Page 1

Ano X - N˚111 - Abril de 2013

105 anos de vitalidade

Duck’s Bike de Ciclismo 2013 O centro de Patos foi o palco escolhido para a realização do 1º Circuito Duck’s Bike de Ciclismo 2013, evento pioneiro promovido pelo distribuidor da marca na capital do sertão, contando com a participação de ciclistas de várias localidades do Estado da Paraíba. As principais ruas foram interditadas pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos – STtrans e Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTRAN, gerando alguns transtornos e desentendimentos entre motoristas e participantes. Contudo, os idealizadores se mostraram satisfeitos com a iniciativa que movimentou a região. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU se fizeram presentes e socorreram atletas que se acidentaram durante o percurso.

Chico Camboim comemora 90 Anos de Vida

Pág 02

Ariano Suassuna encanta sertanejos com Aula Espetáculo Prestes a completar 106 anos de idade, fato que se consolida em outubro de 2013, o alfaiate aposentado Pedro César, segue firme sua jornada de filho de Patos, tendo nascido no Sítio Espinho Branco, no ano de 1907 e residindo, atualmente, na Rua Peregrino Filho, nº 119, vizinho ao Empresarial Milindra. Viúvo de Lourdes Wanderley da Nóbrega César, a qual deixou o convívio terrestre em fevereiro deste ano, com missa de trigésimo dia rezada em 23 de março na Catedral de Nossa Senhora da Guia, Seu Pedro mantém-se firme na labuta do dia-a-dia, acolhido pelos filhos, netos e demais familiares, relembrando sempre todas as etapas da vida, inclusive a época em que esteve no Paraná e em Campina Grande.

O Ginásio do Colégio Cristo Rei reuniu centenas de pessoas para participarem da aula-espetáculo, ministrada pelo dramaturgo e Secretário de Cultura de Pernambuco, o paraibano de Taperoá, Ariano Suassuna, numa promoção do Governo do Estado, através da Fundação Ernani Sátyro. O evento aconteceu na noite de quinta-feira, 25 de abril, com início às 20h e encantou os presentes, muitos dos quais que acompanharam a explanação através de um telão instalado na Avenida Peregrino Filho, já que o espaço interno ficou lotado.

Pág 03

FAÇA PARTE DA CONSTITUIÇÃO DESTA COOPERATIVA DE CRÉDITO | (83) 3421.2139

Contato: (83)3421-3194

O dia 02 de abril de 2013 assinalou a comemoração dos 90 anos de existência do comerciante e servidor público aposentado, Francisco Rodrigues de Lima (Chico Camboim), residente na Rua Luiz José, Jardim Lacerda, casado com Maria Leopoldina de Lima, desde 1949, e pai de: Josmar, José Maria, Jader, Joaquim, João Eudes, Jacó, Jacileide (in memoriam), Josineide, Josinete e Jailton. Seu Chico nasceu no ano de 1923, no sítio São Gonçalo, época em que pertencia ao distrito de Santa Terezinha, município de Patos e chegou à sede da Capital do Sertão em 1963, na condição de funcionário da Prefeitura e mais tarde ingressou na SAELPA, empresa de eletrificação na qual alcançaria a aposentadoria. No período de 1960 a 1979 foi comerciante no Mercado Público de Patos, atividade que contou com a participação dos filhos e que hoje é tocada pelo descendente Joaquim, varejista do segmento de calçados. Ele é filho dos saudosos: Joaquim Rodrigues de Moura e Francisca Maria de Lima. É avô de 15 netos, tem 3 bisnetos, 1 genro e 5 noras.


PÁGINA

Jornal Comércio e Notícias

2

Abril - 2013

Autoridades debatem implantação do curso de Medicina

Duck’s Bike de Ciclismo

Autoridades do Sertão se reuniram para discutir a implantação do curso

A articulação para implantação do curso de Medicina em Patos ganhou aliados. Autoridades do Sertão se reuniram para discutir a instalação da graduação na cidade e suas contribuições para a região. A mobilização aconteceu durante o I Fórum de Medicina, promovido no sábado, 20 de abril, pelas Faculdades Integradas de Patos. O evento foi aberto pelo reitor das FIP, João Leuson Palmeira, que destacou o empenho da Instituição para que o curso chegue dotado de estrutura e qualidade. “Trazer a faculdade de medicina para Patos não é uma tarefa fácil, mas as Faculdades Integradas estão empenhadas e preparadas para sediá-lo. Nós já temos conceitos altos nas demais graduações e queremos que Medicina seja mais uma a nos orgulhar e a gerar bons frutos para nossa região”, afirmou.

