Page 1

www.galerajovem.net

1


2

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

3


4

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

5


6

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

7


8

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

9


10

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

11


12

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

13


14

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

15


16

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

17


18

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

19


20

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

21


22

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

23


antenados

Agora é estadual

D

epois da cobertura do Fest Verão, a Galera Jovem continua firmando parcerias com grandes eventos da Paraíba. A bola da vez é a Namoradrilha, que vai rolar no dia 8 de Junho e trará a banda Chiclete com Banana para animar 4000 foliões com grandes sucessos de puro Axé. A parceria dá à Galera Jovem acesso à cobertura oficial do evento, com clicks do público e dos bastidores, entrevistas e vídeos. Aguarde!

Sistema itatiunga

A Rádio FM Itatiunga 102,9Mhz e Rádio Sertão AM 1.450khz de Patos mantém uma programação variada, sempre em sintonia com o novo e o gosto popular. Tudo isso para oferecer ao ouvinte o melhor do entretenimento, como Itatiunga Music e o jornalismo competente do Jornal Cidade em Debate, que comemora 10 anos de sucesso. Não é à toa que o Sistema Itatiunga de Comunicação celebra 23 anos de liderança ABSOLUTA.

Nova delegacia da mulher No dia 5 de abril, foi inaugurada a nova Delega24

www.galerajovem.net

cia da Mulher em Patos. A reivindicação por um espaço maior e mais estruturado já era antiga e se assemelha com as lutas da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros da cidade. O próximo passo é a busca pelo aumento do horário de atendimento para 24h.

direito e deveres O mês de abril começou com polêmica entre donos e frequentadores de bares em Patos. A STTRANS e a Procuradoria do Município estão notificando estabelecimentos a fim de proibí-los de colocarem mesas e cadeiras em calçadas por estarem comprometendo o fluxo de pedestres. O GUCH Lanches foi o primeiro a sofrer com a ação dessas secretarias e teve suas portas fechadas. Espera-se que as autoridades olhem também para os outros bares e restaurantes de nossa cidade

você na galera A Galera Jovem está percorrendo barzinhos e restaurantes da cidade com mais frequência, além de comparecer religiosamente nas grandes festas. A intenção é registrar os momentos entre amigos e casais, a paquera que rola solta e a famosa animação da noite de Patos. Se aparecer um fotógrafo da Galera na festa em que você está, não se acanhe! Chame para um click!

blitz dos colégios Os estudantes também podem se animar com a idéia do click! É que a nossa equipe estárá fazendo a Blitz da Galera nos principais colégios e universidades da

cidade. Em gincanas, feirinhas e jogos, estaremos lá para “bater aquele retrato”. Além disso, nossos profissionais vão aparecer periodicamente durante as pausas dos colégios.

aeromodelismos no sertão A partir de agora, preste mais atenção aos céus de Patos. Em escala reduzida, lindos aviões de vários modelos fazem manobras, piruetas e loopings no Aeroporto de Patos. Aos fins de semana, alguns amigos vêm se unindo para praticarem e discutirem o modelismo aéreo. É um hobby caro, verdade... Mas só a apreciação já vale a diversão.

Aniversário Será comemorado no dia 23 de abril, o aniversário de nossa querida Rose Nascimento, radialista da Rádio Morada do Sol e funcionária do departamento comercial da Revista Galera Jovem. Rose é casada com Pr. Josenildo e é mãe de um lindo filho, Eliabe do Nascimento Garcia. Nós que fazemos a Galera Jovem Comunicação e Entretenimento, desejamos muita paz, amor, saúde e luz!!!

Paraíba saúde

No mês de Maio será lançado o maior portal de saúde e serviços da Paraíba, www.paraibasaude.com.br. Será um portal direcionado a profissionais de saúde e empresas do setor.


www.galerajovem.net

25


26

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

27


religião

Novo Bispo

reforça a fé na cidade de Patos

como coordenador de vários movimentos de interesse da Igreja Católica naquela região. O reconhecimento veio através da nomeação a Bispo de Patos pelo, até então, Papa Bento XVI em 7 de novembro de 2012. “Tive uma grande surpresa ao saber que viria para a cidade de Patos. Tão perto de minha cidade-natal (Monteiro-PB) me sinto em casa.” A ampla divulgação da 28

www.galerajovem.net

O “ ano de 2013 está sendo, definitivamente, uma prova para a renovação da fé cristã em Patos. Em praticamente um mês, os habitantes da Capital do Sertão testemunharam a chegada do novo bispo da Catedral de Nossa Senhora da Guia, a renúncia do Papa Bento XVI e a posse do Papa Francisco. Como caso mais particular, a posse de Dom Eraldo Bispo no dia 16 de fevereiro mexeu com os ânimos da cidade. O novo representante da Diocese de Patos é uma figura relativamente nova para o cargo que exerce. Entretanto, seu currículo apresenta uma atuação notória na Diocese de Barreiras-BA como Padre e

Tive uma grande surpresa ao saber que viria para a cidade de Patos. Tão perto de minha cidade-natal (Monteiro-PB) me sinto em casa.

chegada de Dom Eraldo entre a comunidade católica mobilizou uma grande multidão para a Catedral de Nossa Senhora da Guia. Entre o público, autoridades religiosas e políticas estavam presentes para dar as boas vindas ao novo patriarca religioso da cidade. A missa de posse ocorreu à noite no Largo Dom Gerardo, ao lado da Catedral), com o Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e outras lideranças religiosas de diversas cidades da Paraíba e de Barreiras. Como mensagem ao público, o Bispo Dom Eraldo explicou a razão do seu lema como uma palavra de conforto

dada por Deus, retirado da passagem bíblica de Jó (21:17) “Pasces oves meas” - Apascenta as minhas ovelhas. Tendo sido uma das últimas nomeações do Papa Emérito Bento XVI, Eraldo Bispo da Silva terá a missão de tomar o prelado como forma de propagar as boas novas sob o governo do Papa Francisco que, por ser de nacionalidade argentina, provavelmente terá maiores atenções aos povos sul-americanos.


www.galerajovem.net

29


30

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

31


Semana da Água

“ D No dia 22 de março, o GEO Patos realizou a Semana da Água com o objetivo de incentivar os alunos a entenderem melhor a influência que a substância tem nos diferentes campos de conhecimento. Para isso, o Colégio organizou diversas atividades interativas a fim de proporcionar conhecimentos aos alunos de forma diferente da usual, como a exibição do filme Mad Max - A Cúpula do Tro32

www.galerajovem.net

Aplicando todo esse conhecimento, vamos agregar valores de conscientização não só ao aluno GEO, mas a toda a comunidade.

urante o século XX, a possibilidade de escassez do petróleo foi motivo de preocupação para muitas pessoas. Hoje é sabido que o principal recurso natural a se atentar é a água. Apesar de o Planeta Terra ser formado por 2/3 de água, apenas 3% desse todo é adequado para consumo.

vão no CineGuedes e a realização de um debate com a presença dos engenheiros Sílvio Moreira e Roberto de Matos, a pesquisadora Drª Joedna Rodrigues, Maciel Damascena, gerente regional da CAGEPA e Roberto de Matos.

