Issuu on Google+

Panacea: A cura de todos os males começa com a inovação Uma ideia para a mobilidade na saúde

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?

Panacea: A cura de todos os males começa com a inovação Uma ideia para a mobilidade na saúde

Resumo Executivo Sistema para promover o uso da mobilidade no setor de saúde público e privado brasileiro, visando à valorização da população e dos profissionais de saúde e, tendo uso estratégico em eventos como a Copa do Mundo e as Olímpiadas. Categoria: Saúde & Inovação; Autor (a) responsável: Gislene dos Santos Carvalho E-mail (s): gicarvalho89@gmail.com / gislenesantos89@hotmail.com Telefone(s): (0XX) 34 9151 – 2883 / (0XX) 34 8406 - 7127

Uberlândia – Minas Gerais, Novembro de 2011.

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


1. A cura de todos os males começa com a inovação Na mitologia grega Panaceia (ou Panacea em latim) era a deusa da cura. O termo Panaceia também é muito utilizado com o significado de “a cura de todos os males”. Além de que Panaceia figura no juramento de Hipócrates que ainda é formulado por alguns médicos no momento da sua graduação. Por ser uma palavra tão associada à cura, medicina se torna muito apropriada para nomes de aplicações e softwares da área de saúde. Panacea, a forma em latim será neste projeto como sinônimo de inovação através da mobilidade na saúde. Como Panacea propõe, remédio para todos os males começa com a inovação – A inovação da cura.

2. Descrevendo um desafio em nome da cura: Panacea Panacea é um sistema para plataforma móvel que pode ser facilmente estendido para Web. Seu principal objetivo é incentivar o uso de mobilidade na saúde especialmente pelo setor público e em eventos nacionais ou internacionais com grandes aglomerações, exemplo: Copa do Mundo, Olímpiadas. Buscando sempre o aumento da valorização dos profissionais de saúde, da população e do setor de saúde no país. Panacea quebra barreiras, uma vez, que entre as suas propostas é funcionar como incentivador do turismo médico, pois a cidade de Porto Alegre prima pela excelência dos serviços de saúde e turismo. Suas principais funcionalidades variam segundo o usuário, pois Panacea é um sistema customizável e adaptável ao seu usuário. No nível de paciente concentram-se funcionalidades associadas a: buscar por hospitais que possuem tratamento mais adequado a sua necessidade, e também por especialistas nesse assunto; agendamento de consultas, caso determinada clínica estiver cadastrada no sistema; buscar por hospitais – segundo localização e rotas vistas através de mapas. Em nível de médicos, caso possua uma clínica, dispõe de uma opção de cadastro no sistema; cadastrar-se no sistema a fim de obter maior visibilidade; emissão de receitas médicas digitais; requisições para emissões de laudos médicos. Em nível de enfermeiros e agentes de saúde buscar histórico de consultas de pacientes ou visitas a famílias; ajudar na criação de um canal direto de comunicação com os outros profissionais de saúde; auxiliar no processo de conscientização da importância da vacinação e de tratamentos; agendamento de visitas às famílias, no caso dos agentes de saúde. Outra possibilidade de aplicação do sistema é a integração com outros sistemas já existentes, Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


como sistemas de gestão clínicas construídas sobre plataforma WEB – extensão das funcionalidades desses sistemas para dispositivos móveis. Outras funcionalidades encontradas são a integração com mídias sociais e sistemas de geoinformação, isto é, visando aumentar o alcance e a dissipação das informações de interesse público através de compartilhamento. Uma funcionalidade interessante é a crítica. Aonde população e profissionais de saúde fazem comentários – críticas, denúncias, elogios a respeito da qualidade dos serviços prestados no setor de saúde público e privado digital, para tanto seria interessante criar-se um portal para esse objetivo, sendo que através de dispositivos móveis seria possível ter acesso a ele. Isto é muito importante, pois a população e os profissionais de saúde estariam trabalhando de forma ativa na busca de soluções para melhorar as atividades neste setor. Existem várias funcionalidades adicionais que podem ser agregados ao aplicativo de acordo com necessidades ou sugestões dadas pelos usuários. Neste caso, abre-se uma votação ou enquete para saber qual destas seria interessante ter. Definindo as prioridades, as sugestões vencedoras serão liberadas para uso em um curto espaço de tempo. Panacea é um aplicativo aprimorado com a constante opinião de seus usuários. Ou seja, colaborativo e potencializador da inteligência coletiva.