A prefeita Francisca Motta, por sua vez, destacou a importância das FIP e garantiu o apoio do município no processo de instalação do bacharelado. “Nós conhecemos a importância das Faculdades Integradas para a nossa cidade, que é conhecida como um polo educacional. Eu estou aqui como gestora para dizer que, no que depender da prefeitura de Patos, nós estaremos à disposição para contribuir com esta luta”, acrescentou. O ex-prefeito Nabor Wanderley, que na oportunidade representava o deputado federal Hugo Motta e o senador Vital do Rego Filho, manifestou seu apoio à proposta. O evento contou ainda com participação dos prefeitos de São Mamede, Francisco das Chagas Lopes de Sousa; Livramento, Carmelita Ventura; Desterro, Rosângela Leite, presidentes dos clubes

os tudi .A Sn Mídia

G

Desig

de Rotary e outros segmentos da Sociedade Civil Organizada. O vereador e médico. Ivanes Lacerda destacou que “o engajamento político é um importante passo para a aprovação do projeto”. Outro que se solidarizou com a ideia foi o diretor do VI Núcleo Regional de Saúde, Leudo Farias Alves. Durante o Fórum foi apresentado o projeto pedagógico do curso de Medicina encaminhado para o Ministério da Educação, além dos investimentos das FIP relacionados aos requisitos para tal implantação, a partir da infraestrutura e formação do corpo docente.

O centro de Patos foi o palco escolhido para a realização do 1º Circuito Duck’s Bike de Ciclismo 2013, evento pioneiro promovido pelo distribuidor da marca na capital do sertão, contando com a participação de ciclistas de várias localidades do Estado da Paraíba. As principais ruas foram interditadas pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos – STtrans e Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTRAN, gerando alguns transtornos e desentendimentos entre motoristas e participantes. Contudo, os idealizadores se mostraram satisfeitos com a iniciativa que movimentou a região. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU se fizeram presentes e socorreram atletas que se acidentaram durante o percurso. O 1º Circuito Duck’s Bike de Ciclismo 2013 contemplou todas as categorias do ciclismo, desde veteranos, profissionais, amadores e iniciantes de várias idades. Dessa forma a atividade física saudável cumpriu o papel de divulgar o uso da bicicleta como instrumento indispensável à Saúde. De acordo com Antônio Marques, Secretário Executivo de Esportes do Município, os próximos eventos dessa natureza serão no horário noturno para evitar o desgaste maior dos participantes.

Acesse e faça parte desta história. http://www.facebook.com/groups/ patosteamopatos Contato: patosteamopatos@gmail.com

Senac Paraíba participa do III Encontro de Supermercados do Sertão

No mês de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba participou do III Encontro de Supermercados do Sertão, realizado no Coliseum Hall, na cidade de Patos. Nesta edição, o evento teve como tema Inovar, ousar e reinventar-se todos os dias e reuniu diversas empresas do segmento, supermercadistas, pequenos comerciantes paraibanos e de estados vizinhos. O Senac Paraíba participou com um estande exposto durante os dois dias de evento. No local, foram apresentados os cursos oferecidos pela instituição para área do comércio varejista. O objetivo foi divulgar as capacitações profissionais como instrumento propiciador da fomentação do mercado e da garantia de qualidade nos serviços prestados. O encontro foi uma realização da Associação de Supermercados da Paraíba que, a cada ano, busca abordar temas que contribuem para o desenvolvimento do mercado estadual nesta área de atuação.


3

PÁGINA

Jornal Comércio e Notícias

Abril- 2013

Ariano Suassuna encanta sertanejos com Aula Espetáculo O Ginásio do Colégio Cristo Rei reuniu centenas de pessoas para participarem da aula-espetáculo, ministrada pelo dramaturgo e Secretário de Cultura de Pernambuco, o paraibano de Taperoá, Ariano Suassuna, numa promoção do Governo do Estado, através da Fundação Ernani Sátyro. O evento aconteceu na noite de quinta-feira, 25 de abril, com início às 20h e encantou os presentes, muitos dos quais que acompanharam a explanação através de um telão instalado na Avenida Peregrino Filho, já que o espaço interno ficou lotado. O secretário de cultura do estado da Paraíba, Chico César, presente ao evento e bastante referenciado por Ariano, disse que cada vez mais percebe que os movimentos culturais estão trilhando o caminho certo, sobretudo no sentido de buscar um reencontro com as suas raízes e ressaltou que se o povo tiver mais oportunidade de entrar em contato com artistas

