Page 1

Publicação do Município de Vila Nova da Barquinha | # 25 | Mai 09 | Distribuição Gratuita

barquinha viva

FESTAS COM NOVO FORMATO CENTRO ESCOLAR E CENTRO CIÊNCIA VIVA EM CONSTRUÇÃO


PB

p_ 2

SUMÁRIO

4 > CENTRO ESCOLAR EM CONSTRUÇÃO Está a nascer no concelho uma escola de excelência para o 1.º Ciclo. O novo Centro Escolar já está em construção e vai ter na sua envolvente um Centro Ciência Viva. Um conceito único no país.

6 > CONCELHO EM OBRAS Já começou a transformação da EN3 em arruamento, a remodelação do Jardim-de-infância da Moita e a construção do Centro Desportivo da Atalaia. Estão no terreno as grandes obras do QREN.

9 > MERCADO DAS ARTES APROVADO

9

A Câmara Municipal tem luz verde para a regeneração urbana de Vila Nova da Barquinha, através da tematização do centro histórico, em torno das artes. A remodelação do antigo edifício dos Paços do Concelho é uma das grandes intervenções.

6 12

10 > QUADROS INTERACTIVOS Todas as escolas do 1.º Ciclo do concelho estão equipadas com quadros interactivos. Alunos e professores agradecem.

14 > BARQUINHA NON STOP

Pérsio Basso

As festas do concelho estão aí, com novo formato. Barquinha Non Stop é a nova designação do maior evento do ano, com actividades para toda a família.

14

10 FICHA TÉCNICA DIRECTOR Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara COORDENADOR Pérsio Basso, Gabinete de Informação e Relações Públicas COLABORARAM NESTE NÚMERO Carlos Vicente, Flávio Queirós PROPRIEDADE Município de Vila Nova da Barquinha, Praça da República, 2260-411 Vila Nova da Barquinha, Tel.: 249 720350, Fax: 249 720368, geral@cm-vnbarquinha.pt TIRAGEM 4000 ex. IMPRESSÃO TCEL DEPÓSITO LEGAL n.º 181747/02 ESCREVANOS! Envie os seus comentários e imagens para: girp@cm-vnbarquinha.pt


EDITORIAL

p_ 3

Miguel Pombeiro Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha

EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha concluiu na primeira quinzena de Maio a colocação, em todas as escolas do 1º ciclo do concelho, dos Quadros Multimédia Interactivos. Trata-se de mais um investimento na sequência de outros que sublinham a importância que o Município confere, no âmbito da sua actuação, à Educação. De facto, desde as Actividades Extracurriculares passando pelas infra-estruturas ou equipamentos para a Educação, esta é uma área que sempre esteve no topo das nossas prioridades. Estes quadros serão, a seu tempo, transferidos para o futuro Centro Escolar em construção, onde se juntarão as condições excepcionais das instalações à existência de um Centro de Ciência Viva, conjugando-se um projecto educativo valorizador do ensino experimental das ciências. A Câmara Municipal e a Ordem dos Arquitectos irão promover em conjunto uma conferência sobre este Centro Escolar, no próximo dia 13 de Junho, no auditório do Centro Cultural, que contará com as presenças do conceituado projectista, Arquitecto Manuel Aires Mateus, bem como da equipa do Departamento de Didáctica e Tecnologias Educativas da Universidade de Aveiro, inserindo-se a mesma no âmbito das Festas do Concelho “Barquinha Non Stop”. A bom ritmo desenvolve-se também o novo Jardim-de-Infância de Moita do Norte, que passará a ter uma cantina e uma nova sala polivalente, para além da requalificação e ampliação da já existente.

No entanto, a preocupação do município não se esgota apenas no pré-escolar e no 1º. Ciclo. As novas competências que aceitámos receber nos 2 e 3º. Ciclos, também nos motivam fortemente. Não iremos descansar enquanto os investimentos que nesse âmbito são necessários não forem efectivamente realizados. É essa a nossa vontade e o nosso empenhamento.


p_ 4

OBRAS

4 MILHÕES DE EUROS DE INVESTIMENTO

CENTRO ESCOLAR E CENTRO CIÊNCIA VIVA GANHAM FORMA N

os terrenos do antigo Campo de Jogos de Vila Nova da Barquinha, na Rua D. Maria II (junto à antiga Estrada Nacional 3), está a nascer uma escola de excelência. O novo edifício foi projectado pelo conceituado arquitecto Aires Mateus, e será financiado pelos fundos comunitários, através do QREN. Incluindo o Centro Ciência Viva, tratase de um investimento de cerca de 4 milhões de euros. Este projecto irá significar uma melhoria qualitativa, quer em termos de instalações, quer em termos de práticas pedagógicas, para os alunos do 1.º Ciclo. É a grande aposta do município no âmbito da sua política de renovação do parque escolar do concelho. As obras começaram em Maio e prevê-

se que o ano lectivo 2010/2011 se inicie neste Centro Escolar, que junta as condições excepcionais das instalações à existência de um Centro de Ciência Viva que tem como público alvo as crianças, conjugado com um projecto educativo fortemente valorizador do ensino experimental das ciências. O Centro Ciência Viva funcionará na envolvente da escola, podendo ser utilizado pela Comunidade nos períodos não lectivos. A definição e preparação do futuro Centro Escolar de Vila Nova da Barquinha contou com o apoio da Universidade de Aveiro (UA), no desenvolvimento de actividades na área da Educação, designadamente consultadoria pedagógica para a concepção e planeamento de uma escola, supervisão

na construção do Projecto Educativo Concelhio e actividades de formação de professores. A qualidade do projecto, a colaboração da UA através do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa aliadas ao empenho e entusiasmo dos professores fará deste Centro Educativo um equipamento de referência. No próximo dia 13 de Junho, às 17h, no Centro Cultural da Barquinha, terá lugar uma apresentação do projecto do Centro Escolar, uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos (OA), em que estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Pombeiro; Ana Rodrigues, Isabel Bartolomeu e Fernanda Rodrigues, da Universidade de Aveiro; Rui Serrano, da OA; e Aires Mateus, o arquitecto autor do projecto.