“Aplicando todo esse conhecimento, vamos agregar valores de conscientização não só ao aluno GEO, mas a toda a comunidade. Nós, que fazemos parte do semi-árido, ainda precisamos aprender muito sobre a escassez de água.”

O elenco de professores do GEO Patos elaboraram aulas apontadas para o uso da água nos diferentes campos de conhecimento. Em Química, por exemplo, foram transmitidos estudos sobre a capacidade térmica e a polaridade da água. Sua capacidade de dissolução e sua mudança de estado físico.

Espera-se que, com a experiência adquirida na Semana da Água, os alunos GEO atuem de forma participativa no uso comedido e eficiente da água. O Colégio Geo é respeitosamente conhecido pelo comprometimento social aplicado através da educação e do conhecimento ao público infanto-juvenil de Patos.


www.galerajovem.net

33


34

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

35


36

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

37


38

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

39


tecnologia

Instagram

games & gadgets

e a vanguarda da nova fotografia

”O

almoço é spaghetti. O contraste vermelho proporcionado pelo molho faz brilhar os olhos. Saco o celular, abro o Instagram e tiro uma foto. Não ficou lá muito boa. Tento novamente por um ângulo mais aberto pra pegar a estampa da toalha de mesa. Testo alguns filtros e escolho o Mayfair. Pronto! Agora é só compartilhar e esperar as curtidas.” Registrar um momento nem sempre foi tão fácil quanto nesta cena. Se antes a intenção era recordar, agora a ordem é COMPARTILHAR. É simples. Se você entrar no Twitter ou no Facebook agora, certamente vai encontrar uma ou outra foto compartilhada a partir do Instagram. O aplicativo é exclusivo para celulares e foi criado com o objetivo de publicar fotos nas principais redes sociais da atualidade. Virou febre por dar ao usuário a possibilidade de aplicar filtros que dão um visual retrô à imagem. Com estes recursos, muitas pessoas passaram a usar a ferramenta para fotografar o cotidiano. Os Igers ou Instalovers, como são chamados os aficionados pelo Instagram, registram a maior parte do seu dia com a intenção de mostrar aos amigos o que esteve fazendo ultimamente. É como se fosse uma fórmula infalível, pratos de comida, biquinhos, cabeça virada pro lado, um close nos pés... Estas fotos são publicadas com tanta frequência que acabaram virando piada na internet (como a foto descrita no início). Sara Andrade fotografa desde os 16 anos e acredita que o serviço é usado para a pro-

40

www.galerajovem.net

moção individual de muitas pessoas, mas afirma que ele também tem outros usos. “Conheço fotógrafos profissionais que usam e conseguem tirar fotos incríveis. Se o fotógrafo, amador ou profissional, escolher um bom assunto, ele deve pensar na composição da imagem para passar a mensagem que se quer transmitir” afirma. Já Alarcon, fotógrafo conhecido em todo o Brasil, considera a nova prática bem interessante. Pra ele, o valor da foto só pode ser atribuída por quem tira. O reconhecimento das outras pessoas é consequência da experiência e parte principalmente de uma visão particular que se tem do mundo. Para ele, o uso de imagens nas redes sociais pode abrir margens para os usuários trocarem experiências com outras pessoas de diversas formas. Seja para compartilhar momentos felizes, paisagens ou até a

denúncia sobre algo que foi presenciado. Devido à praticidade, o Instagram tem sido usado de forma bem criativa como serviço público. Já existem contas que deixam os usuários atualizados em relação ao trânsito ou ao clima, por exemplo. Nas ruas, a maioria dos acontecimentos importantes são registrados por câmeras de celulares antes mesmo de os fotógrafos profissionais chegarem ao local. Para se ter uma ideia, estas fotos amadoras são tão eficientes que jornais tradicionais têm usado esta espécie de registro com mais frequência em suas publicações. Inclusive, um questionamento tem se tornado recorrente em grupos de discussão: fotos tiradas por câmeras amadoras estão cada vez mais presentes em circuitos e exposições que antes eram exclusivas para profissionais. O debate se divide entre os que consideram a qualidade gráfica primordial


Além do Instagram, diversos outros serviços exclusivos estão à disposição de fotógrafos profissionais e amadores que buscam espaço pra exibir seus trabalhos, entre eles o Flickr, o Tumblr e o 500px; todos gratuitos.

games & gadgets

possível julgar as intenções de uso destas novas tecnologias, agora. Da mesma forma que a tecnologia vem mudando nossas vidas, criando novos significados às coisas que já fazemos, a fotografia entra no mesmo barco, deixando álbuns digitais como prova de toda uma geração. Basta apenas enquadrar e clicar.

tecnologia

e os que acham que a boa composição da fotografia não depende da máquina, mas da percepção de quem bate o quadro. O fato é que não é muito difícil encontrar belas fotos tiradas de celulares ou de câmeras amadoras e ao que parece, os olhos modernos se importam cada vez menos com isso. Evidentemente, não é

E já que estamos falando de fotografar, por que não começar a partir de agora? Como ninguém desgruda do celular, a Galera Jovem reuniu algumas dicas pra fazer bonito na frente dos seus amigos Observe

Composição

Comece a explorar os lugares que já frequenta. Quando se vai muito a um local, é frequente que as pessoas não deem bola para os detalhes. Olho clínico é tudo neste hobby.

Sabia que dá pra falar pela foto? É só criar uma boa composição. Trazer mais elementos pra dentro da cena pode revelar novas interpretações. Só tenha cuidado pra não tornar da foto uma bagunça visual.