desse porte, com certeza saberá distinguir melhor sobre o que é cultura e entretenimento. O escritor Ariano Suassuna se mostrou satisfeito em ter sido recebido pelos seus conterrâneos, como ele mesmo se referiu e disse que acredita muito no potencial do secretário Chico Cesar, ainda mais por se tratar de alguém que produz arte. Ainda dentro do projeto Abril Culturall, O dia 24 reservou a apresentação do Grupo Musical TRÊS DA MATINA, da cidade de Natal-RN, no auditório da FUNES, com entrada franca, e início às 20h. O evento foi fruto da parceria entre a Fundação e o Centro Cultural do Banco do Nordeste de Sousa com produção do Coletivo Espinho Branco. As duas atrações fizeram parte das comemorações alusivas aos 22 anos da FUNES – Fundação Ernani Sátyro, criada no Governo de Tarcísio Burity e atualmente presidida pelo advogado José Lacerda Brasileiro.

Criado o Movimento Patos Pró - Água

A quarta-feira, 24 de abril, assinalou o encontro de oficialização do Comitê Patos Pró Água, movimento que objetiva preservar os nossos mananciais, principalmente o Açude Jatobá e a Barragem da Farinha, além da revitalização do Rio Espinharas. O grupo é formado pelos Clubes de Rotary, Colônia dos Pescadores, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, além do apoio de algumas agremiações políticas e outros segmentos da sociedade civil organizada. Como primeira atividade prática aconteceu na segunda-feira, 29 de abril, uma adesivagem no centro da cidade, chamando a atenção das pessoas para a necessidade de racionalização do uso da água que está cada vez mais escassa em nossa região, ao ponto em

Ivanilda, da Associação dos Pescadores, na adesivagem.

que cobrou das autoridades ação eficaz contra a pesca predatória e limpeza dos mananciais. Para o dia 10 de maio foi programada uma visita ao Jatobá e Farinha, para a documentação dos principais problemas, com dados e imagens, mesma atividade que acontecerá no dia 19, durante caminhada no trajeto do Rio Espinharas em preparação ao grande ato público que acontecerá no dia 24 de maio, oportunidade em que serão entregues os relatórios às autoridades, com pedido de providências urgentes e enérgicas.

Ariano Suassuna encantou o grande público do Ginásio do Colégio Cristo Rei

Promotora garante a desobstruções de ruas e calçadas

A sexta-feira, 05 de abril de 2013, assinalou a desobstrução de duas importantes artérias do centro de Patos, em cumprimento à determinação da Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social. As ruas Leôncio Wanderley e João da Mata foram os primeiros pontos escolhidos. A primeira ocupada parcialmente com vendedores de confecções e a segunda totalmente obstruída com camelôs especialistas no varejo de produtos importados, os quais foram transferidos para uma área disponibilizada pela Prefeitura Municipal, próxima ao Guedes Shopping. A promotora Fábia Cristina Dantas afirmou que a desobstrução de ruas e calçadas continuará em toda a cidade, sobretudo no tocante à ocupação desses espaços por bares, restaurantes e obras de construção. De acordo com ela, esse trabalho faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, assinado entre

o Ministério Público e o município de Patos no sentido de tornar livre o fluxo nas calçadas, ruas e passeios públicos em relação a mesas, cadeiras, produtos do comércio, metralhas e entulhos. “Esse TAC foi assinado ano passado, no mês de novembro, dando 60 dias para que o município fizesse uma campanha educativa mostrando a importância e necessidade do trabalho que seria realizado. O prazo expirou e algumas medidas já foram tomadas, mas deixou-se a desejar. Depois de termos informado mais uma vez da necessidade de execução, o município começou de forma mais intensa. Já foram desobstruídas algumas áreas de bares e restaurantes no bairro Belo Horizonte e com certeza será feito em outras localidades, pois a intenção do Ministério Público é fazer cumprir a legislação. Patos já possui mais de cem mil habitantes e precisa crescer de forma ordenada”, afirmou a promotora.