OBRAS

p_ 5

Pérsio Basso

Trabalhos no local do antigo campo de futebol de Vila Nova da Barquinha, junto à antiga Estrada Nacional 3

A originalidade do edifício onde funcionarão o Centro Escolar e o Centro Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha, poderá torná-lo numa referência em termos de arquitectura


p_ 6

OBRAS Pérsio Basso

Moita do Norte

Ampliação do Jardimde-Infância em curso Os trabalhos de requalificação do Jardim-de-Infância da Moita do Norte, situado junto ao jardim público na Rua Detrás das Hortas, em Moita do Norte, já começaram. As obras de recuperação e ampliação significam um investimento de cerca de 400 mil euros, suportados pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha. O fim dos trabalhos está previsto para o mês de Setembro de 2009, antes do início do próximo ano lectivo. O novo edifício dotará este equipamento de uma cantina e de uma sala polivalente, o que permitirá desenvolver com melhores condições, quer a componente lectiva, quer as actividades de prolongamento de horário. Após a remodelação, ficará com capacidade para 65 crianças. O investimento surge no seguimento da remodelação do parque escolar do concelho, para um ensino que se quer de qualidade. A carta educativa do concelho prevê a existência de um Jardim-de-infância por freguesia, para que o processo de integração das crianças deste escalão etário, seja mais facilitado pela permanência na zona próxima da residência.

PB

Estrada Nacional 3 em mudança Estão a decorrer os trabalhos de transformação em arruamento da EN3. Incluída nesta empreitada, está a criação de uma nova artéria – Rua A - de ligação à Urbanização da Torrinha à futura rotunda junto à Valura, cujos trabalhos se encontram já bastante avançados.

Construção da nova rua entre a Urbanização da Torrinha e a Estrada Nacional


Pérsio Basso

OBRAS

p_ 7

Pérsio Basso

Centro Desportivo em construção Está no terreno a obra de ampliação dos balneários e construção de bancadas para o público, do Campo de Jogos da Atalaia. No mês de Junho iniciar-se-á a colocação do relvado sintético neste local, e respectivos arranjos exteriores do recinto. Esta intervenção será financiada pelo governo, num investimento total de cerca de 1.000.000 de euros no conjunto das duas empreitadas. A execução deste projecto irá proporcionar o primeiro Grande Campo de Jogos em relva artificial, no concelho de Vila Nova da Barquinha, possibilitando aos seus habitantes a prática desportiva de qualidade, que este equipamento oferece. A população do concelho poderá aceder a condições de prática desportiva com a qualidade condizente com os tempos actuais, com a sua dimensão populacional e com os seus direitos naturais de prática desportiva. Em simultâneo, esta é uma oportunidade de equilibrar regionalmente a oferta de instalações e de perspectivar uma lenta recuperação do nível desportivo anteriormente detido nesta modalidade. O campo sintético será o elemento central de uma área com cerca de 55000m², que se constituirá no futuro Centro Desportivo Municipal. A urbanização confinante com este campo, prevê nas suas obras de urbanização a execução de três campos de ténis. A implantação deste projecto será um factor de valorização urbana, a qual será posteriormente enriquecida com outros equipamentos de lazer. É intenção da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha criar no futuro uma Escola de Futebol Municipal que virá a funcionar nestas instalações, sob administração directa da autarquia. Perspectivando este objectivo, está em marcha, inserido no programa de animação de Verão do Barquinha Parque “Verão com Sorrisos 2009”, uma actividade dirigida a crianças e jovens, de ensino e animação de futebol.

Madeiras e Limeiras com nova iluminação A EDP, com a colaboração do Município de Vila Nova da Barquinha, substituiu todo o sistema de iluminação pública nas localidades de Madeiras e Limeiras, freguesia de Praia do Ribatejo, durante os meses de Março e Abril de 2009. Ao todo são mais de 200 as novas luminárias, que tornam estas povoações mais seguras para pessoas e bens.

Campo UEFA em conclusão Está em fase de acabamentos a colocação do novo mini-campo UEFA, junto à Escola do 1.º Ciclo de Vila Nova da Barquinha, na urbanização da Horta da Fonte. A intervenção iniciou-se em Março deste ano com a modelagem do terreno e deverá ficar concluída no início de Junho, com os arranjos do espaço envolvente.


p_ 8

DESPORTO

FINANCIAMENTO DO RELVADO SINTÉTICO

Fotos: Pérsio Basso

SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESPORTO CELEBRA CONTRATO COM O MUNICÍPIO Laurentino Dias, Secretário de Estado do Desporto

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Miguel Pombeiro, assinou o contrato para financiamento do relvado da Atalaia

Os Presidentes da Câmara da Golegã (José Veiga Maltez), Sardoal (Fernando Moleirinho) e Ferreira do Zêzere (Luís Pereira)

O

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, presidiu, no dia 24 de Março, à cerimónia de assinatura do Contrato de Financiamento para o Arrelvamento do Campo de Futebol de Atalaia, no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. Além de Vila Nova da Barquinha, também os municípios de Ferreira do Zêzere, Golegã, Sardoal (distrito de Santarém), Arruda dos Vinhos e Sobral

de Monte Agraço (distrito de Lisboa) assinaram, no mesmo dia, os acordos de financiamento para a construção de campos relvados. A Medida 2 “O Primeiro Relvado” da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto do Desporto de Portugal I.P, do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), tem como objectivos apoiar a construção e instalação de campos relvados sintéticos nos municípios que não disponham de nenhum

equipamento desportivo relvado com dimensões de um Grande Campo de Jogos. Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, mostrou regozijo por ver construído no concelho um equipamento de elevada qualidade, e que certamente dará um impulso à actividade desportiva. O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto considerou que esta medida é uma questão de justiça e de equilíbrio.