Viaje

Regra dos terços

O mundo é grande, não é mesmo? E ele está todo pronto pra ser registrado. Quando for espairecer num lugar diferente, não esqueça de olhar ao redor.

A maioria das cãmeras têm a opção de adicionar uma grade virtual à tela. Ela serve pra o fotógrafo aplicar a regra dos terços. A regra é simples: O objeto principal da fotografia deve ser focado em um dos pontos de convergência das linhas da tela.

Aproveite a luz Apesar de alguns celulares terem flash, nem sempre o resultado do seu uso fica legal. Tente aproveitar o máximo da iluminação natural do ambiente pra fotografar.

Chegue perto O zoom digital destas câmeras também não é grande coisa. Se você fizer alguns testes, vai perceber que a foto vai ficar borrada e sem nitidez na maioria das vezes. O indicado é chegar o mais perto possível do objeto.

Sempre alerta Mantenha seu celular sempre carregado e nunca esqueça em casa. Você nunca sabe se vai encontrar algo legal pra clicar. Mesmo assim, se não estiver com o celular em mãos, grave a cena na cabeça e volte amanhã

Compartilhe Afinal... Por que ser tão egoísta?

www.galerajovem.net

41 41


42

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

43


44

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

45


tecnologia

Que celular eu escolho?

1

990. Foi neste ano que os primeiros celulares apareceram no Brasil. Eles eram pesados, grandes e só tinham uma função: fazer e receber ligações. Com o tempo, as pesquisas e as inovações tecnológicas fizeram os celulares deixarem de ser apenas telefones móveis e se tornaram poderosos mini-computadores. Hoje, estas peças são sonhos de consumo de muita gente que busca elegância, produtividade, status e uma boa câmera para o Instagram (isso mesmo, telefonar é algo secundário hoje em dia). Por isso a Galera Jovem fez uma lista dos melhores celulares para o ano de 2013. Alguns são mais estilosos, outros têm processadores bem potentes e tem também os que foram feitos pra facilitar a rotina. Compare estas supermáquinas de acordo com o seu perfil e escolha o seu.

HTC One X ( Android )

Tem gente que gosta de registrar tudo, não é mesmo? Com capacidade de guardar fotos e vídeos na câmera de 8Mpx (megapixels) e a capacidade de filmar em Full HD, o dono não terá o incômodo de precisar passar os arquivos pro computador nem tão cedo. A razão? Seu alto poder de armazenamento em 32GB de memória com possibilidade de expansão. Além disso, quem adquirir o aparelho também poderá armazenar 25GB de arquivos no serviço de nuvem Dropbox.

Google Nexus 4( Android ) Os amantes do maior ser-

viço de busca da internet vão perceber que o Google não é poderoso só no nome. O processador de quatro núcleos bate fácil a maioria dos outros celulares Android. Ótimo pra quem gosta de se divertir com jogos 3D e que precisam de maior desempenho.

Nokia Lumia 920 ( Windows Phone 8 )

Samsung Galaxy S IV ( Android )

Simplicidade. É nesta palavra que se resume o estonteante Lumia 920. Não só pelo design da carcaça em peça única, mas também pelo sistema operacional baseado em quadradinhos coloridos. O forte do aparelho está na melhoria do Internet Explorer (tão xingado nos últimos tempos) que proporciona ótimas experiências na navegação pela internet.

Se antes havia dúvidas de encontrar um celular, o Galaxy S IV preenche todos requisitos anteriores e ainda assim faz muito mais. Elegante, poderoso, fino e com uma invejável tela de 5”, a quarta versão da série Galaxy veio pra bater de frente com o iPhone, da Apple.

Blackberry Z10 e Q10 ( Blackberry 10 )

Se o problema é produtividade, o Blackberry é a opção ideal! Voltados principalmente para quem quer organização e controle nos negócios, o Z10 tem uma tela bem grandinha (4.2”) para gerenciar planilhas e agendas. O destaque fica por conta dos gestos multitarefas em que se pode usar as bordas do celular para manusear pastas e aplicativos. E para os que se acham órfãos dos celulares com teclado, não desanimem, saiu também o Q10 com teclado QWERTY

iPhone 5 ( iOS )

Como poderia faltar o aparelho da maçãzinha? Sucesso absoluto em todas as edições já lançadas, o iPhone é o mimo de quem já possui e o sonho de quem não tem. Fácil explicar: o sistema iOS é extremamente fácil de usar, o hardware suporta gráficos pesados (ótimo para os gamers) e a AppStore tem uma infinidade de aplicativos e programas.

E AÍ? ESCOLHEU O SEU? 46

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

47


48

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

49


50

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

51


52

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

53


carros & motos

Carro: Paixão Nacional

N

ão importa o tipo, a marca, o modelo, o preço ou se são carros novos ou usados. O brasileiro tem um tratamento com seu carro diferente do que se vê em qualquer parte do mundo. O relacionamento com seu veiculo é de amor, orgulho, carinho, como se fosse um verdadeiro membro da família. Essa relação é tão profunda que você pode até perguntar ao dono se ele vende. Aliás, perguntar pode, mas a reação do proprietário não vai ser tão agradável. Respostas do tipo: “esse não tem preço”, “não vendo. É meu xodó” ou pior ainda: “você venderia sua mãe?” seriam das poucas e boas que você teria que ouvir. Pois é! O proprietário, em ultimo caso, pode ate vender, mais dificilmente ficará sem um automóvel parecido por muito tempo. É seu objeto de desejo. Todo o carinho e zelo que você tinha fazem parte do apego. É a primeira conquista material, a sensação de independência e liberdade. Todas as experiências que seu primeiro carro te proporcionou ficarão guardadas eternamente, assim como ficará marcado tudo aquilo que você viveu com a sua primeira namorada, ou namorado. Os primeiros “amassos”, a sensação de maturidade, de gente grande, as juras de amor eterno, as primeiras brigas, com a gatinha e a primeira decepção. Até nisso o carro ajuda. Se prepare para os relacionamentos futuros que, as-