Em breve novas e modernas instalações


PÁGINA

Jornal Comércio e Notícias

4

Abril - 2013

Crise no Hospital: UTI sofreu intervenção ética em abril O Conselho Regional de Medicina – CRM – decretou a interdição ética da UTI- Unidade de Terapia Intensiva, do Hospital Regional de Patos, a partir da meia noite de sexta-feira, 19 de abril, agravando ainda mais os problemas que foram intensificados no domingo anterior, quando o atendimento médico virou caso de polícia e os pacientes socorridos pelas ambulâncias do SAMU passaram a ser encaminhados à Delegacia. O presidente do CRM, Eurípedes Mendonça, que esteve em Patos na noite de quarta-feira, dia 17, disse que a medida foi adotada em consequência da falta de escala médica, acrescentando que no período de 14 a 16 os pacientes graves ficaram praticamente descobertos. Não descartou a possibilidade de interditar todos os outros setores, uma vez que constantemente está sendo observada a ausência de cirurgião na Urgência, onde devem existir pelo menos três profissionais. Também assinalou a superlotação das áreas vermelha e amarela, espaços desprovidos de privacidade e banheiro, onde pacientes graves permanecem horas e até dias à falta de vagas na UTI que deveria ter pelo menos 10 leitos e continua com apenas 06. Outra deficiência é de profissionais da parte clínica. Na noite do domingo, 14 de abril, os casos transferidos para a Delegacia de Polícia Civil foram recebidos pelo delegado Edson Pedrosa, que se deslocou até o HRP, onde conversou com os médicos: Helena, Sheila, Geraldo, Leusiane, Boanerges, Bruno e Leocádio, os quais alegaram que não eram cirurgiões, onde também constatou a falta da escala que deveria está exposta e simplesmente não existia. Em seguida foi

ao SAMU e deixou claro que um simples boletim de ocorrência não isentava ninguém de responsabilidade, mas apenas informava e oficializava uma situação, mostrando que os casos graves deveriam ser encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência à cidade de Campina Grande. Disse ainda, com todas as letras, que estaria havendo uma irresponsabilidade da direção do Hospital Regional de Patos, na pessoa da Dra. Sílvia Ximenes, que garantira aos médicos que a escala estaria completa deixando os clínicos em dificuldades. No sábado, dia 13, um policial teria utilizado uma arma para assegurar o atendimento a um familiar seu, caso classificado pelo delegado como resultante de desespero em ver alguém precisando de socorro e não conseguir atendimento. A Presidente da Câmara Municipal de Patos, vereadora Nadir Rodrigues, chegou a ligar para o governador Ricardo Coutinho, oportunidade em que solicitou a sua presença na Casa Juvenal Lúcio de Sousa para uma ampla discussão sobre o assunto e, segundo afirmou, teve como resposta a declaração de que o caos anunciado no HRP não passava de uma briga entre médicos, os quais não trabalharão mais no Estado, acrescentando que não tinha a disponibilidade e o interesse de debater o assunto com vereadores. A vereadora Lucinha Peixoto, por sua vez, em pronunciamento na Câmara Municipal lembrou ao Governador que são 100 óbitos, mensalmente, e chegou ao ponto de denunciar a existência de médicos bêbados em pleno plantão, com namoros e escândalos dentro do Hospital Regional de Patos.

O Dr. Robson Vieira, do SAMU, lembrou que a maior dificuldade em socorrer os pacientes está diretamente ligada à falta de regularidade no recebimento das pessoas acometidas de acidentes ou outros males no Hospital Regional de Patos, onde não existe sequer a disposição de avaliação dos casos. Acrescentou que no domingo do caos muitos ficaram nas macas do SAMU e desistiram do atendimento assinando termos de recusa e regressando para as suas casas, mesmo sem saber a gravidade dos seus casos. “A direção do Hospital Regional é invisível, o caos está instalado e a Dra. Sílvia não aparece e não atende ninguém nesses momentos”, acrescentou. A diretora do Hospital Regional, Sílvia Ximenes, esteve reunida com o Secretário Waldson Sousa, oportunidade em que solicitou a ampliação do número de leitos da UTI. No contato com a reportagem, no final da manhã do dia 18, ela admitiu a necessidade da vinda de novos médicos para a região e lembrou que o Estado está pagando R$ 1.222,00, por plantão. Com relação aos médicos que estariam faltando as suas escalas disse que está encaminhando documento ao CRM, com o pedido de punição. Descartou a possibilidade de fechamento do Hospital Regional de Patos que, segundo ela, presta atendimento para cerca de 7.000 pessoas, por mês, acrescentando que caso a medida seja adotada pelo Conselho Regional de Medicina, será

feito um processo de regulação com outros hospitais que tenham vagas para a transferência dos pacientes. Entre os casos que chamaram a atenção nos mês de abril, está a morte de Francisco Possidônio, irmão do ex-vereador e Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Dineudes Possidônio, que deu entrada no Hospital Regional de Patos no domingo de Ramos e ficou internado. Na sexta-feira Santa, por falta de leito na UTI, sua transferência foi postergada para o sábado, o que não aconteceu por não ter plantonista. “A gestão do Hospital Regional de Patos ou é insensível, ou não sabe o que é uma gestão hospitalar, ou prefere continuar assistindo o abate de seres humanos”, Desabafou Dineudes. O advogado Taciano Fontes, anunciou uma Ação Popular pedindo que um dos juízes da Comarca determine, de maneira coercitiva, que seja mantido o Plantão do Hospital Regional de Patos aos finais de semana, com a aplicação de multa para o órgão de saúde e ao gestor por cada atendimento que deixar de ser prestado. O Hospital Regional de Patos atende 24 municípios na Macro Região, que somados às cidades do interior de Pernambuco e Rio Grande do Norte, chega a absorver cerca de 40, com uma população global de cerca de 500 mil habitantes. A UTI, voltou a ser liberada, com a normalização da escala no início da semana seguinte à sua interdição.


