Page 15

2 Algo acompanha o nome:

artigos e adjetivos em francês

Confesso que, assim que comecei a planejar este livro, fiquei um pouco confuso quanto à melhor forma de introduzir os conceitos relativos à gramática. Durante a pesquisa, porém, tornou-se muito clara a preponderância do assunto que aqui vamos estudar: há sempre uma palavra a acompanhar o nome, e a escolha adequada dessa palavra muitas vezes determina a qualidade de uma boa conversa. Assim, dividi esses nomes em dois grandes grupos, o dos artigos, que determinam o nome quanto à sua especificidade, e o dos adjetivos, que determinam o nome quanto sua posição e posse. Todos esses pontos serão mais bem estudados nos tópicos a seguir.

 Artigos Artigo é o tipo de palavra que vem antes de um substantivo e que tem como função especificá-lo. Por isso, assim como em português, em francês, os articles dividem-se em dois grandes grupos: définis (definidos), e indéfinis (indefinidos).

Articles definis De fácil explicação, definido é o tipo de artigo utilizado quando o falante sabe exatamente ao que se refere. Se em sua casa, por exemplo, há crianças (irmão, filhos etc.), você, provavelmente, nunca falará algo como: “Umas crianças chegaram da escola...”. A frase seria: “As crianças chegaram da escola.”. Os artigos definidos em francês são: • Le: o equivalente a nosso “o”; • La: equivalente a nosso “a”; • Les: plural, válido para masculino e feminino.

Coleção Aprenda Idiomas sem Complicação: Francês |

15

Profile for Gislan Rocha

215305517 colecao aprenda idiomas sem complicacao frances  

215305517 colecao aprenda idiomas sem complicacao frances  

Advertisement