Page 1

Informativo SGQ Edição 8

MAIO - JUNHO/2011

Prá que ISO? – Vale a pena ter numa PME? (Pequena e Média empresa) Muitos empreendedores começam seus negócios de uma forma pequena e, com talento e determinação, consolidam uma empresa. E uma infinidade desses super-homens e super-mulheres esbarra num obstáculo para continuarem a crescer: Em um determinado momento surge a oportunidade de fechar um excelente contrato, mas há um pré-requisito complicado – A empresa precisa ter ISO 9001. – E não tem. Aí a oportunidade se vai; ou começa uma correria para implementar a ISO antes de perder o contrato. Antes de mais nada, é preciso saber que implementar a ISO 9001 não tem um custo alto. Com o tempo e com um SGQ mais maduro, podem pensar em certificar. Claro, o mercado não quer só um SGQ implementado, mas certificado, eu sei. Só que dessa maneira você investe um pouco agora e um pouco depois, somente quando sentir a necessidade de ter o certificado. Se implementada seriamente, a ISO 9001 acaba lhe trazendo mais que a economia necessária para investir na certificação, além de disciplinar seus processos e gerar qualidade, que será percebida pelo seu cliente. Também tem a melhoria interna dos processos, com menor desperdício, maior produtividade, maior controle… Fica mais fácil descobrir onde existem problemas e corrigir. Satisfeitos, seus clientes tendem a comprar mais e podem indicar você como bom fornecedor. E uma maior penetração no mercado é tudo que uma empresa quer para crescer, não é? Fonte: Por Ronaldo Rodrigues – Qualiblog http://qualiblog.wordpress.com/

1

Prática dos 5´s

Um dos métodos japoneses de gestão mais conhecidos é o programa 5S. Ele se refere a sensos que devem ser incorporados por todas as organizações que prezem por um bom desempenho. Cada “S” corresponde a uma palavra em japonês. Conheça cada um e suas traduções:

Seiri: Senso de utilização. É a prática de verificar todas as ferramentas e materiais necessários para o trabalho e manter somente o que for utilizar na área de trabalho. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.

Seiton: Senso de ordenação, ou seja, ter um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. (Há estudos que indicam que a desorganização gera estresse, que, quando acumulado a outros fatores, pode desencadear doenças como as cardíacas e as psicológicas.)

Seiso: Senso de limpeza. Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. No Japão, ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.

Seiketsu: Senso de Normalização. Criar normas e sistemáticas em que todos devem cumprir. Tudo deve ser devidamente documentado. Esse senso é muito parecido com o que prega a ISO 9001.

Shitsuke: Senso de autodisciplina. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Por outro lado, novas formas de se trabalhar são bem-vindas. É a melhoria contínua.


Aconteceu na LEDquadros... Aniversário do mês! Para festejar o aniversário dos colaboradores, A LEDQUADROS ELÉTRICOS vem realizando internamente uma comemoração, com bolo, salgados e refrigerante....É Um momento de interagirmos de forma descontraída com os demais colegas! Vejam as fotos dos últimos aniversários do mês! MARCO- 2011 (Fernando, Leonardo, Gabriel, Jhonatan e Paulo)

ABRIL-2011 (Leana e Jorge)

MAIO – 2011 (Jadson, Lucilene e Roseane)

ESSE MÊS: 09/06 – RUANA / 21/06 - SORAIA

Notas Rápidas..... Abril/2011-, A Petrobrás aprovou no cadastro de fornecimento da LEDquadros, mais duas famílias de quadros e painéis elétricos. Esse é o objetivo: ampliar e expandir os negócios junto aos nossos clientes!

2

EDIÇÃO / REDAÇÃO: Roseane Levita / SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES:

roseane@ledquadros.com.br / pessoal@ledquadros.com.br


Boletim Informativo LED Ed n 8 WORD 2011  

Se implementada seriamente, a ISO 9001 acaba lhe trazendo mais que a economia necessária para investir na certificação, além de disciplinar...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you