5

PÁGINA

Jornal Comércio e Notícias

Abril- 2013

Marcha da Saúde com homenagem à saudosa Lídia Durante a Marcha da Saúde realizada em 29 de abril, no centro de Patos os alunos do Colégio e Curso Evolução, dentre outros amigos da jovem Lídia Santos, 21 anos, que morreu ao dar a luz a sua filha, na Maternidade Peregrino Filho, lhe prestaram uma justa homenagem e divulgaram uma carta escrita por sua mãe, a senhora Maria Lúcia dos Santos, vazada nos seguintes termos: “A bíblia fala que tudo tem seu tempo determinado. Tempo de pular, tempo de brincar, tempo de sorrir, tempo de chorar. Só que esse é o tempo de Deus Jeová. Pena que o homem muitas vezes quer saber mais do que Deus e infelizmente erra. Foi nesse tempo do homem que minha princesa se foi... minha Pimpim, como eu a chamava. O tempo dela foi o homem quem determinou, pois ficou apelando para que ela sobrevivesse. O homem pensa que pode determinar o tempo da vida das pessoas. Faltou nele a sensibilidade de que ela era um ser humano e não simplesmente um ser que só respirava. A bíblia é uma carta de Deus Jeová, o todo poderoso, que me dá a esperança de vê-la de novo na ressurreição dos mortos, minha Pimpim e minha netinha Ana Luiza que se foi há dois anos. Mas em meio a tanta tristeza veio uma grande alegria que é minha segunda netinha Maria Luiza, nome esse dado em minha homenagem, pois ela dizia que eu era guerreira, forte, alegre, feliz, uma formiga sempre em ação. Não sabe ela que eu sou o que sou por ter três joias raras, que são Daniel, Davi e Lídia, que se foi, mas deixou minha pimpim, Maria Luiza.

Relembrando o caso que resultou na morte de Lídia Matéria publicada nos sites de notícias da cidade de Patos e reforçada na imprensa escrita e televisiva estadual, no dia 08 de abril de 2013, deu conta de que depois de quase 12 horas com problemas para dar a luz ao seu segundo filho, a jovem Lídia dos Santos Pereira, 21 anos, residente no Conjunto Bivar Olintho, em Patos, morreu na Maternidade Dr. Peregrino Filho. A sogra da vítima, Severina Araújo Pereira, que é enfermeira, disse que presenciou a angústia da sua nora pedindo para não deixá-la morrer, pois já havia perdido bastante sangue, tentando ter o parto normal como queria o médico. Ao receber a notícia da morte da esposa, o marido entrou em desespero e ameaçou matar os responsáveis pela morte. Policiais militares foram acionados pela direção da Maternidade para contê-lo. Os familiares

Obrigado a todos que fazem parte do Evolução, direção, coordenação, professores, alunos que estiveram presentes num momento tão difícil através de mensagens, telefonemas, flores, abraços, enfim me fortaleceram. Um agradecimento especial a minha família, a de Luiz, esposo de Lídia, e aos meus queridos amigos. Obrigada por tudo! Aos “Pimpim” em breve nos veremos”.

acusam o médico de negligência. Segundo relatos da sogra, ele teria apelado para um parto normal quando o quadro era de complicações. Após uma profunda hemorragia e dilacerações na genitália devido à força para expelir o bebê, a vítima não resistiu e faleceu. O bebê sobreviveu e foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva – UTI. A Comissão de Ética da Maternidade abriu sindicância para apurar as responsabilidades enquanto o diretor clínico, médico Paulo Atayde, explicou que a atonia uterina causa, anualmente, 130 mil mortes. “É uma patologia que não há como prevê-la, como identificá-la antes do parto”, explicou, acrescentando que ela acontece tanto no parto normal, quanto no cesáreo, e que ocorre até com maior frequência no segundo caso.

Sogra da parturiente, que também é enfermeira, estava revoltada com o caso.