3. Categoria Saúde: Uma panaceia chamada inovação A principal categoria que Panacea se aplica é a de Saúde. Mas, nada impede que ele seja adaptado para outras áreas como: inovação tecnológica na saúde, educação e saúde.

4. Um aplicativo em prol da sociedade Como diria o mítico Peter Senge que defende bravamente o aprendizado das organizações através de experiências, sucessos e fracassos: “Não existem modelos, somente aprendizes”. Porto Alegre é um grande aprendiz ao começar a se importar verdadeiramente com a construção de uma cidade inovadora. Para tanto é preciso criar canais de comunicação seguros e maneiras de que a população esteja informada do que está acontecendo, ou que participe de maneira ativa deste movimento – este último é o mais recomendável. Mas, Porto Alegre como a maior parte das grandes capitais do Brasil sofre com contrastes sociais graves – agravado pelo alto crescimento

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


demográfico visto nas últimas décadas. Segundo pesquisa em sites da Prefeitura de Porto Alegre, Observatório de POA, IBGE e Wikipédia, os contrastes sociais são vistos em um alto índice de desenvolvimento humano (IDH) em comparação a outras cidades brasileiras, uma alta capacidade de atrair investimento, considerada uma capital excelente para viver, mas, isso contrasta com uma faixa grande da população ainda vivendo em condições de pobreza e sub-habitação, um alto custo de vida, deficiências sérias no tratamento de esgotos, muita poluição e degradação de ecossistemas originais, índices de crime elevados (mesmo tendo apresentado queda) e crescentes problemas de trânsito. Mesmo apresentando vários hospitais premiados nacionalmente nos últimos pela alta qualidade dos serviços prestados, a capital de Porto Alegre enfrenta problemas sérios de lotação das emergências, principalmente em períodos perto do inverno – população idosa é a mais prejudicada por isso. Outra preocupação, a cidade de Porto Alegre foi escolhida uma das 12(doze) Cidades-Sede da Copa – consequentemente o setor de saúde pública e privada terá que planejar juntamente com o Estado um plano de atuação estratégica neste evento. Recursos inovadores como o uso da mobilidade se torna estratégico, uma vez que dispositivos móveis oferecem uma maior gama de funcionalidades e usos. Além, de que tem maior alcance e número de usuários – permitindo a criação de um canal de comunicação direto entre assessorias de hospitais, profissionais de saúde e população. Por isso, foi concebida a idéia de criação de Panacea, pois a mobilidade tem usos muito amplos, estratégicos e de integração entre sistemas. Nas funcionalidades propostas para ela, o investimento em receitas médicas digitais é uma forma de combater a falsificação de receitas, a automedicação – além de que podemos ter um dos melhores sistemas digitais médicas do mundo. Ao investir em pesquisas de opinião utilizando dispositivos móveis para facilitar a aplicação – mostra-se uma valorização da opinião da população, ao querer saber a real situação vivida pela população, às críticas e as propostas dadas. As informações geradas por essas pesquisas serão totalmente abertas para consultas à população – princípios de dados abertos. Investir no reconhecimento de médicos por especialidades – valoriza-se o trabalho do médico segundo seu ramo de especialização e tendo mais opções de decisão.

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


Além, de possuir propostas para integração com sites governamentais relacionados à saúde. Mas, Panacea não visa somente ser um aplicativo para plataformas móveis. Ele tem o conceito colaborativo e construtor de inteligência coletiva muito forte em seu nome. Por isso, valoriza-se tanto a opinião e participação da população no enriquecimento das funcionalidades e informações manipuladas pelo aplicativo.