54

www.galerajovem.net

sim como seus próximos veículos, serão ainda melhores. Outro aspecto interessante é como os homens e as mulheres tratam esse objeto de desejo. Alguns homens têm uma ligação tão profunda com os seus carros que os tratam quase como se tivessem vida. Falam com eles, acariciam-nos, tratam todos os fins de semana como se disso dependesse as suas vidas. Nada de pés sujos, bater com portas ou comer ou beber dentro dos mesmos. Já um carro de mulher possui objetos estranhos ao mundo masculino, tais como prendedores de cabelo, uma infinidade de bolsas e sapatos, peças de roupas e kits de maquiagem que os homens não saberiam nem onde guardar. Se colocarmos homens e mulheres frente a frente para falarem de carros, perceberemos aí as diferenças de como o automóvel é percebido por Eles e Elas. Enquanto eles procuram um modelo potente

e veloz, elas querem um produto seguro, prático, com compartimentos diferenciados, design e cores modernas e, de preferência, fácil de estacionar. Enfim, o automóvel desde a sua criação desperta um fascínio na humanidade e determina moda e comportamento. Carro sempre significou status. Logo, quanto mais novo, bonito e potente for, mais atenção vai chamar. Isso já está no consciente coletivo, atravessando gerações inteiras. Quando Henry Ford massificou a produção de veículos no início do século XX, a sociedade se transformou e o modo como ela própria vê você também. Rodolfo Araújo Advogado, professor universitário, autor de livro, especialista e mestre em meio ambiente e desenvolvimento, piloto de teste, colecionador de carros antigos e miniaturas e um AFICIONADO POR CARROS


www.galerajovem.net

55


saúde

PERSONAL TRAINER:

FITNESS

luxo ou necessidade?

N

os dias de hoje, em que o trabalho nos exige cada vez mais tempo e dedicação, ficamos sem tempo para cuidarmos da nossa saúde. Muitas vezes só procuramos a atividade física, quando recomendada por médicos, para remediar alguma patologia adquirida por falta de exercícios físicos.

Daí surge a pergunta: Preciso de um Personal Trainer? Vivemos ainda em uma sociedade na qual muitos acham que sabem “caminhar”, “correr” e “malhar”. Mas não é bem assim. Tudo que fazemos de errado com o nosso corpo, é manifestado mais cedo ou mais tarde e muitas vezes de forma irrever-

56

www.galerajovem.net

sível, como por exemplo, problemas na coluna, nos joelhos, ombros, entre outros. Com o nosso corpo e nossa saúde não devemos brincar, daí surge a importância de um treinamento personalizado, conhecido por Personal Trainer, Profissional que não deve ficar limitado à ênfase na aparência, pelo contrário, ele deve ficar em posição de destaque por ser alguém em quem o cliente poderá confiar seu corpo e vida para um trabalho de prevenção de doenças e resgate individual da própria saúde física e mental. O serviço veio abrir caminho para um novo mercado de trabalho que faltava na saúde. Por isso, antes de contratar o seu Personal Trainer, certifique-se de que este tem formação universitária em educação física, cursos de especialização, cursos de aperfeiçoamento e verifique suas referências. O PROCON recomenda colher informações no Conselho Federal de Educação Física.

#DICA DO PROFESSOR: Procurem estabelecimentos credenciados e professores capacitados e no mínimo que seja formado, só assim o mesmo possa se responsabilizar por futuros erros e acertos a final estamos lidando não com uma máquina e sim com o corpo humano e que vocês possam ter um bom treinamento e consequentemente ter uma vida mais longa e com muita saúde. Afinal, não é por luxo que se deve procurar um Personal Trainer ou um treinamento personalizado e sim por questões de bem-estar e saúde.

NALFRANIO SÁTIRO Educador Físico Mestrando em Ciências da Saúde Personal Trainer nalfraniosatiro@hotmail.com (83) 9929-9999


www.galerajovem.net

57


58

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

59


60

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

61


62

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

63


E

leita a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores de Patos, Nadir Rodrigues Carvalho Almeida Guedes tem provado ser um nome à altura de grandes desafios. Como representante do PMDB Mulher de Patos, contribui fortemente para a formação da identidade feminina na região. Em 2012 foi eleita vereadora em 5º lugar com 1300 votos . Em entrevista à Galera Jovem, Nadir fala sobre ‘ser mulher’, sobre a Câmara e sobre a história de vida.

GJ - A que você atribui essa maior presença feminina na política patoense? Houve tempos em que a mulher não tinha o simples direito de votar. O cenário atual

é bem diferente. Eu acredito que foi a luta feminina em busca de espaço e igualdade. A partir do momento que a mulher tem a chance de ocupar um responsabilidade, ela procura honrar a confiança que lhe foi dada. Ela tem que acreditar que é capaz. Que a força para conseguir alcançar as suas metas deve sair de si mesma. Tudo depende do esforço e do estudo.

entrevista

Nadir, a mulher

Seja humilde e seja honesta. - Dr. Geneton

GJ - As mulheres estão sendo bem representadas hoje? Acredito que sim. Eu sou suspeita a falar (risos). Mas veja. A representação feminina não se resume apenas aos poderes executivo, legislativo e judiciário. Também temos excelentes representações em outras áreas. No dia 8 de março, a Câmara de Vereadores teve a oportunidade de homenagear várias mulheres com histórias e ocupações diferentes. A exemplo de Maria da Carroça. Ela é uma grande mulher. E como ela, muitas outras patoenses foram reconhecidas pelos seus esforços. GJ - Falando em mandato. Pra chegar aonde está, pessoas experientes estiveram ao seu lado. Que conselho você lembra como o mais valioso pra ir em frente?

64

www.galerajovem.net www.galerajovem.net

Eu gravo comigo algo que meu pai (Dr. Geneton) disse quando fui empossada presidenta da Câmara de Vereadores: “Seja humilde e seja honesta.” Eu convivo pouco com meu pai, mas sempre que o encontro, ele me diz palavras fortes e muito importantes. Quando tive a oportunidade de trabalhar com Nabor, ele me ensinou que nestes cargos nós ESTAMOS, não SOMOS. Que precisamos usar os cargos para dar às pessoas o que elas têm de direito e fazer o que puder de melhor. GJ - O início de 2013 foi agitado na Câmara de Vereadores. Alguns chegaram a te considerar inapta a exercer o cargo de presidenta. Ser mulher contribuiu para este julgamento? Infelizmente, a mulher ainda sofre preconceito ao assumir certas responsabilidades. Mas não atribuo a isso. Acho que a razão está na minha busca pela sinceridade. Na Câmara, só posso oferecer o que ela, de fato, pode dar. Eu não posso tomar atitudes precipitadas. Por isso, procuro sempre honrar o nome da instituição. À frente da Câmara, eu sou gestora. À frente do povo, vereadora. Não se pode confundir gestão com política. GJ - Já existe alguma missão focada enquanto presidenta da Câmara? A principal meta da mesa-diretora é mostrar à cidade que a instituição é um patrimônio do povo. Trabalhar com a transparência que prometemos e dividir não apenas os méri-