URBANISMO

p_ 9

O antigo edifício dos Paços do Concelho vai acolher um dos equipamentos do Mercado das Artes

2,2 MILHÕES DE EUROS PARA RENERAÇÃO URBANA

MERCADO DAS ARTES APROVADO A Operação “Mercado das Artes”, candidata ao programa “Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, do Programa Mais Centro, foi aprovada, no dia 26 de Março de 2009, pela Comissão Directiva do Programa. Foram aprovadas as seguintes operações, no âmbito desta candidatura: Parque de Escultura; Reabilitação do Antigo Edifício dos Paços do Concelho; Edifício atelier oficinal, complementar ao Centro de Artes; Reutilização do Edifício da Hidráulica (atelier oficinal); Jardim das aromáticas; Dinamização Económica dos Produtos “Vila Nova da Barquinha”

através da criação de Estruturas de apoio ao Parque Urbano; Residência para Artistas; Rede Wireless e CCTV e implementação de um sistema Aúdio/Guia; Acções de Comunicação e marketing. O “Mercado das Artes” é um projecto de referência a desenvolver no âmbito da estratégia encetada pelo Município aquando do ordenamento da frente ribeirinha e consequente implementação do Parque Urbano. Será dinamizado através das parcerias que o constituem, e em torno do seu objecto principal: a Escultura. O objectivo é o de dinamizar o tecido

económico e urbano de Vila Nova da Barquinha, através da identificação de mais um ponto de referência que irá assinalar o concelho de Vila Nova da Barquinha no mapa de Portugal. Na comunicação da decisão, a comissão directiva excluiu os investimentos a realizar no Castelo de Almourol, nomeadamente, a “beneficiação das Muralhas e Interiores”, justificando a decisão de exclusão devido ao investimento descrito não se efectuar no centro urbano, num perímetro devidamente assinalado, na freguesia sede do concelho.


p_ 10 p_

EDUCAÇÃO

Chegaram os Quadros Interactivos Todas as salas do 1.º Ciclo do concelho de Vila Nova da Barquinha estão, desde o passado dia 14 de Maio de 2009, equipadas com quadros multimédia interactivos. Esta medida surgiu na sequência da distribuição do portátil “Magalhães”, aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico de todo o país. Com o objectivo de aproveitar as potencialidades deste pequeno computador, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha decidiu generalizar os quadros interactivos nas salas do 1.º Ciclo e promover a respectiva formação dos docentes, que se inicia no próximo dia 14 de Junho. Os 16 quadros interactivos representam um investimento de cerca de 30 mil euros, suportado na sua totalidade pelo Município. Os primeiros equipamentos instalados durante a experiência piloto iniciada em 2007, foram considerados, quer pelos docentes, quer pelos alunos, uma mais valia para a prática educativa.

Pérsio Basso

A Câmara Municipal investiu 30 mil euros para equipar todas as salas do 1.º Ciclo do concelho com estes equipamentos

Remodelação da D. Maria II avança Pérsio Basso

A Escola EB 2,3/S D. Maria II vai ser objecto de uma intervenção profunda de obras de reabilitação. A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha iniciou já o processo de abertura de concurso público para elaboração do projecto de execução, que está a decorrer. Esta intervenção tem como principais objectivos interromper o ciclo de degradação deste estabelecimento escolar do ensino secundário, corrigindo os problemas de construção existentes, melhorando as condições de adaptabilidade, segurança e acessibilidade, e ainda, proceder a uma efectiva reabilitação das instalações escolares, promovendo a sua modernização, de forma a dar resposta aos novos desafios que actualmente se apresentam à escola. A intenção é assegurar a adequação do espaço escolar, em função da reabilitação dos edifícios já existentes, mas requalificando-os tendo em conta as exigências decorrentes da organização e dos currículos do ensino secundário, que implicam, nomeadamente, uma maior flexibilidade na oferta curricular, uma nova diversidade de práticas pedagógicas. São as exigências das Escolas de Hoje.


ACÇÃO SOCIAL

O novo Lar de Idosos e Centro de Dia deverá ser construído no terreno da antiga Escola Primária

O Município de Vila Nova da Barquinha e a Associação de Bem Estar Social das Madeiras celebraram um protocolo com vista à construção de um Centro de Dia e Lar de Idosos naquela localidade da freguesia da Praia do Ribatejo. A Associação dispõe de instalações de Centro de Dia provisórias, e dá apoio a 15 idosos, funcionando ao abrigo do Protocolo estabelecido com a Fundação Dr. Francisco da Cruz. O documento prevê o apoio técnico da autarquia na preparação da candidatura que visa a construção de um Centro de Dia e Lar, ao Programa do

Potencial Humano, medida 6.12 “ Apoio ao Investimento a Respostas Integradas de Apoio Social “, pela Associação de Bem Estar Social das Madeiras. Ao abrigo da respectiva candidatura foram efectuados protocolos que visam promover o apoio e desenvolvimento de actividades ao nível de troca de experiências e formação dos funcionários, com o Município de Vila Nova da Barquinha, Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo, Fundação Dr. Francisco Cruz, Sociedade Instrutiva e Recreativa de Atalaia, e com a Comissão de Culto da Igreja de Nossa Senhora de

p_ 11

Centro de Dia das Madeiras vai ter edifício de raiz Fátima das Madeiras, Paróquia da Praia do Ribatejo. O projecto é composto por valências de Lar e Centro de Dia (15+15), a instalar totalmente em piso térreo num edifício a construir de raiz num terreno outrora afecto à Escola Primária da localidade, na proximidade da Igreja Paroquial e das instalações da Associação de Bem Estar Social das Madeiras. Na sequência deste projecto, o município aprovou na sua reunião camarária do passado dia 22 de Abril de 2009 a cedência de terreno à associação.

