Page 1

PERFIL RP Formada em Publicidade e Propaganda, 1984, pela Unisinos Formada em Psicologia, 2003, pela Unisinos Especialização em Comunicação e Saúde, na UFRGS Mestrado em Processos Midiáticos, pela Unisinos Doutorado (cursando) em Processos Midiáticos e o Audiovisual, pela Unisinos

Perfil RP: Por que você escolheu PP e Psicologia como profissão? Magda: Escolhi Publicidade e Propaganda por curiosidade, pois na época eu não tinha muitas informações sobre a profissão. Foi uma escolha intuitiva e acertada. A escolha por cursar Psicologia surgiu posteriormente, pois eu sentia a necessidade de entender o indivíduo. Acho que isso é importante para a área da Comunicação Social. Perfil RP: Quando você se formou? Magda: Em Publicidade e Propaganda, me formei em 1984, pela Unisinos. Já em Psicologia, me formei em 2003, também aqui na universidade.

Magda Ruschel

Perfil RP: Desde quando você está atuando no mercado de trabalho? Magda: Na área de Publicidade e Propaganda, atuo desde o período do pós-formatura, em 1984. Em Psicologia, desde 2003, com psicologia clínica e orientação vocacional. Perfil RP: Qual é a área do seu mestrado, especialização e doutorado? Magda: A minha especialização, feita na UFRGS, foi sobre Comunicação e Saúde. O mestrado, que fiz na Unisinos, foi com ênfase aos Processos Midiáticos. Já o doutorado, que estou cursando agora, na Unisinos, é sobre Processos Midiáticos e o Audiovisual.


PERFIL RP Perfil RP: Por que você escolheu se dedicar ao ensino? Magda: Por vários motivos, que envolvem a vida acadêmica como um todo e porque há o desafio de aprender a ensinar. Perfil RP: Desde quando você leciona na Unisinos? Magda: Desde o ano 2000. Após minha formatura, em 2003, passei a lecionar na disciplina de Comunicação e Psicologia. Atualmente, leciono uma disciplina de Relações Públicas (Negociação), uma de Publicidade e Propaganda (Produção em Áudio), uma dos cursos de Comunicação (Comunicação e Psicologia) e uma no Mercado Fonográfico (Produção de Coletânea). Perfil RP: Conte uma experiência da sua vida acadêmica, como professora ou como aluna. Magda: Como professora, a cada semestre acontecem surpresas: os alunos surpreendem na produção de trabalhos, inventividade que cada um traz e com o próprio desenvolvimento de propostas, que começam com uma ideia, um projeto. Cada turma é diferente da outra. Perfil RP: O que você diria para os alunos de PP e Psicologia que estão começando? Magda: Para que eles se interessem pela pesquisa, pois ela desenvolve muito o potencial que a academia traz. Eu diria que a pesquisa é muito benéfica, para ser um investigador, estar interessado no estado atual das coisas e ter o olhar apurado.


PERFIL RP Perfil RP: Além de lecionar, quais foram as suas outras experiências profissionais? Magda: Na área de PP, trabalhei em agências e produtoras de áudio e atualmente dirijo atores para papeis de personagens de videogames. Além disso, atualmente, atuo na psicologia clínica.

Perfil RP: Qual é o maior desafio da sua profissão? Magda: Estar em sintonia com as práticas sociais, acadêmicas e, de certa forma, exercer um tipo de tradução do que acontece aqui para o mercado e vice-versa, das expectativas dos alunos e professores. Perfil RP: Qual é a parte do seu trabalho que você mais gosta? Magda: Ter contato com as pessoas. Quem escolhe seguir nas áreas da Comunicação e da Psicologia gosta de trabalhar com gente.

Entrevista: Mariana Blauth Diagramação: Giulia Rodrigues Silvestre Fotos: Reprodução Facebook

Perfil RP Magda