Mutirão da Saúde realizado em Praça Pública

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Faculdades Integradas de Patos – FIP realizou na manhã de quinta-feira, 25 de abril, na Praça Alcides carneiro, em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, bairro Belo Horizonte, diversos atendimentos e serviços de prevenção. A atividade foi realizada em alusão às datas comemorativas especificas a três programas: HIPERDIA, SAÚDE DO HOMEM E CEREST. O município disponibilizou equipes para atuar oferecendo serviços de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, orientações sobre o câncer da próstata, combate à hipertensão arterial, além de atividades do NASF, Saúde da Mulher, CTA/SAE, Hanseníase, Tuberculose, Imunização, Saúde do Idoso, Saúde Bucal, entre outros. A Clínica Escola em Ação, das Faculdades Integradas de Patos - FIP

disponibilizou serviços de gameterapia, verificação de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, orientação do planejamento familiar, massagem relaxante,

limpeza de pele e hidratação facial. Na sexta-feira, dia 26, as mesmas atividades foram desenvolvidas no Mercado Modelo de Patos, das 07h30 às 13h, em

parceria com a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, que realizou a 2ª Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata, de 22 a 26 de abril.

www.unoparvirtual.com.br

UNOPAR PATOS

Rua Panatis | N˚05 | Belo Horizonte - Patos-PB

(83) 3421-3180

Rua. Pedro Firmino, 62 | 1˚andar | Centro - Patos-PB Tel.: (83) 3421.5870 /9961.1629/8787.5870


PÁGINA

Jornal Comércio e Notícias

6

Apreensão de Ônibus Escolares

A Polícia Rodoviária Federal de Patos deu início a uma operação que visa coibir a utilização dos ônibus escolares do Programa Caminhos da Escola no transporte de alunos da Rede Privada. “Esses veículos foram encaminhados às Prefeituras para que sejam utilizados no transporte de estudantes do ensino básico e dentro do próprio município. Então, qualquer veículo proveniente do programa Caminho da Escola que estiver realizando algum procedimento fora do município, estará em desvio de função. Por isso, estamos intensificando a fiscalização e, nessas duas últimas semanas, já foram autuados mais de 20 ônibus na região que compreende Patos. Além disso, constatamos outras irregularidades como documentação atrasada, motoristas sem carteira de habilitação, dentre outros”, declarou o inspetor M. Silva. A PRF de Patos informou ainda que um relatório será formulado e encaminhado ao Ministério Público. Por outro lado, o deputado federal Hugo Motta estaria defendendo um diálogo entre Prefeitura, Ministério Público Estadual e Polícia Rodoviária, com a consequente flexibilidade, para que os alunos do ensino superior não sejam prejudicados, apesar de reconhecer que os ônibus em questão. “Diversas cidades do interior, a exemplo de Patos, polo educacional, têm sido a alternativa para os jovens que querem ter uma formação superior, melhor qualificação, para que possam entrar no mercado de trabalho. A grande maioria das Instituições de Ensino Superior está localizada nas cidades de maior porte, fazendo com que os jovens dos municípios circunvizinhos procurem esse serviço, por ser o mais próximo. A lei tem que ser cumprida, mas a dificuldade de transporte existe e precisamos encontrar uma solução que ajude os estudantes e não venha a prejudicar os gestores que estão solucionando, no momento, esse problema de falta de transporte”, salientou Hugo.

Centenário de Bivar Olintho O mês de julho, que assinala o centenário de nascimento de Bivar Olintho de Mello e Silva, que foi deputado estadual e federal, além de prefeito, também por duas gestões, será motivo de uma série de homenagens na cidade de Patos, tendo como principais eventos uma missa na Catedral de Nossa Senhora da Guia e uma Sessão Solene na Câmara Municipal. Na oportunidade será lançada uma revista histórica, relacionada à vida pessoal e pública deste grande personagem da história de Patos que, entre suas obras de referência deixou o Matadouro Público Municipal e o Hotel JK, obras que contaram em suas inaugurações com as presenças de Miguel Arraes e Juscelino Kubitschek, respectivamente. Bivar Olintho de Mello e Silva casou em 31 de janeiro de 1934, aos 21 anos de idade, com a jovem Antônia Gomes de Mello e Silva (Nini), que nasceu aos 15 dias do mês de julho de 1917, na fazenda Várzea de Jurema, município de Patos, como filha única de Antônio de Sousa Gomes e Umbelina Meira Gomes (Dona Cora – neta do Coronel Roldão Meira). Desta união surgiram os filhos: Armando – casado com Urd Araújo e pai de: Rossana, Amanda, Andreia e Sérgio Ricardo, além de 12 netos e 3 bisnetos; Roberto – casado com Ana Maria Soares e pai de: Roberta, Bivar, Antônio Cid e Renata, com 9 netos e 1 bisneto; Moema – casada com José Tota Soares de Figueiredo e mãe de:

Augusto Márcio e Paulo Gustavo, com 4 netos e Sandra – casada com Jodelmar Brasileiro de Figueiredo e mãe de: Manara, Juliana e Lívia, com 4 netos.