Centro Comunitário da Atalaia arranca em Junho O próximo dia 11 de Junho assinala o lançamento da primeira pedra da Creche e Centro de Dia da Atalaia, cerimónia que se realizará ao final da tarde, com a presença do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. José Vieira da Silva. O Centro Comunitário começará finalmente a ganhar forma, como resposta social a uma aspiração antiga da população daquela freguesia. Este equipamento, localizado entre a Rua Vale e Azevedo e a Rua Patriarca D. José, terá capacidade para 33 crianças, na sua vertente de Creche, 25 idosos na valência de Centro de Dia, e ainda para Serviço de Apoio Domiciliário a 20 utentes. Esta obra representa um investimento de cerca de 600 mil euros, sendo financiado pela Segurança Social e pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Assunção de Atalaia. O sonho começa a tornar-se realidade.


p_ 12

ECONOMIA

Pérsio Basso

1 milhão de euros de investimento

Serralharia A. Domingos transfere-se para o Centro de Negócios Representam um investimento de cerca de 1 milhão de euros e ficaram concluídas em Maio, as novas instalações da Serralharia A. Domingos, nos lotes 38 e 39 do Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha. Esta empresa fundada em 1974, e antes sediada no Entroncamento, tem 45 trabalhadores e executa trabalhos em ferro (estruturas metálicas e todo o

tipo de serralharia civil, decapagem a granalha de aço e metalização a frio) e trabalhos em alumínio (caixilharia em alumínio, divisórias, etc). A Serralharia A. Domingos, Lda realiza trabalhos de construção civil em todo o país e ilhas, estando a dar os primeiros passos no sentido da internacionalização. Prevê-se que esta unidade entre em laboração no início do Verão.


TURISMO

p_ 13

CASTELO DE ALMOUROL

NOVA SINALIZAÇÃO TURÍSTICA NA A23 Pérsio Basso

O Castelo de Almourol tem nova sinalização turístico-cultural, no principal eixo viário da região, a A23. Os dois painéis foram colocados no dia 23 de Março e representam um forte investimento na divulgação do património do concelho. Um dos mais belos castelos de Portugal, o Castelo de Almourol é monumento nacional classificado pelo IPPAR, sendo considerado uma das 21 maravilhas do nosso país. Com a colocação da nova sinalização em ambos os sentidos da auto-estrada, o município de Vila Nova da Barquinha pretende disponibilizar informação sobre um dos locais certamente mais dignos de uma visita a quem circula neste importante itinerário. A operação, da responsabilidade da Câmara Municipal, foi financiada por fundos comunitários. Além da representação iconográfica do monumento, a sinalética evoca a singular herança templária do ex-líbris de Vila Nova da Barquinha.


p_ 14

EVENTO

BARQUINHA NON STOP

O CIRCO ESTÁ A CHEGAR!

A Companhia de Teatro Interactivo "Custom Circus" proporciona momentos únicos de música, pirotecnia, performances multimédia e acções extravagantes

Em 2008, o evento ‘Barquinha Non Stop’ inaugurou o novo formato das Festas do Concelho de Vila Nova da Barquinha. Na sequência do sucesso obtido, o Município decidiu este ano dar continuidade a um programa em que conteúdos contemporâneos se fundem com outros mais tradicionais. De 10 a 14 de Junho, Vila Nova da Barquinha acolhe artes circenses, música, teatro, animação de rua, dança, folclore, pirotecnia, gastronomia, artesanato, desporto, marchas populares e cerimónias religiosas. O Barquinha Parque, infra-estrutura premiada, acolhe um programa diversificado e surpreendente para públicos de todas

as idades. A forte aposta no teatro de rua e nas performances dimensionadas à área do Parque está bem patente na companhia de teatro multimédia convidada para protagonizar dois grandes espectáculos com o seu arsenal de fantásticas viaturas, e muita pirotecnia – a companhia Custom Circus. Com uma estética única e inimitável pela sua cultura original, esta companhia de teatro interactivo viaja pela Europa fora num fantástico comboio de camiões clássicos, realizando espectáculos vanguardistas ritmados pela música ao vivo, pelo fogo, pelas performances multimédia e acções extravagantes (www.customcircus.com).


p_ 15 Pérsio Basso

EVENTO

A Feira do Tejo tem como objectivo a divulgação do artesanato regional e nacional, atraindo cada vez mais turistas ao concelho. Com dezenas de expositores oriundos de todo o país, este certame é a herança modificada da Feira de Santo António, conhecida em todos os cantos do país nos tempos do seu esplendor, no início do século XX. A 13 de Junho, feriado municipal, realiza-se a tradicional procissão de St.º António, o patrono da Vila.

XXIII Feira do Tejo Pérsio Basso

10 a 14 de Junho

O Grupo Folclórico “Os Pescadores de Tancos” organiza anualmente um festival de folclore, em que participam grupos vindos dos mais longínquos cantos de Portugal. É um espectáculo ímpar de dança e música tradicionais. Este grupo conserva as genuínas raízes do concelho, mantendo viva a alma das suas gentes. Nesta edição participam os Ranchos Folclóricos de Zebreiros (Gondomar), Veigas (Santarém), Perosinho (Gaia), Linhaceira (Tomar) e o anfitrião, Grupo Folclórico “Os Pescadores de Tancos”.

Festival de Folclore

Palco Santo António | 10 de Junho | 21h

Concerto do Rio e do Fogo Palco Arena | 11 de Junho | 21h30

Carlos Vicente

Um inédito concerto em pleno Parque ribeirinho com a música da Banda dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha, dirigida pelo Maestro António Augusto Pratas Lopes, e o desenho pirotécnico da empresa Macedo’s, actual detentora do recorde Guiness para o Maior Espectáculo de Fogo de Artifício do Mundo. O rio Tejo é a inspiração de um programa especialmente criado para este evento. Efeitos especiais e pirotécnicos, performances visuais e os instrumentos de cerca de 40 músicos em palco aliam-se num programa repleto de grandes músicas clássicas e para banda. Um concerto para todas as idades ao ar livre com o parque e o rio como cenários. A entrada é gratuita.


p_ 16

EVENTO

Orquestra Ligeira do Exército Palco Arena | 12 de Junho | 21h30

“Lua Cheia” é um Western Apocalíptico. Um impressionante espectáculo que abriu caminho para uma nova linguagem teatral - a linguagem Custom. Um conceito poderoso e uma estética fantástica fazem com que este arrojado show futurista desperte mentalidades e provoque fortes sensações por todo o lado onde passa. Quer seja ao ar livre ou num espaço coberto, sem convenções ou preconceitos teatrais, o Custom Circus convida o público a entrar na sua arena, oferecendo-lhe o seu mundo imaginário feito de camiões bizarros, fogo, estruturas industriais, cenários psicadélicos e máquinas audiovisuais que intensificam a atmosfera misteriosa do espectáculo. Na “Lua Cheia” músicos, performers e espectadores vivem, actuam e movem-se fisicamente e espiritualmente no ambiente biónico que tão bem caracteriza o Custom Circus. Adorado ou polémico, “Lua Cheia” é um espectáculo de referência a não perder!

