Page 17

capítulo 1 Para auxiliar na educação das pessoas com deficiência múltipla, algumas orientações:

DICAS

OBJETIVOS

Adaptar o espaço físico. Acreditar e investir na construção de um canal de comunicação eficaz, desde que o mediador tenha paciência e perseverança.

Facilitar seu desenvolvimento, sua comunicação e acesso a materiais específicos que o mesmo necessita utilizar. Propiciar um ambiente favorável ao desenvolvimento.

Trabalhar em conjunto com equipe especializada.

Atender as necessidades dos casos mais graves.

Propiciar apoio técnico, material e humano.

Suprir as necessidades educacionais especiais. Considerar as condições de saúde que são afetadas de maneira diferenciada.

Prover recurso de Tecnologia Assistiva.

Melhorar as possibilidades de autonomia, comunicação, mobilidade e interação com o grupo.

Utilizar abordagem multissensorial. Usar nas atividades e nos ambientes cores contrastantes (preto com branco, amarelo com vermelho) e diferentes texturas.

Estimular os cinco sentidos, que normalmente estão alterados em grande parte das deficiências.

Solicitar apoio dos colegas e dos familiares.

Buscar a co-responsabilidade.

f) Autismo O autismo é considerado uma síndrome comportamental (e não um tipo de deficiência), com causas múltiplas. É um distúrbio de desenvolvimento que se caracteriza por um déficit na interação social, expresso pela inabilidade em relacionar-se com o outro e usualmente combinado com dificuldades de linguagem e de comportamento. As características que podem ser encon18

Observação: considerar também dicas citadas para as outras tipologias de deficiência.

tradas nesses alunos com necessidades especiais na área de condutas típicas variam desde os distúrbios sociais leves até distúrbios mais graves, geralmente com deficiência intelectual. Ressaltamos que condutas típicas é um termo utilizado na área educacional, sendo que, na área da saúde, o autismo está classificado como Transtornos Globais do Desenvolvimento, descrito como: Tecnologia Assistiva nas Escolas/2008

Profile for Rita de Cassia Bertoli Cunha

tecnologia assistiva na escola  

promovendo a inclusão com a tecnologia assistiva

tecnologia assistiva na escola  

promovendo a inclusão com a tecnologia assistiva

Advertisement