GJ - E como vereadora? A minha principal meta é honrar a oportunidade que o povo de Patos me deu. Na tribuna já tive a oportunidade de defender projetos de lei como a cassação do alvará de estabelecimentos que contribuam à exploração sexual de crianças e adolescentes e requerimentos como o de funcionamento em tempo integral na Delegacia da Mulher por um equipe multiprofissional. Também solicitei à prefeita, que envie para a Câmara um projeto doando um terreno para a construção da Delegacia da Mulher. Agora, estou pleiteando a construção do quartel do Corpo de Bombeiros pra Patos. GJ - Você é a primeira mulher a assumir a presidência. Que resultado você espera obter com esta experiência? Eu acho que a citação a Carlota de Queiroz*, resume bem o meu sentimento: “A mim cabe a honra de, com a minha simples presença nesta Casa, escrever uma nova página na história do Brasil.” *a primeira mulher a assumir uma vaga na Câmara Federal (1934-1935) GJ - Antes de vir a Patos, como era a sua vida?

entrevista

tos, mas também as responsabilidades. Neste primeiro mês, já tomamos atitudes que não agradaram a todos, mas que foram necessárias. Todas as práticas são consultadas à mesa-diretora. E existem outros vereadores que não fazem parte, mas que querem contribuir. A insatisfação que pode ocorrer é de uma pequena minoria.

Eu e minha família tínhamos uma vida muito difícil, privada de estabilidade. Houve vezes em que havia uma única refeição no dia. Mas, graças a Deus, fui criada por mulheres fortes que me serviram como referência, a exemplo da minha avó Luzia e da minha mãe Nazaré, que não tiveram a oportunidade de escolher seus ofícios, mas nunca mediram esforços pra sustentar a família. Não posso esquecer que pude contar com pessoas como meu irmão Gerlânio e principalmente meu esposo, Junior, que sempre me motivou a estudar e a alcançar as minhas metas. Ele me incentivou a fazer Enfermagem por acreditar que eu teria perfil pra isso. Hoje, eu sinto no olhar dele a confiança que eu possa cumprir qualquer propósito em que eu me comprometa. GJ - Uma lembrança marcante... Lembro da minha avó trabalhando como jardineira com estrume nas mãos pra deixar a praça de Olho D’Água bonita. Meu maior desejo era o de tê-la ao meu lado, hoje. Porque eu prometi a ela que um dia tudo seria diferente. Que todo o esforço que ela fez pra manter a família unida e pra manter todos no caminho certo teve resultados e ainda é lembrado por todos.

Nadir Rodrigues Guedes e Javan Guedes Júnior

Esta entrevista foi realizada no dia 17 de março de 2013. A Revista Galera Jovem obteve permissão exclusiva de Nadir Rodrigues Guedes para publicá-la nesta edição.

Entrevista: João Neto Foto: Nalvinha Nunes

www.galerajovem.net

65 65


arquitetura & decoração

Decoração:

Tendência para 2013 Cores Rendas por WAlly cristina

A

o contrário do que muita gente chegou a acreditar, o mundo não se acabou em 2012. Para 2013, a cartela de cores pantone, renomada internacionalmente, anunciou o Esmeralda como a cor do ano. Na decoração, segundo a fabricante de tintas Akzo Nobel, a maior indicação é a cor Violeta. Então, por que não cobrir os ambientes com a cor da esperança combinada a algo novo? De fato, esta mistura traz uma tonalidade glamurosa e relaxante, tornando os ambientes mais sofisticados e tranquilos. Tons neutros de creme, bege e off-white estão com tudo. Além de deixar o ambiente em um clima sereno, estas cores dão destaque a qualquer móvel ou objeto que tiver uma cor forte para destacar. O segredo para não tornar o ambiente monótono é usar as tonalidades, explorando texturas de tapetes, sofás e cortinas, criando efeitos interessantes.

Tire as rendas da vovó do baú, pois em 2013 as tramas de renda estão em alta. Elas podem ser espalhadas pelos ambientes da casa em forma de cortina, painéis, adesivos de parede e até em móveis como desenhos rendados, trazendo romantismo e nostalgia no aconchego do lar.

Detalhes em latão O bronze está de volta em detalhes de decoração como mesas, corrimão de escadas e luminárias, tornando o ambiente mais aquecido e com um certo charme.

Buffets e Aparadores

Antigos mobiliários do tempo da vovó, estas peças também retornam para ajudar no uso racional do espaço. É que com os imóveis com cômodos menores, nem sempre dá pra se guardar tudo na cozinha. Papéis de parede volta- Os buffets e aparadores surgem ram com tudo. Estavam esque- para decorar e armazenar. Muicidos desde os anos 1990, mas to úteis no caso de se receber agora eles surgem como uma hóspedes em casa, estes móveis também permitem que os nova opção para decorar as convidados passem a se servir, paredes e aquecer o ambienevitando o congestionamento te. Tornando-o mais convidativo de pessoas na cozinha. e cheio de classe.

Decoração

66

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

67


68

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

69


70

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

71


72

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

73


saúde

Câncer de Mama: doença representa maiores riscos entre mulheres jovens

A

inda que a ciência já tenha avançado muito em relação à prevenção de doenças, infelizmente, o Câncer de Mama ainda é apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma grande ameaça à Saúde da Mulher. Para mensurar o risco, estudos recentes do National Cancer Institute apontaram a doença como a segunda maior responsável pela morte de mulheres, depois do Câncer de Pulmão. Um fator determinante para o prognóstico da doença, é a idade em que ela

74 74

www.galerajovem.net

aparece. De acordo com o jornal inglês The Independent, existem maiores facilidades de tratamento em pacientes entre 35 e 60 anos. No caso de mulheres entre 16 e 34 anos, o cuidado para a cura deve ser bem maior. A pesquisa encomendada pelo jornal também gera um alerta: a incidência do Câncer de Mama em mulheres de 17 anos cresceu 80% nos últimos anos. Felizmente, a incidência do Câncer de Mama tem diminuído 2% ao ano devido às campanhas informativas e à rápida identificação do problema. Entretanto, muitas mulheres ainda precisam da

informação necessária para tomar o pulso de realizar o exame mais eficiente para a prevenção: o autoexame da mama.