"Lua Cheia" - Custom Circus Palco Arena | 13 de Junho | 22h00

A Orquestra Ligeira do Exército tem, no âmbito cultural, desenvolvido um diversificado trabalho de acção valorativa e recreativa do pessoal militar e civil do Exército. Executa intervenções musicais em unidades, estabelecimentos ou órgãos das Forças Armadas e, em colaboração com organismos civis tem realizado concertos e outras actividades musicais de grande destaque e aceitação por parte do público. A sua estrutura, do tipo Big-Band, é composta por cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, duas percussões e três vocalistas. Executando composições ligeiras, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, contribuindo para a afirmação e valorização cultural.


EVENTO Fotos: Pérsio Basso

"Custom Parade" - Custom Circus Barquinha Parque | 14 de Junho | 22h00

Se o Custom Circus já não o tivesse feito, este espectáculo teria de ser inventado! Como o nome indica a “Custom Parade” é um espectáculo deambulatório. O desfile inicia-se na Avenida dos Plátanos, percorre a Rua do Sal e termina no Palco Arena. Este show que encerra estas Festas do Concelho é um desfile louco com interpretações de outro espectáculo desta Companhia - “Gigolo Dance” que é incontestavelmente o cabaret show do futuro! Na tradição pura do Cabaret e do Rock vão juntarse neste palco sobre rodas várias histórias ao tema central “Ninguém sabe o dia de amanhã”…

p_ 17


p_ 18

EVENTO

Animação Nocturna Dance Party

Palco Arena | 12, 13 e 14 de Junho | Noite (até às 2 horas)

Além dos dois grandes espectáculos do Custom Circus, a Organização aproveitou o aparato de equipamentos instalados, para realizar todas as noites uma Dance Party na Arena Custom, onde estará instalado um bar. Ao som dos DJs residentes do Custom Circus, o Barquinha Parque será transformado numa Discoteca ao Ar Livre, onde todos poderão dançar com o magnifico enquadramento do Rio e da Vila.

Os Garage Ensemble são um quarteto de músicos oriundos da área do Pop/ Rock, que nos últimos dez anos tem abordado de uma forma extensiva o repertório dos compositores da música popular norte americana do século XX. Dos blues do Delta do Mississipi da década de vinte, aos primórdios do Rock´n Roll, passando pelos salões do Savoy e do Passeio das Estrelas, sintetizam e recriam de uma forma personalizada, uma época em que um mero encadeamento de exercícios de virtuosismo consolidava de um modo mais evidente a matéria de que os sonhos são feitos. Agora também próximo de si.

Concertos de Tarde Garage Ensemble

Área das Tasquinhas | 13 e 14 de Junho | Noite

Além dos grandes espectáculos que acontecem de quinta a domingo e da dance party na área da Arena, as noites das Festas do Concelho ainda serão animadas com bandas de música da Região e com animadores circenses que trarão alegria à área das tasquinhas, muito visitada todos os anos pelos que desejam conhecer o artesanato local e retemperar as energias com a gastronomia da região.

Exposição "Lugares de Culto" Galeria de Arte | 10 a 28 de Junho

Palco Santo António | 13 e 14 de Junho | 17h00

Jogos de Época e Tradicionais Pérsio Basso

Área Central | 13 e 14 de Junho | 15h00 às 19h00

Tal como as noites das Festas do Concelho, os dias no Parque também serão animados com um conjunto de actividades e espectáculos para toda a família, para gáudio dos mais pequenos e dos mais velhos. Os Jogos serão monitorizados e animados por elementos da Companhia de Teatro do Ribatejo. Além de uma selecção de Jogos Tradicionais e de Tabuleiro crianças e adultos poderão praticar alguns Jogos de Época que funcionarão em ligação com a animação das «Estátuas Vivas».

Fotografia de Rui Morais de Sousa. Visita guiada por Aires Mateus, autor do projecto de arquitectura do Centro Escolar e Centro Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha, no dia 13 de Junho, às 17h30.


EVENTO

p_ 19

Estátuas Vivas - Animadores Circences Pérsio Basso

Área Central | 13 e 14 de Junho

Estátuas ganham vida no Parque. Verdadeiras esculturas humanas esculpidas no relvado renascem com o sopro da curiosidade e revelam a sua alma poética. Esta animação é um recital ao ar livre que se inspira em dois períodos culturais da nossa história ocidental. Sábado, 13 de Junho - Estátuas da Antiguidade Clássica Domingo, 14 de Junho - Estátuas do Barroco Uma dezena de actores, dirigidos por João Coutinho, Director da Companhia de Teatro do Ribatejo, dá vida a um conjunto de estátuas dos períodos históricos referidos. Performance e poesias aliam-se numa animação que contempla ainda uma vertente musical com um ensemble originário da Banda de Música da Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha. Deuses e heróis, nobres e atletas renascem, em ambientes de época recriados em pleno parque ribeirinho, para contar a todos os visitantes a sua história através das inspiradas palavras dos poetas e compositores da sua Era.

