Issuu on Google+

12

tecnologia

São Paulo, de 20 a 26 de março de 2014

Destaques do Rio Content Market

Fotos: Divulgação

Quarta edição do evento reúne atores, produtores, roteiristas e pesquisadores de audiovisual GUILHERME KYOJI

O futuro incerto da internet

Uma das palestras mais concorridas do evento foi a do filósofo Pierre Lévy, um dos pioneiros na abordagem de questões da cibercultura. Em seu painel, Lévy revelou ser quase impossível fazer uma previsão exata do que será a internet nas próximas décadas. Em apenas 20 anos, a porcentagem da população mundial conectada passou de 1% para 35%, com um fluxo de informações cada vez maior e em constante mudança. Lévy aproveitou para elogiar o projeto de Marco Civil da internet brasileira, pois além de ter sido criado de forma colaborativa, defende a neutralidade da rede e a liberdade de expressão.

O Rio de Janeiro recebeu na semana passada de um dos maiores eventos de conteúdo audiovisual do Brasil, o Rio Content Market, que reuniu mais de três mil pessoas. A quarta edição do evento contou com a presença de produtores, atores, roteiristas, pesquisadores e investidores para realizar uma rica discussão sobre o setor. Entre eles os criadores da série ‘Game of Thrones’, cuja quarta temporada estreia nos EUA no dia 6 de abril. Dividido em seis salas, cinco ambientes de networking e um amplo espaço de exposição, profissionais de todos os cantos do Brasil e do mundo trocaram experiências sobre o assunto. A extensa programação contou com diversas mesas-redondas, exposições de conteúdo, reuniões de negócios e apresentações de projetos em pitching, além de discussões com convidados estrelas do ramo, com destaque para os criadores da série ‘Game of Thrones’, David Benioff e D. B. Weiss, a produtora da BBC responsável pela série ‘Wild Brazil’, Lucinda Axelsson, e a diretora de programação da Discovery Network, Hellen Hawkin. Outro destaque do evento foi a presença de produtores e executivos de canais da África do Sul, que falaram sobre o mercado e a transformação de sua nação, após o periodo de 46 anos do regime de segregação racial. A delegação sul-africana contou com 22 representantes de órgãos do governo e empresas produtoras de conteúdo digital. Além da África do Sul, produtoras da Argentina, Canadá, França e Reino Unido marcaram presença no evento, apresentando algumas novidades para o setor.

Porta dos Fundos anuncia webséries

Série foi programa de TV mais pirateado no ano passado — O site TorrentFreak, especializado em downloads, informou que a série ‘Game of Thrones’ foi o programa de TV mais pirateado do ano passado, pelo segundo ano consecutivo: chegou a 5,9 milhões de downloads. O levantamento do site foi feito com base nos downloads realizados por meio do sistema de transferência on-line de internauta para internauta, BitTorrent.

Os fundadores do canal de humor ‘Portas dos Fundos’, Fábio Porchat, Gregório Duvivier e Ian SBF, também marcaram presença no evento para falar sobre a criação do canal e seus próximos passos. Porchat disse que usar o YouTube como plataforma para o programa de esquetes foi a melhor escolha do grupo. Além de garantir uma maior liberdade de criação, sem se preocupar com processos ou marcas, é mais fácil e menos burocrático de se iniciar. O trio também comentou que embora o grupo tenha vontade de fazer um filme, eles não se sentem preparado. Em vez disso, se concentrarão em webséries. Quatro estão previstas para este ano.

Como melhorar o mercado de games Feira internacional realizada na Barra da Tijuca apresentou diversos conteúdos

O mercado de games no Brasil, que já movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano, também foi alvo de discussões entre os desenvolvedores. Em diversas palestras, convidados discutiram formas de melhorar o setor. Alê Machado, fundador do estúdio 44 Toons, frisou que o novo profissional precisa entender todo o ramo e seus consumidores,

e não se concentrar apenas nas técnicas de produção. Stephane Natkin, da escola francesa de games e computação Cedric, criticou a falta de jogos para idosos. Segundo Natkin, games desse tipo são importantes porque têm como objetivo desenvolver uma reeducação da atenção e da memória dos usuários.


12 osp (1)