Prevenção eficaz


www.galerajovem.net

75


76

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

77


saúde

Saúde Feminina:

Histeroscopia. Que exame é esse?

Q

uando o assunto é Saúde Feminina, um dos temas mais recorrentes ultimamente têm sido o Câncer Endometrial, a formação de pólipos e miomas submucosos. A prevenção destas doenças é essencial para a a diminuição de riscos de infertilidade e hemorragia. Para isso, o Exame de Histeroscopia Diagnóstica vem substituindo gradativamente os Exames de Ultrassom, comprovada a sua eficácia, principalmente a testes realizados em camadas de menstruação. O exame permite que o interior do útero seja filmado em cores, possibilitando o médico ginecologista diagnosticar o sistema reprodutivo feminino com mais segurança. Indica-se ainda o exame de Histeroscopia em mulheres com dificuldades de fertilidade ou que apresentem sangramentos uterinos sem respostas aos tratamentos clínicos.

Informações: Clínica GINECAM

(83)3421-3827

Dr. Orlando Damascena Médico Ginecologista e Obstetra. Diretor da Clínica GINECAM em Patos-PB

78

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

79


“ Q uando o tema é o uso de preservativos, a popular camisinha, costuma-se fazer referência à posição contrária da Igreja Católica. Há quem afirme que a orientação da moral sexual católica, que se põe contra os métodos contraceptivos artificiais, contribui para que jovens e adultos abram mão do uso do preservativo e assim fiquem expostos aos riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS. Pessoalmente julgo equivocada tal opinião. A verdade é que o comportamento sexual dos católicos tem sido pouco pautado nas orientações morais da igreja. Se fosse feita uma pesquisa com os casais católicos e perguntassem quantos seguem os métodos contraceptivos artificiais, uma resposta verdadeira evidenciaria que a grande maioria é usuária de tais métodos. O que, em tese, evidencia que grande parte já não se deixa orientar pelos valores defendidos e propostos pela moral católica. Penso que uma opinião mais consistente passa pela consciência da crise atravessada pelo senso de responsabilidade e prudência nas relações pessoais e interpessoais. As pessoas, principalmente as mais jovens, peregrinam ao longo da existência em busca de experiências que façam valer e acontecer o sentimento de satisfação na vida. Nessa busca, tudo que proporcione a sensação de prazer e contentamento é válido. Romper os limites e experimentar o

80

www.galerajovem.net

Um discurso saudosista, condenatório e retrógrado em nada ajuda às novas gerações .

comportamento

Contraponto

desconhecido é um imperativo dos tempos atuais. Essa verdadeira obsessão aprisiona os jovens em uma teia extremamente perigosa que pode lançá-los em uma condição de vida motivada pelo risco. As drogas, a permissividade sexual, a pornografia, as gangues, facções etc. aparecem como um forte apelo ao poder e à força. Uma vez capturados por tais mecanismos sedutores, os jovens peregrinam à deriva perdendo-se dos referenciais consistentes que, há uma geração, norteavam o caráter e as condutas. Um discurso saudosista, condenatório e

retrógrado em nada ajuda às novas gerações. Os preconceitos e a insistência em impor paradigmas desconstruídos pela própria história são a denún-

cia mais evidente de que é urgente a construção de novos modelos de convivência e educação que sejam capazes de abranger as inquietações dos nossos jovens. Ao serem tratados como sujeitos da formação de sua personalidade, os futuros adultos, poderão tomar em suas mãos a verdadeira responsabilidade pela construção de um projeto de vida cujo protagonista e destinatário é o próprio sujeito. Se chegarmos a este estágio, as campanhas de apelo ao uso de preservativos, antitabagismo, antidrogas e tantas outras, atingirão o seu objetivo porque irão ao encontro da essência que conduzirá o norteamento da vida dos jovens. Viver valerá a pena porque haverá uma busca, um norte, uma meta: ocupar o lugar almejado, planejado e perseguido. Lugar de sujeito protagonista; não objeto coadjuvante.

Francisco Almeida de Lucena Psicanalista Mestre em Filosofia pela UFPB


www.galerajovem.net

81


82

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

83


84

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

85


86

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

87


88

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

89


90

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

91


Moda

OS COMBINADINHOS estão de volta

feminina

U

ma frase que se encaixa perfeitamente no mundo da moda é “O passado sempre se faz presente”. É verdade. Nos inspiramos e adaptamos tudo o que já existe para a atualidade. Um exemplo claro do que estou falando é a volta do “ combinadinho” ou “conjuntinho”. Essa forma de vestir ganhou fama na década de 1990, mas com o passar do tempo, logo foi sendo identificada como coisa de gente velha. Desta forma, os estilistas e as grandes marcas desconstruíram os conjuntos e ensinaram que moderno era usar as peças separadas.

Por enquanto... O tempo passou... Provamos diversos tipos de cortes e estampas e eis que os conjuntinhos voltaram. Se o colorblocking ficou na temporada passada, os looks monocromáticos dominam as passarelas nessa temporada. É preciso ter cuidado ao tirar os conjuntinhos da mamãe do armário, viu! Lembrem-se, a moda voltou, mas ela ganhou uma cara mais moderna. Os combinados mais ousados são todos trabalhados com tecidos brocados, inteiros da mesma estampa. Esses tem que ter personalidade para carregar o look.

Nayalle Mayra Colunista e bloqueira da galera jovem. Sempre antenada na moda

92

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

93


cultura

Grito Rock

solta o som!