Estátuas Vivas

Área Central | 13 e 14 de Junho

Além das estátuas históricas, durante a tarde os visitantes podem assistir a pequenos espectáculos circenses. Diversos performers imobilizados ganham vida e contagiam todos com a alegria que só o circo tem… Andas_Animação em andas dinamizada por profissionais que interagem com os convidados de forma elegante. Uma brincadeira que desafia a capacidade de sonhar de pequenos e graúdos, turistas e residentes… Dois gigantes que invadem as ruas de Vila Nova da Barquinha. Malabaristas_Esta é outra área de animação também ela muito conceituada e respeitada. A arte dos malabares vai desde as bolas, às massas, às facas, sendo por si só surpreendente pela desenvoltura que os animadores demonstram nas suas actuações. Quando esses animadores são alegres e brincalhões como é o caso, criam um ambiente único e contagiante. Monociclos_Sobre rodas grandes e pequenas (Monociclo normal e Girafa), os animadores divertem os visitantes interagindo com eles de forma animada e cómica. Este é um espectáculo extremamente popular, com movimentos que revelam técnica, equilíbrio e alegria. Andas e Balões_Durante a tarde, animadores ensinam a andar em andas, disponibilizadas na Área Central dos Jogos, e fazer divertidas esculturas em balões.

Apresentação do projecto do Centro Escolar

Auditório do Centro Cultural | 13 de Junho | 17h00 Apresentação do projecto do Centro Escolar e Centro Ciência Viva, com a presença do Presidente da Câmara, Miguel Pombeiro; Ana Rodrigues, Isabel Bartolomeu e Fernanda Rodrigues, da Universidade de Aveiro; Aires Mateus, o arquitecto autor do projecto; e de Rui Serrano, da Ordem dos Arquitectos.


p_ 20 p_

ACONTECE

35 ANOS DE LIBERDADE COMEMORADOS COM MUITA ANIMAÇÃO Fotos: Pérsio Basso

No âmbito das comemorações do 35.º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha promoveu um programa de animação nos dias 24, 25 e 26. Durante 3 dias, os vários eventos realizaram-se no Barquinha Parque e no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, com destaque para as provas desportivas, concertos, insufláveis e oficinas de animação para os mais novos. As comemorações deste ano contaram com a participação especial de um dos Capitães de Abril. Carlos Matos Gomes, natural de Vila Nova da Barquinha, autor de vários romances, sob o pseudónimo literário de Carlos Vale Ferraz. O escritor regressou desta forma à terra que o viu nascer em 1946, para falar de Literatura, África e o Pós 25 de Abril.

Carlos Vale Ferraz, pseudónimo literário de Carlos Matos Gomes, natural de Vila Nova da Barquinha, acompanhado pelo Presidente da Câmara, Miguel Pombeiro

Grupo Coral de Tancos

Prova de "Agility" Passeio Pedestre


ANIMAÇÃO Pérsio Basso

p_ 21

Insufláveis Concerto "Espanhol e Amigos"

Animação de Verão no Barquinha Parque

Atletismo

Flávio Queirós

Verão com Sorrisos 2009 O Verão está a chegar. Para animar este período estival, o Município de Vila Nova da Barquinha proporciona aos visitantes do Barquinha Parque, aos fins-de-semana, entre os meses de Maio e Setembro, um leque variado de actividades gratuitas, dirigidas a todas a idades. Insufláveis, jogos tradicionais, passeios pedestres, desporto, teatro, karaoke, caça ao tesouro, entre outras actividades, fazem parte do programa “Verão com Sorrisos 2009”, que se realiza entre 9 de Maio e 27 de Setembro, no parque ribeirinho. Programa completo disponível em www.cm-vnbarquinha.pt.


p_ 22

ACONTECE Pérsio Basso

FEIRA D' ÉPOCA

O Centro Cultural da Barquinha acolheu nos dias 23 e 24 de Maio mais uma Feira d’ Época. Neste certame, a venda de produtos da terra, fruta da época, artesanato, gastronomia, chás, licores, mel e doçaria fizeram as delícias dos visitantes. Esta iniciativa onde não faltou a animação musical, tem como principal objectivo promover o artesanato os produtos regionais do concelho de Vila Nova da Barquinha, dinamizando a economia local, proporcionando em simultâneo um momento de entretenimento. Esta edição contou com a actuação dos acordeonistas Tina Jofre e Manuel Costa, dos grupos musicais “Barquinha Saudosa” e “Amantes do Alentejo”, e da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Barquinha. Carlos Vicente

“UMA CARTA COREOGRÁFICA” No âmbito do programa Território Artes, o Município de Vila Nova da Barquinha aderiu à iniciativa Dia Mundial da Dança, que se comemora no dia 29 de Abril. Integrada na Acção de Grande Envolvimento Nacional/AGEN, cuja edição de 2009 é dedicada à Dança, a exposição “Uma Carta Coreográfica” procura explorar de uma forma interactiva o tema Movimento, Corpo, Dança. Concebida como objecto de grande divulgação, com o propósito de atingir um público alargado e não familiarizado com as artes, a exposição, que integra pinturas, desenhos e sobretudo fotografias de conceituados fotógrafos portugueses e estrangeiros, apresenta-se também como um suporte de referência para o público escolar. No concelho de Vila Nova da Barquinha a exposição, cuja inauguração simultânea em todos os municípios aconteceu no dia 29 de Abril, esteve patente até 10 de Maio, nas Bibliotecas de Vila Nova da Barquinha, Atalaia e Praia do Ribatejo, Agrupamentos de Escolas de Vila Nova da Barquinha e Praia do Ribatejo. Pérsio Basso

BIBLIOTECA PROMOVE ACÇÕES

ALUNOS DO IPT EXPÕEM NO CCB

A Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha realizou diversas acções de dinamização das bibliotecas, assinalando datas especiais através de exposições bibliográficas e oferta de marcadores de livros elaborados na biblioteca - Dia do Pai (19 Março), Dia da Árvore (21 Março), Dia da Mãe (3 Maio) e o Dia Mundial do Livro (23 Abril).