5. Razão e Inovação: uma cura chamada Panacea Inovar é uma palavra tão difícil de conceituar quanto de construir. Construir uma cidade inovadora é construir uma cidade aonde todas as pessoas trabalham direta ou indiretamente neste caminho. É fazer com que a opinião das pessoas seja considerada importante realmente. Panacea trabalha com este conceito de prover informações, mas também de coletar informações, sobretudo opiniões sobre valores que podem ser agregados ao aplicativo. Inovando no âmbito social torna este aplicativo diferente dos outros. Pois, a maior parte dos aplicativos é voltada exclusivamente para áreas comerciais. Poucos são os que são desenvolvidos visando o social. Panacea foi concebido pensando no objetivo principal do concurso: promover meios e medidas para tornar a cidade de Porto Alegre ainda mais inovadora – é um conceito que pode ser aplicado nacionalmente. É desconhecido de nós autores, algum país que faça uso amplo de aplicativos para plataforma móvel com foco em melhoria da qualidade de serviços prestados a sociedade. Por isso, concebeu-se esse aplicativo que possui ao mesmo tempo, foco na valorização da saúde e no bem-estar social – este último consiste: valorização dos profissionais de saúde e o planejamento através de uma proposta à Prefeitura de Porto Alegre e ao Governo Federal de realizar concursos visando descobrir novos talentos e ideias valiosas de projetos para esse setor ou, construir sites para a população criticar, parabenizar, sugerir ações para o setor de saúde público e privado. Além, de propor também a realização periódica de pesquisas qualitativas e quantitativas sobre a qualidade da saúde pelos agentes de saúde – pois são as pessoas que mais possuem algum tipo vínculo com as famílias atendidas por eles e, conhecem como poucas pessoas, as necessidades e carências destas famílias. Poucos são os aplicativos que fazem uso amplo da colaboração através de ideias de seus usuários, Panacea é altamente receptivo a colaborações e críticas. Pois, acredita que um país evolui mais quando o

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


seu governo é aberto a receber ideias para projetos em prol da sociedade. Ele faz uso de vários aplicativos externos ou dados disponibilizados de várias fontes para formar seu sistema, por isso, considera-se este aplicativo como um mashup. A característica desses aplicativos é que são voltados para serviços, escaláveis fáceis de usar e potencializadores da inteligência coletiva. Eles mostram também o futuro e a tendência de que aplicativos web e móveis se tornem cada vez mais um conjunto de APIs e sistemas integrados. Outra tendência, é a busca contínua da interoperabilidade de dispositivos móveis. Por isso, consideramos que Panacea é um aplicativo inovador, pois alinha as principais tendências em aplicativos móveis com a necessidade da melhoria da qualidade de vida brasileira e da sua relação com o governo. Além, que inovação é uma das primazias do Brasil nos próximos, o qual pode ser verificado no Plano de Promoção do Brasil para a Copa FIFA 2014 e Olímpiadas em 2016.

6. Visual e interativo: Protótipos de um mundo móvel O crescimento gradual da participação de dispositivos móveis na inovação da TI no setor de saúde – mostra uma valorização desta tecnologia. Saúde & T.I.

Garantir integração entre serviços e dispositivos na Tecnologia da Informação e Comunicação é um ponto crítico – existem necessidade e obrigatoriedade de conhecimento profundo da arquitetura de vários sistemas e algumas características como: sistemas legados, distribuídos, linguagens entre outros. Outro ponto crítico é garantir a comunicação entre os diferentes dispositivos – isso é demonstrado na figura acima, aonde a comunicação é feita de forma efetiva, formando um ciclo ininterrupto. Para tanto, é preciso garantir interoperabilidade – segundo a ISO, este conceito é definido como:

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


“Habilidade de dois ou mais sistemas (computadores, meios de comunicação, redes, software e outros componentes de tecnologia da informação) de interagir e de intercambiar dados de acordo com um método definido, de forma a obter os resultados esperados.”

Por isso, torna-se tão necessário um planejamento e estudo crescimento da integração de diferentes sistemas clínicos relacionados à saúde. Panacea tem como um de seus princípios integração com outros sistemas já existentes, principalmente construídos para plataforma WEB.

do ou – a os

Agora, partimos por uma pequena excursão entre protótipos do aplicativo nas plataformas móveis, nela serão demonstrado duas versões: uma para Android e outra para IPad.

1. Tela inicial

Tela inicial do aplicativo, fundo em um tom azulado manifestando calma e tranquilidade. O símbolo é um botão que ao ser tocado dá acesso as principais funcionalidades do sistema dependendo do tipo de usuário. Abaixo, vemos uma tela para usuários da categoria clientes, pacientes e população. Percebe-se que ele tem uma personalização na parte superior esquerda, é possível observar o nome do usuário do sistema. Seguido de umas séries de opções representadas através de menu.

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


1 2

3 4 5 2. Menu Paciente

1

Procurar por hospitais e clínicas: Oferece localização geográfica com fotos e informações hospitais e clínicas. Tendo opção de mostrar os que estão mais perto de onde o usuário more ou todos. Integrado com aplicativos móveis desses hospitais e clínicas, caso existam.