marca o inicio dos trabalhos do C0letivo Espinho Branco

Q

uando um bandas e a luta por todos os grupo de equipamentos necessários. amigos se Quatro dias antes do reúne para show, foi realizado a Bicicleconversar, tada Grito Verde. O objetivo é óbvio que os assuntos que era mostrar que, mesmo em circulam a mesa refletem as uma cidade tão quente, é viafinidades entre eles. Em todo o ável se locomover sem poluir Brasil, milhares de pessoas têm o meio-ambiente. se agrupado em Coletivos para Já no Serrote do promover eventos culturais. Na Espinho Branco, o coletivo Capital do Sertão, foi a preocurealizou mutirões de limpeza. pação com a cultura e com a O resultado foi de mais de degradação ambiental de um 3000 garrafas peti recolhidos maiores cartões postais da das, fora outras tranqueiras região que deu força para o como pneus, sacolas e latas nascimento do Coletivo Espinho de cerveja. Com esta ação Branco. como exemplo, espera-se Frequentemente visitado que as próximas pessoas pra acampar, pescar e ultimaque visitarem o famoso inselmente como trilha para ciclistas, berg façam a sua parte. tem se percebido que o Serrote No dia 20 de fevereiro, Espinho Branco tem acumulado a primeira edição do Grito lixo deixado por quem passa Rock Patos, com a particilá. Assim, como forma de atenpação das bandas Nação tar pra consciência ambiental, Nativa, Lacryma Sanguinee, a pedra serviu perfeitamente Melany Crows e Fuck The Syscomo nome da organização. tem, trouxe um grande pú O Grito Rock é um espeblico à frente do palco. Além táculo musical de proporções in- dos shows, curtas-metragens ternacionais realizado de forma foram exibidos ao público colaborativa. Através deste evencom temas bem próximos à to, o Coletivo Espinho Branco realidade, como a seca. resolveu iniciar seus trabalhos le A aprovação popuvantando a questão ambiental lar da iniciativa foi geral e o da região. Para organizar o show, Coletivo Espinho Branco já o grupo realizou uma megaanunciou que não para por -operação em apenas 20 dias: aí. oficinas de capacitação, busca por patrocínios, contato com A natureza agradece.

94

www.galerajovem.net

Fotos: Sara Andrade Mateus Sarmento


www.galerajovem.net

95


96

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

97


Politica

RIGOROSA SEGURANÇA

mega fone

e têm, notoriamente, agido de forma não-democrática. Muitos profissionais de imprensa sofreatos é uma ram na pele o que é viver no cidade meio de pessoas ignorantes e sem muitas sem conhecimento de causa. opções de Outro dia, por tecer alguns colazer, isso é mentários que não agradaram fato. Temos o futebol, mas por a certo vereador, ele e seu pai uns quatro ou cinco meses (ignorante ao quadrado) me por ano. E, por incrível que agrediram com palavras amepareça, as autoridades não açadoras, bancando os valenquerem ver o progresso destões. Essas ameaças para um se tão importante esporte. O homem que já passou da idade Nacional foi a única equipe da “briga” não é nenhum sinal patoense no Campeonato de bravura. Tudo isso porque são Paraibano 2013 e às duras levados pela sede de poder. A penas conseguiu montar um Câmara para eles (pai e filho) time razoável, que dá para o tornou-se uma obsessão. Não se gasto. A torcida tem compasabe qual é o real interesse disso recido aos jogos para incen- tudo. Inclusive, o pai do vereador tivar os nossos representantes, já grita aos quatro cantos de mas os dias de partida estão Patos que será o próximo prefeito se tornando um tormento de certa cidade. para o torcedor sertanejo. A Polícia Militar, tão necessária para a segurança dos jogos, vem deixando uma parte da arquibancada interditada Já é moda em Patos, verea fim de separar as torcidas. Acontece que o público tem adores que se sentem ofendidos o direito de ir e vir comprome- por membros da imprensa usatido. E, pasmem, até no alam- rem a tribuna para desabafar em cima dos supostos ofensores. brado o torcedor não pode E, na tribuna, o vereador fala e encostar. Qualquer manifestação da torcida que pareça não tem réplica ou tréplica. Lá ele é soberano, fala, incrimina com revolta, a Polícia tem e difama o jornalista e fica por usado o spray de pimenta, muitas vezes atingindo idosos isso mesmo. É a tal da imunidade parlamentar. Outro dia, um e crianças. Ultimamente, o Estádio José Cavalcanti mais vereador despreparado soltou os cachorros em cima de mim, parece um campo concentração NAZISTA. É lamentável, me desqualificando totalmente. Esqueceu o “vereador” que me mas parece que, mesmo ofereceu 3 mil reais para que eu que reclamem, nada é feito trabalhasse pra ele na campapara melhorar. nha eleitoral. Como esquecem rápido.

P

MEMÓRIA CURTINHA

VALENTÕES

A democracia em Patos ainda está muito longe de ser alcançada. Os políticos que realmente deveriam dar exemplos são os piores 98

www.galerajovem.net

FICOU PIOR A atual Câmara Municipal de Patos está partindo para ser a pior de todos os tempos.

Vereadores da base aliada do governo, não se sabe o porquê, passaram a fazer oposição à administração da prefeita Francisca Motta. Dos três que formam esse bloco oposicionista – Marcos Eduardo, Sales Júnior e Jefferson Melquíades; dois são do PMDB. Sales é do PRB, partido aliado ao governo. Em todas as sessões os três detonam: ou a administração atual, ou a administração passada. Criando uma situação ridícula, já que todos sabem que, até pouco tempo desfrutavam das benesses do Palácio Clovis Sátyro.

MAIS VÍTIMAS A violência sempre dá uma trégua para depois voltar com força. Em menos de uma semana três mulheres foram vítimas de facadas e balas. A que foi baleada conseguiu escapar, já não corre risco de morte. As duas esfaqueadas não tiveram a mesma sorte e morreram.

POÇOS NA ZONA RURAL Apesar da tão divulgada seca, algumas chuvas vêm caindo no sertão. Esperamos que os agricultores armazenem a água destas chuvas para usá-la depois. Para que não ocorra o que aconteceu no início deste ano: gado morrendo por falta de água e pasto. Já que não dá mais para o plantio, que cuidem de encontrar formas de não desperdiçar esse líquido tão precioso que se chama água. E que, mesmo pouca, está caindo.


www.galerajovem.net

99


Politica

100 DIAS

mega fone

E

m cem dias da administração Francisca, já vemos que a prefeita tem trabalhado com afinco para terminar as obras que a gestão passada não pôde terminar e, ao mesmo tempo, organizar a casa à sua maneira. Já tomou pé da situação e as coisas estão caminhando normalmente dentro do esperado. Em tão pouco tempo, a prefeita já mostrou que o seu governo é sério e comprometido com o zelo ao bem público. Mesmo sendo de continuidade, muitas coisas precisavam ser mudadas, e as mudanças necessárias estão em andamento. E quem apostou contra vai perder.