Homenagem à saudosa Michelly

A Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos, será o templo das homenagens que assinalam 1 ano de saudades da jovem Michelly de Araújo Barreto, que faleceu, de forma surpreendente, em 2012, após alguns dias de internação em Campina Grande para tratamento de saúde Michelle era formada em Pedagogia na UVA e tinha especialização em Saúde Pública, nas Faculdades Integradas de Patos Filha de Neuza Verônica de Araújo e de Rubens Reinaldo Barreto, natural de Passagem. A jovem levava uma vida tranquila na capital do sertão, mas teve a sua trajetória interrompida aos 28 anos de idade. A missa em sua homenagem será celebrada no domingo, 26 de maio, às 9h.

FOTO ALARCON O máximo em fotografias

Foto-porcelanas preto/branco e coloridas. Placas e molduras para túmulos.

Abril - 2013

Radialista comete suicídio em emissora

O radialista e Agente Comunitário de Saúde, Gilberto da Silva Oliveira, mais conhecido por Betinho, cometeu suicídio na madrugada de terça-feira, 30 de abril de 2013, no interior do estúdio da rádio Morada do Sol, na Rua Vidal de Negreiros, no centro de Patos. Ele teria ido à emissora onde mantinha um programa durante a madrugada, preparado uma mistura que incluía veneno de rato, inseticida e comprimidos antidepressivos, ingerindo em seguida a referida composição. Por volta das 3h30, o comunicador Robério Lucena que comanda o programa da madrugada, chegou à rádio e encontrou o corpo do locutor no estúdio, debaixo da bancada. Ele acionou o diretor Aluísio Caetano e chamou o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que já o encontrou sem vida. O radialista apresentava o programa Marcas do Tempo, que ia ao ar das 20h às 22h, porém, havia se afastado da emissora devido a um quadro de depressão que enfrentava, principalmente por conta de um caso amoroso não correspondido. Mesmo assim, o locutor tinha acesso à rádio e às vezes apresentava o programa nos finais de semana. Gilberto da Silva Oliveira residia no Conjunto Noé Trajano e também exercia a função de agente comunitário de saúde, com participação ativa na comunidade, na qual, durante muitos anos foi elemento fundamental na formação de jovens, principalmente na Rádio Alternativa ali existente, coordenada pela Associação de Moradores. O corpo de Gilberto foi encaminhado para o NUMOL onde será ocorrerá a necropsia e em seguida liberado para o velório e sepultamento. O delegado Araújo Neto está à frente da investigação do caso. Na data em que tirou a própria vida, o radialista estaria completando 44 anos de idade.


Antônio Almeida é destaque no ramo de Imóveis Com dois anos de atuação no ramo Imobiliário, juntados à experiência acumulada na área econômica, a qual o levou á aposentadoria pelo Banco do Brasil, somado a seus investimentos no ramo da construção há décadas, o corretor de imóveis, Antônio Almeida já se destaca como um dos principais empreendedores da referida atividade e consolida o seu projeto de ampliação inaugurando suas novas instalações em ponto de maior convergência e com o espaço necessário a atender a sua grande clientela, passando a funcionar na rua do Prado nº 17, no centro de Patos. Se por um lado aglutina conhecimento e progresso, por outro tem proporcionado uma grande contribuição ao crescimento da Capital do Sertão. Instado a falar sobre o fato de manter o vigor profissional, Antônio Almeida deixa claro que o homem não pode viver sem projetos e acrescenta que muito tem a contribuir com a economia desta região, a partir da satisfação de proporcionar condições de moradia e empreendimento para inúmeras pessoas que fazem parte do seu ciclo comercial e de amigos.

A Imobiliária Antônio Almeida – CRECI 3377-PB, vende, aluga, avalia e administra imóveis de todos os portes, em Patos e em vários municípios do Estado da Paraíba.

7

Patos ganha um novo o Stúdio NS Personal

Unindo bem estar e saúde, o profissional da Educação Física, Nalfrânio Sátyro, trouxe a Patos o que há de mais moderno em Stúdio de Musculação, instalando a NS Personal, como opção para os que querem manter uma vida saudável com o físico perfeito. Com instalações montadas na rua Antônio Justiniano, 260, em frente ao GEO, o espaço está aber-

to, diariamente, para todas as idades no horário das 05h da manhã até às 22h, com reserva de vagas através do telefone 9929-9999. Formado em Educação Física, com vasta experiência no setor de academias, o empreendedor Nalfrânio Sátyro, preferiu investir em Patos, sua terra natal e durante a solenidade de inauguração, na noite de sexta-feira, 26 de abril, deixou claro que o Stúdio NS Personal, é um misto de realizações profissional e pessoal que, certamente, fará história na Capital do Sertão da Paraíba.