2

Procurar por especialistas: Oferece informações sobre médicos e suas especialidades – possuem opções para cadastro de clínicas, caso o médico tenha clínica(s). Essa opção tem como avalia-la a fim de garantir a qualidade e integridade dela.

3

Agendar consulta: Oferece opções de marcação e notificação de consultas em clínicas e hospitais. O usuário tem opção de escolher a forma que será notificado ou lembrado da consulta – SMS, notificação, e-mail. Integrado com sistema de reserva e agendamento de consultas.

4

Receitas digitais: Possui o histórico de receitas médicas do usuário – ativas e inativas. As receitas ativas podem ser usadas para compras, enquanto as inativas estão bloqueadas. Adota sistemas de compras de remédios online através de um identificador único na receita. Para compras em farmácias adota a tecnologia NFC em modo Peer to Peer (dois dispositivos trocando informações);

5

Voltar: Como o próprio nome diz volta para a tela inicial.

Ao clicar na opção Receitas digitais abre-se uma tela com as seguintes funcionalidades: Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


3. Receitas digitais

As funcionalidades associada a Procurar farmácias mais próximas são a de informação sobre localizações de farmácias em referência a localização geográfica de onde o usuário more. É gerado um mapa com marcações especiais para as farmácias mais perto. A distância pode ser predefinida. Procurar medicamentos mais baratos, uma opção de promoções ou avaliações de usuário da qualidade na prestação de serviços oferecido por farmácias. Mostrar prescrições é a receita digital propriamente dita. Na utilização da tecnologia NFC (Near Field Communication), o paciente levaria seu celular que tem compatibilidade com o uso dela para a farmácia, aonde seria realizada a compra do remédio e se necessário, a inativação da receita. O procedimento consistiria na aproximação de um celular de um equipamento que analisaria os dados e notificaria ao farmacêutico as informações contidas na receita: princípio ativo, dosagem, etc. Solicitar retorno ao especialista contém notificações de retorno ao médico, ou de consultas marcadas. Solicitar medicamentos a domicílio destinados a compras de remédios via WEB que pode ser feita a partir do próprio dispositivo móvel com conexão a rede. O usuário solicita o envio do remédio para sua residência. Pode trabalhar em conjunto com a funcionalidade de Procurar farmácias mais próximas.

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


4. Usuário, paciente, cliente.

Visão da tela inicial do aplicativo para usuários, pacientes e clientes em tablets – no caso, da imagem trata-se de um IPad. Apresentando uma série de botões, cada qual representando um conjunto de funcionalidades.

Integração com mídias sociais – comunicação com as principais mídias e redes sociais existentes como: Twitter, Facebook, entre outros. Forma de popularização do aplicativo. Consultas – acompanhamento do processo de consultas, retornos e exames. Mantém histórico das consultas já realizadas.

Procurar médicos – Procurar informações sobre médicos de determinada área de atuação ou especialidade, caso esse médico tenha uma clínica e ela esteja cadastrada e com integração com o sistema será possível também, a marcação de consultas. Procurar hospitais e clínicas – Procurar informações, contatos, localizações e rotas de hospitais e clínicas, especialmente aquelas mais próximas da moradia do paciente, cliente ou usuário. Ou ainda, hospitais ou clínicas referências em determinado tipo de tratamento ou área. Feedback – Importante ferramenta para captação de ideias de melhorias do aplicativo e dos serviços, processos que envolvem o setor de saúde público e privado.

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


Crítica – críticas quanto às funcionalidades do sistema ou da qualidade do serviço de saúde prestado para a população. Ou, para críticas sobre as condições de trabalho dos profissionais de saúde. Bugs – reportar erros no sistema ou em alguma funcionalidade.

5. Enfermeiros, agentes de saúde.

Visão da tela inicial do aplicativo para enfermeiros e agentes de saúde em tablets – no caso, da imagem trata-se de um IPad. Algumas funcionalidades são padrões para todo sistema como: Bugs, Crítica, Feedback e Integração com mídias sociais. Algumas funcionalidades aparecem em outras versões da tela, mas sua funcionalidade varia um pouco dependendo do profissional ou usuário.

