Page 1

GABARITO – AVALIAÇÃO 12/04/13 Conto de mistério “As formigas”, de Lygia Fagundes Telles PARTE A – VALE A PENA VER DE NOVO (1,0 ponto) 1)

Todas as orações apresentam Predicado Nominal. 2)

São verbos de ligação ou de estado. Verbos: é, era, ficou, parecia. 3)

As frases com PN têm a função de descrever o cenário e as personagens; além de demonstrar os estados e reações das personagens.

PARTE B – QUESTÕES DISCURSIVAS (9,0 pontos com a síntese) 1) Anexe a esta avaliação sua síntese de estudos.(até 1,0) 2 ) - Casa velha e sinistra personificada; - O antigo inquilino era também estudante de medicina; - Um cheiro estranho e a trilha de formigas só apareciam à noite; - os sonhos da estudante de direito. 3 ) a) foco narrativo A narradora em 1ª pessoa conta a história sob o filtro de suas emoções. Ex: Achei-a tão abatida que carreguei no sal da omelete, tinha a pressão baixa. b) Personagens: - Dona da casa: velha balofa, de peruca negra, veste pijama desbotado de seda japonesa, tem unhas vermelhas e encardidas, com esmalte desbotado. Fuma charuto e é indiferente às reações das moças. - Estudantes universitárias: são primas e têm pouco dinheiro. - Narradora: estudante de Direito. Alegre, mas demonstra sua preocupação através dos sonhos estranhos. - Estudante de Medicina: prática, mas emocionalmente sensível, fica fascinada pelos ossos do anão, tem pressão baixa, fica estrábica quando está nervosa. 4) Espaço da narrativa: a) Personificação b) O sobrado velho e decadente personificado tem janelas que parecem olhar tristemente para as jovens como se avisassem que algo irá acontecer. 1


5)Tempo: a) O tempo é cronológico. Quando cheguei por volta das sete da noite ... b) Há uma duração de aproximadamente 3 noites, tempo em que as estudantes passam no sobrado.

6) Enredo. a) Situação inicial: duas estudantes universitárias alugam um quarto numa pensão barata. b) Complicação ( surge o conflito): No quarto, há uma caixa de ossos deixada por um ex-morador, estudante de Medicina. À noite uma trilha de formigas se dirige à caixa misteriosamente. c) O clímax A maior tensão ocorre na última noite, quando a estudante de Medicina acorda a prima, totalmente vesga, mostrando que o esqueleto do anão está quase todo montado. Fogem madrugada adentro. “— Não interessa, depois a gente vê. Vamos, vista isto, temos que sair antes que o anão fique pronto.” d) A formiga Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que a formiga é prenúncio de algo terrível que está para acontecer, como se as avisasse. A voz fina da prima também anuncia uma transformação. e) desfecho O conflito não é solucionado e a estudante de Medicina tem uma epifania: o anão logo estaria montado e era preciso fugir. 7) Discursos narrativos: a) Predominou no conto como um todo o discurso direto. Ex: — É você que estuda medicina? — perguntou soprando a fumaça na minha direção. — Estudo direito. Medicina é ela. b) O discurso direto torna os fatos mais presentes parecendo ser reais. 8) Normalmente, as formigas têm atração por restos de alimento. a) Sujeito: as formigas Núcleo: formigas Adjunto adnominal: as b) Normalmente, (...) têm atração por restos de alimento. Predicado Verbal. c) Sim. Há o adjunto adverbial de modo “normalmente”. d) por restos de alimento exerce função de complemento nominal porque completa o substantivo abstrato “atração” e é alvo da atração. 9) Estão na VOZ ATIVA as orações A e D 10) Transformando as orações: 2


a) VOZ PASSIVA ANALÍTICA. - O álcool foi respingado fartamente em todo o caixote pela moça. - A cabeça dolorida foi apertada pela estudante. b) Agentes da passiva:. - pela moça. - pela estudante. 11) a) VOZ REFLEXIVA. A peruca se deslocou ligeiramente. b) VOZ PASSIVA ANALÍTICA. O caixotinho foi puxado para debaixo da cama.

12) a)

VOZ PASSIVA SINTÉTICA, no anúncio.

“Aluga-se quartos em apartamento” e “Aluga-se” b)

“Aluga-se quartos em apartamento” foi grafada de forma inadequada, com relação à Gramática Normativa.

c) Resposta pessoal. Deve constar adequadamente “Alugam-se quartos em apartamentos para moças.”

3

GABARITO AVALIAÇÃO 9º ANO ABRIL 2013  

Confira suas respostas antes da p´roxima aula, para tiramos as dúvidas!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you