BICHARADA NA RUA Apesar da Secretaria da Agricultura ser atuante, ainda vemos muitos animais perambulando pelas ruas de Patos. Quem anda pelo sentido Centro - Bivar, vê cavalos e jumentos perambulando nas ruas sem serem incomodados. Enquanto não houver um acidente grave a coisa vai ficando como está: animais disputando espaços com carros, motos, bicicletas, carroças de burro e pedestres na avenida. Alô, alô seu secretário fazendeiro! Deixe na avenida somente bichos chamados humanos.

essa autarquia tão importante no município. Depois que Maurício Alves tomou posse, o órgão caminha a passos largos focado no melhoramento do transito de Patos. Câmeras de monitoramento estão sendo colocadas em pontos estratégicos para uma organização cada vez mais acentuada. Apesar dos muitos veículos circulando na cidade, vê-se, a cada dia que passa, que a coisa anda.

MORDENDO E ASSOPRANDO São quatro os vereadores rebelados em Patos. Sales, Marcos, Jucá e Jefferson. O mais pitoresco disso tudo é que, mesmo sendo do PMDB, Marcos e Jefferson, e Sales e Jucá, do PRB e PT respectivamente, partidos aliados, fazem oposição velada – às vezes escancarada, a administração Francisca Motta. E ficam na base do “morde e assopra” ora se dizem do governo, ora detonam o mesmo. Parece mesmo que falta uma conversa mais “séria” por parte do governo para que estes rebelados tomem uma posição: ou contra, ou a favor do governo.

A NATUREZA E O HOMEM Apesar de tímidas, as chuvas estão chegando, até o fechamento desta edição, caíram algumas chuvas que deixaram os sertanejos patoenses mais animados, ou menos pessimistas em relação ao inverno. Mas, o que chamou

TRÂNSITO MELHORANDO A STTRANS foi uma das maiores iniciativas da administração do PMDB. Com o trânsito cheio de problemas, pior seria se não houvesse 100 100 www.galerajovem.net

mais atenção foi a passagem das águas pela parte do CANAL DO FRANGO que já está pronta. Quem presenciou, ou viu as fotos, deliciou-se com um bonito espetáculo. Juntou-se a beleza feita pelo homem com a beleza da natureza. CASAMENTO PERFEITO!

SEM BENESSES Segundo fontes seguras, o maior motivo da revolta dos vereadores rebelados nada mais é que, a perda de algumas vantagens vindas de executivo (empregos etc). Eles não se conformam em ter que ficar sem nada, já que a prefeita não está dando moleza para eles. De acordo com comentários dos bastidores, Sales Júnior teve mais de vinte empregos à disposição na administração passada – Marcos Eduardo tinha membros da família aboletada no executivo. Perdendo a presidência da Câmara, ficou praticamente de pires na mão – Jefferson Melquíades teria gasto uma soma vultosa para chegar ao Legislativo e, só com o salário de vereador a coisa ficaria muito difícil, pois o que recebe não dá para ressarcir o que gastou na campanha. E, sem as ajudas extras, eles estão com os nervos à flor da pele. Logo, descarregam todo ódio na administração. Silvan firmino

As opiniões expressas pelo colunista são de inteira responsabilidade deste, não representando, necessariamente, a visão oficial da Revista Galera Jovem, um veículo pluralista em termos de análises e posições.

Blogueiro, apaixonado por política e um patoense sedento por informação


101 www.galerajovem.net


102 www.galerajovem.net


103 www.galerajovem.net


104 www.galerajovem.net


105 www.galerajovem.net


estética

Cabelos ao sol: dicas para manter o cabelo firme e forte.

C

om um sol como este, só as mulheres sabem o quanto as madeixas sofrem com a luz do sol. Eles ficam quebradiços, frágeis e sem brilho. Aqui, elencamos algumas boas dicas para manter os seus cabelos fortes e bonitos: O filtro solar não serve só à pele, como muitos imaginam! Já se pode encontrar alguns xampus com elementos que protejam o cabelo dos raios solares. Sua utilização impede que os cabelos envelheçam mais

106 www.galerajovem.net

rápido que o desejado.

Use chapéu. Além de estiloso,

o acessório protege o cabelo e o rosto dos raios de sol em excesso.

Enquanto o cabelo estiver molhado, NUNCA

prenda-o. Essa prática contribui para que o cabelo fique fraco e quebradiço.

Use a chapinha moderadamente. Essa ferramenta

fragiliza potencialmente os fios no coro cabeludo.

Se for mais ousada (ou ousado), faça um corte mais curto da próxima vez.Os nutrientes chegam com mais força em cabelos menores.

Hidrate seu cabelo no salão periodicamente. O

tratamento recupera e previne os danos nos cabelos com eficácia profissional.


107 www.galerajovem.net


mundo pet

Melhor amigo: cuidados essenciais com o seu cachorro

Q

uem tem um cachorro, sabe como é agradável ter uma companhia tão fiel e alegre dentro de casa. Os adoráveis mudam a rotina do lar de tal maneira que muita gente acaba tomando-os como filhos. Agora, para manter o seu cão saudável e bonito é necessário manter alguns cuidados. Confira:

Banho Todo cachorro gosta de correr e brincar. Seja no terraço ou dentro do apartamento, os bichos também suam. Uma boa dica é dar um banho em, no máximo, 15 dias de intervalos.

Unhas

Pra quem tem um cachorro no apartamento esta é importante: se seu animal não tem muita oportunidade de ter Assim como nós, humacontato com a terra, as unhas nos, os cães também gostam de podem crescer mais que o se alimentar bem. Uma ração de devido. Corte, mas com muito qualidade proporciona dentes cuidado. mais fortes, pelos mais lisos e brilhosos e diminuem em muito o risco de adquirir doenças.

Ração

108 www.galerajovem.net

Orelhas A orelha é um grande denunciador da saúde do seu cão. Se há carrapatos na área, logo logo eles tentarão se esconder no sistema auditivo do animal. Na hora do banho, cuidado para não entrar água no ouvido e causar uma inflamação.

Casinha Deixe a casinha do seu amigo sempre limpa, com as vasilhas de água e de comida lavadas diariamente. Lembre-se: o ambiente em que o cachorro dorme reflete bem com a higiene do dono.


109 www.galerajovem.net


110 www.galerajovem.net


111 www.galerajovem.net


112 www.galerajovem.net


113 www.galerajovem.net


114 www.galerajovem.net

Revista Galera Jovem - Edição Março/Abril de 2013  

Edição da Revista Galera Jovem, edição de Março/Abril de 2013. é uma revista de entretenimeno e cobertura de festas do sertão paraibano.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you