“Frequência” foi o título da mostra de trabalhos dos alunos do curso de Artes Plásticas, Pintura e Intermédia, do Instituto Politécnico de Tomar, patente na Galeria de Arte do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, entre 7 de Março e 11 de Abril.


CULTURA

CENTRO CULTURAL E CIAAR INICIAM CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE

Pérsio Basso

O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, o Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo (CIAAR), o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo (Mação), a Biblioteca Municipal António Botto (Abrantes) e o Castelo de Abrantes são os primeiros cinco bens culturais de Portugal a iniciar o processo de certificação de qualidade internacional HERITY. O anúncio foi feito no dia 31 de Março, em Conferência de Imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Abrantes. O processo HERITY, que decorre já noutros países e foi adoptado, também, pelo Comité de Património Mundial da UNESCO, é aplicável a museus, monumentos, edifícios religiosos, castelos, parques arqueológicos, bibliotecas, arquivos e às suas redes que estejam abertas ao público. Visa contribuir para um melhor equilíbrio entre as necessidades de usufruto dos bens culturais e as

necessidades da sua conservação. É um sistema em que, pela primeira vez, se articulam os especialistas, as tutelas (que são os proprietários dos bens culturais) e o público. Os locais reconhecidos pelo Herity estarão sempre devidamente identificados com o símbolo Herity, que estará em posição visível à entrada. Assemelha-se a um alvo e indicará o nível atribuído ao local, sendo que o reconhecimento de cada local é atribuído por um período de três anos. Em Portugal, o processo de certificação começou precisamente com estes cinco sítios, que exemplificam não só a diversidade do património, como também a exigência de qualidade e a abertura à transparência da avaliação e certificação independentes e internacionais. Um processo cuja conclusão está prevista para o final deste ano ou início do próximo.

p_ 23


FIGURA Fotos: Pérsio Basso

p_ 24

LUÍS PEDRO

O CESTEIRO Luís Germano Pedro, nasceu na Carregueira, concelho da Chamusca, em 8 de Agosto de 1929. Cresceu no seio de uma família pobre e como os recursos financeiros eram escassos, começou a trabalhar cedo. Com 9 anos foi para a Quinta da Cardiga, para fazer o transporte de leite que era ordenhado das ovelhas, do qual se fazia o célebre queijo e manteiga da Cardiga. Alguns meses mais tarde juntou-se ao pai e ao irmão na arte da cestaria, a empalhar garrafões de verga, utilizados na altura para engarrafar o vinho que era produzido nesta Quinta. Nos vinte anos seguintes foi este o seu ofício, chegando a ter sob a sua alçada uma dezena de empregados. Quando os garrafões de plástico começaram a substituir os empalhados, tirou a carta de condução em Vila Nova da Barquinha, e continuou a trabalhar na mesma empresa, agora como motorista. Desde então acumulou estas funções com a arte da cestaria, a que se dedicava nas horas vagas, com o seu irmão, no Pedregoso, freguesia de Vila Nova da Barquinha. Mais tarde, com a entrada em decadência da Quinta da Cardiga, o trabalho começou a escassear originando despedimentos de pessoal. Antecipou então a sua reforma e passou a dedicar-se a tempo inteiro à arte que ainda hoje o notabiliza. Recorda com saudade o seu irmão Manuel Pedro, pelos ensinamentos que lhe transmitiu, e pela amizade que os unia. A tradição da cestaria começou há muitas gerações atrás, pois já o seu trisavô se dedicava ao ofício. Actualmente não tem ninguém que siga os seus passos. Luís Pedro recebe na sua oficina a visita de alunos de várias escolas da região para assistir ao seu trabalho ao vivo. Para além disso, participa regularmente em feiras de artesanato, onde vende os seus produtos. Os cestos que faz são utilizados para os mais diversos fins, desde o coar do vinho até à decoração. As matérias-primas que utiliza nos seus trabalhos são o vime e a verga, provenientes da zona da Ponte da Pedra. O vime é colhido em Janeiro e é colocado na água a uma altura de um palmo, durante algum tempo, até estar pronto para ser utilizado.


FIGURA

p_ 25


p_ 26

i

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Telefones

Câmara Municipal

Juntas de Freguesia

Atalaia: 249 710619 Moita do Norte: 249 712099 Praia do Ribatejo: 249 733940 Tancos: 249 712094 Vila Nova da Barquinha: 249 710705

Serviços Públicos

Repartição de Finanças: 249 710226 Registo Civil / Cartório Notarial: 249 710433 Correios Barquinha: 249 720300 Correios Atalaia: 249 710619 Correios Praia do Ribatejo: 249 733112

Segurança

Bombeiros Voluntários: 249 710629 GNR: 249 710274

Saúde / Serviços Sociais

Centro Saúde Barquinha: 249 720900/10/20 Extensão de Praia do Ribatejo: 249 733666 Extensão de Limeiras: 249 733885 Posto Médico de Atalaia: 249 710547 Misericórdia / Lar de Idosos: 249 710469 Segurança Social: 249 710450

Praça da República 2260-411 Vila Nova da Barquinha Telefones Geral: 249 720350 Atendimento: 249 720372 Serviço de Piquete: 96 6180545 Protecção Civil: 249 720377 Relações Públicas: 249 720373 Serviço de Águas: 249 720357 Tesouraria: 249 720361 Fax: 249 720368 E-mail: geral@cm-vnbarquinha.pt Internet: www.cm-vnbarquinha.pt

Atendimento Público Serviços Municipais Segunda a Sexta-Feira: 09h30 - 12h30 / 14h00 - 16h00 Miguel Arnaut Pombeiro, Presidente da Câmara Segundas-feiras: 14h30 - 17h00 Maria de Fátima Capela, Chefe Div. Mun. Urbanismo Segundas-feiras: 14h30 - 17h00

Biblioteca| Espaço Internet > Barquinha Segunda a Sábado: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00 Tel.: 249 720373 E-mail: biblioteca.barquinha@cm-vnbarquinha.pt