Consultas e Triagem – acompanhar o processo de consultas, triagem, retorno, exame dos pacientes. Além, de ter um status do desenvolvimento do tratamento ministrado aos pacientes. Notificações – notificações ou avisos de acontecimentos inesperados, ou para marcação de reuniões internas. Funciona como um canal de comunicação direto entre os profissionais de saúde. Acompanhamento – acompanhamento de pacientes ou quantidade de famílias a serem visitadas (agentes de saúde). Caso, alguma enfermeira faça aplicações de remédios ou

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


tratamentos em domicílio – caso de pacientes que não tem condições de locomoção será uma importante funcionalidade. Pois permite fazer montar todo um histórico do paciente e do tratamento ofertado. Para agentes de saúde, permite ter um melhor controle sobre os dados e informações colhidas pelas famílias. Pesquisas, Anamnese – Aplicação de questionários sobre a qualidade da saúde pelos agentes de saúde. Pelas enfermeiras pode ser utilizado no processo de anamnese – é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Eventos – Ajudar na conscientização da participação da população em eventos de saúde como: vacinações – principalmente, crianças e idosos; na conscientização do autoexame de mama, exame Papanicolau; assembleias públicas cuja temática saúde é foco entre outros.

6. Médicos.

Visão da tela inicial do aplicativo para enfermeiros e agentes de saúde em tablets – no caso, da imagem trata-se de um IPad. Algumas funcionalidades presentes em alguns botões são padrões para todo sistema como: Bugs, Crítica, Feedback e Integração com mídias sociais. Algumas funcionalidades aparecem em outras versões da tela, mas sua funcionalidade varia um pouco dependendo do profissional ou usuário. O botão Notificações tem a mesma funcionalidade, já tendo sido citado na parte de funcionalidades para enfermeiros e agentes de saúde. Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


Consultas Médicas – acompanhar o processo de consultas, triagem, retorno, exame dos pacientes. Acompanhar status de tratamento e medicação de pacientes. Além, de ter um status do desenvolvimento do tratamento ministrado aos pacientes. Pode apresentar resumida do prontuário eletrônico de um paciente.

Especialidade – Atender dúvidas sobre tratamento para os pacientes. Atualizar dados cadastrados no sistema.

Receitas Médicas digitais – Controle de emissão de receitas médicas digitais aos pacientes. Mantém histórico de receitas emitidas, retidas, inativas e ativas.

Procura – buscar por dados de pacientes, tratamentos, receitas digitais, hospitais (localização, informação, ramo de atuação e rota) entre outros tipos de buscas e procuras.

Turismo Médico - As viagens de saúde são hoje um dos grandes filões de negócios decorrentes da globalização. A perspectiva é de acentuado crescimento, pois nos países desenvolvidos os altos custos de tratamentos têm levado as pessoas a buscarem outras regiões com mesma qualidade e menor custo. Sendo que o Brasil tem grande potencial por ter receptividade e médicos altamente capacitados e reconhecidos internacionalmente. Os médicos podem atuar como grandes incentivadores dessa prática ao criarem um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos com possíveis pacientes de várias partes do mundo. Essa funcionalidade tem esse sentido de criar um estado de recepção e hospitalidade para o possível paciente.

Qualquer funcionalidade permite ao usuário a buscar informações como, por exemplo, as informações de um hospital e depois a localização geográfica através de um mapa do local pesquisado. Abaixo é mostrada a busca de informações do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – SUS, o qual apresenta informações como: nome, endereço, telefone, site, número total de leito e a situação presente do hospital. Além, de ter uma miniatura do mapa geográfico para localização dele dentro da capital. Ao tocar

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


nesta miniatura abre-se uma tela maior aonde é mostrado o hospital e vários lugares importantes que ficam perto como: estádios, universidades e até mesmo outros hospitais. Isso pode ser muito útil em grandes eventos, caso aconteça algum imprevisto ou acidente – encontrar hospitais, clínicas e ambulatórios mais próximos de onde o usuário se encontra. Dentro desse mapa é permitido buscar por endereços, o que é mostrado logo abaixo: Ao tocar na miniatura, abre-se uma tela com o mapa com a localização geográfica do HCPA. O usuário tem a possibilidade de encontrar localizações por endereços dentro dessa tela através de uma caixa suspensa na tela que permite a entrada de dados.

