o resultado. b. Nada fala, vai agüentando até que ele cometa alguma falha grave que justifique sua demissão. c. Chama-o para uma conversa e deixa clara a sua insatisfação sobre como ele está realizando o trabalho.

Atividade 3 – Autoanálise


Gestão equipe atividade 2