Page 1

JORNAL

MERCADO Jornal Institucional Grupo Geraldo Vieira | Ano 3 | Número 20 | Março de 2012 IMPOSTOS

Imposto de Renda Pessoa Física: TIRE SUAS DÚVIDAS A CONTABILIDADE GERALDO VIEIRA, empresa que atua de forma pró-ativa na área contábil, agregando cada vez mais qualidade e competência aos serviços prestados, possui um corpo técnico especializado para a confecção de sua Declaração de Imposto de Renda. Cada vez mais a fiscalização e os meios de “cruzamentos” de dados perante a Secretaria da Receita Federal estão aptos a encontrar irregularidades, a conhecida “malha fina”, causando para os contribuintes, além dos transtornos, multas elevadíssimas e muita dor de cabeça para explicar e justificar sua declaração entregue.

A declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2012 apresenta algumas novidades, especialmente em relação ao Programa Gerador da Declaração. Uma delas é o fato de que serão aceitas doações efetuadas até o dia 30 de abril de 2012 aos fundos controlados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente Nacional, Distrital, estaduais e municipais, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. A outra é que o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual cuja soma tenha sido superior a R$ 10.000.000,00, terá de utilizar o certificado digital na

JURÍDICO

PREVENÇÃO, ESSA É A PALAVRA DA VEZ Um antigo ditado popular dizia: “antes prevenir que remediar ”. Pensando nisso, o Jurídico Geraldo Vieira passou a agregar diariamente tal frase ao cotidiano de seus clientes, aliada à interação rotineira, a quebra da formalidade e tecnicismo jurídico, possibilitando soluções capazes de resguardá-los de futuras demandas judiciais e administrativas. “Muitas vezes esperamos que o problema bata a nossa porta para irmos à busca de um advogado, quando a solução é simplesmente a prevenção”, diz a coordenadora do setor, a Dra. Patrícia Fernandes,

responsável pela organização e implementação desse sistema de trabalho. A Dra. Patrícia é especialista na área Tributária, atua nos campos do Contencioso Tributário Administrativo e Judicial, Execuções Fiscais, Planejamento Tributário Responsável,

transmissão da declaração Para esclarecer suas dúvidas e obter mais informações sobre a sua declaração, agende um horário na Contabilidade Geraldo Vieira.

A RATOEIRA TEXTO MOTIVACIONAL

02

OBRIGAÇÕES SOCIAIS E FISCAIS: MARÇO 2012

02

Advocacia Preventiva; Administração do Passivo Tributário; Assessoria junto a entidades Públicas; Projetos de Revisão da Carga Tributária; Pareceres; Regimes Especiais de Tributação. Sua coordenação combina conhecimentos acadêmicos com experiência profissional, garantindo mais eficiência nas ações jurídicas. O jurídico do Grupo GV possui as seguintes áreas de atuação: Direito Societário, Direito do Consumidor, Direito Tributário, Direito Penal Tributário, Direito Virtual, Direito Civil, D i re i to d o Tra b a l h o e D i re i to Ambiental.

Experiência e eficiência para orientar nossos clientes.

JORNAL INSTITUCIONAL GV MERCADO

01


AGENDA

OBRIGAÇÕES SOCIAIS E FISCAIS: MARÇO 2012 ÂMBITO ESTADUAL

DAPI

· Comércio varejista, superm ercadista, lojas de

Até o dia 09

departamentos, demais atacadistas e transportes.

ÂMBITO FEDERAL

Até o dia 4

· Indústrias e atacadistas de bebidas,

PIS – DCT

No mês de admissão

IR FONTE – SALÁRIOS, AUTÔNOMOS, ALUGUÉIS

Até o último dia do 2° decêndio

CARNÊ LEÃO

Até o último dia útil do mês

PIS/FATURAMENTO

Até o 25° dia do mês

COFINS

Até o 25° dia do mês

FGTS / GEFIP

Até o dia 7 (sete)

INSS – SALÁRIO

Até o dia 20 (vinte)

SALÁRIOS

Até o 5º dia útil

comb. e lubrif; cigarros e fumos · Demais indústrias

Até o dia 15

· Guia Nac. Informação Apuração ICMS

Até o dia 10

Sub. Trib. – Gia – ST Ver calendário fiscal

· Demais contribuintes

ÂMBITO MUNICIPAL ISS

Imposto S/Serviços

CAGED

Até o dia 7 (sete)

IRPJ ESTIMATIVA

Até o último dia útil do mês

Belo Horizonte

Até o dia 5 (cinco)

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL ESTIMATIVA

Até o último dia útil do mês

Outros Municípios

Ver legislação local

Belo Horizonte

Até o dia 15 (quinze)

Outros Municípios

Ver legislação local

IPTU

SIMPLES NACIONAL – Recolhimento Janeiro

2012

Até 12.03.2012

Fevereiro

2012

Até 20.03.2012

Taxas Municipais

DCTF – MENSAL

Até o 15º dia útil do mês

Belo Horizonte

DACON – MENSAL

Até o 5º dia útil do mês

Outros Municípios

RETENÇÃO PIS / COFINS

Até o último dia da quinzena seguinte ao da retenção

Fixado pelo município Ver legislação local

DES Declaração Eletrônica de Serviços – Mensal

Até o dia 20 (vinte)

Belo Horizonte

CSLL ARTIGO 30 – LEI 10.833/03

REFLEXÃO

A RATOEIRA Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos – Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa! A galinha, então, disse: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me incomoda. O rato foi até o porco e lhe disse:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira! - Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces. O rato dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse: - O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não! Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia caído na ratoeira. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia prendido a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém

EXPEDIENTE

Publicação Mensal do Grupo GV Presidente: Dr. Geraldo da Silva Vieira Jornalista Responsável e Projeto Gráfico: Gláucia Ribeiro (Mtb 12.562)

JORNAL INSTITUCIONAL GV MERCADO

com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo (pequeno facão) e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo. Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco. “O problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe.”

O sucesso de qualquer negócio depende de todos nós.

FALE COM A GV

Contatos: Auditoria: 31 3274 4892 | Contabilidade: 31 3274 1837 Jurídico: 31 3271 1337 www.gvieira.com.br

02

Jornal GV  

Jornal GV - março

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you