Biblioteca| Espaço Internet > Praia do Ribatejo

Farmácias

Atalaia: 249 710695 Praia do Ribatejo: 249 733328 Vila Nova da Barquinha: 249 710493

Ensino

Terça a Sexta-Feira: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00 Sábados: 10h30 - 12h30 / 14h00 - 17h00 Tel.: 249 733069 E-mail: biblioteca.praia@cm-vnbarquinha.pt

Galeria de Arte

Esc. EB 2,3 Sec. D. Maria II: 249 720220 Esc. EB 2,3 Praia do Ribatejo: 249 733048 Escolas 1.º Ciclo Atalaia: 249 711777 Cardal: 249 711811 Moita do Norte: 249 711800 Praia do Ribatejo: 249 733092 Tancos: 249 711754 Barquinha: 249 710519

A revista municipal Barquinha Viva é distribuida no concelho de Vila Nova da Barquinha. Se reside fora e deseja receber a revista via CTT, recorte este cupão, preencha-o correctamente com os seus dados e envie para: Município de Vila Nova da Barquinha Gab. Informação e Relações Públicas Praça da República 2260 - 411 Vila Nova da Barquinha Fax: 249 720358

Dias Úteis: 14h00 - 17h30 | Sábados: 15h00 - 18h00 E-mail: galeria@cm-vnbarquinha.pt

Aquagym - centro municipal de actividade física Segunda a Sábado: 08h00 - 21h30 Tel.: 249 719067 E-mail: aquagym@cm-vnbarquinha.pt

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha Largo 1.º Dezembro 2260-403 Vila Nova da Barquinha Tel./Fax: 249 715143 E-mail: cpcj@cm-vnbarquinha.pt

Nome ................................................................................. .......................................................................................... Morada .............................................................................. .......................................................................................... ......................................................................................... E-mail ................................................................................

SMS MUNICIPAL

Receba no seu telemóvel notícias sobre a actualidade do concelho, eventos e informações úteis. Envie um SMS para o número 965 064 238, com o nome e apelido, seguido da palavra ADERIR*. Para cancelar este serviço, basta enviar um SMS para o mesmo número, com o nome e apelido, seguido da palavra CANCELAR*. O serviço é gratuito. Só terá de despender o custo do sms de adesão ou de cancelamento. *(custo normal de envio de SMS para a rede TMN, de acordo com cada tarifário)


NOTAS

p_ 27

Município promove Contratação Pública em Plataforma Electrónica Na sequência da entrada em vigor, a 30 de Julho de 2008, do Código dos Contratos Públicos (CCP), aprovado pelo DecretoLei n.º 18/2008 de 29 de Janeiro, todas as compras realizadas por entidades públicas, na qual se incluem, entre outros, os Municípios, passarão a ser na sua quase totalidade realizadas por via electrónica através de Plataformas Electrónicas de Contratação. Neste contexto, o Município de Vila Nova da Barquinha adoptou a Plataforma Electrónica de Contratação VortalGOV e estabeleceu um contrato com a Vortal, SA, empresa que disponibiliza este serviço, para que os seus fornecedores possam aderir gratuitamente à mesma ficando, desta forma, também preparados para esta nova realidade.

Balcões "das Heranças" e "Divórcio com Partilha" na Barquinha

Em todos os espaços rurais, durante o período crítico (01 de Julho a 15 de Outubro definido pela Portaria n.º 566/2008, de 30 de Junho) – ou fora do período crítico e desde que se verifique o índice de risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo, não é permitido: - Fazer lume ou fogueiras; - Utilizar fogareiro ou grelhador em áreas não autorizadas para o efeito; - Lançar foguetes ou balões de mecha acesa; - Lançar fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos sem autorização prévia da câmara municipal; - Queimar sobrantes agrícolas ou florestais (excepto por exigências fitossanitárias obrigatórias na presença de uma equipa de bombeiros); - Fazer queimadas para a renovação de pastagens; - Fumigar ou desinfectar apiários (excepto com dispositivos de retenção de faúlhas); - A circulação de tractores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintores, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés. O período crítico pode ser alterado por portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas Antes de proceder à queima de sobrantes da actividade agrícola (podas de vinhas, de oliveiras, etc.) ou florestal, informe-se junto do Gabinete Técnico Florestal da Autarquia, do Serviço Municipal de Protecção Civil ou da Associação de Bombeiros Voluntários.

Estão a funcionar, na Conservatória do Registo Civil de Vila Nova da Barquinha, desde o final de Fevereiro, dois novos serviços – “Balcão das Heranças” e balcão “Divórcio com Partilha”. O “Balcão das Heranças” permite realizar num balcão único, todos os actos e formalidades relacionados com a sucessão hereditária, tais como habilitação de herdeiros, partilha dos bens imóveis, móveis ou participações sociais sujeitos a registo; liquidação dos impostos devidos e pedidos de registo dos bens partilhados. O balcão “Divórcio com Partilha” permite realizar no âmbito do processo de divórcio e da separação de pessoas e bens por mútuo consentimento, tramitados nas conservatórias do registo civil, a partilha do património conjugal, liquidação dos impostos devidos e o registo de bens imóveis, móveis sujeitos a registo e participações sociais. Estes balcões reduzem formalidades dispensáveis, concentrando os actos num único atendimento, que evita sucessivas deslocações dos utentes a conservatórias diversas, cartórios notariais e serviços de finanças, aumentando a celeridade dos processos, e diminuindo os custos para o cidadão.

Resitejo recolhe plásticos em restaurantes A Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo (Resitejo), iniciou, no mês de Maio, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, um projecto de recolha de plásticos em restaurantes do concelho. Os ecopontos especiais servem para colocar garrafas, sacos e garrafões de plástico; embalagens de leite e sumo; garrafas de óleo; esferovite; latas. Esta experiência piloto poderá ser alargada a outros restaurantes interessados no serviço.


Barquinha viva 25  

Revista Municipal "Barquinha Viva" número 25, de Maio de 2009. Publicação oficial do Município de Vila Nova da Barquinha.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you