7. HCPA - SUS

7.1 Mapa do HCPA - SUS

7. Características técnicas de implementação Alguns fatos tem que ser explicados melhor para a implementação do aplicativo. O aplicativo foi concebido inicialmente plataformas móveis – celulares tablets e PDA’s. Mas isso, não impede que algumas funcionalidades dele também possam ser construídas em outra plataforma como a Web.

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


Como o Panacea tem características de Mashups – aplicações Web 2.0 criadas a partir de APIs disponíveis na Internet para notícias, informações governamentais ou gerais, mapas, entretenimento, blogs etc. Pois, utilizará principalmente APIs de serviços da Google, Youtube, Yahoo: pesquisa, mapas, vídeos, integração com mídias sociais para construção de seu sistema. Outra APIs ou meios de extração de informação são as fornecidas para lidar com dados abertos governamentais. Permitir integração com outros sistemas, portais, sites governamentais ou não já existentes. Para isso é preciso ter conhecimento aprofundado de aplicações cliente/servidor, Webservices e protocolos para aplicativos móveis e conhecimento em linguagens de programação para construção de aplicativos para dispositivos móveis como: J2ME, Android, Objective C ou outras que sejam utilizadas para construção de aplicativos plataformas móveis e integração de APIs para criação de mashups. Estudo sobre construção de aplicativos com suporte a tecnologia NFC que tem sido utilizada largamente em países como Japão para compra de bilhete de eventos, produtos entre outros. Ao lidar com dados abertos, é preciso conhecer Governo Eletrônico, Governo Móvel e os padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG), este último define-se como:

Os Padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG) são recomendações de boas práticas agrupadas em formato de cartilhas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

Mas, o fato principal é o cuidadoso e profundo estudo das tecnologias mais adequado para a construção de um aplicativo inovador e estruturado.

8. Mobilidade é uma necessidade ou opção para a saúde? As plataformas móveis afirmam-se como um instrumento sólido quer para o relacionamento entre o Estado e os cidadãos, quer para as atividades cotidianas das pessoas e das instituições públicas. As potencialidades das tecnologias móveis são inúmeras. Em setores críticos como a saúde, auxiliar na resolução mais rápida de muitos processos como: marcação de consultas, acompanhamento de paciente, pesquisas, receitas digitais, busca de informações são algumas das inúmeras funcionalidades. Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


Além de que, configura-se como uma área de grande crescimento e desenvolvimento de aplicações. A área de mobilidade na saúde é carente de aplicações nacionais, pois grande parte dos mais populares aplicativos nesta área é internacional. Mas, de forma geral, a criação de softwares para a saúde de origem nacional é escasso, seja pela falta de qualidade ou pela falta de incentivo governamental. Portanto, a mobilidade na saúde é uma necessidade seja para melhorar a qualidade dos processos realizados nela, e para incentivar a inovação e criação de novos produtos nesta área.

9. Referências Informações e dados referentes a Porto Alegre: Disponível em: www.portoalegre.rs.gov.br/ / Prefeitura Municipal de POA Acesso em: 15/11/11 Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Alegre / Wikipédia Acesso em: 15/11/11 Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/observatorio/ / Observatório Acesso em: 15/11/11 Disponível em: http://ehles.com/bussola/ /Bússola do Desenvolvimento Acesso em: 15/11/11 Interoperabilidade e Governo eletrônico – conceitos e aplicações: Disponível em: Governo eletrônico – site governamental http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-ping-padroes-de-interoperabilidade/o-que-e-interoperabilidade

Acesso em: 17/11/11 NFC – conceitos e aplicações: Disponível em: http://www.nfcbrasil.com.br/ /NFC Brasil Acesso em: 20/11/11 Disponível em: http://www.nfcbrasil.com.br/?p=73 Acesso em: 20/11/11 Padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG): Disponível em: http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/padroes-brasil-e-gov Acesso em: 20/11/11

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


Turismo Médico – Visão Geral: Disponível em: http://saudeweb.com.br/14843/uma-visao-sobre-o-turismo-medico/ Acesso em: 21/11/11 Modernização do setor de saúde em Porto Alegre Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=891 Acesso em: 21/11/11 Plano de Promoção do Brasil para a Copa 2014 Disponível em: Copa 2014 http://www.copa2014.gov.br/sites/default/files/publicas/sobre-a-copa/plano_promocao_brasil.pdf

Acesso em: 21/11/11

Concurso: Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?


Panacea