CLASSIFICADO COMÉRCIO & IMÓVEIS

DIVULGUE AQUI O SEU IMÓVEL Contato: (83) 3421.2139 | 9961.7444

COMPRA, VENDA E FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS

RUA VIDAL DE NEGREIROS, 154 – SALA 06 Edf. Mandurí – Centro Email: contato@imobiliariakital.com.br Contato: 3423-3381

Sesc Ler em Patos realiza Semana da Saúde na Escola Com o objetivo de apresentar temas relacionados à saúde e de torná-los canais para a promoção de uma boa qualidade de vida, o Serviço Social do Comércio da Paraíba realizou, de 22 a 26 de abril, na unidade localizada na cidade de Patos, a Semana da Saúde na Escola. A ação reuniu os alunos do Projeto Habilidades de Estudo (PHE), da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pessoas convidadas. A abertura do evento aconteceu com uma palestra sobre o tema Chás com aromas do meu jardim, onde foram debatidos os diferentes tipos de chás e os benefícios proporcionados para o corpo pela ingestão balanceada. A ação foi direcionada para os alunos da EJA. Durante toda a semana foi realizada uma programação diversifica-

da. Houve oficina de balas de gengibre; o programa Mesa Brasil Sesc ofereceu uma formação sobre saúde nutricional; foi ministrada a palestra sobre o tema Obesidade Infantil e os Cuidados com a Alimentação; um debate sobre o uso correto de medicamentos e uma formação sobre drogas. Os pais dos alunos do PHE também participaram do evento marcando presença na palestra sobre a importância do planejamento familiar. E, finalizando as atividades, aconteceu um Pitstop da Saúde. Através de distribuição de panfletos e folders, os profissionais da unidade conscientizaram os participantes sobre diversos temas relacionados ao bem-estar. O Sesc Patos está localizado na Rua Natália de Figueiredo, 204, no Bairro do Morro. Para mais informações os interessados podem entrar em contato através do telefone (83) 3421-3514.

PÁGINA

Jornal Comércio e Notícias

Abril- 2013


Patos sediou o III Encontro de Supermercados do Sertão

Com o tema “Inovar, ousar e reinventar-se todos os dias”, aconteceu no período de 17 a 19 de abril o III Encontro de Supermercados do Sertão, evento que, segundo a Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), responsável pelo evento, reuniu mais de 2 mil varejistas, entre supermercadistas e pequenos comerciantes, incluindo empresários de outros estados, como o Rio Grande do Norte e Ceará, que compareceram aos 40 estandes montados no Coliseum Hall, na BR 361, saída para Piancó.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Dineudes Possidônio, participou da abertura do evento e conferiu algumas novidades. “Além de ser um evento que mostra o potencial das indústrias e do comércio da nossa região e também de outras localidades, ainda temos a oportunidade de conhecer novidades que podem auxiliar no trabalho de vários segmentos. O que mais me chamou a atenção foi uma empresa que oferece linhas de triagem e beneficiamento de resíduos sólidos”, acrescentou o representante municipal. Para o superintendente da ASPB,

Damião Evangelista, a iniciativa constituiu uma grande oportunidade de fortalecimento da cadeia varejista do Sertão do Estado. “Esse evento foi de suma importância para o varejo aqui do interior, já que tivemos a oportunidade de reunir, em um só lugar, as principais indústrias, atacados, distribuidores, representantes e prestadores de serviços. Além de que, conseguimos apresentar as novidades do setor para esses supermercadistas, além de fortalecer o relacionamento com seus clientes”, observou, lembrando que o evento gera grandes negócios para a região.

Sobre o tema desta edição, Damião Evangelista destacou a busca incessante dos empresários locais pela melhoria dos seus serviços, por meio da inovação. “No interior os nossos supermercadistas enfrentam grandes desafios e precisam ousar e se reinventar todos os dias para vencer os desafios, atingir as metas e crescer”, afirmou. A programação contou ainda com a palestra “Gestão da logística no varejo”, ministrada pelo diretor administrativo/financeiro da Companhia de Desenvolvimento do Estado da Paraíba, Fabrizio de Oliveira Lacerda.

Diagramação Tel.: (83)3511.0107

Para emitir Nota Fiscal Eletrônica faça aqui o seu Certificado Digital Rua do Prado, 46 | Centro Patos-PB | (83) 3421.2718

Glauber Alves (83) 3421.2769

ios Stud G.ADesign Mídia

Jornal Comércio e Notícias - abril2013  

Jornal produzido para a Associação Comercial e Industrial de Patos