Page 1

18/10/2016 nยบ 16 - Ano VIII


“ Gratidão é o sentimento que fica em mim no fido diafilhas de trabalho. contações de “As nal minhas estãoAtravés felizes.das Elas passaram histórias com os alunos, somos cúmplices nas a ter muito mais pela leitura e pelo mais interesse diversas aventuras.”

estudo após entrarem nesta escola.”

Vera Lucia - “meio fada, meio princesa, meio bruxa que mora na Biblioteca.”

Patricia, mãe das alunas Camila e Beatriz do 4º ano EFI Tarde.

BATIZADO E TROCA DE CORDÃO CAPOEIRA

+

É dança? É jogo? É luta? É tudo isso ao mesmo tempo? Parece que sim, e é isso que a torna tão complexa, tão rica e surpreendente. Em um evento que contou com a participação de Mestres e Instrutores convidados da Associação Abadá-Capoeira, nossos alunos do curso extra capricharam na apresentação. Uma manhã de sábado recheada de cultura brasileira, roda de capoeira, maculelê e cordel.


ParabĂŠns aos alunos do Curso Extra de Capoeira, ao instrutor Everton, Ă coordenadora Roberta e a todos os que colaboraram para o sucesso desse evento.


NOSSA ESCOLA TEM HISTÓRIA

+

“O que havia neste local antes do Colégio? Por que o nome Giusto Zonzini? Nosso colégio sempre teve esse nome? Há quanto tempo nossos funcionários mais antigos trabalham aqui? Qual o conserto mais difícil que o Sr. Antônio já fez na escola? Qual era a sua profissão antes de trabalhar no Giusto?”

E assim, de pergunta em pergunta, de conversa em conversa, os funcionários mais antigos contaram aos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental um pouco da história do Colégio e de seus funcionários.


Antes de recebê-los, foi preciso combinar quais perguntas seriam feitas e quem seriam os entrevistados, assim como organizar como seria a entrevista. Até que chegou o dia da conversa e o Sr. Antônio, do Setor de Manutenção, funcionário do Colégio há 21 anos, e Vera Lúcia, nossa “encantadora” de livros, há 10 anos, ajudaram-nos a construir um pouquinho dessa história.

Parabéns aos alunos dos 1ºs anos e às professoras Meire, Luciana D. e Fátima M. Nossos agradecimentos ao Sr. Antônio e Vera Lucia.

O QUE PODEMOS FAZER EM RELAÇÃO AO LIXO?

+

É muito grande a quantidade de lixo que as pessoas produzem diariamente, e os alunos do 4º ano nos propuseram uma reflexão para todos os dias: os 3 R’s.


REDUZIR – Para reduzir a quantidade de lixo produzido, precisamos mudar nossos hábitos de consumo e evitar o desperdício. “Pense no primeiro R, pense antes de comprar.” REUTILIZAR – É dar novos usos ou usar por mais tempo objetos que seriam jogados fora. “Pense no segundo R, pense em doar, trocar ou consertar o que tem.” RECICLAR – Depois de reduzir o consumo e reutilizar o que for possível, é importante fazer a seleção do lixo e reciclar. “Pense no terceiro R: transforme sucata (papel, papelão, plástico, vidro e metal) em brinquedos, como nós fizemos.”

Parabéns aos alunos dos 4ºs anos e às professoras Mônica Zupo e Cláudia Marra


JOGOS & BRINCADEIRAS

+

A Mancala (do árabe naqaala - “mover”) teria surgido na África, por volta do ano 2.000 antes de Cristo (para alguns o jogo tem mais de 7.000 anos). Atualmente, ele extrapolou as fronteiras desse continente e é jogado em inúmeros países, tais como: Haiti, Filipinas entre outros.

É um jogo de estratégia com raízes filosóficas, que utiliza, habitualmente, pequenas pedras ou com sementes. A movimentação das peças tem um sentido de “semeadura” e “colheita”. Cada jogador é obrigado a recolher sementes (que neste momento não pertencem a nenhum dos jogadores) e, com elas, a semear as casas do tabuleiro, tanto as suas quanto as do(s) adversário(s). Seguindo as regras, em dado momento, o jogador faz a “colheita” de sementes, que passam a ser suas.


Ganha quem mais sementes juntar no final do jogo. Nesse jogo, não há sorte envolvida, mas exclusivamente o raciocínio lógico e matemático. Além de cruzarem algumas fronteiras culturais, os alunos se empolgam com o jogo. Parabéns alunos do 2º ano B EF Tarde e professora Elaine

DIA DA CRIANÇA E DIA DO AMIGO

+

Dias 6 e 7 de outubro comemoramos o Dia das Crianças com os alunos da Educação Infantil ao 5º ano EF. Nesses dias, as crianças puderam trazer um amigo de fora para brincar no Colégio e torná-lo ainda mais especial!


Que o jeito leve e puro de ser das crianรงas nos inspire a cultivar as amizades e que o Dia das Crianรงas seja comemorado todos os dias por pessoas de todas as idades.


Parabéns ao Colégio pela iniciativa, o carinho e envolvimento de toda a Equipe que tornou esses dias memoráveis.

VOCÊ SABIA?

+

A gente adora oferecer coisas diferentes para nossos alunos, por isso instalamos uma PAREDE DE ESCALADA no Pátio do colégio. Nossa ideia é que, gradativamente e com segurança, as crianças executem movimentos que não fazem parte da rotina das pessoas e assim fortaleçam os músculos pouco utilizados. Alguns benefícios: • Aumento da força e potência muscular; • Aumento da resistência muscular; • Melhora da flexibilidade; • Melhora da coordenação motora, do equilíbrio, da consciência corporal e do controle sobre o corpo; • Trabalho de alguns aspectos psicológicos como o medo, concentração e atenção; • Eliminação do estresse e maior bem-estar físico e mental. IMPORTANTE: Ela fica bem próxima ao chão, por isso, não oferece riscos para as crianças que estão sempre sob os cuidados de monitores, auxiliares e professores. Você fez a escolha certa! Giusto, compromisso com a educação de qualidade.


INFORMATIVO GIUSTO - 19/10/2016  

Somos apaixonados por alunos. Evolução, superação e aprendizado com alegria. No Giusto é possível.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you